Destruindo o espiritismo (definitivo)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Destruindo o espiritismo (definitivo)

Mensagem por Jack Torrance »

Gigaview escreveu:
E se você procurar por William Crookes, verá até fotografias publicadas em Revistas Científicas de renome, do jeito que vocês bem gostam.

Leafar, pelo visto você não conhece a história de Crookes e seu envolvimento íntimo com a médium Florence Cook que manifestava o espírito de Katie King em sessões de materialização surpreendentemente realistas, a ponto de o "espírito" ser capaz de tocar e de ser tocado pelos presentes. Abaixo as fotos de Florence Cook e de Kate King materializada:

Imagem
Reparem a semelhança entre a médium e o espírito.

Willian Crookes tinha um caso amoroso com a médium e tudo indica que acobertava suas performances de materialização fraudulentas. Um caso inédito de ménage au trois com uma parceira espiritual !!!!
http://www.ceticismoaberto.com/referenc ... ieking.htm

Imagem

Crookes está de braços dados com King inteiramente materializada. Palavras de Crookes:

"Eu participei de uma sessão ocorrida na última noite em Hackney (Londres, 29 de março de 1874). Katie nunca apareceu com uma perfeição maior, e por quase duas horas andou sobre o quarto, conversando familiarmente com os aqueles presentes. Em diversas ocasiões examinou meu braço ao andar, e a impressão que fica em minha minha mente é que era uma mulher viva ao meu lado, em vez de um visitante do outro mundo... O Sr. Volckman ficará satisfeito em saber que eu posso corroborar sua opinião que o "fantasma" era um ser tão material quanto a senhorita Cook. Crookes em seu livro Researches into the Phenomena of Modern Spiritualism.

Como é que tem gente que acredita nesse tipo de besteira?????? Incrível.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg453595
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Jack Torrance
Contato:

Re: Destruindo o espiritismo (definitivo)

[Botanico]Isso não prova nada. O espírito poderia ser, muito bem, um sósia da médium.[/Botanico]
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Não lembro de ter visto a foto da materialização ao lado da medium neste caso.

No da irmã josefa, também não há com certeza pois tive acesso às fotos.

Pelo visto, a meterialização quase sempre se parece com a medium.

Isso, obviamente, não é prova de nada... :emoticon12:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

Bem, suponho que os cavalheiros acima queiram que eu dê mais um pitaco dos muitos que já dei sobre esse assunto. Se não desse mais trabalho, procuraria pelo que já escrevi neste fórum e faria um corte e cole... Mas vamos lá.

Ao ver o título, minha reação foi bocejar: lá vem mais do mesmo. Só não tentei adivinhar qual seria este mais do mesmo.

Então pela ENÉSIMA VEZ descobriram os valorosos céticos que em algumas fotos, havia alguma semelhança entre a médium e a fantasma... Ah! Importante: com relação a espíritos, GARANTE A COMUNIDADE CÉTICA EM PESO QUE FOTOGRAFIAS NADA PROVAM. Ah! Mas quando algum valoroso cético supõe que certas fotos dão indícios de fraudes, AGORA SIM AS FOTOS (P&B, TOSCAS, DESFOCADAS, MAL FEITAS, ETC E TAL) PROVAM TUDO. Assim é a forma de pensar da comunidade cética.

Então, pela ENÉSIMA VEZ supuseram os valorosos céticos que Crookes e Florence Cook tivessem sido amantes... Bem, pelas fotos já se dá para ver que a médium não era nenhuma chuchu-beleza. Mesmo assim tinha um filtro, um feromônio poderosíssimo, capaz de fazer todos à sua volta se apaixonarem por ela... Sim, pois fala-se do Crookes, mas havia também Cronwell Varley, Gully, Seargent Cox, Aksakof e outros tantos homens... Eu deveria esperar que a comunidade cética se pronunciasse, pois tanto quanto me lembre, só se fala de paixão entre Crookes e Florence, mas vou me adiantar: a comunidade cética garante que TODOS esses homens também ficaram apaixonados pela médium.

E vamos piorar a coisa: também havia Florence Marriat e até a esposa do próprio Crookes: elas TAMBÉM ficaram apaixonadas pela médium e falaram maravilhas dela! Então a comunidade cética GARANTE que entre elas houve fortíssima paixão. Certo?

Bem, assim pensam os VERDADEIROS CÉTICOS QUE AQUI MILITAM E TAMBÉM OS DE FORA.

Pena que eu seja um crédulo estúpido e, indo de encontro ao verdadeiro pensamento cético que norteia sua valorosa comunidade, OUSE PERGUNTAR: MAS QUAIS SÃO AS PROVAS DESSA PAIXÃO COLETIVA? Por que todos esses homens não se divorciaram de suas esposas e a pediram e casamento e não disputaram duelos de morte entre eles para ver quem ficava com ela? E por que também as mulheres não tentaram ser amantes delas?

Cavalheiros céticos, dá para parar por aqui e partir para o próximo ponto que garantirá a destruição definitiva do Espiritismo?

Jack Torrance
Contato:

Falou prá cacete e não disse porra nenhuma. Típico.

É óbvio que tudo aquilo lá foi armação, veja as fotos.

Não me interessa se ela deu prá um monte de caras ou teve briga de aranhas com outras mulheres. Também não me interesse o que diabos disse a comunidade cética.

marta

Mensagem por marta »

Deus não acerta uma, porra! Se era pra ficar nesse vai e volta, pra que morrer??
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:Falou prá cacete e não disse porra nenhuma. Típico.

Eu já não tenho mais o que dizer, Torrada. E nem tô a fins de dizer mais nada. Eu quero é que VOCÊS ME DIGAM. Se o argumento é este, então que me apresentem as provas do mesmo. Ah! Os céticos também não têm provas? Tudo bem, então que me apresentem os raciocínios plausíveis de como a coisa teria se passado, sem recorrer a coisas nada plausíveis, tais como paixão coletiva, burrice coletiva, ingenuidade coletiva, alucinações coletivas, truques e invenções abracabradantes que nem o Randi consegue descobrir...

Jack Torrance escreveu:É óbvio que tudo aquilo lá foi armação, veja as fotos.

Tá... E quando as fotos da MESMA MÉDIUM não se parece com a da fantasma? E como é que fica quando a médium produz uma fantasma com características distintas dela? A Florence Marriat reconheceu numa forma fantasma a sua filha falecida ainda bebê, pois esta se mostrou com a mesma deformação que tinha nos lábios, embora se mostrasse agora como uma moça. Além disso, nessa sessão, a médium expôs-se para fora do gabinete, dizendo não passar bem e aí TODOS VIRAM A MÉDIUM E A FANTASMA AO MESMO TEMPO. Acho que essa médium teve MUITO trabalho para ganhar tão poucos caraminguás... Mas a comunidade cética.

Jack Torrance escreveu:Não me interessa se ela deu prá um monte de caras ou teve briga de aranhas com outras mulheres. Também não me interesse o que diabos disse a comunidade cética.

Então me apresente OS SEUS argumentos, escritos de seu próprio punho, comentando em minúcias as suas ponderações e motivos e aí podemos tentar alguma conversa. Mas se corta e cola o que se disse em algum fórum cético, site cético, livro cético, etc e tal, então vou supor que sua argumentação não é sua, mas que concorda com o que se disse nesses lugares e por isso falarei em comunidade cética sim senhor. Ah! Até hoje essa comunidade cética JAMAIS apresentou qualquer prova ou indício de que a médium houvesse se envolvido com outros homens além do seu marido. Mas como sempre, querem que a gente prove e eles não se acham nesta obrigação. Só que nesta eu não caio.

Jack Torrance
Contato:

É o seguinte: essa foto que eu postei é fraude, já que nem você a defende (demonstrando, dessa vez, bom senso). A partir do momento que o charlatão começa a demonstrar a farsa, fica difícil levá-lo a sério; como foi o caso dessa foto que postei.

O resto é tudo relato, da mesma forma que o milagre lá em Portugal e tantos outros que escutamos por aí.

E de novo: não me interessa se ela deu prá um monte de caras ou teve briga de aranhas com outras mulheres. Também não me interesse o que diabos disse a comunidade cética.

A foto já fala por si só, com ou sem amantes.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:É o seguinte: essa foto que eu postei é fraude, já que nem você a defende (demonstrando, dessa vez, bom senso). A partir do momento que o charlatão começa a demonstrar a farsa, fica difícil levá-lo a sério; como foi o caso dessa foto que postei.

Torrada, é o seguinte:
Olhe com bastante atenção às fotos e veja se não nota algumas dessemelhanças entre a médium e a fantasma. Repare no septo nasal da médium e veja se é igual ao septo nasal da fantasma. Reveja o rosto, os olhos, sobrancelhas... Isso quanto às fotos.

Jack Torrance escreveu:O resto é tudo relato, da mesma forma que o milagre lá em Portugal e tantos outros que escutamos por aí.

E de novo: não me interessa se ela deu prá um monte de caras ou teve briga de aranhas com outras mulheres. Também não me interesse o que diabos disse a comunidade cética.

A foto já fala por si só, com ou sem amantes.

Sabe, Torrada, um dos graves problemas causados pela fé é exatamente isso: basta um montinho de areia no caminho para que o cara cheio de fé veja nele um Monte Everest... Bastou que um ponto da Teoria Evolucionista pareça obscuro para que os Criacionistas vejam dizer que TODA a Teoria Evolucionista está errada. Eles coam mosquitos aqui e ali para desacreditar a Evolução, mas suas teorias criacionistas tem falhas enormes e não ligam de engolir camelos volumosos, grotescos e indigestos. Isso é o poder da fé.

