Religião deve ser introduzida nas escolas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Religião deve ser introduzida nas escolas

Mensagem por Johnny »

...para uma educação humanística e mais completa

Por Leonardo Boff

Teólogo defende o ensino religioso nas escolas, iniciando os estudantes na espiritualidade, a essência das religiões

O teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff esteve em Itatiba na última sexta-feira, dia 24 de abril, como palestrante da VI Jornada de Educação e III Jornada de Educação Matemática, promovida em parceria pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, e pela Universidade São Francisco. Boff ministrou a palestra “Ciência e Religião na Escola”, discutindo o tema com professores da rede municipal de ensino e alunos da universidade. Neste ano o tema da jornada foi “Ciência e Fé na Escola: Coexistentes ou Excludentes?”. Para a equipe docente municipal o evento fez parte do processo de formação continuada, uma das prioridades da atual gestão na área da Educação.

Segundo Boff, o ensino religioso deve ser introduzido nas escolas como forma de trabalhar a dimensão espiritual dos alunos. “Nós ensinamos às pessoas muitas disciplinas, mas não as introduzimos na meditação, a encontrar com seu ‘eu’ profundo, a ter um momento de contemplação do universo, da realidade, descobrir o mistério das coisas, porque é isso que humaniza o ser humano e desenvolve nele o sentimento de grandeza, de respeito”, disse. Para o teólogo, uma das novas funções da escola é incorporar a religião no currículo em benefício de uma educação mais humanística e mais completa, tendo em vista as constantes mudanças culturais.

‘É possível trabalhar religião na escola’
Para o teólogo, é possível trabalhar a religião nas escolas levando-se em conta a diversidade cultural e de crenças. “Em uma sociedade democrática todas as religiões estão em pé de igualdade, então, o Estado não pode privilegiar nenhuma delas porque seria injustiça. Por isso, mais do que falar em religião, podemos iniciar o estudante no mundo espiritual porque é da espiritualidade que vivem as religiões. A espiritualidade é um encontro com o mistério do mundo e da pessoa, com grandes temas como: de onde venho, para onde vou, o que faço neste mundo, o que posso esperar, qual é a minha missão aqui. Essas dimensões espirituais não são monopólio das religiões, são dados antropológicos”.

‘Religiões não estão enfraquecendo’
Boff reiterou que as religiões não estão se enfraquecendo com o passar das gerações, e que isso ocorre porque, na contramão do que se valoriza na cultura moderna, o homem precisa de sua dimensão espiritual. “Há um duplo movimento. Boa parte das religiões estão ‘doentes’ porque ficaram muito rígidas e há uma guerra de religiões. Por outro lado há uma volta do religioso e do místico em todos os sentidos. As religiões clássicas se revitalizam, ressurgem grupos novos de meditação e de celebração. Isso mostra que a humanidade está cansada de excesso de racionalismo, consumismo, materialismo, e quer uma dimensão espiritual. E essa dimensão não é monopólio da religião, é uma dimensão humana. Então, ela tem que entrar nos processos educativos”.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re: Religião deve ser introduzida nas escolas

Mensagem por Johnny »

Vindo de um cara que tem sobrenome BOFE...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

marta

Mensagem por marta »

Ah!! Querido. Essa é uma briga boa. Não tenho filhos, mas se os tivesse, não permitiria o ensino de religião para eles na escola. Minha primeira providência seria entrar com uma liminar de inconstitucionalidade, pois um Estado, constitucionalmente laico, não pode permitir esse tipo de ilegalidade.
A propósito, estou para postar aqui, já faz algum tempinho, mas a preguiça me empatou, um pensamento escrito pelo Daniel Sottomaior para a Revista da Semana da Abril, algumas edições passadas, no qual ele fala sobre o documento que o psicoPapa deixou para o cover de ditador Lullorota da Filva, que determina como a religião chatólica acha que as coisas devem funcionar por aqui. O texto é bem interessante.
Entre as diversas lições de casa, uma delas é o ensino de religião nas escolas e a restauração e manutenção das igrejas com o dinheiro público. Lindo de ver!!!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO:
“Nós ensinamos às pessoas muitas disciplinas, mas não as introduzimos na meditação, a encontrar com seu ‘eu’ profundo, a ter um momento de contemplação do universo, da realidade, descobrir o mistério das coisas, porque é isso que humaniza o ser humano e desenvolve nele o sentimento de grandeza, de respeito”,

