Usuário deletado escreveu:Até parece que isso fará com que as crianças parem de consumir porcarias...
Eu acho que não vamos parar de consumir "porcarias", dado que em datas festivas como páscoa e carnaval (e tantas outras), todos os pais deliberamente permitem que seus filhos comam 'porcarias', sem nenhum tipo de repressão. Mas a grande maioria dos pais demonstra alguma preocupação que seus filhos se alimentem 'direito', incentivando-os a chamada "comidas de sal", e sempre fugindo um pouco coisas comprovadamente prejudiciais, como refrigerantes, salgados fritos, e salgadinhos industrializados. Não é exatamente uma reengenharia social para abolir toda a comida não saudável, incluindo os
snickers e a
coca-cola, que eu tanto prezo.
Também fica claro para todos que longe dos pais esse tipo de controle é bem mais dificil. Em geral nas escolas a criança recebe dinheiro dos pais e compra o que quer. Ao menos em toda a minha infância e adolescência, lanche trazido de casa não era nem um pouco costumeiro, aliás, Vi e vejo hoje uma certa caretice em fazer isso, principalmente no ensino fundamental onde os motivos mais idiotas fazem de um moleque a chacota da turma. na minha época era mais fácil uma criança ficar sem comer que trazer uma maçã para a escola. Escola tem dessas idiotices que poucos pais concordam, mas nunca deixam de existir (não estão tão sob controle quanto alguns fazem parecer)
isso vai acabar é diminuindo as vendas de lanches nas cantinas, as crianças passarão a trazer porcarias de casa. Reeducação alimentar compulsória é uma piada
Não estariam proibídos de comer. é apenas um incentivo. O que eu acho que aconteceria com as cantinas é que passariam a ofertar alimentos menos calóricos. Nada da rúcula citada anteriormente, mas um sanduíche natural, ou um salgado assado, esse tipo de coisa. Ou mesmo sucos naturais em vez de refrigerante.
quer que seus filhos se alimentem bem? Ensine-os a comer alimentos saudáveis em casa, certamente também comerão isso na rua.
É curioso ler isso. Não é difícil notar que a grande maioria dos adultos hoje vivem numa queda de braço com os prazeres da gula. A comida é simplesmente farta e acessível. Muitos sucumbem mesmo possuindo toda a informação necessária(no rótulo). Sedentarismo e má-alimentação são os grandes males modernos. E ao se analisar o problema o único fator levado em conta é a chamada "responsabilidade pessoal", aquela que, na cabeça de alguns, devemos servir, mesmo quando em detrimento do nosso bem-estar. Não tenho nada contra a dita, olhem bem. Eu acho que é uma boa "ferramenta mental", mas não a considero o nosso
telus, só isso.
Não digo que
não dá para os pais educarem (leia-se: impôrem a)uma criança uma alimentação ultra-sadia, fazendo dele quase robôzinho processador de frutas e legumes. Mas penso que nas atuais circunstâncias essa imposição seria profundamente traumatizante à infância da criança - que vive uma realidade diferente daquela que seria imposta pelos pais -; Como também não vejo mobilização significativa de pais exigindo que as escolas mudem o cardápio - e conseguindo! [uns dois ou três aqui no REV teriam orgamos se vissem isso
], não vejo porque, com o apoio da população, uma medida que restrinja alguns dos alimentos mais calóricos das escolas seja prejudicial, simplesmente.