Pedro Reis escreveu:Apo escreveu:A porcentagem obviamente que é uma brincadeira! Putz!
Mas não vou rever meus conceitos porque não são conceitos meus! O Casseta deita e rola neste sotaque, o Adnet da MTV também e sempre foi motivo de gozação. Meus parentes paulistanos admitem e eu morei em SP duas vezes.
Dizer que paulistano não fala assim é como dizer que carioca não chia e que o pessoal do interior de SP, Mato Grosso e Paraná não morde o r.
Mas vou postar algumas coisas aqui assim que achar.
Enquanto isto, veja a MTV SP. É "êinto" pra tudo que é lado!
O que acontece é que quem fala não percebe o próprio sotaque.
Eu, por exemplo, até hoje não consegui ver esse negócio de que carioca "chia" quando
pronuncia o S. Não vejo diferença nenhuma entre as pessoas de outras regiões do país.
Preciso discordar disto veementemente.
Você também não vê diferença entre os países? Nem do jeito que falavam os seus antepassados para hoje? Isto é impossível, porque as línguas são vivas e as influências acontecem o tempo todo!
Não sei o motivo de você não perceber isto,visto que todo mundo sabe que o carioca sempre chiou. E mais:quando algum estrangeiro faz aula de português no Rio, ele aprende a chiar também, porque o professor chia!
Estas discrepâncias fonéticas são naturais e óbvias no mundo inteiro. Se é entre regiões de outros paises menores, imagine aqui no Brasil, com tantas fronteiras e território.
A gente percebe claramente que fala com entonação diferente até das pessoas mais próximas! Do interior para a capital, de uma parte do estado para outra.
Isto se deve às diferentes colonizações e suas línguas de origem. É óbvio que o sotaque, pronúncia, fonética e até vocabulário são diferentes de um para outra região, fronteira entre estados e países, modismos e outros fatores.
O sotaque do gaúcho é totalmente diverso do catarinense, que por sua vez difere do paranaense, que n fronteira com SP são mais parecidos, e totalmente diferente do Rio. O sotaque do interior de Minas é diferente da capital, mas um pouco mas parecido com o do Mato Grosso. O Norte tem um jeito típico de falar (no interior não dá para e entender o que eles querem dizer). O Nordeste fala num ritmo próprio e finalmente o lado de cima do Brasil muito pouco tem a ver com o lado de baixo.
Talvez você não saia muito de onde vive, ou sei lá. Não consigo entender o que pode estar se passando para você não perceber isto.