Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Ao que parece numa primeira pesquisa, a pessoa de fé está falando sobre o Zen Budismo como o Marcio colocou.

Pode ser, mas por que o avatar católico? E o nome "pessoa de fé"?
Para nos confundir? Provocação?
Ou ela/ele quer dar a entender que chegou ao catolicismo através das técnicas do Zen Budismo?

Lembra-me uns e outros que andaram por aqui afirmando que nos deram todas as dicas para que encontrássemos a verdade e nós continuamos nos recusando a ver o óbvio.

Ninguém aqui é bobo para sentir que tem gato nesta tuba. Escorregadios, arrogantes e com discursos professorais em torno do "óbvio" não são nada honestos. Logo, barbas de molho.

Se bem que tem um pessoal aí tipo Nova Era, Zen Budismo e OSHO que se enrola, enrola e não consegue ser objetivo. Conheci um recentemente e fiquei impressionada com o labirinto em que querem nos meter.
Uma hora, depois de acreditar na "bondade" deles, a ficha cái: Ou este cara é do mal, ou se droga ou está totalmente possuído.
No meu caso, era um ex-colega de escola que sempre foi da paz, meio hippie e meio drogadinho. Parece que entrou numas depois dos 40 e dei um basta nele. Muito maluco.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Mas o zen-budismo é assim arrogante? :emoticon26:
Imagem

Zato-one
Gênero: Masculino

Mensagem por Zato-one »

A ala conservadora e restritiva de direitos de partidos politicos orientais tem base budista. É assim na Tailândia, Japão e Coréia.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Apo

Mensagem por Apo »

Zato-one escreveu:A ala conservadora e restritiva de direitos de partidos politicos orientais tem base budista. É assim na Tailândia, Japão e Coréia.

Mas é zen? :emoticon13:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Ao que parece numa primeira pesquisa, a pessoa de fé está falando sobre o Zen Budismo como o Marcio colocou.

Pode ser, mas por que o avatar católico? E o nome "pessoa de fé"?
Para nos confundir? Provocação?

Não Fernando. É constrangimento mesmo. Crente, agora, tem vergonha de assumir sua religião.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Apo escreveu:
Zato-one escreveu:A ala conservadora e restritiva de direitos de partidos politicos orientais tem base budista. É assim na Tailândia, Japão e Coréia.

Mas é zen? :emoticon13:

É zen noção. :emoticon16:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Fernando Silva escreveu: Muito confuso.
O que tem a ver um crente que se agarra à fé em outra vida porque tem medo de morrer com um ateu que vive sua vida consciente de que morreu, acabou?
Que medos são esses que tentamos abafar, segundo você?

Para se compreender a questão, deve-se fazer a pergunta “certa”, pois a reposta está contida na “pergunta”. Quando fazemos a pergunta errada ou condicionada, a resposta virá igual.

Reformulemos:

Por que o crente se agarra a fé em outra vida?
Seria por que o pensamento percebe-se como sendo impermanente? E sendo o pensamento o responsável pela imagem que criou de sí, percebe que a imagem que está alimentando pode deixar de existir? E então como o pensamento criou esta “realidade” e “existe” nela, ele passa a “criar” um outro “mundo” para poder “continuar a existir nele? A mente viciou-se na imagem que criou “o eu”, e pensar em deixar de existir “doi”? (há muito mais coisas ai, há de se investigar muito mais fundo).

Será que a mente criou o “habito” de “dividir”, e então dividiu o medo em medos, ou esta mente passou a perceber apenas os efeitos que o medo gera, e achou que estes efeitos são medos? Pode alguem não ter mais medo???

Fernando Silva, pode ser que os efeitos do medo se apresentem para o crente no apego a um Deus, a vida após a morte, a reencarnação; já em um ateu, se apresente, no medo de perder suas posses, seus direitos, suas ideias, sua honra, seu emprego, sua estabilidade financeira, sua fama. O Medo, pode ser apenas UM, mas ele assume formas diferentes de manifestações em cada consciência, dependendo de seu condicionamentos, cultura, e tudo o mais. (isso deve ser mais investigado a fundo).não acha?

Existe medos ou o que existe é só MEDO?!

Fernando Silva escreveu:Uma criança pode estar sendo sincera quando diz que espera ganhar presentes de Papai Noel. Nem por isto vou levá-la a sério.
Além disto, com tantas religiões, por que levar uma a sério e rejeitar o resto?

Pois leve a serio não o Papai Noel, mas o que ela espera. Perceba como, quando e o por quê surgiu o desejo dela, isso é respeito, isso é procurar compreender o outro ser humano. Mas, se levar a serio o Papai Noel, ou se começar pelo Papai Noel, bom, neste caso não se importará com a criança, não é mesmo? Percebe os males que fará surgir caso ataque o Papai Noel dela “a força”? Não é mais humano e respeitoso, compreender a criança e fazer com que esta criança perceba os seus desejos e de onde eles estão surgindo e, por que?

