ADOÇÃO ESPIRITUAL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: ADOÇÃO ESPIRITUAL

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Se vc tivesse lido o LE saberia a resposta :emoticon4:

Faz sentido - se estivermos discutindo o assunto "doutrina espírita".
Assim como faz sentido consultar o Silmarillion para descobrir qual foi a origem dos orcs.

Aí é que está a questão Fernando, eu respondi, só não é óbvia para quem não conhece os princípios básicos.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Assim como faz sentido consultar o Silmarillion para descobrir qual foi a origem dos orcs.

Pois é. Mas mesmo se estivermos discutindo o assunto dentro do contexto DE, gostaria mesmo é de saber se os espíritas escolheriam, de fato, o pior dos caminhos...Seja por uma questão de ajudar na quitação e evolução de ambos (família e adotado ), seja por caridade, que é o principal mote da DE.

SE a deficiência é uma forma de purificar e evoluir o espírito aqui na Terra, E a DE é consoladora e caridosa...espíritas deveriam sempre optar por adoção de filhos com deficiências.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Pois é. Mas mesmo se estivermos discutindo o assunto dentro do contexto DE, gostaria mesmo é de saber se os espíritas escolheriam, de fato, o pior dos caminhos...Seja por uma questão de ajudar na quitação e evolução de ambos (família e adotado ), seja por caridade, que é o principal mote da DE.

SE a deficiência é uma forma de purificar e evoluir o espírito aqui na Terra, E a DE é consoladora e caridosa...espíritas deveriam sempre optar por adoção de filhos com deficiências.

Se e quando eu estiver do outro lado alguém me mostrar por A+B que passar por isso é necessário então não duvido que tope.

Quando analisei a minha vida (as dificuldades que enfrentei) ã luz da doutrina, a primeira pergunta foi, escolhi ? Avaliando o resultado cheguei a conclusão que foi escolha mesmo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Se e quando eu estiver do outro lado alguém me mostrar por A+B que passar por isso é necessário então não duvido que tope.

Você esteve do outro lado. Já deveri saber se é assim ou não. E o que está no LE não lhe revela nada?
Também não é questão de "topar", mas de ser coerente e aceitar.

Quando analisei a minha vida (as dificuldades que enfrentei) ã luz da doutrina, a primeira pergunta foi, escolhi ? Avaliando o resultado cheguei a conclusão que foi escolha mesmo.

Eu também tenho, no auge de minhas fantasias maternais de amor irracional, a sensação de que fomos escohidos. Já falei pra ela que há um espécie de corredorzinho estreito e apinhado de bebês procurando por seus pais no momento da concepção. E eu acho que eu não sabia que merecia tanto. Mas ela furou fila e ei-la aqui, para nossa felicidade sem fim.

Ai, sal...isto é tão legal, né? :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

duplo
foi a emoção... :emoticon13:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Você esteve do outro lado. Já deveri saber se é assim ou não. E o que está no LE não lhe revela nada?

Esqueceu que encarnado, sem lembranças da espiritualidade ?

Lógico que revela, que as provas e expiações são diferentes para cada indivíduo. Para os mais evoluídos seria uma missão.

Eu também tenho, no auge de minhas fantasias maternais de amor irracional, a sensação de que fomos escohidos. Já falei pra ela que há um espécie de corredorzinho estreito e apinhado de bebês procurando por seus pais no momento da concepção. E eu acho que eu não sabia que merecia tanto. Mas ela furou fila e ei-la aqui, para nossa felicidade sem fim.

Ai, sal...isto é tão legal, né?

Não estava falando sobre escolha de filhos e sim sobre dificuldades/percalços.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Você esteve do outro lado. Já deveri saber se é assim ou não. E o que está no LE não lhe revela nada?

Esqueceu que encarnado, sem lembranças da espiritualidade ?

Claro que não esqueci. Então, como vai topar se não terá lembranças?
Sal, é necessário acreditar na doutrina e agir de acordo com ela, ou se dizer espírita não faz sentido algum.
Esta conversa se esquecimento é uma rua sem saída, como toda a doutrina. Veja que aqui nesta questão proposta no tópico, espíritas não conseguem dar uma resposta final.

Lógico que revela, que as provas e expiações são diferentes para cada indivíduo. Para os mais evoluídos seria uma missão.

Por que apenas para os mais evoluídos? Para os que precisam de evolução seria necessário e coerente com a doutrina e a proposta da vida espiritual X vida terrena. Este é o ponto.

Ai, sal...isto é tão legal, né?

Não estava falando sobre escolha de filhos e sim sobre dificuldades/percalços.

O assunto do tópico são escolhas( ou adoção ) de filhos, seus percalços, dificuldades e realizações ( talvez missões).
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo, essa seria uma escolha feita na espiritualidade.

