Mais do mesmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Mais do mesmo

Mensagem por Apo »

Quero deixa bem claro ( PELA DÉCIMA QUINTA VEZ AQUI...) QUE LI, SIM, O TAL LIVRO DOS ESPÍRITOS, pois me foi dado de presente pela mãe de uma amiga de minha filha, com a seguinte dedicatória prepotente:

- Espero que aqui você consiga encontrar todas as respostas de que necessita para a sua vida. Beijos de fulana.

Também quero deixar claro, para todos os efeitos, que aquilo só pode ser obra de uma mente criativa com viés insano e delirante . Este meu parecer também já virou lugar-comum aqui no RV. Não sei como os caros foristas adeptos da doutrina que tudo explica, esquecem deste fato. Embora, saibamos que crentes costumam ter o tal disjuntor que liga-desliga, andando em círculos e repetindo sempre as mesmas bobagens arrogantes, tipo:

- Saber as coisas assim "de orelhada".
- Não deve ter lido direito.
- Não pesquisou o suficiente.
- Falta interesse em querer aprender e blablablabla.

Jamais enfrentam um debate, dando a cara a tapa e sendo humildes a ponto de assumir que talvez eles estejam enganados a respeito do interlocutor, que sua crença numa teoria ou doutrina é apenas um escolha proveniente do - por eles apregoado - livre arbítrio, que o autor da obra da qual são discípulos pode estar redondamente enganado, que as demais crenças e princípios é podem estar mais próximas de uma tentativa de dar uma certa lógica para o mistério da vida.
Isto, quando ocorre, é da natureza de pessoas que trocam de crença como trocam de roupa, atrás de alguma resposta mais convincente, que se encaixe no seu problema, nos seus anseios nunca satisfeitos.
Ou é daqueles que finalmente se despojam ou cansam de ficar correndo atrás do que não tem volta: o tempo que acaba com a vida terrena e nos joga na imensidão e irrelevância eternos.

De qualquer forma, algumas crenças e/ou religiões são mais ficcionais do que outras. Trafegam no tempo pré e pós morte, como se pudessem abarcar o emaranhado sistema existencial, e jogá-lo dentro de um sistema cartesiano, algo tangível e mensurável, onde tudo se explica e tudo está sabiamente interligado.
Como se isto fosse óbvio, necessário e comprovável.

Mais do que dizer-se sabedora de toda a verdade, a DE ainda se diz consoladora, baseando-se numa passagem da Bíblia para validar-se como tal. Assim sendo, acima do cristianismo, surge a DE para, finalmente, cumprir a profecia descrita no livro sagrado. Adonou-se, apossou-se de tal função, usurpando do que pode ter sido outra intenção e significado.

Ora vejamos. Diz um forista aqui noutro tópico, quando questionado sobre o caráter de codificação:

A DE NÃO CODIFICOU e sim foi codificada.

Confesso que me sinto um jumento ao ler esta declaração.

Como assim...a DE FOI codificada? Sempre imaginei que a DE era um doutrina que tinha colocado sob a forma de um código tudo o que diz respeito à existência terrena e à uma pretensa vida extra-terrena paralela, por ela chamada de espiritual.

Mas não! A Doutrina se diz CODIFICADA. Como é que se codifica uma doutrina? A doutrina pré existia de forma caótica e desorganizada, anteriormente pregada e doutrinadora? Daí veio Kardec, olhou a doutrina e resolveu descrevê-la como um código? Para que e sob que critérios?

Quem sabe se , com algum esclarecimento racional para isto aqui, eu pelo menos, bote as minhas idéias sobre o que nasceu primeiro em ordem. Porque realmente, agora fiquei confusa.

Os foristas não espíritas entendem o que isto significa ou tem mais gente aqui que não vê sentido nesta afirmação sobre a CODIFICAÇÃO DA DE?

Agradeço a boa vontade dos colegas para com minhas limitações intelectuais, que sei bem que as tenho.
Imagem

Cabula
Gênero: Masculino

Re: Mais do mesmo

Mensagem por Cabula »

Muita gente se pergunta qual é o sentido da vida, tem resposta para isso? Eles simplesmente procuram preencher todas as lacunas geradas com a resposta a essa pergunta, daí, como todas as religiões surgem diversas coisas fantásticas que só eles podem entender ou testemunhar.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Apo

Mensagem por Apo »

Minha burrice inata permanece no aguardo de respostas...
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo,

Caso vc realmente tivesse lido, no mínimo, o LE não faria 90% das colocações básicas que faz desde o início da sua participação no fórum.