A MESMA coisa são as fotos acima... Se a fantasma não se assemelhasse à médium, então NADA PROVARIAM. Mas como há uma LIGEIRA semelhança, então agora provam a fraude... Até parece que Crookes e os outros não teriam pensado nisso. Os céticos garantem que não, mas ele próprio disse que sim. Ele tomou a fantasma nos braços, mediu seu pulso, auscultou os pulmões, notou que as orelhas não eram furadas (a médium usava brincos, como se vê na foto), o cabelo era castanho claro, enquanto que o da médium era castanho escuro, puxou esses cabelos para ver se não era peruca... Ao vivo e a cores, eles notaram as dessemelhanças. Mas a fé cética exige...

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Torrada, é o seguinte:
Olhe com bastante atenção às fotos e veja se não nota algumas dessemelhanças entre a médium e a fantasma. Repare no septo nasal da médium e veja se é igual ao septo nasal da fantasma. Reveja o rosto, os olhos, sobrancelhas... Isso quanto às fotos.

Tá na cara que as duas pessoas são praticamente irmãs gêmeas idênticas. O melhor que você pode fazer é dizer que elas são sósias.

Botanico escreveu:A MESMA coisa são as fotos acima... Se a fantasma não se assemelhasse à médium, então NADA PROVARIAM. Mas como há uma LIGEIRA semelhança, então agora provam a fraude...

Quem está com fé aqui é você. Agora você só vê uma ligeira semelhança. Tá bem óbvio que é a mesma pessoa. Isso é bem lógico.

Botanico escreveu:Até parece que Crookes e os outros não teriam pensado nisso. Os céticos garantem que não, mas ele próprio disse que sim. Ele tomou a fantasma nos braços, mediu seu pulso, auscultou os pulmões, notou que as orelhas não eram furadas (a médium usava brincos, como se vê na foto), o cabelo era castanho claro, enquanto que o da médium era castanho escuro, puxou esses cabelos para ver se não era peruca... Ao vivo e a cores, eles notaram as dessemelhanças. Mas a fé cética exige...

Isso são relatos e só. Do mesmo modo que tem gente que relata que viajou em discos voadores, que tocou nos ETs, etc. E o mesmo prá gente que já viu e tocou diversos seres míticos. Lá no Amazonas tem até filhos do Boto... :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Torrada, é o seguinte:

Jack Torrance escreveu:Tá na cara que as duas pessoas são praticamente irmãs gêmeas idênticas. O melhor que você pode fazer é dizer que elas são sósias.

Torrada, é o seguinte: lembro-me de ter visto num site, mas não o encontrei mais, onde diziam que Crookes estava apaixonado não pela médium ou pela fantasma, mas pela IRMÃ GÊMEA da médium. Só tem um problema: a médium NÃO TINHA IRMÃ GÊMEA. Ela tinha uma irmã, Kate Cook, que eventualmente participava das sessões e era TRÊS ANOS MAIS NOVA e NÃO SE PARECIA COM A Florence. Mas que burrada da médium: foi arrumar logo uma SÓSIA para imitar uma fantasma. O mais lógico fosse que arrumasse uma bem diferente ou melhor ainda um homem, porque aí ninguém poderia dizer que era ela disfarçada...
As fotos 1, 3 e 4 são da FANTASMA, note que nestas sim elas são a mesma cara. A foto 2 é uma foto autêntica da médium e eu lhe falei para fazer as comparações com esta. Olha meu: nas fotos que tenho de mim mesmo na mesma idade, A MINHA CARA NÃO MUDOU. Era sempre a mesma. Agora eu vejo dessemelhanças nessas fotos, mas os céticos me garante (e você também) que são TODAS IDÊNTICAS. Será que estou com um problema de alucinação?

Botanico escreveu:A MESMA coisa são as fotos acima... Se a fantasma não se assemelhasse à médium, então NADA PROVARIAM. Mas como há uma LIGEIRA semelhança, então agora provam a fraude...

Jack Torrance escreveu:Quem está com fé aqui é você. Agora você só vê uma ligeira semelhança. Tá bem óbvio que é a mesma pessoa. Isso é bem lógico.

Não está bem óbvio para mim, pois como eu disse há diferenças nas fotos, as quais não esperaria que houvesse se fossem de fato A MESMA PESSOA.

Botanico escreveu:Até parece que Crookes e os outros não teriam pensado nisso. Os céticos garantem que não, mas ele próprio disse que sim. Ele tomou a fantasma nos braços, mediu seu pulso, auscultou os pulmões, notou que as orelhas não eram furadas (a médium usava brincos, como se vê na foto), o cabelo era castanho claro, enquanto que o da médium era castanho escuro, puxou esses cabelos para ver se não era peruca... Ao vivo e a cores, eles notaram as dessemelhanças. Mas a fé cética exige...

Jack Torrance escreveu:Isso são relatos e só. Do mesmo modo que tem gente que relata que viajou em discos voadores, que tocou nos ETs, etc. E o mesmo prá gente que já viu e tocou diversos seres míticos. Lá no Amazonas tem até filhos do Boto... :emoticon12:

Claro, os relatos só valem se confirmarem a fé cética. Um jornalista que diz ter sido amante da médium e que ela lhe confessou ter enganado o cientista com truques bobos e infantis é UM RELATO plenamente acatado e aceito pela comunidade cética. E esta me garante que o jornalista NÃO TERIA MOTIVOS PARA MENTIR. Só que até agora ninguém me disse quais teriam sido os motivos que Crookes teria para mentir e não só ele: todos os outros que o acompanhavam e que fizeram testes independentes. Por que esse pessoal iria mentir em defesa de uma coisa que só os fazia passar ridículo perante os colegas cientistas? Se fosse por uma coisa que lhes enchessem as burras, vá lá... Mas não era o caso.

E eu adoro essa estratégia cética: este relato é a mesma coisa que filhos de boto, unicórnios, fadas, duendes... Por isso não levo os céticos a sério.

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Torrada, é o seguinte: lembro-me de ter visto num site, mas não o encontrei mais, onde diziam que Crookes estava apaixonado não pela médium ou pela fantasma, mas pela IRMÃ GÊMEA da médium. Só tem um problema: a médium NÃO TINHA IRMÃ GÊMEA. Ela tinha uma irmã, Kate Cook, que eventualmente participava das sessões e era TRÊS ANOS MAIS NOVA e NÃO SE PARECIA COM A Florence. Mas que burrada da médium: foi arrumar logo uma SÓSIA para imitar uma fantasma. O mais lógico fosse que arrumasse uma bem diferente ou melhor ainda um homem, porque aí ninguém poderia dizer que era ela disfarçada...
As fotos 1, 3 e 4 são da FANTASMA, note que nestas sim elas são a mesma cara. A foto 2 é uma foto autêntica da médium e eu lhe falei para fazer as comparações com esta. Olha meu: nas fotos que tenho de mim mesmo na mesma idade, A MINHA CARA NÃO MUDOU. Era sempre a mesma. Agora eu vejo dessemelhanças nessas fotos, mas os céticos me garante (e você também) que são TODAS IDÊNTICAS. Será que estou com um problema de alucinação?

Agora você vai ficar nessa tosqueira de dizer que são parecidas e não são a mesma pessoa. Tá na cara que são a mesma pessoa. Não vi diferença nenhuma no que você disse. Não sei o porquê de sua teimosia em não admitir isso.

O melhor que tem a fazer é dizer que o espírito se parece, e muito, com a médium, a ponto de parecer uma sósia e tanto.

Botanico escreveu:Não está bem óbvio para mim, pois como eu disse há diferenças nas fotos, as quais não esperaria que houvesse se fossem de fato A MESMA PESSOA.

Só você vê essa diferença por meio de uma vontade muito grande de acreditar. Qual o problema de admitir que são parecidas e nesse caso uma suposta fraude?

Botanico escreveu:Claro, os relatos só valem se confirmarem a fé cética. Um jornalista que diz ter sido amante da médium e que ela lhe confessou ter enganado o cientista com truques bobos e infantis é UM RELATO plenamente acatado e aceito pela comunidade cética. E esta me garante que o jornalista NÃO TERIA MOTIVOS PARA MENTIR. Só que até agora ninguém me disse quais teriam sido os motivos que Crookes teria para mentir e não só ele: todos os outros que o acompanhavam e que fizeram testes independentes. Por que esse pessoal iria mentir em defesa de uma coisa que só os fazia passar ridículo perante os colegas cientistas? Se fosse por uma coisa que lhes enchessem as burras, vá lá... Mas não era o caso.

Quem disse que o ele não teria motivos para mentir? Isso é problema da comunidade cética.

Relatos por relatos não são provas de nada. Existe tambem relatos de seres míticos que visitaram pessoas, que tocaram em pessoas, gente que lutou com lobisomem, etc. E todo um grupo de pessoas acredita e tem certeza disso tudo, porque vivenciou. E o mesmo para o Milagre de Fátima.

Botanico escreveu:E eu adoro essa estratégia cética: este relato é a mesma coisa que filhos de boto, unicórnios, fadas, duendes... Por isso não levo os céticos a sério.