Por que missão ? Por serem espíritos evoluídos onde amor, generosidade sobressaem e que enfrentam essa situação sem "vitimismos", próprios de quem as possui.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Apo, essa seria uma escolha feita na espiritualidade.

Sal, veja bem.
Ter filhos e adotar são coisas que se faz aqui na Terra. Estou perguntando sobre escolhas conscientes, tendo em vista a doutrina ( por vocês tida codificada aqui na Terra). Ou ela não tem razão de existir. As coisas seriam escolhidas "lá" e pronto.

Por que missão ? Por serem espíritos evoluídos onde amor, generosidade sobressaem e que enfrentam essa situação sem "vitimismos", próprios de quem as possui.

E quem falu em vitimismos? :emoticon27:

Falei em caridade e evolução aqui para auxiliar a vida espiritual, já que este seria o motivo da passagem terrena.

Quero saber se, tendo em vista o que diz a doutrina, um espírita escolheria adotar o que dá menos alegria terrena, mirando um objetivo maior ( e pela DE, o que é realmente importante).
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Então vc está se referindo somente a adoção.

Nunca me vi nessa situação mas tenho sérias dúvidas que adotaria uma criança, qualquer criança. Posso até estar enganada mas como não vivi, não sei.

Vou te dar um exemplo prático meu. Odeio hospitais, entrar em um é uma tortura mas tenho uma cunhada que está internada em estado de consciência mínima, foi abandonada por quase toda família e estava entrando num estágio de catatonia por solidão, apesar da minha aversão ao lugar consegui superar e estou sempre lá. Há dez anos, se vc me perguntasse eu diria que esse é o tipo de coisa que não faria.

Para adotar uma criança, qualquer criança, implica saber se vc está apto e isso em nada contraria o que é ensinado pela doutrina.
Editado pela última vez por salgueiro em 10 Jun 2009, 17:33, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Então vc está se referindo somente a adoção.

Nunca me vi nessa situação mas tenho sérias dúvidas que adotaria uma criança, qualquer criança. Posso até estar enganada mas como não vivi, não sei.

Sal...a questão do tópico não é SE adotaria ou não.
A adoção aqui é uma condição sine qua non.
Resta responder, se, nesta hipótese, a escolha seria coerente com o que reza a doutrina.

Vou te dar um exemplo prático meu. Odeio hospitais, entrar em um é uma tortura mas tenho uma cunhada que está internada em estado de consciência mínima, foi abandonada por quase toda família e estava entrando num estágio de catatonia por solidão, apesar da minha aversão ao lugar consegui superar e estou sempre lá. Há dez anos, se vc me perguntasse eu diria que esse é o tipo de coisa que não faria.

Isto é da vida. Eu nunca quis saber de crianças. Mas dizem que " me deixei" engravidar, porque era apenas um negação minha.
Acho que estas coisas são psicológicas~, com certeza. Não necessariamente metafísicas.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo, se encarnado, de forma consciente, o que importa é sua aptidão não o "estado " da criança.

O que vc tenta demonstrar é uma contradição que não existe dentro da doutrina.

Essa é a dificuldade, o desconhecimento dos princípios básicos.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Apo, se encarnado, de forma consciente, o que importa é sua aptidão não o "estado " da criança.

Importa, sim. Se defendemos e cremos que algumas coisas são como são ou tem um objetivo, o mínimo que se espera, é que se aja e escolha com coerência. Principalmente no caso de religiões que pregam julgamentos mediante tais escolhas.
Ou não há necessidade alguma de se "afiliar" a religiões, doutrinas, etc.

O que vc tenta demonstrar é uma contradição que não existe dentro da doutrina.

Essa é a dificuldade, o desconhecimento dos princípios básicos.

De novo o argumento do desconhecimento?
Vamos lá:
SE as vidas carnais existem com um propósito relativo à vida espiritual, a vida e as escolhas aqui se ligam, queiram ou não, a ela ( vida espiritual, reivindicada como real pela DE e seus dogmas).

A única contradição é que, para religiosos em geral, o que está no papel só vale enquanto no papel. Na hora do vamos ver, tentam desconectar uma coisa da outra de qualquer jeito.
Ou seja, religião é só fachada.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Sacre Couer

Importa sim, só porque vc assim o quer. O tópico foi montado com o objetivo final de demonstrar o seu ponto, só que ele é somente seu e não tem ligação com os ensinamentos da doutrina.

É lógico que vc tem que fazer uma escolha coerente, coerente com suas aptidões, isso é o que a doutrina ensina.

Viu, tô dizendo, já ouviu falar no "não julgeis", pois é, um dos ensinamentos. Julgamentos não existem dentro da doutrina.