Não leve a serio as religiões, são só efeitos, sintomas, exteriorizações, leve a serio a mente daquele que está criando tudo isso.

Fernando Silva escreveu:Não vemos necessidade de acreditar em deuses, logo, por definição, somos ateus. Não há como fugir disto.

Já assumi o rótulo de “ATEIA”, estava convicta, cheia de certezas absolutas, mas ao perceber que todo rótulo é uma “prisão”, o rótulo simplesmente “diluiu”, “evaporou-se”, e então possibilidades novas surgiram, o horizonte se ampliou.

Consegue não amanhã, não no futuro, mas “AGORA” largar este rótulo? Dizer: eu não acredito nesses Deuses, percebo a falsidade disto tudo, mas não sou ateu ou teista?? consegue??? não da boca para fora, mas lá de dentro? .......Consegue nunca mais se definir como um rótulo??? Dizer: estou “livre” , nem eu nem ninguém pode me definir!!! consegue?

Se não consegue “fugir” disto, é sinal que isso está te mantendo “PRESO” é uma corrente.
Em um momento de sua vida, antes de o primeiro condicionado tentar enfiar a ideia de religião ou algo ao contrario em sua cabeça, quando você era uma criança tenra, erá teista ou ATEU? Pois te digo, que não tinha rótulos, era livre, e isso fazia com que houvessem inúmeras possibilidades de se aprender, não é mesmo?

Fernando Silva escreveu:Já fomos religiosos e entendemos que religiosos não são, em sua maioria, idiotas. Estão apenas equivocados. Mas não pode haver tolerância com religiosos intolerantes.

Há sim religiosos equivocados e religiosos “idiotas” sim. Idiotas estão em todos os lugares, a sociedades estimula a idiotice, a midia, os livros, os pais, a religião, mas idiotas podem deixar de serem, isso é um fato. Fui uma idiota por muito tempo, acreditando em tanta idiotice, seguindo pessoas idiotas, ideias idiotas, se apegando a coisas idiotas. Mas para se livrar da idiotice deve-se perceber-se como um, para se livrar do vicio deve-se perceber-se como um viciado. Alguem equivocado, que se agarra a este equivoco, se prende, se vicia, percebe que é um equivoco, mas não quer largar: é um idiota. Um equivocado não sabe de seu equivoco e quando sabe se livra, mas alguem que sabe mas não quer se livrar é um idiota.

A palavra “idiota” pode de repente “chocar”, mas é um fato a idiotice e está em tudo, desde a dona de casa humilde, até o premio nobel. Veja, ha exemplos de idiotice em todos os lugares, a chefes de nações IDIOTAS, não há religiosos idiotas????? Uma pessoa “feliz” em sua vidinha medíocre é um idiota!! Não é as coisas quem fazem os idiotas, é os idiotas que criam as coisas e se apegam. Quando deixamos de ser idiotas, todos os apegos, tudo que viemos alimentando, nutrindo a idiotice pessoal, cai por terra.

Fernando Silva escreveu:Mas não pode haver tolerância com religiosos intolerantes.

Não haver tolerancia, não quer dizer que deva haver intolerancia. Quando há tolerancia, só há uma especie de “fechar os olhos”, “deixar rolar”. Quando há intolerancia, bom, vc sabe!!
Agora, quando não há tolerancia e vc não cai para o outro extremo “intolerancia”, o que acontece???

Fernando Silva escreveu: Você está afirmando que, para aprendermos coisas novas, temos que jogar fora o que aprendemos antes?

Vc já ouviu aquela parabola sobre o chá? Aquela que o mestre disse: como poderei colocar meu chá se sua chicara esta cheia? Lembra ela toda?

Fernando Silva escreveu:É justamente o conhecimento previamente adquirido que nos permite julgar as coisas novas dentro de uma perspectiva mais ampla, sem achar que aquilo é a única verdade do universo.

O conhecimento tem sua utilidade é um fato. Mas em certos casos ele o impedirá de perceber algo novo. Há muito, busquei algo, lia em media oito livros por mês, sobre vários assuntos, sempre buscando conhecer, mas apesar de tudo, e perceber que haviam pessoas com muito mais “conhecimentos” que eu, eu percebia que eles estavam “vazios”, perdidos, sempre ditando o que os livros, autores, cientistas falaram, eles mesmos não sabiam NADA. Os computadores tinham muito mais conhecimentos que eles, e eles viviam em agustia, pois como surge sempre algo, estavam sempre querendo estar “atualizados” e isso criava uma certa dependência e angustia. Ao perceber isso, tudo que sabia perdeu a “graça”, senti como se agora minha xícara estivesse “vazia” e então as coisas agora podiam ser vistas “puras”, sem a interferência das coisa que eu havia acumulado.

