KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cabula
Gênero: Masculino

Re: KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Ah, é verdade! inclusive os faraós eram colocados nas pirâmides acreditando-se que no futuro eles poderiam reencarnar no próprio corpo, essa aí pode ser desmentida porque eles não voltaram. Bastou juntar as coisas em que já se acreditavam e dar as desculpas necessárias, tipo: o esquecimento é importante encarna-se em outros corpos novos, etc. Muito bom esse Allan.

Conhecimento parcial dos antigos não é de se surpreender.

Os espíritos não explicaram nada aos antigos e eles também não tinham tanta "sensibilidade" como se tem hoje. Os antigos egípcios acreditavam e pronto, nenhum espírito real chegou a falar-lhes nada. Uma coisa inventada pelos homens seria mais lógico.

Até poderia ser se não fossem algumas dificuldades que espero então que você me resolva:
1) Quem foram os inventores?
2) POR QUE as inventaram (reencarnação e religião em geral)? Sim, pois se a coisa não existe, é muito improvável que existisse a necessidade dela.
3) E se não há necessidade de uma coisa que não existe, então por que foi tão amplamente aceita? E por que continua sendo aceita até hoje, mesmo com os valorosos ateus batalhando para eliminá-la, servindo-se de toda a lógica e racionalidade que lhe são peculiares?

Medo do desconhecido.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:
Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É porque eles acham que o espiritismo é científico, desta maneira estão mais próximo dos céticos então nós é qua não estamos entendendo a DE porque ela seria lógica.

O Espiritismo é científico somente no que se refere ao experimental mediúnico, mas aqui no Brasil isso não tem feito nenhuma falta.
Não estamos próximos dos céticos: eles é que estão mais próximos dos clérigos cristãos quando desfiam seus argumentos contra nós.
Lógica tem várias medidas, o que é necessário para caber no cérebro de cada um...

Todos lançam argumentos contra todos

Óbvio ululante. Por isso estou sugerindo que mude o seu nick para Conselheiro Acácio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselheiro_Ac%C3%A1cio

Por favor, me chame de Cabula

Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Os animais são conduzidos no processo e os homens escolhem sofrer em outra vida para pagar o mal que fizeram na vida anterior, só para evoluir. Que besta esse homem!!

Pois é, meu caro. Se o espírito é bronco demais para decidir por si mesmo, a situação lhe é imposta.

Então seria o caso da situação ser imposta ponto.

Botanico escreveu:Afinal, se é praticado o mal, quem se ferrou vai querer ferrar quem o ferrou antes. Simples assim, né? E se o espírito quer ter paz, é bom que se acerte...

O espírito iria o que? se vingar porque ele não escolheu o mesmo fim que deu ao outro? A forma de vingança seria dá-lhe o mesmo fim escolhendo para ele o que ele se recusou a escolher.

Botanico escreveu:
Mas se quer entender o processo, vá ler os livros espíritas. Não tô lá muito a fins de explicar nos mínimos detalhes.

Até comecei a ler o livro dos espíritos, espero ter paciência para terminar.

Deus é um só...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:POR QUE as inventaram (reencarnação e religião em geral)? Sim, pois se a coisa não existe, é muito improvável que existisse a necessidade dela.

Nossos antepassados remotos não inventaram a religião. Estavam diante de uma realidade: o deus Sol, o deus Trovão, o/a deus(a) Lua etc.
A religião deles foi apenas uma tentativa de comunicação.

Por outro lados, mitos de origem surgem aos poucos, com uma tentativa de explicação aqui, outra ali, até que alguma cultura organiza os pedaços em um mito "oficial". Todos os povos tentam explicar de onde vieram. Cada um tem seu mito da criação, tanto do universo quanto do seu povo em particular.

À medida em que a ciência avança, os deuses vão se tornando cada vez mais abstratos, até que só resta um conceito, sem evidências materiais.

