Acauan escreveu:Benetton escreveu:Muitos Cientistas ( não tão famosos quanto newton ) já apresentaram seus trabalhos e receberam menção honrosa desta entidade, assim como Isaac Newton com relação a Royal Society.
Acho que continuo não me fazendo entender.
Se a questão é situar a parapsicologia em algum paradigma científico, quais as realizações desta atividade que definem esta situação?
Dizer que é muito respeitada porque pertence a alguma associação muito respeitada porque é associada a outra associação respeitada é apenas exibir carteirinhas.
Os paradigmas científicos da parapsicologia foram analisados em :
http://www.parapsicologia.org.br/jalmir-3.htmNa verdade, não sei se entendi bem sua questão. Mas, vamos tentar.
Com relação à AAAA, Douglas Dean, um ex-presidente da PA havia empreendido cuidadosos esforços para melhorar as estratégias retóricas dos membros da PA antes das audiências de aceitação pela AAAS. Dean tratou de apresentar a proposta da PA de forma aceitável do ponto de vista científico.
"O Comitê do Conselho considerou o trabalho da PA por um longo período. O comitê chegou à conclusão de que esta é uma associação que está investigando fenômenos controvertidos ou inexistentes e eles ficaram satisfeitos porque ela usa métodos científicos de pesquisa; assim, essa investigação pode ser vista como científica. Além disso, informações chegaram até nós dando conta de que o número de Membros da AAAS que são também membros da PA não é de quatro como se encontra na agenda, mas nove". (McClenon, 1986, 128)
A conhecida e respeitada antropóloga Margareth Mead tomou, então, a palavra:
"Nos últimos dez anos nós temos estado debatendo o que constitui a ciência e o método científico e o que as sociedades usam disso. Nós até mesmo mudamos nossos estatutos a respeito disso. A PA usa estatística e julgamento cego, placebos, julgamento de duplo-cego e outros expedientes científicos padrão. A ampla história do desenvolvimento científico está repleta de cientistas investigando fenômenos que o ‘establishment’ não acreditava que existissem. Eu proponho para análise que nós votemos em favor do trabalho da associação". (McClenon, 1984, p. 182)
O Estatuto Científico da Parapsicologia
Wellington Zangari :
http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/interc ... cidade.htm