Apo, prá quem achava que Kardec era o consolador, me poupe.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Sacre Couer

Importa sim, só porque vc assim o quer. O tópico foi montado com o objetivo final de demonstrar o seu ponto, só que ele é somente seu e não tem ligação com os ensinamentos da doutrina.

É lógico que vc tem que fazer uma escolha coerente, coerente com suas aptidões, isso é o que a doutrina ensina.

Aptidões são o quê?
A vida terrena não permite lembranças do que acontece na outra vida e se pauta pelo que aqui se apresenta pela nossa consciência. O que fomos antes não lembramos, e o que seremos depois não pode ser levado e conta nesta vida. Logo, a DE deve ter sentido apenas se pudermos estabelecer algum sentido entre o que se refere à evolução e aprimoramento neste lapso que passamos aqui encarnados. Isto demandaria escolhas aqui e agora que pudessem validar tal crescimento do espírito e quitação de ambos, no caso de adotado e adotante. Se não, serve pra quê?

Viu, tô dizendo, já ouviu falar no "não julgeis", pois é, um dos ensinamentos. Julgamentos não existem dentro da doutrina.

COMO ASSIM???? Tá brincando né?

Apo, prá quem achava que Kardec era o consolador, me poupe.

EIN? Tá sonhando, sal? O espiritismo é o consolador, coisa que a DE usurpou da Bíblia em proveito próprio.
Uma vez ( há alguns anos) me referi a Kardec comp consolador de forma irônica, já que ele delirou que aquela profecia era para ele e suas teorias.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Aptidões são o quê?
A vida terrena não permite lembranças do que acontece na outra vida e se pauta pelo que aqui se apresenta pela nossa consciência. O que fomos antes não lembramos, e o que seremos depois não pode ser levado e conta nesta vida. Logo, a DE deve ter sentido apenas se pudermos estabelecer algum sentido entre o que se refere à evolução e aprimoramento neste lapso que passamos aqui encarnados. Isto demandaria escolhas aqui e agora que pudessem validar tal crescimento do espírito e quitação de ambos, no caso de adotado e adotante. Se não, serve pra quê?

E é essa mesma consciência que deve decidir se vc está apto ou não a adotar uma criança, sadia ou deficiente. E quem disse que existe um relacionamento/quitação entre determinada criança e um indivíduo ? Isso é forçar a mão, as tintas. Não se pode fazer uma escolha dessas baseado somente em ser um ato "caridoso" quando o indivíduo sabe que não tem preparo para tanto.

Vou te dar outro exemplo meu. Minha mãe por x razões resolveu frequentar um hospital de cancêr infantil, minha primeira pergunta foi, tá maluca ? Eu sabia que ela não tinha a menor estrutura emocional para lidar com essa situação específica. Ela foi, uma vez. Trabalhou de outras formas para as crianças. :emoticon4:

Apo escreveu:COMO ASSIM???? Tá brincando né?

De modo algum.

Apo escreveu:EIN? Tá sonhando, sal? O espiritismo é o consolador, coisa que a DE usurpou da Bíblia em proveito próprio.
Uma vez ( há alguns anos) me referi a Kardec comp consolador de forma irônica, já que ele delirou que aquela profecia era para ele e suas teorias.

Vc estava falando comigo e lembro do que foi dito e como foi dito. :emoticon26:

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:Aptidões são o quê?

E é essa mesma consciência que deve decidir se vc está apto ou não a adotar uma criança, sadia ou deficiente.

Afinal, a aptidão é da nossa consciência ou faz parte da missão espiritual, extra-consciência?
Sou muito burra, porque não etendo onde as duas coisas se encaixam...

E quem disse que existe um relacionamento/quitação entre determinada criança e um indivíduo ?

E pra que servem a vinda à Terra e os "encontros" e "relacionamentos" aqui? Não é sabido que as coincidências ou escolhas não se tratam apenas de coicidências, e tudo tem um motivo? Ter um filho e adotar, assim como todas as nossas ações, uma vez encarnados, teriam uma razão e um sentido.
Ou estou enganada?

Isso é forçar a mão, as tintas. Não se pode fazer uma escolha dessas baseado somente em ser um ato "caridoso" quando o indivíduo sabe que não tem preparo para tanto.

Justamente quando não se tem preparo, não seria a hora de enfrentar tais situações de bom grado para que a evolução ocorra na vida espiritual?

Vou te dar outro exemplo meu. Minha mãe por x razões resolveu frequentar um hospital de cancêr infantil, minha primeira pergunta foi, tá maluca ? Eu sabia que ela não tinha a menor estrutura emocional para lidar com essa situação específica. Ela foi, uma vez. Trabalhou de outras formas para as crianças. :emoticon4:

Sim, e que isto que dizer?

Apo escreveu:COMO ASSIM???? Tá brincando né?

De modo algum.