Por que então não ensinam ioga? É mais proveitoso e benéfico.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

...para uma educação humanística e mais completa

Por Leonardo Boff

Lamento dizer ao senhor Bofe aí que os meus critérios do que seja educaçã, humanista e completo são BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM diversos dos dele. E daí? :emoticon17: :emoticon21:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:CITAÇÃO:
“Nós ensinamos às pessoas muitas disciplinas, mas não as introduzimos na meditação, a encontrar com seu ‘eu’ profundo, a ter um momento de contemplação do universo, da realidade, descobrir o mistério das coisas, porque é isso que humaniza o ser humano e desenvolve nele o sentimento de grandeza, de respeito”,

Por que então não ensinam ioga? É mais proveitoso e benéfico.

Eles preferem perversões e pedofilia. Fazer o quê? Talvez porque achem que crianças não ficam quietinhas meditando através da ioga.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Ah!! Querido. Essa é uma briga boa. Não tenho filhos, mas se os tivesse, não permitiria o ensino de religião para eles na escola. Minha primeira providência seria entrar com uma liminar de inconstitucionalidade, pois um Estado, constitucionalmente laico, não pode permitir esse tipo de ilegalidade.
A propósito, estou para postar aqui, já faz algum tempinho, mas a preguiça me empatou, um pensamento escrito pelo Daniel Sottomaior para a Revista da Semana da Abril, algumas edições passadas, no qual ele fala sobre o documento que o psicoPapa deixou para o cover de ditador Lullorota da Filva, que determina como a religião chatólica acha que as coisas devem funcionar por aqui. O texto é bem interessante.
Entre as diversas lições de casa, uma delas é o ensino de religião nas escolas e a restauração e manutenção das igrejas com o dinheiro público. Lindo de ver!!!

Tem pais que julgam que não se pode fazer nada se as melhores escolas são desta corja nojenta.
Mas isto é mito: hoje algumas escolas católicas perderam terreno para novas escolas laicas de excelente qualidade, graças ao bom deus!!!
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

E ainda tem quem venha falar em "ateucracia científica"...

No dia em que ministrarem palestras sobre a inutilidade do ensino religioso, talvez exista a hipótese de que venha a existir alguma.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Todo o discurso dele se baseia na certeza de que existe um deus e que ele é bom.
Questione-se isto e o resto da "argumentação" desaba.
Mas as "certezas" dessa gente são imunes à razão.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
marta escreveu:Ah!! Querido. Essa é uma briga boa. Não tenho filhos, mas se os tivesse, não permitiria o ensino de religião para eles na escola. Minha primeira providência seria entrar com uma liminar de inconstitucionalidade, pois um Estado, constitucionalmente laico, não pode permitir esse tipo de ilegalidade.

Tem pais que julgam que não se pode fazer nada se as melhores escolas são desta corja nojenta.
Mas isto é mito: hoje algumas escolas católicas perderam terreno para novas escolas laicas de excelente qualidade, graças ao bom deus!!!

Calma Marta e APO. Não gastem seus nervos e tranquilidade com coisas que não valem a pena.
Lembrem-se: O atual estado agora é ditatotial. Empresário tem que obedecer o que manda o estado, independente se é ou não constitucional. Trabalhador autônomo também. Religião nas escolsa é só uma questão de tempo. Não sei se o Serra é católico, mas com certeza se o Alckmin ganhasse, implantaria isso correndo...