Quanto a reencarnar, suponho que sempre houve a esperança de que a essência do indivíduo permanecesse viva em algum lugar, podendo até voltar a este mundo em novo corpo.
Não é só a pessoa que não quer morrer, são os parentes que se agarram à esperança de revê-la.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:POR QUE as inventaram (reencarnação e religião em geral)? Sim, pois se a coisa não existe, é muito improvável que existisse a necessidade dela.

Nossos antepassados remotos não inventaram a religião. Estavam diante de uma realidade: o deus Sol, o deus Trovão, o/a deus(a) Lua etc.

Por outro lados, mitos de origem surgem aos poucos, com uma tentativa de explicação aqui, outra ali, até que alguma cultura organiza os pedaços em um mito "oficial". Todos os povos tentam explicar de onde vieram. Cada um tem seu mito da criação, tanto do universo quanto do seu povo em particular.

À medida em que a ciência avança, os deuses vão se tornando cada vez mais abstratos, até que só resta um conceito, sem evidências materiais.

Quanto a reencarnar, suponho que sempre houve a esperança de que a essência do indivíduo permanecesse viva em algum lugar, podendo até voltar a este mundo em novo corpo.
Não é só a pessoa que não quer morrer, são os parentes que se agarram à esperança de revê-la.

Vou repetir o que eu digo para crentes e católicos. A única coisa que me faz crer em Deus, Jesus e espíritos, além do evento ectoplásmico ocorrido, são as constatações destes (espíritos) durante os séculos.
Se fosse só para crer baseado na religião e biblia, seria ateu como orgulho (tenho um pezinho lá, mas o Botânico me faz voltar à realidade sempre...).
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

as religiões tenta explicar a realidade com umas varias pitadas de tempero (algumas exageram no tempero :emoticon5: ), e isso acaba as vezes escondendo, camuflando, trocando ou deixando o "gosto" parecido...

ja a ciencia tenta explicar a realidade na sua forma mais pura e verdadeira

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Se foram os espíritos eles poderiam ter se reunido ,muito antes e ter falado tudo o que falaram a Kardec. A ressurreição dos faraós foi coisa humana acreditando na reencarnação e só podemos saber disso porque vivemos muito depois deles.

Ressurreição ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egi ... 3.BAnebres

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_dos_Mortos

Veja qual é o nome do Livro dos Mortos em egípcio antigo :emoticon4:

Os faraós, os nobres, os ricos e alguns sacerdotes construíam grandes túmulos de pedras para garantir a proteção dos corpos contra ladrões e profanadores, aqueles que invadem lugares sagrados ou câmaras funerárias. Eram feitos para garantir a longa espera no tempo até que a alma voltasse para a vida. Assim foram construídas mastabas, pirâmides e hipogeus ricamente adorados.

E daí?

Desculpe mas acho que o texto que linkei realmente não era o suficiente

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3% ... tigo_Egito

"A alma justa entrava num local idílico; para os habitantes do Delta esse local eram os Campos Elíseos (Sekhet-hetepet), onde a Primavera era eterna. Os mortos teriam um vida agradável, desempenhando a mesma função que tinham na terra."

Quando comecei a estudar o espiritismo paralelamente dei uma pesquisada no espiritualismo e vc percebe que o dueto espírito / matéria faz parte das religiões antigas.

Em minha opinião, a doutrina está longe de encerrar os questionamentos, é só mais um capítulo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:

Eu acho essa abordagem excelente, o que me fez procurar outra foram os fenômenos por mim vivenciados que simplesmente a tornam inverídica.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Se foram os espíritos eles poderiam ter se reunido ,muito antes e ter falado tudo o que falaram a Kardec. A ressurreição dos faraós foi coisa humana acreditando na reencarnação e só podemos saber disso porque vivemos muito depois deles.

Ressurreição ?

Os faraós, os nobres, os ricos e alguns sacerdotes construíam grandes túmulos de pedras para garantir a proteção dos corpos contra ladrões e profanadores, aqueles que invadem lugares sagrados ou câmaras funerárias. Eram feitos para garantir a longa espera no tempo até que a alma voltasse para a vida. Assim foram construídas mastabas, pirâmides e hipogeus ricamente adorados.

E daí?

