Deficiências Matemáticas

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Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Deficiências Matemáticas

Mensagem por Res Cogitans »

Tendo em vista que temos ao menos analfabeto funcional e matemático no fórum, o pensador, resolvi abrir este tópico.

Eu dei algumas aulas particulares de Física e Matemática e vi que os alunos têm deficiência muito mais básica que a matéria que me pediram para ensinar.

Numa aula de Lei de Ohm, a aluna reclamou que tinha várias fórmulas para decorar q que o professor pedia pra deduzir fórmulas, sabe o que era na verdade? Ela tinha dificuldade de manipular os termos da igualdade, o que ela chamou de deduzir fórmula, nada mais era que:

V=R*i
R=V/i
i=V/R

Vi também que os alunos, em geral, tinham dificuldade de trabalhar com frações em igualdades, eles sempre resolviam como se fosse regra de 3:

Exemplo:

20X=7/3

eles colocam o um embaixo de 20X:

20X/1=7/3

“Multiplicam cruzado”:

60X=7

Só então colocam X=7/60

Parece que tem dificuldade com “passar uma coisa pro outro lado da igualdade”. (1)

(1)Obs: a rigor o que fazemos não é passar uma coisa pro outro lado e sim multiplicarmos os dois lados da igualdade pelo mesmo número, mantendo assim a igualdade.

20X=7/3
x=7/60

é a conta

20X=7/3

(1/20)*20X=(1/20)*(7/3)

X=7/60


Por isso disse que daria muita atenção na matemática com meus filhos, pq as pessoas vão levando sua deficiência na matéria por longo das séries... mesmo as coisas bobinhas como estas.

SamZ
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Out 2005, 17:19

Re.: Deficiências Matemáticas

Mensagem por SamZ »

Uma maneira muito simples que um professor meu ensinou quando criança era que na verdade o número não "troca de sinal" quando passa para o outro lado, como a gente dizia, mas sim "troca de operação".

Se está somando, passa subtraindo:

x + 3 = 5
x = 5 - 3

Se está multiplicando, passa dividindo:

x*3 = 5
x = 5/3

E assim por diante.

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o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Deficiências Matemáticas

Mensagem por o anátema »

eu sou meio "amatemático" também, acho que o problema, a dificuldade para muitas pessoas é já ser ensinado nas escolas o "produto final", uma conta toda bonitinha, que dá certinho, é só decorar e fazer... acho que ajudaria se explicassem um pouco de como o cara que inventou/descobriu determinada coisa chegou àquela conclusão, meio que entender "como funciona", em vez de fazer meio como robô...

alguém conhece algum livro ou site que tenha isso? eu acho que deve ser interessante
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