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ideal seria o ensino sobre religiões de forma bem ampla e comparada. Nunca uma única.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Johnny

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:O ideal seria o ensino sobre religiões de forma bem ampla e comparada. Nunca uma única.

Bjs

Oi Sal...

Quando entra este assunto em questão, até se pensa à primeira vista que, deveria ser assim, MAS a grande questão é que, escolas legitimamente católicas, evangelistas e cia ltda com certeza irão OU distorcer fatos OU omitir fatos. Claro que estouo sendo pessimista pois estudei numa São Jpsé da vida e nas aulas de religião aprendia-se RELIGIÕES.

Disso eu não tenho nada contra, já que se trata de CULTURA, e o nome da matéria era exatamente CULTURA RELIGIOSA.

Se for para ser restritivo, que proibam então sociologia e filosofia too...

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Oi Querido

Estou me referindo a escolas públicas onde deveria ter sim um currículo de cultura religiosa.

Meus filhos acabaram estudando em escola católica onde só havia o ensino da religião católica e não são católicos rs, rs.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:

Calma Marta e APO. Não gastem seus nervos e tranquilidade com coisas que não valem a pena.
Lembrem-se: O atual estado agora é ditatotial. Empresário tem que obedecer o que manda o estado, independente se é ou não constitucional. Trabalhador autônomo também. Religião nas escolsa é só uma questão de tempo. Não sei se o Serra é católico, mas com certeza se o Alckmin ganhasse, implantaria isso correndo...

Aqui não vai rolar, babe...não tem jeito.
Imagem

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

O Acauan é que gosta do Boff e da Teologia da Libertação.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Johnny

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:Oi Querido

Estou me referindo a escolas públicas onde deveria ter sim um currículo de cultura religiosa.

Meus filhos acabaram estudando em escola católica onde só havia o ensino da religião católica e não são católicos rs, rs.

Bjs

Bem, não sei em que série eles estão/estavam. Mas eu estudei em escola técnica de segundo grau.

Imagem

Engineer

Mensagem por Engineer »

Fiz o 2º grau em escola pública. Lembro que no 3º ano uma professora de, pasmem, biologia, tentou obrigar todo mundo a rezar a ave-maria de mãos dadas antes das aulas. :emoticon11:
Na época, como era chatólico praticante, achei ótimo, mas os alunos protenstantes reclamaram com a diretora e a palhaçada acabou.

Acho que não há problema algum no ensino dos aspectos principais das religiões como cultura geral, agora ensinar alguma religião como se aquela fosse a verdade em um lugar onde o espírito crítico e a curiosidade científica das crianças deveriam ser despertados é uma aberração .

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:O ideal seria o ensino sobre religiões de forma bem ampla e comparada. Nunca uma única.

Bjs

Pra quê? Tanta coisa mais importante que não se ensina nas escolas...

Ensinam os preceitos já, na cadeira de História e quando a ocasião histórica requer. Trata-se de cultura geral e não de religião como opção de vida.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Engineer escreveu:Fiz o 2º grau em escola pública. Lembro que no 3º ano uma professora de, pasmem, biologia, tentou obrigar todo mundo a rezar a ave-maria de mãos dadas antes das aulas. :emoticon11:
Na época, como era chatólico praticante, achei ótimo, mas os alunos protenstantes reclamaram com a diretora e a palhaçada acabou.

Acho que não há problema algum no ensino dos aspectos principais das religiões como cultura geral, agora ensinar alguma religião como se aquela fosse a verdade em um lugar onde o espírito crítico e a curiosidade científica das crianças deveriam ser despertados é uma aberração .