Como brasileiros, com uma cultura católica-afro-espírita, onde boa parte da população acaba botando o pé em no mínimo duas das correntes todo mundo se acha sabedor/conhecedor/entendido. Só me dei conta de que não sabia nada do assunto quando comecei a estudá-lo. E continuo ignorante nas duas outras com a diferença é que hoje sei disso.

Basicamente, o juízo de valor que vc faz "acerta" em muitos casos sim, só que não engloba os 100% dos espíritas que como em qualquer universo, é amplo/diversificado. O fato de vc não conseguir ter esse discernimento, talvez melhor dizendo a compreensão, é característica sua.

Como é simples e básico, o Michaelis diz

codificação
co.di.fi.ca.ção
sf (codificar+ção) Ação ou efeito de codificar; reunião de leis dispersas com forma de código.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Caso vc realmente tivesse lido,

Putz...

codificação
co.di.fi.ca.ção
sf (codificar+ção) Ação ou efeito de codificar; reunião de leis dispersas com forma de código.

Putz II...

O Encosto tem razão.
Melhor ignorar.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Estas duas numa mesa de bilhar devem ser um pooooorreeeeeeeeeeeeeeeeee....

Por que não vão ler a bula da aspirina, do mertiolate...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:Apo,

Caso vc realmente tivesse lido, no mínimo, o LE não faria 90% das colocações básicas que faz desde o início da sua participação no fórum.

BAH!!!! HUMILHOU!
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Não se pode esquecer que Espiritismo, antes de tudo, é Ciência.

Quando você lê um livro de biologia, você concorda com ele.
Quando você lê um livro de quimica, você concorda com ele.
Quando você lê um livro de física, você concorda com ele.

Quando você lê um livro, como O Livro dos Espiritos, você, obviamente, precisa concordar com ele.

Se não concorda é porque não o leu.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apo escreveu:
Jamais enfrentam um debate, dando a cara a tapa e sendo humildes a ponto de assumir que talvez eles estejam enganados a respeito do interlocutor, que sua crença numa teoria ou doutrina é apenas um escolha proveniente do - por eles apregoado - livre arbítrio, que o autor da obra da qual são discípulos pode estar redondamente enganado, que as demais crenças e princípios é podem estar mais próximas de uma tentativa de dar uma certa lógica para o mistério da vida.

Olha, Apo, Eu sinceramente acho que a DE tem seus problemas e algumas coisas são mesmo contraditórias. Admito que há alguns pontos sobre os quais eu não concordo ou mesmo não compreendo, mas não é o caso de expô-los aqui.

Apo escreveu:
Ora vejamos. Diz um forista aqui noutro tópico, quando questionado sobre o caráter de codificação:

A DE NÃO CODIFICOU e sim foi codificada.

Confesso que me sinto um jumento ao ler esta declaração.

Como assim...a DE FOI codificada? Sempre imaginei que a DE era um doutrina que tinha colocado sob a forma de um código tudo o que diz respeito à existência terrena e à uma pretensa vida extra-terrena paralela, por ela chamada de espiritual.

Mas não! A Doutrina se diz CODIFICADA. Como é que se codifica uma doutrina? A doutrina pré existia de forma caótica e desorganizada, anteriormente pregada e doutrinadora? Daí veio Kardec, olhou a doutrina e resolveu descrevê-la como um código? Para que e sob que critérios?

Quem sabe se , com algum esclarecimento racional para isto aqui, eu pelo menos, bote as minhas idéias sobre o que nasceu primeiro em ordem. Porque realmente, agora fiquei confusa.

Os foristas não espíritas entendem o que isto significa ou tem mais gente aqui que não vê sentido nesta afirmação sobre a CODIFICAÇÃO DA DE?

Agradeço a boa vontade dos colegas para com minhas limitações intelectuais, que sei bem que as tenho.

Apo, vou tentar explicar, sob a minha ótica. Se não for aquilo que Você espera, queira desculpar e desconsidere-a.

Em Paris, Kardec fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. Aplicou o método da experimentação : Nunca formulou teorias pré-concebidas. Observava atentamente, comparava, deduzia as consequências, procurava sempre os motivos e a lógica dos fatos, sob a sua ótica e dentro dos limitados recursos da época. Interrogou os Espíritos, através das médiuns Caroline Baudin e Julie Baudin, anotou e ordenou os dados que obteve. Reuniu, coligiu, compilou tudo e transformou o que obteve em códice. Por isso é chamado Codificador do Espiritismo. No início, Rivail objetivava apenas sua própria instrução. Mais tarde, quando viu que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, decidiu publicar um livro, para instrução dos interessados. Dessa forma, lançou em Paris, o Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857.

