Para nós, os 50tões do forum!!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carlo
Gênero: Masculino

Re: Para nós, os 50tões do forum!!!!

Mensagem por carlo »

Imagem
Isolda. Compositora de Milton Carlos.

Ela é a responsável pelo surgimento de diversos clássicos da história recente da MPB. Sozinha ou em parceria com outros compositores, como Eduardo Dussek e o irmão Milton Carlos, Isolda deu forma a canções que se tornaram parte da trilha sonora da vida de muita gente, como "Outra vez", "Um jeito estúpido de te amar", "Sou eu", "Tente esquecer", "De coração pra coração", entre outras. Porém, sempre preferiu os bastidores aos holofotes.

Com mais de 30 anos de carreira, Isolda finalmente quebra o silêncio e lança seu primeiro CD, "Tudo exatamente assim". O álbum marca a estréia da gravadora "Toca disc", que a compositora criou para lançar seus trabalhos, além de outros nomes.

De passagem pelo Rio de Janeiro, a paulistana Isolda recebeu a imprensa em uma coletiva, para falar desta nova etapa de sua carreira.

Lançamento de CD é a realização de um antigo sonho

Interpretar suas canções preferidas, exatamente do jeito que foram criadas. Este é o objetivo de Isolda que, entre as doze faixas do disco, só incluiu apenas uma já conhecida do público: "Outra vez", que, entre as vozes de Roberto Carlos, Maria Bethânia, Simone, Richard Clayderman, entre outros, chega a invejável marca de 160 gravações.

Durante a entrevista, Isolda revelou histórias de sua composição mais famosa, escrita em 1977 após a morte do irmão, o cantor e compositor Milton Carlos, vítima de um acidente de carro:

A música que eu tenho de maior sucesso é ela. Eu achei legal gravar "Outra vez" do jeito que eu imaginei que um dia ela fosse gravada.

Isolda, que após a morte de Milton chegou a pensar em parar de compôr, revela detalhes sobre a época que enviou a canção para o "rei":

Todo ano eu e Milton mandávamos uma fita pro Roberto (Carlos). E eu mandei, com "Outra vez" e outras quatro, cinco músicas minhas e de meu irmão que ele não conhecia. Nunca imaginei que ele fosse escolher "Outra vez", a música que era só minha, até porque era longa demais, sem refrão... não era a cara do Roberto. Quando ele gravou, eu pensei: ah, ele gravou por amizade, pra dar uma força, porque a música é só minha, e eu sei que ele é um cara legal, ele sempre foi assim. E a música estourou - conta.

Isolda também relembrou o dia do surgimento da letra:

Em junho, julho (de 77), eu estava numa noite com amigos, e num daqueles papos "filosóficos" da madrugada, depois de uns uísques e chopes, surgiu a pergunta: "qual foi o maior amor da sua vida?" eu pensei, pensei... e lembrei do meu primeiro namorado, que foi a coisa mais pura, mais simples, e no meu coração foi a maior. Ali mesmo, a melodia começou a vir na minha cabeça. Peguei um guardanapo, pedi ao garçom uma caneta e comecei a escrever. Terminei a música em casa, no dia seguinte.

Fã de Frank Sinatra, Harry Connick, Jr. e Diana Krall, Isolda transportou muito do seu gosto pessoal para o seu disco, que passeia entre o jazz e o formato acústico, sem esquecer o suingue característico da música brasileira, porém fugindo de um apego mais popular, fato totalmente inesperado por quem acompanha o seu trabalho. Um álbum sofisticado, onde Isolda cuidou de cada detalhe, e que levou cerca de um ano pra ficar pronto:
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

A grande diva Dionne Warwick, Aretha Franklin, Carly Simon, Bee Gees, Paul Simon, o divo Barry White, Bob Dylan, vixê tanta gente boa.

