Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
marta escreveu:Segundo a DE, não são os pais quem escolhem a criança, mas a criança que escolhe os pais, logo, os pais vão adotar a criança que os escolheu para tal.
Reid escreveu:se no espiritismo diz q devemos pagar por erros passados
aonde ou qm ou oq começou o erro?
O espiritismo não diz isso
Ah não?? Então o seu é diferente mesmo!
Eu entendo sim as diferenças porque a doutrina é composta de vários livros, tem coisa prá caramba. E nem todo mundo lê tudo, é a compreensão parcial que as cria.
Eis a razão de preferir ser autodidata.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
salgueiro escreveu:O espiritismo não diz que devemos pagar por erros passados.
Talvez seja a sua visão, mas não é unânime. E aquela história de "quitar o karma" ?
A doutrina é baseada no aprendizado e não em punições.
O aprendizado pode ser pelo intelecto e/ou pela dor, o que se visa é o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo.
Karma é desígnio para uma ação somente, tanto faz se "boa"ou "ruim".
E uma pessoa que morre queimada, ela passou por algum aprendizado nessa situação?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Reid escreveu:se no espiritismo diz q devemos pagar por erros passados
aonde ou qm ou oq começou o erro?
O espiritismo não diz isso
Ah não?? Então o seu é diferente mesmo!
Eu entendo sim as diferenças porque a doutrina é composta de vários livros, tem coisa prá caramba. E nem todo mundo lê tudo, é a compreensão parcial que as cria.
salgueiro escreveu:O espiritismo não diz que devemos pagar por erros passados.
Talvez seja a sua visão, mas não é unânime. E aquela história de "quitar o karma" ?
A doutrina é baseada no aprendizado e não em punições.
O aprendizado pode ser pelo intelecto e/ou pela dor, o que se visa é o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo.
Karma é desígnio para uma ação somente, tanto faz se "boa"ou "ruim".
E uma pessoa que morre queimada, ela passou por algum aprendizado nessa situação?
Vou repetir,
o aprendizado pode ser pelo intelecto e/ou pela dor, o que se visa é o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo.
Como a morte é passagem para a espiritualidade lá o indivíduo vai ter tempo e oportunidade de repensar suas atitudes pretéritas, isso dependendo do que levou ao ocorrido. Já cansei de dizer é bobagem fazer associação dor/mau caratismo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Quem cria, fantasia ou aceita uma teoria de que pela dor excruciante de inocentes se dá algum aprendizado, tem alguma simpatia por rituais de magia negra, talvez um viés sado-masoquista ou depressivo. Um psiquiatra diagnosticaria mais facilmente. Mas acho que tem sentido dentro do que deus aprecia.
Apo escreveu:Quem cria, fantasia ou aceita uma teoria de que pela dor excruciante de inocentes se dá algum aprendizado, tem alguma simpatia por rituais de magia negra, talvez um viés sado-masoquista ou depressivo. Um psiquiatra diagnosticaria mais facilmente. Mas acho que tem sentido dentro do que deus aprecia.
Não dá. Não consigo engolir isto. É muito doente.
Gostei do constructo
Um colega meu é espírita e comentou sobre um rapaz com problemas mentais. Ele passava o tempo encolhido num canto, em silêncio, mas às vezes tinha um ataque e parecia que estava vendo alguma coisa horrorosa: ficava apavorado, gemia ou gritava e se contorcia. Ele morreu por volta dos 20 anos e meu colega disse que "foi uma questão de justiça" ele morrer cedo.
Eu me pergunto qual foi o critério de medida para dizer que morrer aos 20 anos seria mais justo que aos 30 ou 40. E me pergunto o que foi que um louco, desligado da realidade, teria aprendido durante sua vida de alucinações? De qualquer modo, meu colega deu a entender que o cara se purificou pelo sofrimento.
Fernando Silva escreveu:Um colega meu é espírita e comentou sobre um rapaz com problemas mentais. Ele passava o tempo encolhido num canto, em silêncio, mas às vezes tinha um ataque e parecia que estava vendo alguma coisa horrorosa: ficava apavorado, gemia ou gritava e se contorcia. Ele morreu por volta dos 20 anos e meu colega disse que "foi uma questão de justiça" ele morrer cedo.
Eu me pergunto qual foi o critério de medida para dizer que morrer aos 20 anos seria mais justo que aos 30 ou 40. E me pergunto o que foi que um louco, desligado da realidade, teria aprendido durante sua vida de alucinações? De qualquer modo, meu colega deu a entender que o cara se purificou pelo sofrimento.
Justiça ? Não vejo porque. A idade é meio que programada ao nascer, não do tipo data/hora/local e em alguns casos, geralmente acidentes, antecipada em muito.