Acho que é por isso que Kardec é chamado de Codificador do Espiritismo.

Editado pela última vez por Benetton em 10 Jun 2009, 11:39, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:
Apo escreveu:
Olha, Apo, Eu sinceramente acho que a DE tem seus problemas e algumas coisas são mesmo contraditórias. Admito que há alguns pontos sobre os quais eu não concordo ou não entendo ou mesmo não compreendo, mas não é o caso de expô-los aqui.

Opa, como assim "não é o caso de expô-los aqui"?

É o caso sim. Ou ficamos no "acredite se quiser".
Vamos lá Beneton, poste aqui o que é que tá pegando para tentarmos chegar numa conclusão.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

O ENCOSTO escreveu:Quando você lê um livro de biologia, você concorda com ele.[/quote
Claro afinal, qualquer mané está apto a entender biologia molecular...

O ENCOSTO escreveu:Quando você lê um livro de quimica, você concorda com ele.

IDem...
O ENCOSTO escreveu:Quando você lê um livro de física, você concorda com ele.

Ô!

O ENCOSTO escreveu:Quando você lê um livro, como O Livro dos Espiritos, você, obviamente, precisa concordar com ele.

Errado! Assim como qualquer ramo científico e suas dissertações. Ou não acompanhou aqui vários posts de críticas do Fayman à vários cientistas? Ciência é isso!

O ENCOSTO escreveu:Se não concorda é porque não o leu.

Ou por que seja ateu...

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Johnny escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:
Olha, Apo, Eu sinceramente acho que a DE tem seus problemas e algumas coisas são mesmo contraditórias. Admito que há alguns pontos sobre os quais eu não concordo ou não entendo ou mesmo não compreendo, mas não é o caso de expô-los aqui.

Vamos lá Beneton, poste aqui o que é que tá pegando para tentarmos chegar numa conclusão.

Meu caso é um conflito das minhas próprias convicções com o cerne da Doutrina. Admito mesmo que é um atraso da minha parte. É uma espécie de revolta contra certas coisas que acontecem, algumas muito próximas de mim.

Apenas para dar um exemplo, luto muito comigo mesmo para não ser a favor da pena de morte. Mas não tenho sangue de barata e, às vezes, dá vontade de esfolar certos indivíduos que cometem crimes bárbaros, como foi o caso dos bandidos que arrastaram o menino João Hélio pelas ruas do subúrbio do Rio ; aquela menina que foi jogada do alto do prédio, cujos pai e madrasta são os principais suspeitos, pedofilia, principalmente daqueles que se apresentam como intocáveis santos da igreja ( embora qualquer tipo de pedofilia seja algo profundamente repugnante ), etc.

O que você sente quando toma conhecimentos de casos assim? Não dá vontade de mandar o desgraçado de corpo e alma para a ...#&*~§ªº§*^Æ#!"!!! ???

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:Não se pode esquecer que Espiritismo, antes de tudo, é Ciência.

Quando você lê um livro, como O Livro dos Espiritos, você, obviamente, precisa concordar com ele.

Ciência é só para ser aplicada aos fenômenos mediúnicos.

Concordar com tudo ? Nem Kardec queria isso.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
Muita gente se pergunta qual é o sentido da vida, tem resposta para isso? Eles simplesmente procuram preencher todas as lacunas geradas com a resposta a essa pergunta, daí, como todas as religiões surgem diversas coisas fantásticas que só eles podem entender ou testemunhar.

Sim, isso inclui parte do universo espírita. Outra parte seria de pessoas em que o ponto de partida foi a Parapsicologia.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Benetton escreveu:
Johnny escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:

Meu caso é um conflito das minhas próprias convicções com o cerne da Doutrina. Admito mesmo que é um atraso da minha parte. É uma espécie de revolta contra certas coisas que acontecem, algumas muito próximas de mim.

Apenas para dar um exemplo, luto muito comigo mesmo para não ser a favor da pena de morte. Mas não tenho sangue de barata e, às vezes, dá vontade de esfolar certos indivíduos que cometem crimes bárbaros, como foi o caso dos bandidos que arrastaram o menino João Hélio pelas ruas do subúrbio do Rio ; aquela menina que foi jogada do alto do prédio, cujos pai e madrasta são os principais suspeitos, pedofilia, principalmente daqueles que se apresentam como intocáveis santos da igreja ( embora qualquer tipo de pedofilia seja algo profundamente repugnante ), etc.

O que você sente quando toma conhecimentos de casos assim? Não dá vontade de mandar o desgraçado de corpo e alma para a ...#&*~§ªº§*^Æ#!"!!! ???