Explique-me por que filhos de boto, unicórnios, etc. não merecem a mesma credibilidade que espíritos? Falam-se em espíritos da floresta da mesma forma que elfos e gnomos. Da mesma forma que há relatos de espíritos no mundo inteiro, há relatos de dragões (e suas variantes) também: na Europa medieval, na China, no Brasil (Boitatá), etc. Seriam eles falsos?
Editado pela última vez por Jack Torrance em 12 Jun 2009, 16:59, em um total de 1 vez.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

A DE deveria se precaver, codificando que, para cada rosto humano encarnado, há sósias no mundo espiritual. Ninguém mandou não pensar nisto.
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:Agora você vai ficar nessa tosqueira de dizer que são parecidas e não são a mesma pessoa. Tá na cara que são a mesma pessoa. Não vi diferença nenhuma no que você disse. Não sei o porquê de sua teimosia em não admitir isso.

Bem, eu aqui, olhando a foto 2, notei que a médium tem o septo nasal mais saliente, ou seja, eu vejo uma projeção dele sobre o lábio superior. Olhando as fotos da fantasma, NÃO HÁ SEPTO SALIENTE. Ele simplesmente sumiu. Acho estranho acontecer uma coisa dessas, por mais semelhanças que se mostre o resto. Também notei que as sobrancelhas da médium parecem menos extensas, enquanto que as da fantasma avançam mais. Talvez se garimpasse mais eu achasse outras diferenças, mas não vou perder meu tempo com isso.

Jack Torrance escreveu:O melhor que tem a fazer é dizer que o espírito se parece, e muito, com a médium, a ponto de parecer uma sósia e tanto.

Há também uma explicação espírita para isso, mas não vem ao caso.

Jack Torrance escreveu:Só você vê essa diferença por meio de uma vontade muito grande de acreditar. Qual o problema de admitir que são parecidas e nesse caso uma suposta fraude?

Bom, já apontei as diferenças que notei. Vejamos se você me prova que elas não existem.
Quanto à suposta fraude, há muito venho me perguntando ao pessoal cético COMO a fraude feita. Tomando as fotos pelo valor de face apresentado pela comunidade cética, supõem-se então que a médium se disfarçou de fantasma e enganou aos trouxas... Bem, agora começa uma série de problemas aos quais os céticos fazem de conta que não existem, pois senão entorna o caldo.
1) Se ela enganou aquele bando de trouxas, então quer dizer que não estavam macomunados com nenhuma fraude. E eu aqui pergunto: _ Como é que ao vivo e a cores ninguém teria reparado na suposta grande semelhança? Quem então substituiu a médium quando Crookes viu ela e a fantasma juntas? Rosina Showers foi uma moça que de início atuou junto com a Florence em alguma sessões. Crookes testou as duas, dentro das condições por elas exigidas. Em umas quatro sessões, ele viu que com a Florence valia a pena trabalhar. Motivo: a fantasma produzida por ela ERA DISTINTA DA MÉDIUM. Já no caso da Showers, Crookes não ficou satisfeito. Fez oito sessões, depois mais oito e não gostou do que viu: a fantasma por ela produzida ERA SEMPRE IGUAL À MÉDIUM EM TUDO. O que o levou a desconfiar de que ela era uma fraude. Pressionada, ela acabou confessando que fraudava porque a mãe dela era uma fanática espiritualista e ficaria arrasada se soubesse a verdade. No fim ela acabou sendo desmascarada numa sessão. Isso mostra que Crookes era desconfiado e não um crédulo babaca como insiste a comunidade cética.

2) Se estavam macomunados com a fraude, então não foram enganados. Aí então, já que iam fazer fotos e sessões montadas, então poderiam apresentar não uma, mas dúzias de fantasmas, homens e mulheres e até crianças... Ficaria muito mais bacana, não? Incompetência deste pessoal fantasiar a médium ou arrumar uma sósia para fazer fotos... O problema é: o que iam ganhar com isso? Com que cara ficariam Crookes e os outros se algum colega cientista casca-grossa se metesse no meio deles disposto a conferir os fatos?

Os céticos, ao menos estes que conheço ou dos quais ouvi falar, NÃO TÊM POR PROPÓSITO A BUSCA DA VERDADE. O que eles têm, assim como os cristãos, é FÉ. Assim como um testemunha de jeová aprendeu que o Corpo Governante é quem fala com Deus diretamente e retransmite as ordens divina e por isso não se pode duvidar dele, o cético aprendeu em algum momento da sua vida a valorizar o cientificismo e entender que NADA pode existir que contrarie as leis naturais (que por sinal, conhecem TODAS).

Jack Torrance escreveu:Quem disse que o ele não teria motivos para mentir? Isso é problema da comunidade cética.

Ué? E não é dela que você está tirando suas informações, deduções e conclusões? Até agora você não me apresentou aqui um raciocínio novo, vindo de sua mente iluminada. Estou no aguardo.

Jack Torrance escreveu:Relatos por relatos não são provas de nada. Existe tambem relatos de seres míticos que visitaram pessoas, que tocaram em pessoas, gente que lutou com lobisomem, etc. E todo um grupo de pessoas acredita e tem certeza disso tudo, porque vivenciou. E o mesmo para o Milagre de Fátima.

Relatos não são provas de nada para os que têm preguiça de pensar e analisar a coisa. Então Crookes fez experimentos, coletou os dados, montou tudo e publicou o que fez. É um relato, diz você? Ora, QUALQUER trabalho científico também é um relato do que o cientista fez. No máximo ele pode ser repetido eventualmente, se as condições ainda existirem. Há também coisas que são relatos, mas como não contrariam a fé cética ou científica, então ninguém os contesta. Se teve a audácia de dar a cara para bater, suponho que o fez porque tinha certeza de que não fora enganado e nem estava apaixonado por médium algum (ele também validou médiuns homens _ estaria apaixonado por eles também?). O relato de Crookes me merece mais confiança por causa de coisas assim e não por causa de uma suposta fé minha.

Já no caso dos céticos, eles aceitam o relato lá do jornalista Jules Bois, que disse ter sido amante da médium e que esta lhe confessara ter enganado o cientista com truques bobos e infantis. Os céticos só aceitam esse relato POR FÉ pois:
1) Jules Bois disse que testou os truques bobos e infantis e confirmou a plena viabilidade deles... MAS NÃO DISSE QUAIS FORAM esses truques bobos e infantis e os céticos não acham falta disso.
2) Bois só falou isso em 1912, quando a médium já havia falecido e não havia ninguém para desmenti-lo. Muito conveniente.
3) Outro cara, Francis Anderson, contou um caso semelhante, onde o amante teria sido ele. E o valoroso cético Trevor Hall jura que ele não teria motivos para mentir. E daí então desenvolveu a tese de que Crookes e Florence teriam sido amantes...

Pode ser presunção minha, mas será que eu tenho capacidade de pensar e os céticos não? Vejamos se com você eu tenha mais sorte. Talvez você me demonstre onde estou errado e traga novas contribuições, já que dos outros céticos não posso esperar mais nada.

Jack Torrance escreveu:Explique-me por que filhos de boto, unicórnios, etc. não merecem a mesma credibilidade que espíritos? Falam-se em espíritos da floresta da mesma forma que elfos e gnomos. Da mesma forma que há relatos de espíritos no mundo inteiro, há relatos de dragões (e suas variantes) também: na Europa medieval, na China, no Brasil (Boitatá), etc. Seriam eles falsos?

Tanto quanto eu saiba, NENHUM CIENTISTA TESTOU OU VERIFICOU QUALQUER DOS CASOS CITADOS ACIMA. Já no caso dos espíritos, ou pelo menos quando se chegou a eles como única causa plausível dos fenômenos mediúnicos, mais de 200 cientistas fizeram experimentos ao longo de 80 anos, com vários médiuns. Acho muito improvável tanta gente ter tido tanto trabalho para uma coisa que é igual a unicórnios & Cia Bela.

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Bem, eu aqui, olhando a foto 2, notei que a médium tem o septo nasal mais saliente, ou seja, eu vejo uma projeção dele sobre o lábio superior. Olhando as fotos da fantasma, NÃO HÁ SEPTO SALIENTE. Ele simplesmente sumiu. Acho estranho acontecer uma coisa dessas, por mais semelhanças que se mostre o resto. Também notei que as sobrancelhas da médium parecem menos extensas, enquanto que as da fantasma avançam mais. Talvez se garimpasse mais eu achasse outras diferenças, mas não vou perder meu tempo com isso.

Botanico escreveu:Há também uma explicação espírita para isso, mas não vem ao caso.

Botanico escreveu:Bom, já apontei as diferenças que notei. Vejamos se você me prova que elas não existem.

É mais fácil dizer que é uma sósia espiritual. No mundo natural é normal existir sósias, no espiritual também; inclusive existindo sósias daqui com o de lá.

Você se agarrou num detalhe que não existe e já tá tornando a coisa ridícula.

Botanico escreveu:Quanto à suposta fraude, há muito venho me perguntando ao pessoal cético COMO a fraude feita. Tomando as fotos pelo valor de face apresentado pela comunidade cética, supõem-se então que a médium se disfarçou de fantasma e enganou aos trouxas... Bem, agora começa uma série de problemas aos quais os céticos fazem de conta que não existem, pois senão entorna o caldo.
1) Se ela enganou aquele bando de trouxas, então quer dizer que não estavam macomunados com nenhuma fraude. E eu aqui pergunto: _ Como é que ao vivo e a cores ninguém teria reparado na suposta grande semelhança? Quem então substituiu a médium quando Crookes viu ela e a fantasma juntas?