Gosto de música e não de som como diria lordpapi.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Deus do Céu...eu vivi noutro lugar e gosto de outras coisas. :emoticon26:

Parece que estou vendo as conversas de uns tios meus ou dos meus pais....Mesmo assim, era Sinatra, Liza Minelli, Tom Jones, Julio Iglesias...Nacionais, tinha Tayguara, Elis e Vinícius.

Não gosto de MPB, mas tem MPB brega e MPB suportável. Na infância eu ouvia a turma na Jovem Guarda, mas ouvia Novos Baianos também.

Os bregas eram Waldick Soriano, Leno e Lilian, Os Incríveis, Odair José e Jane e Erondi ( entre outros...). Estes eram defenestrados na minha casa!

Na faculdade entrei de cabeça em Djavan, Betânia, Gonzagão e Gonzaguinha, Tom, Simone, Ivan Lins, Milton, Caetano, Pepeu Gomes, Chico...Titãs ( um pouco mais tarde).

Mas meu negócio sempre foi rock do bom. De preferência, inglês.

Hoje minha banda preferida é RUSH. Mas ouço milhares de coisas, que meio século e rock dá pra juntar um acervo e tanto! :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:A grande diva Dionne Warwick, Aretha Franklin, Carly Simon, Bee Gees, Paul Simon, o divo Barry White, Bob Dylan, vixê tanta gente boa.

Gosto de música e não de som como diria lordpapi.

Bjs

Só gente boa! :emoticon45:
Mais Tina Turner ( com Ike e sem Ike), Diana Ross, Elton Jonh, ABBA e outro que tais...

Mas estes eram o pops. Nem vou entrar na seara do rock, porque a produção de primeira é quase incontável!
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Tem uma do Fernando Lobo, pai do Edu Lobo, que eu gostava de ouvir, apesar de ter nada com a minha geração, aliás a maioria dos que gosto não é, como Ira gershin, cole, porter, sinatra, Carole Kong, como diz a Apo o negócio da moçada era o Rock. Mas vejam ae, Chuvas de Verão de Fernando Lobo:

http://www.paixaoeromance.com/40decada/ ... _verao.htm
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

carlo escreveu: como diz a Apo o negócio da moçada era o Rock.

Era? O negócio daquela moçada que ouvia rock AINDA É rock na veia! Por que iríamos mudar? :emoticon12:

Só não se vai ao show de bandas que não existem mais ou que não vêm ao Brasil. Jamais deixarei de ouvir rock.
Meu marido toca baixo e só toca rock, assim como vários conhecidos e amigos nossos.
Você vai num show de B52 e só vê a turma de 40 a 50 anos porque é um público mais específico. Mas vai num show de Deep Purple , Iron Maiden e Rush e vê de tudo.
Quer dizer, a moçada de agora que adotou as bandas dos cinquentões: nós!

Mas a MPB ( que nunca foi lá estas coisas se comparada ao rock e pop mundiais) já encerrou sua carreira ou sobrevive de migalhas do passado e showzinhos e festinhas de cidades pequenas.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Eu sou filha de músico. Quando nasci ele tocava sax e cresci ouvindo jazz, com a chegada da bossa nova foi obrigado a trocar de instrumento e foi pro violino que havia aprendido bem jovem e lá fui eu aprender a curtir música clássica. Tinha também um irmão 17 anos mais velho que me fez curtir todas as músicas da adolescência dele.

Só não curto ópera e rock pesado porque é dor de cabeça na certa
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

carlo

Mensagem por carlo »

Tem esta: Cançao de amor, que a elizete cata, com o caetano dando uma pala , no violao;

http://www.youtube.com/watch?v=sRuy1a6r ... r_embedded

Saudade

Torrente de paixão

Emoção diferente

Que aniquila

A vida da gente

Numa dor

Que não sei de onde vem.

Deixaste

Meu coração vazio

Deixaste a saudade

Ao desprezares

Aquela amizade

Que nasceu

Ao chamar-te meu bem.