Quando uma criança vê uma flor pela primeira vez, não há conhecimento, registro nenhum daquilo que está a sua frente, a mente esta em silencio, só há atenção profunda ali, neste momento não a criança e nem flor, há só ATENÇÃO, mas a partir da hora em que o adulto diz: é uma flor, a flor é isso e aquilo, o nome dela é tal, ela blá, blá, blá.... neste momento uma “imagem” é criada na mente da criança, e quando ela entrar em contato com aquilo novamente, a mente irá se interferir e irá mostrar a imagem que foi criada, e sendo assim, ela pode não ver mais aquilo só verá agora o “conhecido”, a imagem que está condicionada em sua mente. Agora, se criamos esta imagem da flor e a perdemos, quantas imagens a mente vai e foi criando em nossas vidas? Uma imagem sua, da sua esposa, dos seus filhos, do seu mundo, das suas ideias, suas conclusões, do que disseram e etc....

Por isso, se algo se apresenta e tentarmos achar algo na memoria, iremos contaminar isso, iremos como se vestir um oculos, e esse oculos pode ser um rótulo, e se eu te mostrar algo branco e vc estiver condicionado com um oculos azul, vc verá o que eu estou mostrando?

Como pode alguem ter uma perpectiva ampla se já está cheio e preso a conclusões? Respondam essa que eu quero ver.....

Fernando Silva escreveu: É justamente ao nos tornarmos ateus, sem estarmos presos a uma "verdade" imposta, que podemos julgar as religiões de forma isenta, sem ter a mente fechada por uma fé que não admite questionamentos.”

Vcs podem não terem verdades impostas, mas não poderiam ter criados verdades, ou aceitados verdades? Não se pode julgar nada quando estamos assumindo um rótulo, vc verá tudo a partir deste rótulo, se se assemelhar ótimo, se não vcs descartam, se for da cor azul otimo, se não for as pessoas não estão dizendo a verdade. Vê amigo, os chamados “mentes fechadas” não aceitam questionamentos, a não ser os que eles já estão acostumados a responder, agora, quando questiono o ateísmo o que acontece????

Fernando Silva escreveu: Verdades objetivas podem ser descobertas a partir dos outros. Verdades objetivas não dependem de "percepção

Acha mesmo? Posso jurar que ali tem uma cadeira, mas se vc acreditar em mim sem ter a percepção, isso não é fé, ou confiança? É saber???? agora se nós dois percebemos juntos, há necessidade de eu te convencer ou vc? Há necessidade de confiar? Há necessidade de debates? Só aprendemos de fato, quando há percepção, quando isso nos toca, quando sindo realmente com todo o meu ser, o resto pode ser fé, confiança ou apenas conhecimentos acumulados.

Fernando Silva escreveu:A religião me incomodava. Comecei a me questionar e um dia me descobri ateu

Seu ateísmo é uma reação!!! foi e está sendo alimentado pelo teismo??? se algo é uma reação do oposto este não carrega um pouco daquele??? exemplos: se minha caridade é o oposto da ambição, esta caridade não carrega um poco desta ambição? Quando algo nasce por causa daquilo, ele não carrega um pouco da onde ele nasceu?

Por favor me responda, se a religião não te incomodasse, teria ou haveria necessidade de se assumir um rótulo ateu?

Gostaria de saber quais foram seus questionamentos, pois se foram questionamentos condicionados, só poderiam te levar a respostas condicionadas e sendo assim te caber um rótulo.

Percebe que se houver questionamentos condicionados espiritas, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas espiritas e então a pessoa....

Percebe que se houver questionamentos condicionados evangélicos, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas evangelicas e então a pessoa...

Acha que é diferente com os questionamentos ateistas?????

Que bom que continuamos, seria muito bom mesmo que houvessem outros questionamentos. Um abraço Fernando Silva

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

marta escreveu: Se as pessoas estão tão felizes e confortáveis como c mesmo diz, o que lhe dá tanta certeza de que precisam perceber que há uma necessidade de sair do padrão que vem seguindo a anos??.

Acha que seguir padrões há anos e que seja até “confortáveis” não está a manter a sociedade e o pensamento humano como ele está? Esta pessoa não pode estar gerando consciente ou não, conflitos e estes conflitos afetando até mesmo a sua vida, o presente e o futuro? Estaria vc “feliz” seguindo um padrão de vida durantes anos até morrer?

Não acharia justo, ou gostaria de pelo menos saber que há algo alem de toda sua mediocridade? Se vc visse pessoas “felizes” respirando um ar poluído, não daria a oportunidade de eles saberem que existe “sim” um outro ar mais “puro”?