Eu só lembro de uma vez ( em escola pública e numa série inicial) em que algum professor teve a idéia de rezar por algum motivo ( acho que era perto de um feriado religioso...). Mesmo sendo criança e criada na Catedral ao lado da escola em questão, achei aquilo um despropósito total. Tinha aula de religião no primário, mas só lembro da arca de noé e do desenho lindo que eu fiz. :emoticon33:

Minha filha estuda em escola laica. Está terminando e talvez tenha que ir pra PUC, onde o curso que ela quer é melhor que na Federal.
Imagem

Engineer

Mensagem por Engineer »

Só por curiosidade, qual curso su filha pretende fazer Apo?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

Bjs

Ensinam os preceitos já, na cadeira de História e quando a ocasião histórica requer. Trata-se de cultura geral e não de religião como opção de vida.

Aí é que está APO, aí é que está. Você está vendo a coisa do lado cético e está esquecendo o educativo.

Para que ensinar sobre outras religiões? Para ateus realmente não faz a mínima diferença, mas para quem já está num berço religioso, pode ser a chave para mudar de religião, de crença ou até mesmo ser mais crítico em relação à sua própria fé.

Conhecimento nunca é demais. A não ser é claro que você prefira que as familias dêem esta educação e assim sendo, os católicos continuarão a ensinar que não existiu papa nazista, os TJ a que eles são os escolhidos, os Nazarenos e Protestantes...bem...já sabemos onde isso irá terminar.

No contexto geral, acho viável sim.

Imagem

marta

Mensagem por marta »

Bjs

Ai, ai, minha querida Sal. Sempre inicente e bem intencionada!!
Se liberarem o ensino das religiões nas escolas, vc duvida que os crentes não vão dominar a área?? Aí vai começar o pega entre chatólicos e pentelhocostais. Vai depender da religião do governador, do prefeito, da diretora da escola, dos vereadores da cidade e todos vão se achar no direito de meter a colher na água benta. Isso pra acabar em morte entre alunos, pais e professores é um passo. É melhor deixar quieto. Vai por mim :emoticon4:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

Engineer escreveu:Só por curiosidade, qual curso su filha pretende fazer Apo?

Talvez Direito, talvez Jornalismo... talvez...mas a princípio, Direito.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:

Bjs

Aí é que está APO, aí é que está. Você está vendo a coisa do lado cético e está esquecendo o educativo.

Educativo é o quê? Pra mim religião NADA tem de educativo, muito pelo contrário, deseduca.

Para que ensinar sobre outras religiões? Para ateus realmente não faz a mínima diferença, mas para quem já está num berço religioso, pode ser a chave para mudar de religião, de crença ou até mesmo ser mais crítico em relação à sua própria fé.

E como o Estado vai decidir quem é que está e em que berço? E os que não estão em berço algum? Cái no vestibular? Cái em concurso público? É necessário na vida profissional? Então não tem objetivo algum, só gerar polêmica e encher morcilha ( sem contar o controle necessário sobre os proselitistas de plantão).
Definitivamente, não.

Conhecimento nunca é demais. A não ser é claro que você prefira que as familias dêem esta educação e assim sendo, os católicos continuarão a ensinar que não existiu papa nazista, os TJ a que eles são os escolhidos, os Nazarenos e Protestantes...bem...já sabemos onde isso irá terminar.

No contexto geral, acho viável sim.

Só se for para mostrar a verdade histórica. Mas isto já se faz dentro da cadeira de História. Basta.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:

Bjs

Ai, ai, minha querida Sal. Sempre inicente e bem intencionada!!
Se liberarem o ensino das religiões nas escolas, vc duvida que os crentes não vão dominar a área?? Aí vai começar o pega entre chatólicos e pentelhocostais. Vai depender da religião do governador, do prefeito, da diretora da escola, dos vereadores da cidade e todos vão se achar no direito de meter a colher na água benta. Isso pra acabar em morte entre alunos, pais e professores é um passo. É melhor deixar quieto. Vai por mim :emoticon4:

É realmente seara complicada. Sementes insidiosas nascem aqui e ali a todo instante. As crianças precisam ficar a salvo disto. Não há objetivo que justifique tal "aprendizado".
Imagem

Trancado