"A alma justa entrava num local idílico; para os habitantes do Delta esse local eram os Campos Elíseos (Sekhet-hetepet), onde a Primavera era eterna. Os mortos teriam um vida agradável, desempenhando a mesma função que tinham na terra."

Quando comecei a estudar o espiritismo paralelamente dei uma pesquisada no espiritualismo e vc percebe que o dueto espírito / matéria faz parte das religiões antigas.

Em minha opinião, a doutrina está longe de encerrar os questionamentos, é só mais um capítulo.

Não existe nenhum espírito voando por aí desenvolvido o bastante para falar tudo de uma vez? Se ainda há tantos questionamentos fica parecendo que na verdade são pessoas encarnadas querendo explicar o lado de lá sem a assessoria de lá.

Deus é um só...

Apo

Mensagem por Apo »

São tantos os "fenômenos" e "experiências" vivenciados pela raça humana, que ainda não inventaram religiões e crenças bastantes que os validem como...como o quê mesmo?

- Reais?
- Verdadeiros?
- Fatos inconstestáveis?
- Prova de que só pode ser tal coisa e não outra?
- Prova de que algo de estranho existe?
- Coincidências?
- Delírios?
- Criatividade?
- Reações neuroquímicas variadas?
- Excesso de uso de barbitúricos?
- Medo do que não existe?
- Mensagem do além?
- Evidência de que raças extra-humanas convivem entre nós?
- Dimensões paralelas?
- Profecias ainda não descritas?
- A vida faz parte da morte e não o oposto?
- Depois do muro tem uma cidade?
- Água mole em pedra dura...

Responda....se puder e tiver coragem.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:

Ressurreição ?

E daí?

Não existe nenhum espírito voando por aí desenvolvido o bastante para falar tudo de uma vez? Se ainda há tantos questionamentos fica parecendo que na verdade são pessoas encarnadas querendo explicar o lado de lá sem a assessoria de lá.

Pois é...eles gostam de fazer c* doce. E crer é ser cúmplice disto.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:Eu acho essa abordagem excelente, o que me fez procurar outra foram os fenômenos por mim vivenciados que simplesmente a tornam inverídica.

Não adianta Sal. Nós estamos sendo enganados. Sabe, existe com certeza uma outra resposta para o que passamos, mas com certeza não será nunca a que tivemos. Ponha isso na sua cabecinha muié! :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:Eu acho essa abordagem excelente, o que me fez procurar outra foram os fenômenos por mim vivenciados que simplesmente a tornam inverídica.

Não adianta Sal. Nós estamos sendo enganados. Sabe, existe com certeza uma outra resposta para o que passamos, mas com certeza não será nunca a que tivemos. Ponha isso na sua cabecinha muié! :emoticon12:

É bem provável que não seja mesmo. Por que vocês julgam que seja? O que dá tanta certeza?
Não seria mais sensato deixar a questão em aberto do que logo correr para uma explicação que consta nuns livrinhos de 200 anos atrás?
Talvez alguma cultura pré histórica tivesse as respostas mais aproximadas...pena que tanta coisa se perdeu no tempo...
Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Johnny escreveu:

Pode ser até a que vocês tiveram - para cada religião há uma resposta.

Deus é um só...

Apo

Mensagem por Apo »

Eu fico pensando se Kardec não tivesse inventado, codificado, papagaiado esta bobajada toda...quem tivesse "experiências" iria encontrar explicações em que fontes metafísicas? :emoticon26:

Iam pesquisar no Google ou tentar juntar A com B e encontrar uma teoria que coubesse mais ou menos no acontecido?
Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Apo escreveu:Eu fico pensando se Kardec não tivesse inventado, codificado, papagaiado esta bobajada toda...quem tivesse "experiências" iria encontrar explicações em que fontes metafísicas? :emoticon26:

Iam pesquisar no Google ou tentar juntar A com B e encontrar uma teoria que coubesse mais ou menos no acontecido?

Iriam procurar em outra religião qualquer, só é tomar como base o que acontecia antes dele ter codificado

Deus é um só...