Se vc agora percebesse que durante anos havia pensado igual a todos “padronizadamente” e que se achava “feliz” com tanto lixo, e com tanto potencial sendo desperdiçado, não acharia um crime perceber isso em outros e não alerta-los???.

Responda....

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Se vc agora percebesse que durante anos havia pensado igual a todos “padronizadamente” e que se achava “feliz” com tanto lixo, e com tanto potencial sendo desperdiçado, não acharia um crime perceber isso em outros e não alerta-los???.

Responda....

Pois é, perdi mais de 40 anos de minha vida seguindo preceitos religiosos que não beneficiaram em nada a mim nem a meu próximo.
Perdi meu tempo rezando para entidades inexistentes, esperando ajuda delas, sufocando os protestos da minha razão com a desculpa de que "eu não entendo porque está fora do meu alcance".

Pois é, estava desperdiçando meu potencial. É um crime não alertar os que ainda prostituem sua mente com crenças sem sentido.

Reid

Mensagem por Reid »

pessoa de fé
vc eh o tipo de pessoa q fica em cima do muro
diz q eh livre mas so esta viva pq deve seguir padrões para isso
essa sua definiçao de liberdade eh contraditoria

o ateismo e agnoticismo se baseia no q funciona
PROVE q outras coisas funcionam q eu e muitos outros mudaram de ideia :emoticon26:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pessoa de fé escreveu:Fernando Silva, pode ser que os efeitos do medo se apresentem para o crente no apego a um Deus, a vida após a morte, a reencarnação; já em um ateu, se apresente, no medo de perder suas posses, seus direitos, suas ideias, sua honra, seu emprego, sua estabilidade financeira, sua fama. O Medo, pode ser apenas UM, mas ele assume formas diferentes de manifestações em cada consciência, dependendo de seu condicionamentos, cultura, e tudo o mais.

Pois esses medos do ateu são bastante compreensíveis. Não vejo nada de errado com eles. Seria muito estranho uma pessoa achar normal passar fome e ser falsamente acusada
pessoa de fé escreveu:Existe medos ou o que existe é só MEDO?!

Há medos doentios, há medos justificáveis.
pessoa de fé escreveu:Percebe os males que fará surgir caso ataque o Papai Noel dela “a força”? Não é mais humano e respeitoso, compreender a criança e fazer com que esta criança perceba os seus desejos e de onde eles estão surgindo e, por que?

É normal que uma criança queira ganhar presentes, mas não é honesto dizer a ela que Papai Noel existe. Mais cedo ou mais tarde, ela vai descobrir que foi enganada. A diferença é que, no caso das religiões, as pessoas morrem sem perceber o engano.
pessoa de fé escreveu:Não leve a serio as religiões, são só efeitos, sintomas, exteriorizações, leve a serio a mente daquele que está criando tudo isso.

As religiões são perigosas. Fazem com que a mente das pessoas desligue sua parte racional. Eu já fui assim.

E não vou pressupor a existência "daquele que está criando tudo isto".
Se ele existir e tiver algo a me dizer, que o faça.
Não sinto nenhuma necessidade de correr atrás de coisas que, até que surjam evidências, não existem.

Só espero que, neste ponto, você não me fale das suas "experiências pessoais"...
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não vemos necessidade de acreditar em deuses, logo, por definição, somos ateus. Não há como fugir disto.

Já assumi o rótulo de “ATEIA”, estava convicta, cheia de certezas absolutas, mas ao perceber que todo rótulo é uma “prisão”, o rótulo simplesmente “diluiu”, “evaporou-se”, e então possibilidades novas surgiram, o horizonte se ampliou.

Não tenho certezas absolutas, o que não tenho é necessidade de acreditar em coisas que não existem.
Se surgirem evidências, não vou me agarrar à descrença, só que não surgiram.
pessoa de fé escreveu:Consegue não amanhã, não no futuro, mas “AGORA” largar este rótulo? Dizer: eu não acredito nesses Deuses, percebo a falsidade disto tudo, mas não sou ateu ou teista?? consegue??? não da boca para fora, mas lá de dentro? .......Consegue nunca mais se definir como um rótulo??? Dizer: estou “livre” , nem eu nem ninguém pode me definir!!! consegue?

Acontece que, ao não acreditar em deuses, eu sou ateu. Não há outra palavra para definir isto.
O erro está em achar que o ateísmo é um tipo de crença. É apenas uma descrição. E se aplica a mim.
pessoa de fé escreveu:Se não consegue “fugir” disto, é sinal que isso está te mantendo “PRESO” é uma corrente.