Eu sempre parto do princípio que um erro jamais justifica outro .

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

salgueiro escreveu:Eu sempre parto do princípio que um erro jamais justifica outro .

É. Realmente seria nos rebaixarmos ao barbarismo se adotássemos essa medida. Isso sem falar que, se matassem os FDP que fizeram isso, eles não sentiriam mais nada.

Sou a favor de eles escorregarem por um escorrega cheia de lixa, daquelas de lixar ferro e o cara cair em uma piscina cheia de alcool....em chamas.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

O Karduco é tão bão, mas tão bão que só no Brasil a DE ainda respira por aparelhos. Em outros países já desligaram a máquina faz algum tempinho.
Esses espirituosos do forum são mesmo muito engraçados de ainda tentar explicar toda essa história de vai e volta, bate na trave, chuta a escanteio. Que nascer preto é uma forma de evolução e que quem nasce doente é pra resgatar carmas.
De fato, é uma das doulatrinas mais interessantes e reconfortantes para quem sofre. Recomendada apenas a quem quer muito acreditar nessas coisas
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:[
Ciência é só para ser aplicada aos fenômenos mediúnicos.

Concordar com tudo ? Nem Kardec queria isso.

So corrigindo: fenômenos MIDIÁTICOS.
Pronto.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:
Johnny escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:

Existe uma diferença enorme entre se conhecer a doutrina e "ser a doutrina". Conheço dezenas de evangélicos que são muito melhores que eu. Conheço espíritas piores que eu. O que fazer? Cada um evolui conforme sua vontade ou seja, segundo sua capacidade de saber e entender que o certo é o certo, independente que hajam os que façam o errado. Tam muita gente que é a favor à pena de morte. Eu mesmo seria um, repito SERIA. Mas daí você começa a imaginar, num país onde já se tem mandantes de morte por aí, num país em que só pobre vai preso e mais um monte de atrocidades. Se implantassem pena de morte aqui, os que morreriam não seriam os criminosos.

Aborto: Doutrinariamente sou contra, mas deixar como está, a Deus não dará, seria preferível que se tornasse legal, visto que na surdina a maioria faz. As que não fazem são as pobres que não tem grana para ir na Voluntários da Pátria.

Se eu te desse uma arma para você ir até um presídio detonar com todos os marginais perigosos, você faria sem crise de consciência? Mesmo que sim nesta vida e, levando em conta a possibilidade de ser verdade a doutrina em que acreditamos, obviamente estaríamos full did us pois, nossa consciência iria cobrar da maneira que você já sabe.

Agora, se você quer a pena de morte, mas não tem peito de encarar uma arma e fazer você mesmo, você fica na categoria de mandante. Então, o que prefere? Eu prefiro insistir, brigar comigo mesmo e tentar suprimir de mim estas sensações e desejos de pagar o mal com o mal.

O que você acha?

Imagem

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu:Agradeço a boa vontade dos colegas para com minhas limitações intelectuais, que sei bem que as tenho.

Tic tac,tic tac, tic tac, tic tac, tic tac, tic tac.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Deise Garcia

Cabula escreveu:

Tic tac, tic tac, tic tac, tic tac, tic tac, tic tac, tic tac

Deise Garcia

salgueiro escreveu:Apo,

Como brasileiros, com uma cultura católica-afro-espírita, onde boa parte da população acaba botando o pé em no mínimo duas das correntes todo mundo se acha sabedor/conhecedor/entendido. Só me dei conta de que não sabia nada do assunto quando comecei a estudá-lo. E continuo ignorante nas duas outras com a diferença é que hoje sei disso.

Basicamente, o juízo de valor que vc faz "acerta" em muitos casos sim, só que não engloba os 100% dos espíritas que como em qualquer universo, é amplo/diversificado. O fato de vc não conseguir ter esse discernimento, talvez melhor dizendo a compreensão, é característica sua.

codificação
co.di.fi.ca.ção

Deise Garcia

Apo escreveu:Minha burrice inata permanece no aguardo de respostas...

Deise Garcia

Johnny escreveu:Estas duas numa mesa de bilhar devem ser um pooooorreeeeeeeeeeeeeeeeee....

Por que não vão ler a bula da aspirina, do mertiolate...

Tic tac, :emoticon12: tic tac, :emoticon12: tic tac, :emoticon12: tic tac, :emoticon12: tic tac, :emoticon12: tic tac, :emoticon12: tic tac :emoticon12:

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:Não se pode esquecer que Espiritismo, antes de tudo, é Ciência.

Trancado