Das cinzas de meu sonho

Um hino, então, componho

Sofrendo a desilusão

Que me invade

Canção de amor

Saudade..."
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

A divina Elizete, com um Show de violão de Rafael Rabelo:

http://www.youtube.com/watch?v=uRV-v-fZryU

Vai tocar violão assim lá na PQP!!!

marta

Mensagem por marta »

Pra quem, como eu, assistiu Beethoven e Chopin ao vivo, isso aí é muito ruim :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Daí a gente fez uma vaquinha e compramos dois Fames e levamos isso até a presidência, que mandou trocar todos os ferros novamente. Acho que estes ferros eram superdimensionados

Quando comecei a trabalhar, usava um Cherubino, com resistência em espiral em volta da ponta.
Era 110V mas se podia ligar em 220V sem problema. Era só desligar quando chegava na temperatura :emoticon16:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lembro de quando começaram a tocar "Help" no rádio, em 1964.
Lembro de quando o Big Boy tocou o "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" no programa dele, em 1967, depois de passar uma madrugada em Londres, na neve, para conseguir um dos primeiros LPs.
Lembro de quando ouvi pela primeira vez o "Tommy", em 1969.

E lembro de um disco do Roberto Carlos com a música "Calhambeque". Na verdade, era um cartão postal com anúncio de sei lá quem e a gravação era feita numa camada de verniz. O Roberto Carlos ainda era um desconhecido que tinha aparecido recentemente na TV.

carlo

Mensagem por carlo »

marta escreveu:Pra quem, como eu, assistiu Beethoven e Chopin ao vivo, isso aí é muito ruim :emoticon12:

Simplesmente adoro, também! Sem contar Mozart é lógico!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Pra quem, como eu, assistiu Beethoven e Chopin ao vivo, isso aí é muito ruim :emoticon12:

Não é absolutamente necessário ter ouvido Beethoven e Chopin ao vivo. Isto aí é muito ruim tendo ouvido Gretchen ao vivo, como eu ouvi. :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Lembro de quando começaram a tocar "Help" no rádio, em 1964.
Lembro de quando o Big Boy tocou o "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" no programa dele, em 1967, depois de passar uma madrugada em Londres, na neve, para conseguir um dos primeiros LPs.
Lembro de quando ouvi pela primeira vez o "Tommy", em 1969.

E lembro de um disco do Roberto Carlos com a música "Calhambeque". Na verdade, era um cartão postal com anúncio de sei lá quem e a gravação era feita numa camada de verniz. O Roberto Carlos ainda era um desconhecido que tinha aparecido recentemente na TV.

Genteeee! Eu tinha uns LPs do do gordo Big Boy ( meu primo, que tocava numa banda, trouxe do Rio)!

Tommy só fui conhecer na ópera-rock com Elton John e The Who. Que ano era aquilo? 74?

Quando eu tinha 8 anos e o Robert aparecia na TV, eu me escondia atrás do sofá porque achava que ele estava me vendo!
Uma vez, aproveitei que não tinha ninguém na sala, criei coragem e fui lá na TV dar um beijo nele! :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

carlo escreveu:

Simplesmente adoro, também! Sem contar Mozart é lógico!

Mas mesmo gostando de Mozart, até hoje ouço esta da elisete, composição de Sergio Bitencourt:

http://www.youtube.com/watch?v=4OUTNlty00w
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:Nunca ouvi falar.
Cresci ouvindo Ismael Silva, Ataulfo Alves, Lupiscínio Rodrigues, Beatles e Rolling Stones.
Bom, também tinha a Wanderléia, a Martinha, o Leno e Lílian e o resto da Jovem Guarda...

Jane e Herondi, Celi Campelo e Cia, algumas francesas, Perla e outros em quermesses..

Meu primeiro aparelho de som foi um FM a pilha da Nissei em 1977.