Apo

Mensagem por Apo »

Cabula escreveu:
Apo escreveu:Eu fico pensando se Kardec não tivesse inventado, codificado, papagaiado esta bobajada toda...quem tivesse "experiências" iria encontrar explicações em que fontes metafísicas? :emoticon26:

Iriam procurar em outra religião qualquer, só é tomar como base o que acontecia antes dele ter codificado

As bases são variadas e cada recanto da história do homem dá uma explicação diferente. Mas pode apenas desconfiar de que alguma coisa estranha tenha acontecido.
Eu fico com a última hipótese. Sou um maldito pó no meio do nada, não posso me dar ao luxo de ter respostas para estas coisas, seja lá de que forma elas aconteçam. Muito menos vou aceitar explicações prontas.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:

Pior ainda, auto-engano. Querem tirar o meu sacrosanto direito a possuir um tico-teco :emoticon21:

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:

Pior ainda, auto-engano. Querem tirar o meu sacrosanto direito a possuir um tico-teco :emoticon21:

Todos tem direito a pensar e todos os religiosos pensam, por eu estar contestando a lógica espírita não quer dizer que eu os esteja chamando de burros. eu mesmo a alguns anos atrás achava que existia um Deus e que o protestantismo o explicava. Hoje, com o mesmo nível cultural já penso diferente.

Deus é um só...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:

Todos tem direito a pensar e todos os religiosos pensam, por eu estar contestando a lógica espírita não quer dizer que eu os esteja chamando de burros. eu mesmo a alguns anos atrás achava que existia um Deus e que o protestantismo o explicava. Hoje, com o mesmo nível cultural já penso diferente.

Não estava me referindo a vc, Cabula. Questionamentos nunca me incomodaram ou não curtiria tanto esse espaço.

Tenho plena noção e repito isso há cinco anos dentro do RV, é uma escolha sim, só que baseada em fatos vivenciados e estudos, conhecendo perfeitamente os limites da doutrina. Da mesma forma que cansa a vcs a visão limitada de crentes que vêem em ateus motivos psicológicos/emocionais/personalidade para o serem a recíproca também é verdadeira :emoticon4:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:Não existe nenhum espírito voando por aí desenvolvido o bastante para falar tudo de uma vez? Se ainda há tantos questionamentos fica parecendo que na verdade são pessoas encarnadas querendo explicar o lado de lá sem a assessoria de lá.

Apesar de não gostar nem um pouquinho do sistema conta-gotas, dá para compreender quando se olha não o grau de compreensão própria mas da humanidade e suas diferenças.

O dito "amar o próximo como a ti mesmo" que vem de longe em termos de antiguidade mas que a compreensão geralmente é limitada ao "como é que vou gostar de um estranho como gosto de mim" ? Mas essa seria a base de uma sociedade civilizada (mesmo) caso as pessoas não tivessem tanto prazer em excluir, gordo/magro, feio/bonito, pobre/rico, etc, ... de uma forma ou de outra todos já conhecemos isso na pele, nem adianta porque de algum jeito alguém vai te olhar torto :emoticon4:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
Johnny escreveu:

Pode ser até a que vocês tiveram - para cada religião há uma resposta.

É um poquinho mais complicado do que isso, boa parte das religiões são espiritualistas mas a maior parte delas não admite essa interação que os fenômenos apresentam.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Até poderia ser se não fossem algumas dificuldades que espero então que você me resolva:
1) Quem foram os inventores?
2) POR QUE as inventaram (reencarnação e religião em geral)? Sim, pois se a coisa não existe, é muito improvável que existisse a necessidade dela.
3) E se não há necessidade de uma coisa que não existe, então por que foi tão amplamente aceita? E por que continua sendo aceita até hoje, mesmo com os valorosos ateus batalhando para eliminá-la, servindo-se de toda a lógica e racionalidade que lhe são peculiares?

Cabula escreveu:Medo do desconhecido.