Qual?
pessoa de fé escreveu:Em um momento de sua vida, antes de o primeiro condicionado tentar enfiar a ideia de religião ou algo ao contrario em sua cabeça, quando você era uma criança tenra, erá teista ou ATEU? Pois te digo, que não tinha rótulos, era livre, e isso fazia com que houvessem inúmeras possibilidades de se aprender, não é mesmo?

E é assim que me considero agora: livre.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu:Já fomos religiosos e entendemos que religiosos não são, em sua maioria, idiotas. Estão apenas equivocados. Mas não pode haver tolerância com religiosos intolerantes.

Um equivocado não sabe de seu equivoco e quando sabe se livra, mas alguem que sabe mas não quer se livrar é um idiota.

Não sinto necessidade de me livrar de um equívoco que não vejo.
pessoa de fé escreveu:Uma pessoa “feliz” em sua vidinha medíocre é um idiota!!

Mas é feliz. E é isto que importa.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mas não pode haver tolerância com religiosos intolerantes.

Não haver tolerancia, não quer dizer que deva haver intolerancia. Quando há tolerancia, só há uma especie de “fechar os olhos”, “deixar rolar”. Quando há intolerancia, bom, vc sabe!!
Agora, quando não há tolerancia e vc não cai para o outro extremo “intolerancia”, o que acontece???

Intolerância: tentar impor preceitos religiosos pela força a quem não os aceita.
Isto é intolerável.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu: Você está afirmando que, para aprendermos coisas novas, temos que jogar fora o que aprendemos antes?

Vc já ouviu aquela parabola sobre o chá? Aquela que o mestre disse: como poderei colocar meu chá se sua chicara esta cheia? Lembra ela toda?

Não conheço, mas não vejo necessidade de jogar fora a experiência de toda uma vida para abrir espaço para algo que nem sei o que é.
E é a experiência de vida que me permitirá julgar se o tal mestre é ou não sábio.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu:É justamente o conhecimento previamente adquirido que nos permite julgar as coisas novas dentro de uma perspectiva mais ampla, sem achar que aquilo é a única verdade do universo.

O conhecimento tem sua utilidade é um fato. Mas em certos casos ele o impedirá de perceber algo novo. Há muito, busquei algo, lia em media oito livros por mês, sobre vários assuntos, sempre buscando conhecer, mas apesar de tudo, e perceber que haviam pessoas com muito mais “conhecimentos” que eu, eu percebia que eles estavam “vazios”, perdidos, sempre ditando o que os livros, autores, cientistas falaram, eles mesmos não sabiam NADA. Os computadores tinham muito mais conhecimentos que eles, e eles viviam em agustia, pois como surge sempre algo, estavam sempre querendo estar “atualizados” e isso criava uma certa dependência e angustia. Ao perceber isso, tudo que sabia perdeu a “graça”, senti como se agora minha xícara estivesse “vazia” e então as coisas agora podiam ser vistas “puras”, sem a interferência das coisa que eu havia acumulado.

Bem, cada um com seus problemas.
pessoa de fé escreveu:Quando uma criança vê uma flor pela primeira vez, não há conhecimento, registro nenhum daquilo que está a sua frente, a mente esta em silencio, só há atenção profunda ali, neste momento não a criança e nem flor, há só ATENÇÃO, mas a partir da hora em que o adulto diz: é uma flor, a flor é isso e aquilo, o nome dela é tal, ela blá, blá, blá.... neste momento uma “imagem” é criada na mente da criança, e quando ela entrar em contato com aquilo novamente, a mente irá se interferir e irá mostrar a imagem que foi criada, e sendo assim, ela pode não ver mais aquilo só verá agora o “conhecido”, a imagem que está condicionada em sua mente. Agora, se criamos esta imagem da flor e a perdemos, quantas imagens a mente vai e foi criando em nossas vidas? Uma imagem sua, da sua esposa, dos seus filhos, do seu mundo, das suas ideias, suas conclusões, do que disseram e etc....

Quem quiser que viva assim.
pessoa de fé escreveu:Por isso, se algo se apresenta e tentarmos achar algo na memoria, iremos contaminar isso, iremos como se vestir um oculos, e esse oculos pode ser um rótulo, e se eu te mostrar algo branco e vc estiver condicionado com um oculos azul, vc verá o que eu estou mostrando?

A mente deve estar aberta para novos conceitos, mas não tanto que o cérebro caia.
pessoa de fé escreveu:Como pode alguem ter uma perpectiva ampla se já está cheio e preso a conclusões? Respondam essa que eu quero ver.....

Simples, mantendo-se disposto a reavaliar os conceitos anteriores.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu: É justamente ao nos tornarmos ateus, sem estarmos presos a uma "verdade" imposta, que podemos julgar as religiões de forma isenta, sem ter a mente fechada por uma fé que não admite questionamentos.”

Vcs podem não terem verdades impostas, mas não poderiam ter criados verdades, ou aceitados verdades?