Meu primeiro som foi um rádio a válvula que eu montei durante um curso de eletrônica por correspondência. Ficou pronto em 1967.
A primeira música que ouvi nele foi "Quem te viu, quem te vê", do Chico Buarque:
http://www.youtube.com/watch?v=a62maWloQHQ
A segunda foi "Inch' Allah", de Salvatore Adamo:
http://www.youtube.com/watch?v=RQB3o0k6B5Q

Aqui mais uma daquelas brigas da dalva e Ataulfo, esta o Ataulfo encomendou a João Martins, para que a Dalva respondesse a música Vingança que o lupicínio fez para o Erivelton:

http://www.youtube.com/watch?v=tdc0IecD ... re=related
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Muitas músicas dos anos 70 eram bregas, mesmo para época. Imagina hoje como não são.

Mesmo assim, cresci ouvindo muita música boa misturada com as de gosto duvidoso. Acabei assimilando por osmose.

Quem, daquela época, não se lembra da moda de compositores brasileiros cantarem em inglês?

Ouvia tudo e achava que eram estrangeiros mesmos. Com o tempo, e ainda adolescente, fui descobrindo que ... Mark Davis era o Fábio Júnior, que o conjunto Pholhas era Paulista, que o Crhistian fazia parte de um dupla sertaneja com Rhalpi, que Manchester era uma dupla de brasileiros ( tipo Jane e Erondi ), que Tony Stevens era o Jessé, e por aí vai.

Imagem

Bom, quem quiser recordar um pouco, é só baixar o Power Point abaixo. Leva uns 45 minutos para tocar todas. Mas para quem estiver com tempo e gostar de recordar... acho que vale a pena. O arquivo está alojado no meu Windows Live.

Musicas dos anos 70

Editado pela última vez por Benetton em 12 Mai 2009, 12:33, em um total de 3 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:Muitas músicas dos anos 70 eram bregas, mesmo para época. Imagina hoje como não são.

Mesmo assim, cresci ouvindo muita música boa misturada com as de gosto duvidoso. Acabei assimilando por osmose.

Quem, daquela época, não se lembra da moda de compositores brasileiros cantarem em inglês?

Ouvia tudo e achava que eram estrangeiros mesmos. Com o tempo, e ainda adolescente, fui descobrindo que ... Mark Davis era o Fábio Júnior, que o conjunto Pholhas era Paulista, que o Crhistian fazia parte de um dupla certaneja com Rhalpi, que Manchester era uma dupla de brasileiros ( tipo jane e Erondi ) e por aí vai.

Imagem

Bom, quem quiser recordar um pouco, é só baixar o Power Point abaixo. Leva uns 45 minutos para tocar todas. Mas para quem estiver com tempo e gostar de recordar... acho que vale a pena. O arquivo está alojado no meu Windows Live.

Musicas dos anos 70

É, mas já tinha Led Zeppelin e afins. Questão de girar o dial! :emoticon45:
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Um que eu passava horas ouvindo o seu 7 cordas, Rafael rabelo:

http://www.youtube.com/watch?v=SZUPPLDhGcY
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:É, mas já tinha Led Zeppelin e afins. Questão de girar o dial! :emoticon45:

Havia poucas rádios tocando coisa que prestasse.
No Rio, a rádio Mauá e a Roquete Pinto, em certos horários. E a JB AM, com um programa de 1 hora por dia chamado "Música Contemporânea".
Depois veio a Eldorado FM, programada pelo Big Boy, que tocava rock direto (e eu ouvia direto; montei um rádio FM só por causa dela). Durou de 74 a 79 e acabou devido à concorrência com a Cidade FM, mais pop.
Em 81, veio a Fluminense FM, que lançou vários conjuntos como Blitz, Paralamas etc.. Foi um marco por vários anos, mas também foi vencida pela concorrência das porcarias.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:É, mas já tinha Led Zeppelin e afins. Questão de girar o dial! :emoticon45:

Havia poucas rádios tocando coisa que prestasse.
No Rio, a rádio Mauá e a Roquete Pinto, em certos horários. E a JB AM, com um programa de 1 hora por dia chamado "Música Contemporânea".
Depois veio a Eldorado FM, programada pelo Big Boy, que tocava rock direto (e eu ouvia direto; montei um rádio FM só por causa dela). Durou de 74 a 79 e acabou devido à concorrência com a Cidade FM, mais pop.
Em 81, veio a Fluminense FM, que lançou vários conjuntos como Blitz, Paralamas etc.. Foi um marco por vários anos, mas também foi vencida pela concorrência das porcarias.