É evidente a semelhança. Se esses detalhes que você diz ter realmente existisse, as pessoas notariam a semelhança. Mas são sósias, um do além e outra do terreno.

Botanico escreveu:Rosina Showers foi uma moça que de início atuou junto com a Florence em alguma sessões. Crookes testou as duas, dentro das condições por elas exigidas. Em umas quatro sessões, ele viu que com a Florence valia a pena trabalhar. Motivo: a fantasma produzida por ela ERA DISTINTA DA MÉDIUM. Já no caso da Showers, Crookes não ficou satisfeito. Fez oito sessões, depois mais oito e não gostou do que viu: a fantasma por ela produzida ERA SEMPRE IGUAL À MÉDIUM EM TUDO. O que o levou a desconfiar de que ela era uma fraude. Pressionada, ela acabou confessando que fraudava porque a mãe dela era uma fanática espiritualista e ficaria arrasada se soubesse a verdade. No fim ela acabou sendo desmascarada numa sessão. Isso mostra que Crookes era desconfiado e não um crédulo babaca como insiste a comunidade cética.

Não entendi: numa hora a fantasma era igual, noutra diferente?

Botanico escreveu:2) Se estavam macomunados com a fraude, então não foram enganados. Aí então, já que iam fazer fotos e sessões montadas, então poderiam apresentar não uma, mas dúzias de fantasmas, homens e mulheres e até crianças... Ficaria muito mais bacana, não? Incompetência deste pessoal fantasiar a médium ou arrumar uma sósia para fazer fotos... O problema é: o que iam ganhar com isso? Com que cara ficariam Crookes e os outros se algum colega cientista casca-grossa se metesse no meio deles disposto a conferir os fatos?

Já vi casos de pessoas que diziam ter algo de sobrenatural na vida delas, e era uma coisa tão braba o que acontecia com elas que você se pergunta: por qual motivo ela faria isso?

Tinha um caso que eu vi no Ratinho onde uma família sofria com a ação do além. Diziam os vizinhos que o telhado tremia e os moradores da casa apareciam com cortes no corpo. Depois descobriram que era armação. Por qual motivo alguém se cortaria?

Botanico escreveu:Os céticos, ao menos estes que conheço ou dos quais ouvi falar, NÃO TÊM POR PROPÓSITO A BUSCA DA VERDADE. O que eles têm, assim como os cristãos, é FÉ. Assim como um testemunha de jeová aprendeu que o Corpo Governante é quem fala com Deus diretamente e retransmite as ordens divina e por isso não se pode duvidar dele, o cético aprendeu em algum momento da sua vida a valorizar o cientificismo e entender que NADA pode existir que contrarie as leis naturais (que por sinal, conhecem TODAS).

O mesmo prá quem não aceita que tal coisa pode ser uma fraude.

Botanico escreveu:Ué? E não é dela que você está tirando suas informações, deduções e conclusões? Até agora você não me apresentou aqui um raciocínio novo, vindo de sua mente iluminada. Estou no aguardo.

Que diabos de comunidade cética que eu tô tirando minhas conclusões? Poderia dar o nome dessa comunidade e demonstrar um paralelo de conclusões prá provar isso?

Botanico escreveu:Relatos não são provas de nada para os que têm preguiça de pensar e analisar a coisa. Então Crookes fez experimentos, coletou os dados, montou tudo e publicou o que fez. É um relato, diz você? Ora, QUALQUER trabalho científico também é um relato do que o cientista fez. No máximo ele pode ser repetido eventualmente, se as condições ainda existirem. Há também coisas que são relatos, mas como não contrariam a fé cética ou científica, então ninguém os contesta. Se teve a audácia de dar a cara para bater, suponho que o fez porque tinha certeza de que não fora enganado e nem estava apaixonado por médium algum (ele também validou médiuns homens _ estaria apaixonado por eles também?). O relato de Crookes me merece mais confiança por causa de coisas assim e não por causa de uma suposta fé minha.

Uma coisa é um trabalho científico, outra é um relato (fulano viu um fantasma em casa, viu disco voador, duendes, etc.).

O grande problema é quando foi realizado os trabalhos científicos sobre o espiritismo. E ninguém mais os reproduz hoje (ou por falta de interesse ou por não haver condições de realização).

Botanico escreveu:Já no caso dos céticos, eles aceitam o relato lá do jornalista Jules Bois, que disse ter sido amante da médium e que esta lhe confessara ter enganado o cientista com truques bobos e infantis. Os céticos só aceitam esse relato POR FÉ pois:
1) Jules Bois disse que testou os truques bobos e infantis e confirmou a plena viabilidade deles... MAS NÃO DISSE QUAIS FORAM esses truques bobos e infantis e os céticos não acham falta disso.
2) Bois só falou isso em 1912, quando a médium já havia falecido e não havia ninguém para desmenti-lo. Muito conveniente.
3) Outro cara, Francis Anderson, contou um caso semelhante, onde o amante teria sido ele. E o valoroso cético Trevor Hall jura que ele não teria motivos para mentir. E daí então desenvolveu a tese de que Crookes e Florence teriam sido amantes...

Pode ser presunção minha, mas será que eu tenho capacidade de pensar e os céticos não? Vejamos se com você eu tenha mais sorte. Talvez você me demonstre onde estou errado e traga novas contribuições, já que dos outros céticos não posso esperar mais nada.

O que acontece é que existe o mundo natural (para muito, o único) e as suas possibilidades. Aí tudo que foge disso é extraordinário e precisa ser provado. A possibilidade no mundo natural é que tudo isso seja fraude, por isso existe uma maior aceitação para se crer nisso. E como existem muito relatos de fraudes nesse meio, aliado a casos onde mágicos e ilusionistas conseguem copiar, fica ainda mais difícil de acreditar que seja verdade.

Botanico escreveu:Tanto quanto eu saiba, NENHUM CIENTISTA TESTOU OU VERIFICOU QUALQUER DOS CASOS CITADOS ACIMA. Já no caso dos espíritos, ou pelo menos quando se chegou a eles como única causa plausível dos fenômenos mediúnicos, mais de 200 cientistas fizeram experimentos ao longo de 80 anos, com vários médiuns. Acho muito improvável tanta gente ter tido tanto trabalho para uma coisa que é igual a unicórnios & Cia Bela.

A diferença é o tal estudo científico, já que ambos estão no campo da crença e todo há pessoas que juram de pés juntos que são reais.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

nossa!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Reid

Mensagem por Reid »

Jack Torrance escreveu:Tinha um caso que eu vi no Ratinho onde uma família sofria com a ação do além. Diziam os vizinhos que o telhado tremia e os moradores da casa apareciam com cortes no corpo. Depois descobriram que era armação. Por qual motivo alguém se cortaria?

eh engraçado religiosos fazerem afirmações
achando q conhece o ser humano e a mente humana :emoticon26:
nao sabendo do q esse ser eh capaz...

e existem muitos casos parecido com esse

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:É mais fácil dizer que é uma sósia espiritual. No mundo natural é normal existir sósias, no espiritual também; inclusive existindo sósias daqui com o de lá.

Você se agarrou num detalhe que não existe e já tá tornando a coisa ridícula.

Ôpa! Parece que estou notando um raciocínio seu: há SÓSIAS ESPIRITUAIS (seja lá o que isso queira dizer). Bem, se a sósia da médium era ESPIRITUAL, então não houve fraude, as precauções para evitá-la funcionaram, etc e tal. Talvez fosse pura sorte (ou azar) a fantasma Kate King ser uma sósia espiritual da médium, mas o lance não muda: ERA UM ESPÍRITO que estava lá e não a médium disfarçada. É esse o seu raciocínio? Quero lembrá-lo de que sósias espirituais, fantasmas, anjos, demônios, elfos, gnomos, para nós espíritas NÃO IMPORTA, o que queremos é demonstrar que existe algo além do mundo que conhecemos.

Jack Torrance escreveu:É evidente a semelhança. Se esses detalhes que você diz ter realmente existisse, as pessoas notariam a semelhança. Mas são sósias, um do além e outra do terreno.

Não estou entendendo do que você está falando. Afinal, você diz que é evidente a semelhança e se os detalhes que apontei (e continuo apontando, pois estão na cara) existissem as pessoas notariam... A SEMELHANÇA? O certo não seria notar as diferenças? Mas é esse o detalhe fundamental: HAVIA DIFERENÇAS e Crookes NOTOU essas diferenças, só que aí vem você e os outros dizer que é RELATO e aí NÃO VALE (por que?).

Jack Torrance escreveu:Não entendi: numa hora a fantasma era igual, noutra diferente?

Exato! A fantasma tinha ALTURAS VARIÁVEIS, PESOS VARIÁVEIS (e a médium PERDIA peso durante as sessões), o rosto às vezes era ligeiramente parecido com o da médium e em outras situações era acentuadamente diferente, ela mudava de cor também...

Jack Torrance escreveu:Já vi casos de pessoas que diziam ter algo de sobrenatural na vida delas, e era uma coisa tão braba o que acontecia com elas que você se pergunta: por qual motivo ela faria isso?

Tinha um caso que eu vi no Ratinho onde uma família sofria com a ação do além. Diziam os vizinhos que o telhado tremia e os moradores da casa apareciam com cortes no corpo. Depois descobriram que era armação. Por qual motivo alguém se cortaria?

