Neste sabado (25 de abril), mesmo dia em que a ministra Dilma Roussef informou estar em tratamento contra um câncer, a "Folha" publicou um texto infame confirmando o embuste que tentou apresentar a seus leitores como "reportagem" jornalística.
Vocês se lembram da "reportagem" da "Folha" sobre o sequestro que nunca existiu? O sequestro de Delfim Netto? No dia 5 de abril, o jornal publicou a matéria e trouxe na capa uma "ficha" de Dilma.
Pois bem: a ministra já havia alertado que não encontrou a tal ficha nos arquivos da ditadura. Militantes, ex-presos políticos com quem conversei nas últimas semanas, também foram unânimes em dizer: o carimbo de "capturado" que aparece na tal "ficha" foge completamente ao padrão dos documentos do antigo DOPS. A "ficha" tinha toda a aparência de ser um material forjado, falsificação grosseira dessas que circulam pela internet.
A "reportagem" de 5 de abril tinha um objetivo claro: atingir a candidatura de Dilma -
http://www.rodrigovianna.com.br/plenos- ... -era-falsa.
Mais de 20 dias depois, a "Folha" publica neste sábado (sem chamada de capa, ressalte-se) um texto estranhíssimo, sob o título: "Autenticidade de ficha de Dilma não é provada".
Não é provada por quem? A quem caberia provar, se não ao próprio jornal que estampou o material em sua primeira página? Ora, até para manipular e fazer campanha antecipada é preciso um pouco mais de cuidado. Mas a "Folha" dá mostras de caminhar rapidamente rumo ao esgoto.
O pessoal da policia paulista que não gosta muito do Serra fez circular pela internet uma "ficha" do Serra. A autenticidade "não pode ser assegurada - bem como não pode ser descartada". Foi essa a frase da "Folha" para definir a "ficha" da Dilma. Será que a "Folha" publicaria a "ficha" do Serra?

Mais adiante, publico na integra o texto de "retratação" da "Folha". Mas gostaria de fazer algumas observações.
Primeiro, um dado técnico: por que o texto deste sábado é assinado pela "Sucursal do Rio"? A Dilma não vive no Rio, a principal fonte da matéra original do dia 5 (o ex-militante Antônio Roberto Espinoza) vive em São Paulo, a tal "ficha" seria do DOPS paulista... Então, pra que "Sucursal do Rio"? Será que o milico que passou a ficha pra "Folha" mora no Rio? É isso?
Segundo, a constatação do tipo de conduta adotada pelo jornal em suas apurações: no segundo parágrafo do texto deste sábado, aparece a informação de que "na verdade o jornal recebeu a imagem por e-mail". Ah, era uma "imagem"... Não havia a "ficha", ninguém viu ficha nenhuma. O jornal não mandou ninguém checar bo DOPS. Confiou em suas fontes. Posso imaginar que fontes são essas
Mais adiante, lá pelo fim do texto, surge outra informação: "pelo menos desde novembro a ficha está na internet, destacadamente em sites que se opõem à provável candidatura presidencial de Dilma".
Hum... Então, a jornalista que assinou a reportagem de 5 de abril (e que agora não tem coragem de dar as caras pra assinar a "retratação") ligou pros caras que mantem esses sites (um deles é o ex-torturador Brilhante Ustra) e pediu: "manda a ficha aí, rapaziada, que eu tô fechando um texto pra ferrar a Dilma". Foi assim?
Não me espantaria: a "Folha" estaria apenas reeditando a velha parceria dos anos 70 com a turma dos torturadores.
O terceiro ponto é a forma "manhosa" e "maldosa" como o jornal edita o texto deste sábado (25 de abril). Logo abaixo do título, aparece um "olho" (no jargão jornalístico, nome que se dá a pequenas chamadas desse tipo): "reportagem reconsituiu participação de Dima em atos do grupo terrorista VAR-Palmares, que lutou contra a ditadura militar".
Ou seja: aproveita-se a "retratação" para voltar a carimbar Dilma com o rótulo de "terrorista".
Estou à espera de reportagem semelhante sobre a participaçã de Serra na AP - organização que explodiu bomba no aeroporto do Recife, entre outros atos "terroristas". Será publicada? A Folha" vai trazer uma "ficha" do Serra pra chamada ficar mais bonitinha? Podem aproveitar essa que eu botei no começo desa matéria. Eu mando a "imagem por "e-mail", ok? Depois a gente checa a autenticidade...
Estou à espera também de um texto sobre a participação de Aloysio Nunes Ferreira (secretário de Serra) na ALN. Chamado de "camarada Mateus", ele participou de assaltos a banco e trens, na resistência à ditadura. Virou Ministro de FHC, depois secretário de Serra, e a "Folha" nunca publicou a "ficha" do Aloysio.
Estou à espera.
Estou mesmo?
Nada. Da "Folha" e do seu jornalismo de esgoto não espero mais nada.
Trata-se de um jornal absolutamente local (paulistano) e decadente.
Nosso papel apenas é ajudar a contar as histórias nebulosas que cercam a família Frias. Pra isso nem é necessário usar fichas ou depoimentos falsos - como eles fazem. Não. Basta a verdade.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).