Rádio sempre foi para públicos muito específicos, por isto você conseguia achar 1 ou 2 que valessem a pena, aquelas que falavam a sua língua.

Aqui na década de 70 começaram duas rádios jovens que bombavam 24 horas por dia com tudo de rock e pop, festas, bailes e promoções.
Eram a Cidade FM e a Atlântida FM( esta do Grupo RBS, que tem o Planeta Atlântida na praia de Atlântida e em Floripa, no verão). Ambas eram concorrentes e a gente vivia ligado, gravando em fita cassete, ligando pra pedir música, tocando no rádio do carro, no motel e o diabo.

Mas antes delas tinha a Pampa FM e a Continental FM, que foram a porta de entrada para que adolescentes ouvissem rádio como os adultos.

Depois vieram Itapema FM ( com música mais qualificada internacional e MPB, mas ainda público jovem ) e a Ipanema FM ( música jovem adulta). Todas tinham programas de Flash Back, e ainda continuam tendo.

Anos depois vieram as Antena 1 da vida e outras mais.
Não ouço mais rádio. Só quando o marido liga no carro em algumas destas emissoras, em programas muito especiais ( tipo Anos 80, Clássicos do Rock e afins).
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Rádio sempre foi para públicos muito específicos, por isto você conseguia achar 1 ou 2 que valessem a pena, aquelas que falavam a sua língua.

A Eldorado FM tocava:
Tangerine Dream, Focus, King Crimson, Van der Graph, Renaissance, Jethro Tull, Mike Oldfield, Black Sabbath, Deep Purple, Curved Air, Rick Wakeman, Kaiak, Golden Earring, The Who, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen.

Às vezes tocava o lado inteiro de um disco, quando ele formava uma única faixa.

E houve ocasiões em que tocou o "Tommy" inteiro, sem intervalos.

Dá para imaginar uma rádio assim hoje em dia?

Lembrei agora do "Sábado Som", na TV Globo, com shows de grandes bandas, como o Pink Floyd em Pompéia.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Rádio sempre foi para públicos muito específicos, por isto você conseguia achar 1 ou 2 que valessem a pena, aquelas que falavam a sua língua.

A Eldorado FM tocava:
Tangerine Dream, Focus, King Crimson, Van der Graph, Renaissance, Jethro Tull, Mike Oldfield, Black Sabbath, Deep Purple, Curved Air, Rick Wakeman, Kaiak, Golden Earring, The Who, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen.

Às vezes tocava o lado inteiro de um disco, quando ele formava uma única faixa.

E houve ocasiões em que tocou o "Tommy" inteiro, sem intervalos.

Dá para imaginar uma rádio assim hoje em dia?

Lembrei agora do "Sábado Som", na TV Globo, com shows de grandes bandas, como o Pink Floyd em Pompéia.

Aqui tem rádio Eldorado tb, mas é Am povão TOTAL.

Esta Eldorado aí deve ter sido o must ein? Só filé...

Lembro vagamente deste Sábado Som...acho que não passava em rede nacional, mas deve ter vindo pela RBS alguma vez. Lembro deste Pink Floyd em Pompéia, não sei se pelo programa citado.
Aqui tinha um programa da RBSTV que era neste estilão, só que se chamava "Transasom" e ia ao ar justamente aos sábados, com clips e shows selecionadíssimos. Foi onde conheci Jethro Tull. A cortina musical do programa era "Dreamer" ( Supertramp ), ali por 73,74. Saudades...
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Imagem

Trancado