Aprendam português com quem sabe!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Aprendam português com quem sabe!

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Não. 99% dos paulistas falam assim. Depois te mostro num video qualquer.

Não senhorita! Coloque vários para compararmos. Que tal começar por repórterers e programas de auditório? Já ouviu falar em Silvio Santos e Fausto Silva?
Que tal pegar os videos do Bom Dia São Paulo? Quer mais paulista que isso?

Você ainda pode expor vários videos de politicos paulistas, tirando claro o do Senador Alvaro Dias que é de Quatá e lá é o r puxadão mesmo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Eu acabei de dizer: nos meios de comunicação de massa nacionais
era exigido que NÃO se falasse com sotaque característico algum. Agora que a Globo aceitou aquele ex-jogador mala como comêintarista.

O Fausto às vezes escorrega no paulistanês, sim senhor!

Aliás, quero retificar aqui que quem mais fala na língua do "êinto" é o paulistano. A turma do interior também fala, mas morde o "r".
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Eu acabei de dizer: nos meios de comunicação de massa nacionais
era exigido que NÃO se falasse com sotaque característico algum. Agora que a Globo aceitou aquele ex-jogador mala como comêintarista.

Aliás, quero retificar aqui que quem mais fala na língua do "êinto" é o paulistano. A turma do interior também fala, mas morde o "r".

A maioria dos atores e jornalistas da Globo falam com sotaque carioca.

Até pouco tempo atrás a âncora do jornal da Band falava carioquíssimo também.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Pedro Reis escreveu:
Apo escreveu:
Pedro Reis escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Quanto à pronúncia do r no final de sílaba: Qual(is) é(são) o(s) modo(s) correto(s)

O Paulistano ou o nordestino-fluminense?

Paulistano: Alveolar
Nordestino-fluminense: Velar

Quanto à pronúncia do S não tenho dúvidas de que o S com som de X é ridículo... :emoticon5:

Já em relação ao E em pronúncias do nordeste deixo pra lá (Pérnambuco, Récife, félicidade, etc...)

Como o Rio de Janeiro foi capital do Brasil no tempo da Colônia, no Império e na República, todos os gramáticos, linguistas e editores de dicionário concordam que o único falar correto, de acordo com a
norma culta das pessoas cultas, é o do carioca.

Nunca ouvi linguísta ou gramático algum falar isto. Você tem fontes? O que se sabe é que, nos meios de comunicação de massa nacionais , os repórteres âncora são treinados para não ter sotaque algum.
O correto é falar "caixas" ( som de "esse" do plural ) e não "caixaix" ( isto sim, um erro grosseiro de pronúncia da Língua).

No máximo há que se aceitar que o Brasil é muito grande, teve diferentes tipos de colonização e pode ter diferenças nos sotaques.

Qualquer mínima diferença incorre em erro ortográfico e gramatical.

Erro ortográfico é grafia. Estamos a discutir fonética. Gramática é a mesma em todo o país.

Sim, claro. Se quiser conferir o que estou dizendo basta consultar a edição XXXVII, ano 18, da Flor do Lácio, que traz a ata do 25º Simpósio Bi-Trienal Lusófono Ultramarino, que determinou, seguindo a
mesma lógica que, devido ao fato do Rio de Janeiro ter sido também capital de Portugal no tempo de
Dom João VI, o que por conseguinte o fez capital de todo o império português, o que inclui todas as
atuais ex-colônias, apenas o falar carioca legitimamente expressa a norma culta da Língua Portuguesa.

Segundo os próprios linguistas e gramáticos portugueses ( no que são apoiados também por angolanos e
moçambicanos, embora ainda existam algumas dissidências em Goa ) o próprio sotaque português deveria
ser modificado para se adequar ao falar correto, agradável e melodioso dos cariocas.

Quanto à questão da incorreção ortográfica de certos maneirismos linguísticos caracterísiticos em determinadas regiões ela acontece porque determinados sotaques obrigam seus falantes a violarem
as regras de acentuação vigentes.

Como o fazem o povo de Pérnambúúúco.

Um absurdo, visto que nem o Português de Portugal carrega no X como os cariocas.
A começar que a colonização aqui no Sul ( RS e SC) também veio dos Açores e aqui ninguém fala assim.

