ADOÇÃO ESPIRITUAL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: ADOÇÃO ESPIRITUAL

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:
marta escreveu:Pra mim tá mais pra circense do que pra nonsense. É uma palhaçada essa teoria. Não dá pra engolir nem com K-suco. Credo

Eles acreditam e acham lógico como 2+2=4.
Tenho para comigo que crentes e teóricos da existência ( os que se apegam em 1 só teoria) o fazem porque não tiveram ( e talvez não tenham pelo resto da vida) o insight de uma visão macro de fora do universo para o micro ( reles moscas humanas vivendo um pentelhésimo de segundo, numa bolinha solta no universo, ou universos, ou dimensões ou...).

Eles não conseguem se ver como um tipo de inteligência ( entre infinitas, talvez...) que evoluiu um medinho - por ela tristemente descoberta - e que a perturba desde o dia em que sái da barriga de uma fêmea até segundos depois, quando morre.
Veja como ver-se assim, mais próximo da realidade do que somos, muda toda a perspectiva da coisa maior.
Quem somos nós pra dizer como é ou porque é assim ou assado?
Quem tem este modelo mental de auto-imagem da humanidade se vê no centro. Mas não estamos no centro de nada. Nem sabemos onde o centro é, se é apenas um, ou o que temos a ver com todo o resto...
Esta turma viaja no prórprio umbigo.
Sob este prisma, no que se transforma a doutrina espírita e seus delirios ? Em nada, totalmente ficcional, estatisticamente improvável e de relevância ZERO. Na verdade, parece coisa de criança autista. No máximo...uma brincadeirinha de amiguinho imaginário de uma sub-raça solta no nada.

Apo, eu tenho a mesma visão. O ser humano, de modo geral, se acha o mais mais do universo porque possui uma inteligência diferenciada em relação aos outros animais. Então, para esse sujeito tudo precisa ter sentido, um plano superior, um criador maior, uma missão, enfim. Eles não se conformam em estar aqui por esse tempinho e zé fini. Precisam dar um sentido maior às suas vidas, como se só viver o tempo em que estamos por aqui fosse pouco, ou nada.
Da minha parte, eu coloco em dúvida essa supremacia da inteligência humana. Tá, o homem chegou onde nenhum outro animal chegou, como o avanço da tecnologia, por exemplo. Mas isso não significa que os demais animais não possuam inteligência e nem prova que nós estejamos absolutamente certos, em detrimento dos outro animais, mesmo porque, com toda a supremacia humana estamos caminhando para a destrição total da terra e isso não me parece uma atitude exatamente inteligente. Os demais animais vivem em total harmonia com a natureza e o homem a destrói sistematicamente.

Ah pois é. Nós temos a capacidade do dolo e da culpa. Animais não têm este tipo de discernimento e julgamento, logo, não precisam inventar estórias para se esconder por trás. Morreu, tá morto! Sobrevive o mais capacitado. Julgar-se superior por ser humano é patético!
Quando à supremacia...bem...havia coisas sob a face da Terra antes de nós ( ou das quais viemos), talvez coisas que nunca cheguemos a ver ou que nos liquidem. E lá fora? No que chamamos de Universo ou Espaço? Nem sabemos o que tem lá, quanto mais além do além do concreto ou do abstrato! É tudo uma tremenda inutilidade...
Admitir-se um grãozinho, um quase nada perante a natureza é muito difícil. É mais fácil saber-se celebridade de um ser imaginário para o qual temos uma importância tão grande que nem nós mesmos somos capazes de dimensionar. Para eles isso é confortável. Que seja.

Cada um que tenha a fixação de quiser. Uns conversam com bichos, outros continuam dormindo e chupando dedo até morrer, outros se auto-flagelam. O ser humano é assim. Nem o melhor de todos os psiquiatras consegue se safar de suas maluquices.
Mas daí a achar que bichos falam, dedo é coisa que todo ser humano deve chupar para sobreviver e que a dor faz alguém mais puro...
Imagem

Reid
Gênero: Masculino

Mensagem por Reid »

a dor ensina e tudo mais, mas essa "cultuaçao" do espiritismo em volta dela eh um exagero.. e de outras religioes tbm :emoticon5:

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Reid escreveu:a dor ensina e tudo mais, mas essa "cultuaçao" do espiritismo em volta dela eh um exagero.. e de outras religioes tbm :emoticon5:

A dor, o prazer e outras sensações ( como a sensação de vazio ou de despersonalização ) acometem o ser humano e são inerentes à vida consciente humana. O resto é instinto animal e mais nada.
Eles não sabem como lidar com estas coisas e ficam entrando em surto, criando pontos de apoio e querendo dar julgamento ao que está posto como natural. E adoecem. É isto que acontece.
Imagem

Trancado