Talvez eu dissesse perturbação espiritual ou necessidade de chamar a atenção e aí valem os 15 minutos de fama... Mas no caso em questão, não vejo porquê tal situação estaria presente. Eram pessoas distintas, em geral incrédulas, com a diferença que estavam dispostas a ver a coisa antes de falar do que não sabiam... como faziam e fazem até hoje os seus sábios colegas.

Jack Torrance escreveu:O mesmo prá quem não aceita que tal coisa pode ser uma fraude.

Sim, mas eles descrevem as precauções que tomaram e apresentam os protocolos e os resultados obtidos. Os que sustentam que houve fraude só teriam de pegar esses dados e descrever como teriam sido feitos os truques. Simples assim. Mas isso, tanto quanto eu saiba, até hoje ninguém fez. Ou se fez, foi no máximo coisas simples e banais.

Jack Torrance escreveu:Que diabos de comunidade cética que eu tô tirando minhas conclusões? Poderia dar o nome dessa comunidade e demonstrar um paralelo de conclusões prá provar isso?

Você não começou este tópico apresentando um escrito do tal clube cético? Não está de acordo com o que dizem lá?

Jack Torrance escreveu:Uma coisa é um trabalho científico, outra é um relato (fulano viu um fantasma em casa, viu disco voador, duendes, etc.).

O grande problema é quando foi realizado os trabalhos científicos sobre o espiritismo. E ninguém mais os reproduz hoje (ou por falta de interesse ou por não haver condições de realização).

Meu caro, Ciência TEM HISTÓRIA. Um trabalho científico deveria ser válido sempre e não caducar com o tempo, a menos que novas metodologias comprovem que os resultados e interpretações destes foram falhas devido à pobreza técnica da época em que foram feitos. Assim então se ficar comprovado que os métodos técnicos usados pelos pesquisadores mediúnicos foram insuficientes e, consequentemente, poderiam ser facilmente burlados, etc e tal, então sim sou obrigado a concordar com o fator "época". Mas desde que os céticos me dão a desculpa de que "após tanto tempo não dá para saber como foi que os médiuns fraudaram", isso me parece desculpa de aleijado. Como é que não é possível saber o mecanismo da fraude se temos os protocolos e resultados à mão? É só reproduzir o experimento e verificar se há como fraudar dentro das condições em que foi feito. MAS ISSO OS CÉTICOS NÃO QUEREM FAZER! E se nem isso eles querem, então por que temos de nos dar ao trabalho de achar bons médiuns e convencerem a estes a se submeterem a experimentos com gente que se diz sábia, mas não sabe nada do riscado?

Jack Torrance escreveu:O que acontece é que existe o mundo natural (para muito, o único) e as suas possibilidades. Aí tudo que foge disso é extraordinário e precisa ser provado.

E como é que vai ser provado, por quem e como?

Jack Torrance escreveu:A possibilidade no mundo natural é que tudo isso seja fraude, por isso existe uma maior aceitação para se crer nisso.

Exatamente: é uma CRENÇA e crença está submetida ao crivo da FÉ, que por sua vez está submetida ao gosto pessoal de cada um... O cético não sabe me explicar como a fraude ocorreu, mas está convencido de que houve fraude e, tal como o pastor evangélico quer que eu creia na Bíblia, o cético quer que eu creia na opinião dele e de seus pares...

Jack Torrance escreveu:E como existem muito relatos de fraudes nesse meio, aliado a casos onde mágicos e ilusionistas conseguem copiar, fica ainda mais difícil de acreditar que seja verdade.

Entra aqui o interesse em pesquisar, em separar o joio do trigo, em verificar a viabilidade das fraudes, etc e tal. Quem faz isso honestamente por chegar a uma opinião ponderada. Já que o faz por fé...

Jack Torrance escreveu:A diferença é o tal estudo científico, já que ambos estão no campo da crença e todo há pessoas que juram de pés juntos que são reais.

Dispensa comentários.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Anna escreveu:nossa!
(Senhora?)

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Ôpa! Parece que estou notando um raciocínio seu: há SÓSIAS ESPIRITUAIS (seja lá o que isso queira dizer). Bem, se a sósia da médium era ESPIRITUAL, então não houve fraude, as precauções para evitá-la funcionaram, etc e tal. Talvez fosse pura sorte (ou azar) a fantasma Kate King ser uma sósia espiritual da médium, mas o lance não muda: ERA UM ESPÍRITO que estava lá e não a médium disfarçada. É esse o seu raciocínio? Quero lembrá-lo de que sósias espirituais, fantasmas, anjos, demônios, elfos, gnomos, para nós espíritas NÃO IMPORTA, o que queremos é demonstrar que existe algo além do mundo que conhecemos.

Botanico escreveu:Não estou entendendo do que você está falando. Afinal, você diz que é evidente a semelhança e se os detalhes que apontei (e continuo apontando, pois estão na cara) existissem as pessoas notariam... A SEMELHANÇA? O certo não seria notar as diferenças? Mas é esse o detalhe fundamental: HAVIA DIFERENÇAS e Crookes NOTOU essas diferenças, só que aí vem você e os outros dizer que é RELATO e aí NÃO VALE (por que?).

É que já desisti de mostrar que as fotos são da mesma pessoa. Então, ironicamente, estou dizendo que são sósias (uma do além, outra da Terra). E apesar de ser uma ironia, do ponto de vista do caso poderia ser uma possibilidade e, para mim, é melhor dizerem eu se trata de uma sósia do que tentar mostrar diferenças onde não tem.

Botanico escreveu:Exato! A fantasma tinha ALTURAS VARIÁVEIS, PESOS VARIÁVEIS (e a médium PERDIA peso durante as sessões), o rosto às vezes era ligeiramente parecido com o da médium e em outras situações era acentuadamente diferente, ela mudava de cor também...

Reproduzindo o seu parte do seu post:

Rosina Showers foi uma moça que de início atuou junto com a Florence em alguma sessões. Crookes testou as duas, dentro das condições por elas exigidas. Em umas quatro sessões, ele viu que com a Florence valia a pena trabalhar. Motivo: a fantasma produzida por ela ERA DISTINTA DA MÉDIUM. Já no caso da Showers, Crookes não ficou satisfeito. Fez oito sessões, depois mais oito e não gostou do que viu: a fantasma por ela produzida ERA SEMPRE IGUAL À MÉDIUM EM TUDO. O que o levou a desconfiar de que ela era uma fraude. Pressionada, ela acabou confessando que fraudava porque a mãe dela era uma fanática espiritualista e ficaria arrasada se soubesse a verdade. No fim ela acabou sendo desmascarada numa sessão. Isso mostra que Crookes era desconfiado e não um crédulo babaca como insiste a comunidade cética.

Pelo que entendi, agora, Florence tinha manifestações autenticas, já Showers era fraude. Certo?

Tinha entendido outra coisa...

Botanico escreveu:Talvez eu dissesse perturbação espiritual ou necessidade de chamar a atenção e aí valem os 15 minutos de fama... Mas no caso em questão, não vejo porquê tal situação estaria presente. Eram pessoas distintas, em geral incrédulas, com a diferença que estavam dispostas a ver a coisa antes de falar do que não sabiam... como faziam e fazem até hoje os seus sábios colegas.

Isso é questão de opinião.

Botanico escreveu:Sim, mas eles descrevem as precauções que tomaram e apresentam os protocolos e os resultados obtidos. Os que sustentam que houve fraude só teriam de pegar esses dados e descrever como teriam sido feitos os truques. Simples assim. Mas isso, tanto quanto eu saiba, até hoje ninguém fez. Ou se fez, foi no máximo coisas simples e banais.

Já se conhece muitos meios de realizar "proezas sobrenaturais", você já teve ter visto algumas.

Não sei prá esse caso em especifico, mas para muito outros existem.

Botanico escreveu:Você não começou este tópico apresentando um escrito do tal clube cético? Não está de acordo com o que dizem lá?

Lá é um fórum com a mesma proposta que aquie nenhum dos dois é algum tipo de comunidade cética. Prá ser isso teria que ser alguma coisa como algum conselho que representa TODOS os profissionais. Nem mesmo uma ong tem esse poder.

Botanico escreveu:Meu caro, Ciência TEM HISTÓRIA. Um trabalho científico deveria ser válido sempre e não caducar com o tempo, a menos que novas metodologias comprovem que os resultados e interpretações destes foram falhas devido à pobreza técnica da época em que foram feitos. Assim então se ficar comprovado que os métodos técnicos usados pelos pesquisadores mediúnicos foram insuficientes e, consequentemente, poderiam ser facilmente burlados, etc e tal, então sim sou obrigado a concordar com o fator "época". Mas desde que os céticos me dão a desculpa de que "após tanto tempo não dá para saber como foi que os médiuns fraudaram", isso me parece desculpa de aleijado. Como é que não é possível saber o mecanismo da fraude se temos os protocolos e resultados à mão? É só reproduzir o experimento e verificar se há como fraudar dentro das condições em que foi feito. MAS ISSO OS CÉTICOS NÃO QUEREM FAZER! E se nem isso eles querem, então por que temos de nos dar ao trabalho de achar bons médiuns e convencerem a estes a se submeterem a experimentos com gente que se diz sábia, mas não sabe nada do riscado?