Não acho o sotaque carioca nem correto, nem agradável e muito menos melodioso. Até foi "malandro" numa época em que isto era tido como cult e o Rio era o desejo de consumo de todos. Agora ficou muito, muito chato e enjoativo. Não tem mais glamour algum. Mas alguns cariocas não querem perder a fantasia de que são o charrrrme do paíxxxx. :emoticon16:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Eu acabei de dizer: nos meios de comunicação de massa nacionais

Querido...ator é um coisa. Eles falam com sotaque carioca na Índia! :emoticon12: É ridículo!
Jornalistas ( tanto repórteres quanto âncoras de jornalismo) eram instruídos a eliminar o máximo possível maneirismos regionais. Veja o sotaque de Sid Moreira e William Bonner, por exemplo.
Agora, mais recentemente houve uma certa complacência neste sentido.

A Band sempre foi mais permissiva do que a Globo. E geralmente fazem sua programação pouco se importando se alguém de fora de São Paulo está assistindo. Assim é com a pauta jornalística e com a produção comercial. Geralmente, na Band, se fala o paulistanês. E se comenta um acontecimento da 25 de Março como o mundo fosse obrigado a saber de que se trata.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:

Querido...ator é um coisa. Eles falam com sotaque carioca na Índia! :emoticon12: É ridículo!
Jornalistas ( tanto repórteres quanto âncoras de jornalismo) eram instruídos a eliminar o máximo possível maneirismos regionais. Veja o sotaque de Sid Moreira e William Bonner, por exemplo.
Agora, mais recentemente houve uma certa complacência neste sentido.

Carioquês na Índia. :emoticon22: :emoticon22:

Em comparação, pense naquela gorda que apresenta o Jornal da Globo e nos apresentadores do Jornal Hoje. :emoticon26:

Eu acho o sotaque carioca tão estranho, me desce bem melhor o paulista.

Apo escreveu:

A Band sempre foi mais permissiva do que a Globo. E geralmente fazem sua programação pouco se importando se alguém de fora de São Paulo está assistindo. Assim é com a pauta jornalística e com a produção comercial. Geralmente, na Band, se fala o paulistanês. E se comenta um acontecimento da 25 de Março como o mundo fosse obrigado a saber de que se trata.

:emoticon12: :emoticon12:

Verdade.

Pior que eu nunca mais assisti o Jornal da Band, depois que na eleição da Yeda eles anunciaram em cadeia nacional que o RS havia mostrado "uma profunda mudança ao eleger uma governadora em um Estado machista."
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis »

Pô, me botaram pra ver um vídeo com um sujeito com a língua presa.

Tudo bem, eu vou postar também um vídeo com um fanho gaúcho e um gago paulista.

Aí vou dizer que todo mundo lá fala assim.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Olha APO. Acabei de assistir o JN e parte do Jornal da Record e Cultura, estes últimos de SP como deve saber. Havia dezenas de entrevistas tanto nas ruas de São Paulo como em clubes de esportes e não vi nada do que você disse. Sinto muito mas acho que você está a ver espíritos ou então a proporção de 99% são dos que falam corretamente.

Algumas das reportagens podem ser revistas no próprio site da Globo e alguma coisa na TV cultura, já que a Record não tem isso ou não encontrei.

Melhor rever seus conceitos ou apresentar provas convincentes de sua porcentagem.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

A porcentagem obviamente que é uma brincadeira! Putz!

Mas não vou rever meus conceitos porque não são conceitos meus! O Casseta deita e rola neste sotaque, o Adnet da MTV também e sempre foi motivo de gozação. Meus parentes paulistanos admitem e eu morei em SP duas vezes.

Dizer que paulistano não fala assim é como dizer que carioca não chia e que o pessoal do interior de SP, Mato Grosso e Paraná não morde o r.

Mas vou postar algumas coisas aqui assim que achar.
Enquanto isto, veja a MTV SP. É "êinto" pra tudo que é lado!
Imagem

Pedro Reis

Apo escreveu:A porcentagem obviamente que é uma brincadeira! Putz!

Mas não vou rever meus conceitos porque não são conceitos meus! O Casseta deita e rola neste sotaque, o Adnet da MTV também e sempre foi motivo de gozação. Meus parentes paulistanos admitem e eu morei em SP duas vezes.

Dizer que paulistano não fala assim é como dizer que carioca não chia e que o pessoal do interior de SP, Mato Grosso e Paraná não morde o r.

O que acontece é que quem fala não percebe o próprio sotaque.