Por exemplo?
pessoa de fé escreveu:Vê amigo, os chamados “mentes fechadas” não aceitam questionamentos, a não ser os que eles já estão acostumados a responder, agora, quando questiono o ateísmo o que acontece????

Pedimos evidências. Pedimos argumentos racionais. Pedimos coisas que possamos examinar. E elas não apareceram até agora, só vagas afirmações tipo "abra sua mente para o novo".
Quando esse "novo" nos for apresentado, daremos nossa opinião.
O que estamos julgando, até agora, é apenas sua atitude.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu: Verdades objetivas podem ser descobertas a partir dos outros. Verdades objetivas não dependem de "percepção

Acha mesmo? Posso jurar que ali tem uma cadeira, mas se vc acreditar em mim sem ter a percepção, isso não é fé, ou confiança? É saber???? agora se nós dois percebemos juntos, há necessidade de eu te convencer ou vc? Há necessidade de confiar? Há necessidade de debates? Só aprendemos de fato, quando há percepção, quando isso nos toca, quando sindo realmente com todo o meu ser, o resto pode ser fé, confiança ou apenas conhecimentos acumulados.

Afirmações tipo "ali há uma cadeira" podem ser aceitas em confiança, principalmente se não implicam em riscos. Afirmações sobre entidades invisíveis e indetectáveis requerem algo mais que confiança.
Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.
pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu:A religião me incomodava. Comecei a me questionar e um dia me descobri ateu

Seu ateísmo é uma reação!!! foi e está sendo alimentado pelo teismo??? se algo é uma reação do oposto este não carrega um pouco daquele??? exemplos: se minha caridade é o oposto da ambição, esta caridade não carrega um poco desta ambição? Quando algo nasce por causa daquilo, ele não carrega um pouco da onde ele nasceu?

Não, meu ateísmo é o resultado de eu ter me livrado de algo que só me atrapalhava.
Eu sou ateu quanto aos deuses gregos, também, mesmo que a crença neles não me atrapalhe em nada.
E serei ateu se as religiões desaparecerem. Eu só lembro de Deus porque os crentes não permitem que eu me esqueça.
pessoa de fé escreveu:Por favor me responda, se a religião não te incomodasse, teria ou haveria necessidade de se assumir um rótulo ateu?

Não. Eu apenas não acreditaria.
Eu também sou "a-fadista", já que não acredito em fadas, só que não preciso apresentar argumentos a nenhum chato. Também sou "a-sacisista", já que não acredito em sacis etc.
pessoa de fé escreveu:Gostaria de saber quais foram seus questionamentos, pois se foram questionamentos condicionados, só poderiam te levar a respostas condicionadas e sendo assim te caber um rótulo.

A pergunta não é "por que eu me tornei ateu" e sim "por que um dia eu me deixei enganar pela religião".
O que eu tinha a dizer está aqui:
http://fernandosilva.multiply.com/journal
E, sim, em grande parte são argumentos anti-cristãos, já que eu vivo cercado deles.
pessoa de fé escreveu:Percebe que se houver questionamentos condicionados espiritas, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas espiritas e então a pessoa....

Percebe que se houver questionamentos condicionados evangélicos, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas evangelicas e então a pessoa...

Sim, porque eu não estou defendendo verdades, estou questionando "verdades".
Você pode apontar alguma "verdade absoluta" que eu tenha afirmado em relação às religiões?

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:Percebe que se houver questionamentos condicionados espiritas, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas espiritas e então a pessoa....

Você pode apontar alguma "verdade absoluta" que eu tenha afirmado em relação às religiões?

Por que todo crente adora confundir descrença com crença? Será que não percebem que no ateísmo não há verdades absolutas, ao contrário das religiões!?!

A única coisa que eu faço, como ateu, é questionar verdades impostas (e mal explicadas) pelas religiões.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Apo

Mensagem por Apo »

Dragão Invisível escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Por que todo crente adora confundir descrença com crença? Será que não percebem que no ateísmo não há verdades absolutas, ao contrário das religiões!?!

A única coisa que eu faço, como ateu, é questionar verdades impostas (e mal explicadas) pelas religiões.

É o modelo mental deles. Não cabem 2 na mesma cachola lotada de besteiras.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Dragão Invisível escreveu:A única coisa que eu faço, como ateu, é questionar verdades impostas (e mal explicadas) pelas religiões.

E isto só se torna necessário porque eles se sentem na obrigação de nos impingir suas "verdades".
Não me lembro de alguma vez ter sentido necessidade de refutar argumentos a favor da religião grega ou egípcia.
Se eles fossem como os ufólogos e não nos enchessem o saco, nós os trataríamos como tratamos os ufólogos: nem pensaríamos no assunto

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Dragão Invisível escreveu:A única coisa que eu faço, como ateu, é questionar verdades impostas (e mal explicadas) pelas religiões.