Não entendi. Medo do desconhecido? Mas se o suposto conhecimento trazido é falso, ou pelo menos é impalpável e inverificável, como é que ainda é aceito por uma ampla maioria? Tá, vá lá que nos tempos dos pajés, dos xamãs, etc e tal, isso fosse válido, pois o povo não estava acostumado a pensar, mas nos dias de hoje tal explicação parece simplista demais.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Os animais são conduzidos no processo e os homens escolhem sofrer em outra vida para pagar o mal que fizeram na vida anterior, só para evoluir. Que besta esse homem!!

Pois é, meu caro. Se o espírito é bronco demais para decidir por si mesmo, a situação lhe é imposta.

Cabula escreveu:Então seria o caso da situação ser imposta ponto.

Pois é, Conselheiro Acácio Cabula, o mundo espiritual é como o nosso. Uns podem fazer coisas pois têm consciência e capacidade para isso e outros precisam ser obrigados. Está pensando que os espíritos são o que? Nada mais do que os mesmos humanos de sempre, porém sem o corpo físico. No mais são tudo igual.
Assim, um espírito mais esclarecido, vendo seus amigos avançando na evolução espiritual e ele parado na sua, a hora que entende que vai ficar para trás e sozinho, resolve enfrentar a situação e cuidar de reparar e pagar pelos seus erros. Já um que é bronco e não tem essa capacidade, pode ser constrangido a passar pela situação para o seu próprio bem.

Botanico escreveu:Afinal, se é praticado o mal, quem se ferrou vai querer ferrar quem o ferrou antes. Simples assim, né? E se o espírito quer ter paz, é bom que se acerte...

Cabula escreveu:O espírito iria o que? se vingar porque ele não escolheu o mesmo fim que deu ao outro? A forma de vingança seria dá-lhe o mesmo fim escolhendo para ele o que ele se recusou a escolher.

Várias situações são possíveis, meu caro, sem que o olho por olho seja necessário. Não dá para exemplificar tudo, mas como eu disse, a situação lá no mundo espiritual é a mesma de cá. Se um espírito fez inimigos por aqui, esses inimigos vão para lá também e aí... No LE e em outros livros espíritas, você poderá ter esclarecimentos melhores, caso queira.

Botanico escreveu:Mas se quer entender o processo, vá ler os livros espíritas. Não tô lá muito a fins de explicar nos mínimos detalhes.

Cabula escreveu:Até comecei a ler o livro dos espíritos, espero ter paciência para terminar.

Bem, tomara, pois é muito chato ficar discutindo com quem não sabe do assunto e fica nos fazendo perguntas primárias.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Reid escreveu:as religiões tenta explicar a realidade com umas varias pitadas de tempero (algumas exageram no tempero :emoticon5: ), e isso acaba as vezes escondendo, camuflando, trocando ou deixando o "gosto" parecido...

ja a ciencia tenta explicar a realidade na sua forma mais pura e verdadeira

A ciência é a FOTOGRAFIA e a religião é a pintura, a charge, o desenho, o mosaico, etc e tal. A realidade fotográfica só permite ver a coisa como os olhos veem. E aí começa e acaba a ciência. Já a pintura, a charge, o desenho, etc e tal, perdem o exato componente da realidade fotográfica, mas permitem abordar outros aspectos não contemplados pela fotografia. Eu gostei, por exemplo, da charge ilustrando a liderança na América do Sul nos tempos em que o preço do barril de petróleo estava lá em cima: Hugo Chaves segurando dois tambores de petróleo, um em cada braço, e o Mulla, midiuinho debaixo das pernas do Hugo.
Numa visão cientificista, viria o cético dizendo que é impossível uma pessoa como o chaves segurar dois tambores cheios de petróleo e que o Mulla é quase da altura dele e portanto não poderia ser ilustrado com aquela estatura, etc e tal. Ou seja, o cético é INCAPAZ de compreender o sentido abstrato de uma charge em vista do seu cientificismo, certo?
Também a porca torce o rabo quando os admiradores de pinturas, charges, desenhos, etc e tal, querem insistir que estas coisas são o retrato da realidade e não a fotografia...
Posso parar por aqui?

Trancado