Eu, por exemplo, até hoje não consegui ver esse negócio de que carioca "chia" quando
pronuncia o S. Não vejo diferença nenhuma entre as pessoas de outras regiões do país.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Darkside escreveu:
Pedro Reis escreveu:Como o Rio de Janeiro foi capital do Brasil no tempo da Colônia, no Império e na República, todos os gramáticos, linguistas e editores de dicionário concordam que o único falar correto, de acordo com a
norma culta das pessoas cultas, é o do carioca.

O melhor jeito de falar o português é do paulista. Não é irritante...
Há controvérsias.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bom, vamos encerrar este assunto, está definido o r como velar e alveolar nos livros de pronúncia e ponto final.

Agora, vamos ao problemas de português, ok? Mesmo porque na hora do amasso o que menos importa é o s com som de c, x ou ahhh ahhh ahhh....

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Darkside escreveu:O melhor jeito de falar o português é do paulista. Não é irritante...

Detesto telemarketing. Detesto mais ainda quando o sotaque é paulista.

Apo

Mensagem por Apo »

Pedro Reis escreveu:
Apo escreveu:A porcentagem obviamente que é uma brincadeira! Putz!

O que acontece é que quem fala não percebe o próprio sotaque.

Eu, por exemplo, até hoje não consegui ver esse negócio de que carioca "chia" quando
pronuncia o S. Não vejo diferença nenhuma entre as pessoas de outras regiões do país.

Preciso discordar disto veementemente.

Você também não vê diferença entre os países? Nem do jeito que falavam os seus antepassados para hoje? Isto é impossível, porque as línguas são vivas e as influências acontecem o tempo todo!

Não sei o motivo de você não perceber isto,visto que todo mundo sabe que o carioca sempre chiou. E mais:quando algum estrangeiro faz aula de português no Rio, ele aprende a chiar também, porque o professor chia!
Estas discrepâncias fonéticas são naturais e óbvias no mundo inteiro. Se é entre regiões de outros paises menores, imagine aqui no Brasil, com tantas fronteiras e território.

A gente percebe claramente que fala com entonação diferente até das pessoas mais próximas! Do interior para a capital, de uma parte do estado para outra.

Isto se deve às diferentes colonizações e suas línguas de origem. É óbvio que o sotaque, pronúncia, fonética e até vocabulário são diferentes de um para outra região, fronteira entre estados e países, modismos e outros fatores.

O sotaque do gaúcho é totalmente diverso do catarinense, que por sua vez difere do paranaense, que n fronteira com SP são mais parecidos, e totalmente diferente do Rio. O sotaque do interior de Minas é diferente da capital, mas um pouco mas parecido com o do Mato Grosso. O Norte tem um jeito típico de falar (no interior não dá para e entender o que eles querem dizer). O Nordeste fala num ritmo próprio e finalmente o lado de cima do Brasil muito pouco tem a ver com o lado de baixo.

Talvez você não saia muito de onde vive, ou sei lá. Não consigo entender o que pode estar se passando para você não perceber isto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Darkside escreveu:O melhor jeito de falar o português é do paulista. Não é irritante...

Detesto telemarketing. Detesto mais ainda quando o sotaque é paulista.

Nem diga. E são os mais abusados também.

A gente sabe bem quando é paulista do outro lado da linha.

Eles terminam a pergunta com uma subida de tom irritante no final. :emoticon9:

E quando falam algum número tipo novecêintos e cinquêinta? ARGH!
Imagem

Pedro Reis

Você também não vê diferença entre os países? Nem do jeito que falavam os seus antepassados para hoje? Isto é impossível, porque as línguas são vivas e as influências acontecem o tempo todo!

Não, o sotaque dos outros eu percebo imediatamente.

Mas não consigo perceber este S prolongado com som de X que vocês dizem que eu falo. Também não vejo
isso no falar das outras pessoas da minha região.

De duas uma: ou vocês inventaram isso ou então a gente não percebe tão claramente o próprio sotaque.

O Querido também não reconhece nele e nem nos outros paulistas o sotaque que você descreveu.

Apo

Mensagem por Apo »

Pedro Reis escreveu:

Mas não consigo perceber este S prolongado com som de X que vocês dizem que eu falo. Também não vejo

De duas uma: ou vocês inventaram isso ou então a gente não percebe tão claramente o próprio sotaque.

O Querido também não reconhece nele e nem nos outros paulistas o sotaque que você descreveu.

Inventaram???