Já esqueceu que Kardec achava os negros e outras raças espíritos inferiores?
O simples fato dele "codificar" e rotular comportamentos e raças de acordo com uma hierarquia já é um julgamento.

Apo escreveu:EIN? Tá sonhando, sal? O espiritismo é o consolador, coisa que a DE usurpou da Bíblia em proveito próprio.

Vc estava falando comigo e lembro do que foi dito e como foi dito. :emoticon26:
[/quote]

Eu fiz um tópico perguntando se Kardec era o consolador ou coisa assim. Mas não lembro direito.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O duro é que vc faz uma salada muito louca.

Apo escreveu:Afinal, a aptidão é da nossa consciência ou faz parte da missão espiritual, extra-consciência?
Sou muito burra, porque não etendo onde as duas coisas se encaixam...

Encarnado, sim, é da nossa consciência. Nosso aprendizado (missão espiritual, ninguém merece) é delineado, veja bem delineado na espiritualidade.

Apo escreveu:E pra que servem a vinda à Terra e os "encontros" e "relacionamentos" aqui? Não é sabido que as coincidências ou escolhas não se tratam apenas de coicidências, e tudo tem um motivo? Ter um filho e adotar, assim como todas as nossas ações, uma vez encarnados, teriam uma razão e um sentido.
Ou estou enganada?

Até que enfim ... está correta. :emoticon4:

Apo escreveu:Justamente quando não se tem preparo, não seria a hora de enfrentar tais situações de bom grado para que a evolução ocorra na vida espiritual?

Depende do preparo. Fazendo uma analogia tosca se o cara só tem condições de ser açougueiro por falta de destreza/controle manual, não adianta se forçar a ser neurocirurgião.

A evolução ocorre em cada momento que vc "aprende" algo seja no contexto moral ou intelectual. Ela acontece nos dois "mundos".

Sim, e que isto que dizer?

Que ela não tinha o preparo necessário, naquele momento, para atuar daquela forma. Existem várias maneiras de se alcançar o mesmo fim.

Já esqueceu que Kardec achava os negros e outras raças espíritos inferiores?
O simples fato dele "codificar" e rotular comportamentos e raças de acordo com uma hierarquia já é um julgamento.

Essa vc já está cansada de saber a resposta ou quer que eu chame o Botanico :emoticon12: . Tem outro ?

Eu fiz um tópico perguntando se Kardec era o consolador ou coisa assim. Mas não lembro direito

Vc afirmou que era e eu te expliquei quem era.

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Apo, juro que tento entender as suas colocações ... vc por acaso parte do princípio que um espírita é "melhor", mais bonzinho ou mais generoso que outra pessoa que não o seja ?? Só pode para fazer esse tipo de colocação.

Eu, por escolha própria jamais escolheria uma criança deficiente, não sou melhor do que ninguém, pelo contrário nào tenho pudor nenhum em reconhecer que existe gente muito "melhor" do que eu em termos de bondade e generosidade.

Espírita que se acha "melhor" do que outrem por ser espírita é um babaca que nem conhece os ensinamentos daquilo que se diz.

Não estou falando de julgamentos. Quero saber se, acreditando nos dogmas da doutrina ( que explica tudo e coloca algumas deficiências como falhas ou provação), um espírita se submete à vontade divina e ajuda os sofredores a passarem a sua evolução. Para tal, pai e mãe teriam que suportar a dor e a perda, já que faz parte do processo todo.

Se você não escolhe um deficiente, está, quem sabe, negando que seria este o seu papel na Terra. Por que fugir dele? Afinal, se todos os espíritas são caridosos, não tem como se safarem desta parte deles no trabalho espiritual.
Deficientes existem por uma determinação divina e alguém precisa aceitar esta provação junta a eles.

Só uma correção, Apo: a DE não é considerada religião pois não possui dogmas
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Segundo a DE, não são os pais quem escolhem a criança, mas a criança que escolhe os pais, logo, os pais vão adotar a criança que os escolheu para tal.
marta

marta

Mensagem por marta »

Afinal, o que é LE??
marta

Reid
Gênero: Masculino

Mensagem por Reid »

marta escreveu:Afinal, o que é LE??

Livro Espirita? :emoticon16:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:Afinal, o que é LE??

Livro dos Espíritos, marta.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:Só uma correção, Apo: a DE não é considerada religião pois não possui dogmas

Hummm .... possui um dogma.

Deus, esse é para todo o universo espírita.

Espírito, é somente para aqueles que não passam por fenômenos mediúnicos.

Reencarnação, é somente para aqueles que não lembram de encarnações passadas.

Reid
Gênero: Masculino

Mensagem por Reid »

se no espiritismo diz q devemos pagar por erros passados

aonde ou qm ou oq começou o erro? :emoticon26:

Trancado