Claudio Loredo escreveu:Poindexter,
Quanto a obrigatoriedade do povo cobrar a eficiência do governo, não há nem o que se discutir.
Beleza.
Claudio Loredo escreveu:O problema é que fiscalizar o governo é muito complexo para quem não sabe nem ler um parágrafo (75% da população brasileira) e tem que se preocupar com o sustento. Tudo isto dificulta a organização popular. Foi fácil para os primeiros colonos norte americanos se organizarem porque o país era pequeno e a época era outra.
Com relação ao país ser pequeno e a época ser outra, taí um assunto interessante que pode ser bem explorado em discussões. Eu teria que pensar mais sobre esse assunto. Por outro lado, quanto à "não saber ler um parágrafo" e "ter que se preocupar com o seu sustento", discordo plenamente! Na época que "era outra", lembro a você que os índices de alfabetização, mesmo na Inglaterra, era infinitamente menores que os de hoje, de foma que os
pilgrims não deveriam ser PhDs, se é que você me entende

, além do que eles também tinham que se preocupar com o sustento, em uma época em que o Estado (inglês) se encontrava em outro continente e fazia menos pelo próprio inglês residente na Inglaterra do que os Estados contemporâneos costumam fazer.
Que estória é essa de "pressionar sem ter trabalho"?
Claudio Loredo escreveu:O povo brasileiro tem ganho consciencia política com o passar dos anos. Temos apenas pouco mais de 20 anos de democracia initerrupta e já avançamos bastante. Enquanto não avançamos mais, é importante que uma parcela do povo não discrimine a outro. Eu e você também fazemos parte do povo brasileiro e sofremos com a pobreza que é imposta a maior parte da população.
Se por alguém é imposta, esse alguém é quem tem filhos sem condições de sustentá-los. Desta forma, o menino que é pobre deve saber que o responsável por sua pobreza, ao menos neste período da vida, são os seus pais, quer ele saiba quem estes são ou não.
Justamente por isso, eu ainda não tive filhos e você diz que não quer ter: porque sabemos que, se tivermos filhos que sofram muito com o panorama que estamos vendo por aí, a culpa principal é NOSSA, e não do Estado que não está presente nas casas das famílias no momento em qem nossas casas no momento em que filhos são feitos.
Que ridículo o Estado ter que separar mais sei lá quantos milhares de dólares toda vez que alguém fizer um filho!!!
Claudio Loredo escreveu: Portanto, não podemos discriminar quem é mais pobre do que nós, pois quer a gente queira ou não, não somos tão ricos a ponto de poder evitar ter contato com essa gente.
Eu não discrimino pobres.
Claudio Loredo escreveu:O trabalho do flanelinha é desagradável para quem tem automóvel, mas ele é apenas uma consequencia da enorme desigualdade social brasileira que o empurrou para a marginalidade.
Ele é uma conseqüência da geração irresponsável de filhos e da falta de punição à delinqüência neste País. Se eles fossem punidos devidamente por seus crimes, estariam procurando empregos legais.