E isto só se torna necessário porque eles se sentem na obrigação de nos impingir suas "verdades".
Não me lembro de alguma vez ter sentido necessidade de refutar argumentos a favor da religião grega ou egípcia.
Se eles fossem como os ufólogos e não nos enchessem o saco, nós os trataríamos como tratamos os ufólogos: nem pensaríamos no assunto

Não há como fugir o tempo todo ( sem confronto mínimo ) de gente que tenta nos convencer, impingir ou ainda nos acusar, baseados nas idéias deles. Uma hora, temos que demonstrar algum sangue nas veias!
Este turma é como verme que quer devorar e ainda nos manter vivos para continuar servindo de alimento. Eles não cansam, até que estejamos convencidos a seguir seus delírios. E o pior é que criam seres para servirem de mentores para o crime de extorsão da inteligência.
- Não sou eu que estou dizendo: é da vontade daquele a quem você nega conhecer. Ou a quem você insiste em trair. Você não tem escolha: ou aceita ou vai se dar mal!

Quanto à pensar em determinados assuntos, como religiões, rituais, "conhecimentos", "pesquisa", ETs...:
posso pensar e ir atrás do que eu bem quiser, SE eu quiser e na hora em que me apetecer. E se eu não me interessar, a escolha deve ser minha!

E ainda tem a culpa, que eles adoram projetar nos demais, inclusive nos que não rezam a cartilha como eles rezam. O que tem de falatório entre católico, entre evangélico... Cada ser humano acha que só ele e apenas ele, está fazendo a coisa correta. E se não está, a culpa é do outro. HUMPF!
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:Cada ser humano acha que só ele e apenas ele, está fazendo a coisa correta. E se não está, a culpa é do outro. HUMPF!

isso qdo n eh Deus q ta fazendo "certo" :emoticon26:

Apo

Mensagem por Apo »

Reid escreveu:
Apo escreveu:Cada ser humano acha que só ele e apenas ele, está fazendo a coisa correta. E se não está, a culpa é do outro. HUMPF!

isso qdo n eh Deus q ta fazendo "certo" :emoticon26:

Quando a merda se instala de vez...é o propósito de deus e deus sabe o que faz.

Então toda esta pantomima sobre a vida? É vontade de deus ou o homem é que faz tudo errado. Pronto.

Como diz a música:

" Tudo está em seu lugar!
Graças a deus, graças a deus!
..."
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sinto no ar cheiro de desespero ( ou tirania ) crente...
Começaram os pontos de interrogação triplicados e outros sinais característicos...
Imagem

Valdisnnei

Mensagem por Valdisnnei »

Reid escreveu:pessoa de fé
vc eh o tipo de pessoa q fica em cima do muro
diz q eh livre mas so esta viva pq deve seguir padrões para isso
essa sua definiçao de liberdade eh contraditoria

o ateismo e agnoticismo se baseia no q funciona
PROVE q outras coisas funcionam q eu e muitos outros mudaram de ideia :emoticon26:

Provar que algo mais funciona pelos meios que a priori você define como os únicos funcionais?

Já começam errado quando começam pedindo provas...
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Valdisnnei

É... a Sal e eu estávamos corretos sobre a pessoa de fé...

Apo

Mensagem por Apo »

Valdisnnei escreveu:É... a Sal e eu estávamos corretos sobre a pessoa de fé...

Que que vocês disseram mesmo? :emoticon26:
Imagem

Valdisnnei

Fernando Silva escreveu:

E já parte do principio de que essas "verdades" são impostas, mal explicadas e falsas...
A razão pura é de pouca serventia e é necessário fazer as perguntas certas e sem colocar "achismos" sobre o que está lendo.

É muito comum, por exemplo, quando um teísta começa a falar sobre a morte do corpo não ser o fim, choverem comentários de ateus sobre a inexistência de algo magico e imaterial chamado alma, sobre a decadência do dualismo e inutilidade do sobrenatural.
Tratar da morte do corpo, não depende de nada disso, pode e passa muito longe desse tipo de critica.
Falar sobre a alma pode ser falar sobre a consciência, já que elas são tratadas por muitos religiosos como sinônimos, e, a consciência, não pode ser tratada a priori como inexistente e independe de dualismo ou sobrenatural.

Quando a pessoa questiona um texto, já tem em sua interpretação toda essa carga prévia, o que atrapalha a interpretação do texto e, por consequência, o questionamento do tema.

Quer uma prova disso?
Veja as respostas que vocês mesmos deram a pessoa de fé quando ela falou sobre "questionamentos condicionados".
Teístas e também ateus estão sujeitos a isso, o ateísmo por si só não leva ao livre pensamento ou ao ceticismo nem torna um questionamento automaticamente desligado de todo um conjunto de idéias prévias que condicionam esse questionamento.