Mas não foi você que trouxe aqui o parecer de um linguísta sobre ser o mais correto falar com o X final dos cariocas? :emoticon28:

Não tem invenção alguma. É a lógica: percebemos as diferenças nos outros do que em nós mesmos e em nossos pares.

Vocês inventaram é quem? O resto do Brasil inteiro?
Eu ein...

O que eu posso fazer se o Querido não consegue ouvir isto? Nada. Carioca sempre chiou e mais: usa o som de duplo erre quando é um erre só:

"Verde" só tem 1 erre. Mas cariocas falam com se fosse duplo erre, como em "Rato".
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pedro Reis escreveu:

Nâo é que eu não reconheça, eu sei que puxo o r mais para o caipira por exemplo. Mas fica nisso. Qualquer diferença consigo perceber sim. Menos esta que a APO citou. Já revi e revi videos aqui na empresa, que a maioria é nordestino e não encontramos os éi que lea disse.

Quanto a caricoa xiar, basta o Flamengo perder do Vasco que xiam que é uma beleza...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Pedro Reis escreveu:

Nâo é que eu não reconheça, eu sei que puxo o r mais para o caipira por exemplo. Mas fica nisso. Qualquer diferença consigo perceber sim. Menos esta que a APO citou. Já revi e revi videos aqui na empresa, que a maioria é nordestino e não encontramos os éi que lea disse.

Quanto a caricoa xiar, basta o Flamengo perder do Vasco que xiam que é uma beleza...

Que éi???? Tá maluco?

É "ca-sa-mêin-to". Sacou? Todo mundo zoa disto. Cêis tá tudo alterado dusovido. Só podi!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Querido escreveu:Quanto a caricoa xiar, basta o Flamengo perder do Vasco que xiam que é uma beleza...

E curíntia quando perde pro porco fala que é pobrema do "re-gu-la-mêin-to", oorraaa, meu!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Pra quem não faz idéia do que se trata sotaques brasileiros:

http://www.youtube.com/watch?v=pgW_ewZ_oH8&NR=1

Pelo jeito muita gente tem consciência e outros não, sei lá por quê...

Mais:
Sotaque interiorano de SP, norte do Paraná e Mato Grosso.
http://www.youtube.com/watch?v=pgW_ewZ_oH8&NR=1

Paulista entrevistando gaúcho. No interior tem misturas com alemão e italliano. Na capital, tem variações também.
http://www.youtube.com/watch?v=Cg3vv2ja ... re=related

Variados sotaques gaúchos:
http://www.youtube.com/watch?v=VEK_CTSs ... re=related

Carioca fora do país ensinando a falar como carioca:

http://www.youtube.com/watch?v=l4pb2Ija ... re=related

Este aqui se esforça...mas se perde um bocado.
http://www.youtube.com/watch?v=R8Y5BST_ ... re=related

:emoticon12:

Tá cheio de coisas no youtube. Mas pra que não percebe as gritantes diferenças pessoalmente e nem na mídia ( ou nunca ouviu falar nelas) acho que vai ficar tudo por isto mesmo. Deve haver alguma dificuldade de percepção.

Provavelmente não percebam também a diferença entre o inglês britânico, americano e australiano. Nem o Francês da França e do Canadá. Nem o Português dos países onde se fala Português. Imagino que diferenciar entre o espanhol catalão e o do norte seja impossivel, assim como outros tantos sotaques.

Se a questão é não perceber que fala diferente dos demais, eu pergunto: se percebe que cada um dos demais fala de um jeito particular, como você acha que fala? Igual a quem?

Encerro aqui, mas fonética é primordial para adequações do idioma.

Ou seja, não tem como igualar algumas coisas dentro de um país como o Brasil.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Olha os exemplos nos quais vocês pensam, telemarketing! :emoticon22:

Acho que é meio natural que as pessoas considerem que qualquer sotaque diferente do qual aprenderam a falar seja "errado" ou estranho, por isso pensei no segundo sotaque que eu considero o melhor pra se falar português, já que estaria sendo parcial ao escolher o meu próprio.

Os cariocas falam tão diferente dos paulistas que é normal que não curtam muito o sotaque de SP.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Querido escreveu:Quanto a caricoa xiar, basta o Flamengo perder do Vasco que xiam que é uma beleza...

E curíntia quando perde pro porco fala que é pobrema do "re-gu-la-mêin-to", oorraaa, meu!

Venenosa!

Imagem

Trancado