Não conheço muito do caso aqui debatido, nem os argumentos contra ele. Que eu saiba, a respeito de casos sobrenaturais, tem o Randi e seu milhão, não sei se o pessoal leva a sério, mas tem. Teve até no Fantástico um desafio, e ninguém provou nada. E no quadro "Operação Boa de Cristal" foi mostrado como poderia agir um susposto médium (onde usaram e treinaram um ator) e muitos acreditaram. Teve até uma mulher que continuou acreditando mesmo depois de ter sido mostrado que aquilo lá foi uma farsa (da boca do próprio "médium", que era o ator).

Botanico escreveu:E como é que vai ser provado, por quem e como?

Ciência.

Botanico escreveu:Exatamente: é uma CRENÇA e crença está submetida ao crivo da FÉ, que por sua vez está submetida ao gosto pessoal de cada um... O cético não sabe me explicar como a fraude ocorreu, mas está convencido de que houve fraude e, tal como o pastor evangélico quer que eu creia na Bíblia, o cético quer que eu creia na opinião dele e de seus pares...

Talvez o "acreditar" e o "crer", nesse caso, não seja uma questão de fé, mas duma possibilidade lógica.

Botanico escreveu:Entra aqui o interesse em pesquisar, em separar o joio do trigo, em verificar a viabilidade das fraudes, etc e tal. Quem faz isso honestamente por chegar a uma opinião ponderada. Já que o faz por fé...

O problema para muitos é que isso é religião e mitologia. Assim como Adão e Eva, Arca de Noé, gnomos, fadas, etc.

Botanico escreveu:Dispensa comentários.

O que eu quis dizer é que no caso das materializações houve um estudo científico, mas a questão espiritual envolvida é religiosa (campo da crença): espíritos, outro mundo (talvez o estudo não envolva essa questão, mas só as materializações), etc.; e o mesmo para unicórnios: uma questão religiosa (nesse caso mitológica).

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:É que já desisti de mostrar que as fotos são da mesma pessoa. Então, ironicamente, estou dizendo que são sósias (uma do além, outra da Terra). E apesar de ser uma ironia, do ponto de vista do caso poderia ser uma possibilidade e, para mim, é melhor dizerem eu se trata de uma sósia do que tentar mostrar diferenças onde não tem.

Bem, a fé move montanhas... principalmente entre os céticos.

Jack Torrance escreveu:Reproduzindo o seu parte do seu post:

Rosina Showers foi uma moça que de início atuou junto com a Florence em alguma sessões. Crookes testou as duas, dentro das condições por elas exigidas. Em umas quatro sessões, ele viu que com a Florence valia a pena trabalhar. Motivo: a fantasma produzida por ela ERA DISTINTA DA MÉDIUM. Já no caso da Showers, Crookes não ficou satisfeito. Fez oito sessões, depois mais oito e não gostou do que viu: a fantasma por ela produzida ERA SEMPRE IGUAL À MÉDIUM EM TUDO. O que o levou a desconfiar de que ela era uma fraude. Pressionada, ela acabou confessando que fraudava porque a mãe dela era uma fanática espiritualista e ficaria arrasada se soubesse a verdade. No fim ela acabou sendo desmascarada numa sessão. Isso mostra que Crookes era desconfiado e não um crédulo babaca como insiste a comunidade cética.

Pelo que entendi, agora, Florence tinha manifestações autenticas, já Showers era fraude. Certo?

Tinha entendido outra coisa...

Entendeu o que? O meu texto não estava claro?

Jack Torrance escreveu:Isso é questão de opinião.

Pois é: a opinião de quem não estava lá, não viu nada, não sabe de nada VALE mais do que os testemunhos de quem estava e viu tudo... Assim é o raciocínio cético.

Jack Torrance escreveu:Já se conhece muitos meios de realizar "proezas sobrenaturais", você já teve ter visto algumas.

Não sei prá esse caso em especifico, mas para muito outros existem.

Pois é, mas o problema é este: porque alguém fez alguma simulação sobrenatural que NADA SE PARECE com o que foi feito nos experimentos científicos, a comunidade cética diz que isso PROVA que tudo o que se fez foi A MESMA COISA.

Jack Torrance escreveu:Lá é um fórum com a mesma proposta que aquie nenhum dos dois é algum tipo de comunidade cética. Prá ser isso teria que ser alguma coisa como algum conselho que representa TODOS os profissionais. Nem mesmo uma ong tem esse poder.

Ô meu caro! Acho que você entendeu. Tanto quanto eu saiba NÃO EXISTE entidade alguma que represente grupo algum quanto a questão é OPINIÃO. Assim quando falo "comunidade cética" estou apenas me referindo ao conjunto de céticos em geral e mais especificamente aos que se dão ao trabalho de escrever artigos e/ou participarem de sociedades que têm em comum o fato de se acharem o máximo e a todos os que têm pensamento espiritualizado serem um bando de trouxas. A partir do momento em que VOCÊ coletou um artigo deles e parece estar de acordo, ao menos com o artigo...

Jack Torrance escreveu:Não conheço muito do caso aqui debatido, nem os argumentos contra ele.

Não está sozinho: tanto quanto eu me lembre, ainda não encontrei quem está de fato bem familiarizado com o assunto. O Acauan foi quem chegou um pouco mais perto...

Jack Torrance escreveu:Que eu saiba, a respeito de casos sobrenaturais, tem o Randi e seu milhão, não sei se o pessoal leva a sério, mas tem. Teve até no Fantástico um desafio, e ninguém provou nada.

Olha meu, não é a primeira vez que se oferecem prêmios e não será a última em que o resultado sempre será o mesmo: ainda que se faça tudo o que foi exigido, sempre se levantará um motivo para justificar a não entrega do prêmio.

Jack Torrance escreveu:E no quadro "Operação Boa de Cristal" foi mostrado como poderia agir um susposto médium (onde usaram e treinaram um ator) e muitos acreditaram. Teve até uma mulher que continuou acreditando mesmo depois de ter sido mostrado que aquilo lá foi uma farsa (da boca do próprio "médium", que era o ator).

Certo, aí é o lance de falar um monte de coisas e não dizer coisa alguma, as tais perguntas frias, mornas e quentes, etc e tal, mas NADA disso tem a ver com o Espiritismo.

Botanico escreveu:E como é que vai ser provado, por quem e como?

Jack Torrance escreveu:Ciência.

Então bata um fio pro Zangari, pro Quevedo ou outro paranormalista qualquer e lhe pergunte o que foi que a tal ciência comprovou, como comprovou, como chegou à causa, como é a predizibilidade da coisa, etc etc.

Jack Torrance escreveu:Talvez o "acreditar" e o "crer", nesse caso, não seja uma questão de fé, mas duma possibilidade lógica.

E desde quando esse pessoal cético e o pessoal da fé cristã têm lógica? Tem lógica a médium ser acusada de fraude e ir justamente procurar um cientista renomado para investigar o fenômeno? Tem lógica o Crookes arriscar-se e ficar mal com os colegas porque estava "apaixonado" pela médium ou pela fantasma? Tem lógica descartar o que Crookes disse e aceitar o que Jules Bois disse, que na época era só um fedelhinho de 6 anos de idade?

Jack Torrance escreveu:O problema para muitos é que isso é religião e mitologia. Assim como Adão e Eva, Arca de Noé, gnomos, fadas, etc.

Se você está reclamando quando eu o associo a uma suposta comunidade cética, então favor se ater ao que é discutido no caso. Não quero saber de Adão e Eva, nem de Noé, unicórnios ou outras lendas e mitos. Quero é que, se atendo aos experimentos feitos, que se demonstre onde falharam, onde eram insuficientes, o que se deveria ter feito e não se fez, etc e tal.

Jack Torrance escreveu:O que eu quis dizer é que no caso das materializações houve um estudo científico, mas a questão espiritual envolvida é religiosa (campo da crença): espíritos, outro mundo (talvez o estudo não envolva essa questão, mas só as materializações), etc.; e o mesmo para unicórnios: uma questão religiosa (nesse caso mitológica).

Pra seu governo, Torrada, William Crookes JAMAIS ACEITOU QUE ESPÍRITOS FOSSEM A CAUSA DOS FENÔMENOS QUE ELE TESTEMUNHAVA. Isso é muito importante, pois uma das alegações céticas para ele ter feito os experimentos e de "forma atabalhoada e perdida" segundo a comunidade cética, foi o falecimento de um de seus irmãos, de quem ele gostava muito... (não sei de onde tiraram a informação de tanta afeição). Vários pesquisadores supuseram várias causas para explicar os fenômenos (é claro, não obtiveram sucesso). A porca torceu o rabo mesmo foi com os fenômenos subjetivos. A Leonore Piper era só uma médium psicógrafo/psicofônica e foi estudada por 15 anos e no caso dela, a ação espiritual era a única explicação viável.

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Entendeu o que? O meu texto não estava claro?

Talvez, mas li de novo e entendi isso: um caso era fraude o outro autêntico. Certo?

Botanico escreveu:Pois é: a opinião de quem não estava lá, não viu nada, não sabe de nada VALE mais do que os testemunhos de quem estava e viu tudo... Assim é o raciocínio cético.

Mostrei-te um caso onde pessoas fizeram coisas idiotas e muitos pensariam que ninguém faria aquilo à toa, mas fizeram. O mesmo poderia ser no caso das materializações, já que existe vigarista prá tudo.

Botanico escreveu:Pois é, mas o problema é este: porque alguém fez alguma simulação sobrenatural que NADA SE PARECE com o que foi feito nos experimentos científicos, a comunidade cética diz que isso PROVA que tudo o que se fez foi A MESMA COISA.

Para muitos já existem formas de replicá-los e demonstrar a fraude.

Gostaria nos dias de hoje de alguém desafiar algum especialista no assunto (mágico, hipnólogo, ilusionista, etc.) e tentar fazer isso.

Botanico escreveu:Ô meu caro! Acho que você entendeu. Tanto quanto eu saiba NÃO EXISTE entidade alguma que represente grupo algum quanto a questão é OPINIÃO. Assim quando falo "comunidade cética" estou apenas me referindo ao conjunto de céticos em geral e mais especificamente aos que se dão ao trabalho de escrever artigos e/ou participarem de sociedades que têm em comum o fato de se acharem o máximo e a todos os que têm pensamento espiritualizado serem um bando de trouxas. A partir do momento em que VOCÊ coletou um artigo deles e parece estar de acordo, ao menos com o artigo...

Do mesmo modo que se eu estiver de acordo com um texto de um comunista sobre politica, isso não quer dizer que eu faço parte de algum antro de comunistas.

Botanico escreveu:Olha meu, não é a primeira vez que se oferecem prêmios e não será a última em que o resultado sempre será o mesmo: ainda que se faça tudo o que foi exigido, sempre se levantará um motivo para justificar a não entrega do prêmio.

Você conhece algum caso assim?

Botanico escreveu:Certo, aí é o lance de falar um monte de coisas e não dizer coisa alguma, as tais perguntas frias, mornas e quentes, etc e tal, mas NADA disso tem a ver com o Espiritismo.

Tem a ver porque ele se "comunicou" com "espíritos" de uns parentes de alguns presentes na platéia. Inclusive, se não me engano, a mulher que continuou acreditando nele, mesmo depois de mostrada a farsa, era uma parente de algum daqueles "espírito".

Botanico escreveu: Então bata um fio pro Zangari, pro Quevedo ou outro paranormalista qualquer e lhe pergunte o que foi que a tal ciência comprovou, como comprovou, como chegou à causa, como é a predizibilidade da coisa, etc etc.

Essas pesquisas não são levadas a sério.

Botanico escreveu:E desde quando esse pessoal cético e o pessoal da fé cristã têm lógica? Tem lógica a médium ser acusada de fraude e ir justamente procurar um cientista renomado para investigar o fenômeno? Tem lógica o Crookes arriscar-se e ficar mal com os colegas porque estava "apaixonado" pela médium ou pela fantasma? Tem lógica descartar o que Crookes disse e aceitar o que Jules Bois disse, que na época era só um fedelhinho de 6 anos de idade?

Da mesma forma que gente de "credibilidade" faz alegações extraordinárias. A Xuxa disse que viu duendes.

Botanico escreveu:Pra seu governo, Torrada, William Crookes JAMAIS ACEITOU QUE ESPÍRITOS FOSSEM A CAUSA DOS FENÔMENOS QUE ELE TESTEMUNHAVA. Isso é muito importante, pois uma das alegações céticas para ele ter feito os experimentos e de "forma atabalhoada e perdida" segundo a comunidade cética, foi o falecimento de um de seus irmãos, de quem ele gostava muito... (não sei de onde tiraram a informação de tanta afeição). Vários pesquisadores supuseram várias causas para explicar os fenômenos (é claro, não obtiveram sucesso). A porca torceu o rabo mesmo foi com os fenômenos subjetivos. A Leonore Piper era só uma médium psicógrafo/psicofônica e foi estudada por 15 anos e no caso dela, a ação espiritual era a única explicação viável.

E para Crookes o fenômeno era causado pelo quê?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Entendeu o que? O meu texto não estava claro?

Jack Torrance escreveu:Talvez, mas li de novo e entendi isso: um caso era fraude o outro autêntico. Certo?

Certo e Crookes tinha capacidade e competência para identificar uma fraude. Tanto que depois levava o médium para a sua casa e lá cercava todas as possibilidades de fraudes. Daí é muito para a minha cabeça imaginar que ele não percebesse que a fantasma tivesse ÀS VEZES, semelhança com a médium. Sobre tudo o que seus adversários disseram, Crookes assim se manifestou (as palavras não são exatas, mas é por aí): _ Não me dariam os meus opositores um mínimo de crédito de bom senso? Por que imaginam eles que as objeções de que me fazem jamais me teriam ocorrido?

Botanico escreveu:Pois é: a opinião de quem não estava lá, não viu nada, não sabe de nada VALE mais do que os testemunhos de quem estava e viu tudo... Assim é o raciocínio cético.

Jack Torrance escreveu:Mostrei-te um caso onde pessoas fizeram coisas idiotas e muitos pensariam que ninguém faria aquilo à toa, mas fizeram. O mesmo poderia ser no caso das materializações, já que existe vigarista prá tudo.

Sim, mas não me parece ser o caso de Crookes, até porque 200 outros pesquisadores, ao longo de 80 anos, fizeram pesquisas semelhantes e chegaram a resultados semelhantes. Esse é o caso de vigarice mais burra que já vi, pois todos os que fizeram essas pesquisas foram desconsiderados pelos seus colegas e pior ainda é que a maioria deles NEM SEQUER ERA ESPÍRITA OU SIMPATIZANTE.

Botanico escreveu:Pois é, mas o problema é este: porque alguém fez alguma simulação sobrenatural que NADA SE PARECE com o que foi feito nos experimentos científicos, a comunidade cética diz que isso PROVA que tudo o que se fez foi A MESMA COISA.

Jack Torrance escreveu:Para muitos já existem formas de replicá-los e demonstrar a fraude.
Gostaria nos dias de hoje de alguém desafiar algum especialista no assunto (mágico, hipnólogo, ilusionista, etc.) e tentar fazer isso.

Então por que NINGUÉM fez isso até hoje e quando sugiro que se faça, aí vêm me dizer que é inversão do ônus da prova?

Botanico escreveu:Ô meu caro! Acho que você entendeu. Tanto quanto eu saiba NÃO EXISTE entidade alguma que represente grupo algum quanto a questão é OPINIÃO. Assim quando falo "comunidade cética" estou apenas me referindo ao conjunto de céticos em geral e mais especificamente aos que se dão ao trabalho de escrever artigos e/ou participarem de sociedades que têm em comum o fato de se acharem o máximo e a todos os que têm pensamento espiritualizado serem um bando de trouxas. A partir do momento em que VOCÊ coletou um artigo deles e parece estar de acordo, ao menos com o artigo...

Jack Torrance escreveu:Do mesmo modo que se eu estiver de acordo com um texto de um comunista sobre politica, isso não quer dizer que eu faço parte de algum antro de comunistas.

Então faça como o Spock e o Dr MaCoy. Num dos episódios, o Kirk tinha de levar uma alienígena para um planeta onde seria celebrado um casamento político, como ela não tava a fins, tentou conseguir a simpatia do Kirk e armou-lhe uma cilada: chorou e ele limpou as lágrimas dela com as costas da mão direita. Acontece que nas lágrimas dela havia um feromônio que fazia com que o homem "envenenado" apaixonasse perdidamente pela fêmea. Contudo, Kirk resistiu e no fim mandou a alienígena para o planeta onde ela deveria se casar, pois este não queria deixar a nave e viver com ela no planeta. O MaCoy, quando ficou sabendo do ocorrido, preparou um antídoto, mas quando foi comunicar ao Spock do seu feito, este disse:
_ Não é necessário, o Capitão já contornou esse problema a seu modo.
Vendo a alienígena sendo transportada para o planeta, conformado, MaCoy então disse:
_ Uma coisa eu tenho certeza: vai ser muito difícil achar um antídoto para Enterprise.
E Spock:
_ Nesta instância em particular, Dr MaCoy, concordo plenamente com o senhor.

Talvez você devesse salientar isso quando usar de argumentos da comunidade cética...

Botanico escreveu:Olha meu, não é a primeira vez que se oferecem prêmios e não será a última em que o resultado sempre será o mesmo: ainda que se faça tudo o que foi exigido, sempre se levantará um motivo para justificar a não entrega do prêmio.

Jack Torrance escreveu:Você conhece algum caso assim?

Eu sei de Houdini, que oferecia 10.000 dólares para quem se provasse médium autêntico, mas qual eram os critérios? Também sei do contrário: um mágico apostara 100 libras contra outra de que os fenômenos espíritas eram tudo fraude e perdeu a aposta... mas pagou. O Instituto de Metapsíquica, ao ser acusado de imbecil pelo mágico Dickson, fez com ele uma aposta de 10.000 francos para que ele então reproduzisse, sem servir-se de um médium, os mesmos fenômenos que 34 de seus pesquisadores observaram com o médium Guzik. O mágico caiu fora. A oferta foi feita a Houdini e a Herédia, que também faziam uma série de truques bobos para mostrar como os espíritas enganavam as pessoas, mas desafiados agora, os dois também arregaram.

Botanico escreveu:Certo, aí é o lance de falar um monte de coisas e não dizer coisa alguma, as tais perguntas frias, mornas e quentes, etc e tal, mas NADA disso tem a ver com o Espiritismo.

Jack Torrance escreveu:Tem a ver porque ele se "comunicou" com "espíritos" de uns parentes de alguns presentes na platéia. Inclusive, se não me engano, a mulher que continuou acreditando nele, mesmo depois de mostrada a farsa, era uma parente de algum daqueles "espírito".

Bem, Torrada, eu não vi bem o que ele fez, mas do jeito que ele fazia, NADA SE PARECE com o que se vê nos centros espíritas. Além disso, parentes devidamente bem instruídos vão buscar informações específicas, que não dá para um farsante obtê-las facilmente, nem acertar por chute. Eu tenho uma prima que, dois anos após a morte de meu tio, buscou informações dele num centro perto de sua casa. O médium deu na verdade informações que se referiam a meu pai (e que ele não tinha como obter) e disse que a mensagem era para mim mãe e quanto ao pai dela, nada tinha de se preocupar, pois ele estava muito bem e inclusive era chefe de uma equipe de socorristas.

Botanico escreveu: Então bata um fio pro Zangari, pro Quevedo ou outro paranormalista qualquer e lhe pergunte o que foi que a tal ciência comprovou, como comprovou, como chegou à causa, como é a predizibilidade da coisa, etc etc.

Jack Torrance escreveu:Essas pesquisas não são levadas a sério.

FINALMENTE UM CÉTICO DISSE AQUILO QUE EU QUERIA OUVIR FAZ TEMPO!
Sabe, Torrada, o pessoal cético aqui e de fora ficam esfregando na nossa cara de que "os experimentos antigos não valeram, que se a coisa acontece, então hoje têm que ser feitas pesquisas novas, como equipamentos modernos, com o método científico a la Pompéia (Popper), etc e tal". Mas a verdade é essa que você disse aí: essas pesquisas NÃO SÃO LEVADAS A SÉRIO. Então por que os médiuns & espíritos têm obrigação de perder tempo com elas?

Botanico escreveu:E desde quando esse pessoal cético e o pessoal da fé cristã têm lógica? Tem lógica a médium ser acusada de fraude e ir justamente procurar um cientista renomado para investigar o fenômeno? Tem lógica o Crookes arriscar-se e ficar mal com os colegas porque estava "apaixonado" pela médium ou pela fantasma? Tem lógica descartar o que Crookes disse e aceitar o que Jules Bois disse, que na época era só um fedelhinho de 6 anos de idade?

Jack Torrance escreveu:Da mesma forma que gente de "credibilidade" faz alegações extraordinárias. A Xuxa disse que viu duendes.

Arre! Mais da mesma besteira! Ô meu veja se entende: gente de credibilidade da qual estou falando é daquelas que tinham ao menos um mínimo de preparação intelectual, algum conhecimento científico, se este não era suficiente, que juntasse quem fosse do ramo, e aí então, DESCREVENDO OS PROTOCOLOS E OS RESULTADOS, apresentasse então os EXPERIMENTOS FEITOS. É esse o meu ponto. Quer parar com essa bobagem de chamar a Xuxa, como se ela fosse uma pesquisadora e tivesse apresentado trabalhos científicos bem feitos e elaborados sobre duendes? A Xuxa falar de duendes merece tanta credibilidade quanto o Mulla falar da honestidade e hombridade de José Sarney.

Deixe isso para a comunidade cética: algum zé das couves qualquer falou que um médium fraudou. Não disse como, nem nada, mas este sim merece a credibilidade dos céticos. É assim que a carruagem cética anda.

Botanico escreveu:Pra seu governo, Torrada, William Crookes JAMAIS ACEITOU QUE ESPÍRITOS FOSSEM A CAUSA DOS FENÔMENOS QUE ELE TESTEMUNHAVA. Isso é muito importante, pois uma das alegações céticas para ele ter feito os experimentos e de "forma atabalhoada e perdida" segundo a comunidade cética, foi o falecimento de um de seus irmãos, de quem ele gostava muito... (não sei de onde tiraram a informação de tanta afeição). Vários pesquisadores supuseram várias causas para explicar os fenômenos (é claro, não obtiveram sucesso). A porca torceu o rabo mesmo foi com os fenômenos subjetivos. A Leonore Piper era só uma médium psicógrafo/psicofônica e foi estudada por 15 anos e no caso dela, a ação espiritual era a única explicação viável.

Jack Torrance escreveu:E para Crookes o fenômeno era causado pelo quê?

Ele não chegou a nenhuma conclusão. Apresentou apenas o que viu. É que nem os paranormalistas de hoje. Seu empenho é fazer experimentos bem feitos, bem controlados, de forma a não dar aos céticos margem para acusá-los de serem experimentadores incompetentes. MAS NÃO CHEGAM A UM ACORDO SOBRE QUAIS SÃO AS CAUSAS DOS FENÔMENOS.
Crookes, mais tarde, interessou-se pela Teosofia, diz-se que até se tornou conselheiro de algma loja teosófica (é daquelas que vendem badulaques?). A Teosofia REPUDIA o mediunismo e diz que espíritos não podem retornar de seu mundo espiritual. No máximo reencarnam a cada 1500 anos e o que os médiuns acham que são espíritos, na verdade seriam "cascões astrais" (seja lá o que quer que isso signifique).

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Então faça como o Spock e o Dr MaCoy. Num dos episódios, o Kirk tinha de levar uma alienígena para um planeta onde seria celebrado um casamento político, como ela não tava a fins, tentou conseguir a simpatia do Kirk e armou-lhe uma cilada: chorou e ele limpou as lágrimas dela com as costas da mão direita. Acontece que nas lágrimas dela havia um feromônio que fazia com que o homem "envenenado" apaixonasse perdidamente pela fêmea. Contudo, Kirk resistiu e no fim mandou a alienígena para o planeta onde ela deveria se casar, pois este não queria deixar a nave e viver com ela no planeta. O MaCoy, quando ficou sabendo do ocorrido, preparou um antídoto, mas quando foi comunicar ao Spock do seu feito, este disse:
Vendo a alienígena sendo transportada para o planeta, conformado, MaCoy então disse:
_ Uma coisa eu tenho certeza: vai ser muito difícil achar um antídoto para Enterprise.
E Spock:

Talvez você devesse salientar isso quando usar de argumentos da comunidade cética...

Não entendi nada do que você disse, talvez porque eu nunca assisti Star Trek.

Botanico escreveu:Bem, Torrada, eu não vi bem o que ele fez, mas do jeito que ele fazia, NADA SE PARECE com o que se vê nos centros espíritas. Além disso, parentes devidamente bem instruídos vão buscar informações específicas, que não dá para um farsante obtê-las facilmente, nem acertar por chute. Eu tenho uma prima que, dois anos após a morte de meu tio, buscou informações dele num centro perto de sua casa. O médium deu na verdade informações que se referiam a meu pai (e que ele não tinha como obter) e disse que a mensagem era para mim mãe e quanto ao pai dela, nada tinha de se preocupar, pois ele estava muito bem e inclusive era chefe de uma equipe de socorristas.

Socorristas do além?

Caras como o Zangari que são ateus, mas fazem esse tipo de pesquisa, para eles o paranormal é o quê? Coisa da mente?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Então faça como o Spock e o Dr MaCoy. Num dos episódios, o Kirk tinha de levar uma alienígena para um planeta onde seria celebrado um casamento político, como ela não tava a fins, tentou conseguir a simpatia do Kirk e armou-lhe uma cilada: chorou e ele limpou as lágrimas dela com as costas da mão direita. Acontece que nas lágrimas dela havia um feromônio que fazia com que o homem "envenenado" apaixonasse perdidamente pela fêmea. Contudo, Kirk resistiu e no fim mandou a alienígena para o planeta onde ela deveria se casar, pois este não queria deixar a nave e viver com ela no planeta. O MaCoy, quando ficou sabendo do ocorrido, preparou um antídoto, mas quando foi comunicar ao Spock do seu feito, este disse:
E Spock:

Jack Torrance escreveu:Não entendi nada do que você disse, talvez porque eu nunca assisti Star Trek.

Não faz ideia da boa coisa que perdeu... Mas o lance é que o Spock e o MacCoy eram dois bicudos que não se beijavam. Tinham opiniões frequentemente discordantes. Mas no caso de o Capitão Kirk jamais querer deixar a Enterprise, nisso ao menos estavam de acordo.

Botanico escreveu:Bem, Torrada, eu não vi bem o que ele fez, mas do jeito que ele fazia, NADA SE PARECE com o que se vê nos centros espíritas. Além disso, parentes devidamente bem instruídos vão buscar informações específicas, que não dá para um farsante obtê-las facilmente, nem acertar por chute. Eu tenho uma prima que, dois anos após a morte de meu tio, buscou informações dele num centro perto de sua casa. O médium deu na verdade informações que se referiam a meu pai (e que ele não tinha como obter) e disse que a mensagem era para mim mãe e quanto ao pai dela, nada tinha de se preocupar, pois ele estava muito bem e inclusive era chefe de uma equipe de socorristas.

Jack Torrance escreveu:Socorristas do além?

Sim. Não lhe falei que o mundo espiritual é um universo paralelo ao nosso e, devido ao grau evolutivo do nosso planeta, torna-se uma extensão dele? Lá há espíritos com problemas e que nem sequer se deram conta de que morreram. Precisam de ajuda. Dê uma lida nos livros de André Luís e aí vai entender melhor a coisa.

Jack Torrance escreveu:

Caras como o Zangari que são ateus, mas fazem esse tipo de pesquisa, para eles o paranormal é o quê? Coisa da mente?

Melhor seria perguntar a ele. Pelo pouco que entendi, ele acredita numa tal de "força psi", que tem as mesmas características e propriedades do inconsciente quevediano: é capaz de saber o Mundo e o Fundo e TUDO o que acontecer e que não puder ser explicado por uma análise probabilística, será "explicado" por se dizer que se trata dela.

Trancado