Ela está correta nesse ponto especifico do que diz e as tentativas que foram feitas de refuta-la, apenas confirmam o que ela diz, pois essas tentativas erram o alvo feio e se limitam a tentar defender o ateísmo e mostra-lo superior ao teísmo, dizendo que o ateísmo é justamente o questionamento e libertação do condicionamento teísta, algo que não só é falso, mas que no ponto discutível, o do atéismo surgido do questionamento do teísmo, o primeiro não garante por si só menos condicionamento que o teísmo.
Não duvidaria que protestantes viessem a usar do mesmo argumento contra católicos.
Editado pela última vez por Valdisnnei em 16 Jun 2009, 19:49, em um total de 1 vez.

Valdisnnei

Apo escreveu:
Valdisnnei escreveu:É... a Sal e eu estávamos corretos sobre a pessoa de fé...

Que que vocês disseram mesmo? :emoticon26:

Que ela não era mais um crente arroz/feijão.

Ela é mais uma mistura entre o VideoMaker e eu. :emoticon22: :emoticon22:
VideoMaker + NadaSei = Pessoa de fé... :emoticon23: :emoticon28:

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:

E já parte do principio de que essas "verdades" são impostas, mal explicadas e falsas...
A razão pura é de pouca serventia e é necessário fazer as perguntas certas e sem colocar "achismos" sobre o que está lendo.

É muito comum, por exemplo, quando um teísta começa a falar sobre a morte do corpo não ser o fim, choverem comentários de ateus sobre a inexistência de algo magico e imaterial chamado alma, sobre a decadência do dualismo e inutilidade do sobrenatural.
Tratar da morte do corpo, não depende de nada disso, pode e passa muito longe desse tipo de critica.
Falar sobre a alma pode ser falar sobre a consciência, já que elas são tratadas por muitos religiosos como sinônimos, e, a consciência, não pode ser tratada a priori como inexistente e independe de dualismo ou sobrenatural.

Quando a pessoa questiona um texto, já tem em sua interpretação toda essa carga prévia, o que atrapalha a interpretação do texto e, por consequência, o questionamento do tema.

Quer uma prova disso?
Veja as respostas que vocês mesmos deram a pessoa de fé quando ela falou sobre "questionamentos condicionados".
Teístas e também ateus estão sujeitos a isso, o ateísmo por si só não leva ao livre pensamento ou ao ceticismo nem torna um questionamento automaticamente desligado de todo um conjunto de idéias prévias que condicionam esse questionamento.

Ela está correta nesse ponto especifico do que diz e as tentativas que foram feitas de refuta-la, apenas confirmam o que ela diz, pois essas tentativas erram o alvo feio e se limitam a tentar defender o ateísmo e mostra-lo superior ao teísmo, dizendo que o ateísmo é justamente o questionamento e libertação do condicionamento teísta, algo que não só é falso, mas que no ponto discutível, o do atéismo surgido do questionamento do teísmo, o primeiro não garante por si só menos condicionamento que o teísmo.
Não duvidaria que protestantes viessem a usar do mesmo argumento contra católicos.

A s verdades são impostas e mal explicadas na medida em que não se é permitido discutí-las e tidas como absolutas. E quando as discutimos, como ateus que somos, estamos confrontando teorias e hipóteses levantadas pelas religiões e religiosos. Deus é, no máximo, uma hipótese!

Ah, tá! 'Cê pode chamar sua consciência de Madre Teresa do Calcutá ou alma, mas raramente é este o sentido usado pelos religiosos. E, até onde sabemos, a consciência não sobrevive à morte!

Claro que o ateísmo não leva ninguém ao livre pensamento, ateísmo é apenas a não-crença em deuses e coisas mágicas ou sobrenaturais. Coisas sem evidências.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Valdisnnei

Dragão Invisível escreveu:A s verdades são impostas e mal explicadas na medida em que não se é permitido discutí-las e tidas como absolutas. E quando as discutimos, como ateus que somos, estamos confrontando teorias e hipóteses levantadas pelas religiões e religiosos. Deus é, no máximo, uma hipótese!

E quem disse que não se pode discuti-las ou que são absolutas?
Que religiosos, que teístas, que religiões e que igrejas dizem isso?
Segundo diversos textos Budistas as escrituras não importam, são apenas dedos apontados para a verdade, dedos que podem até mesmo usar de expedientes falsos.

Deus enquanto hipótese está sujeito e ser nada menos que um fato.
Ah, tá! 'Cê pode chamar sua consciência de Madre Teresa do Calcutá ou alma, mas raramente é este o sentido usado pelos religiosos. E, até onde sabemos, a consciência não sobrevive à morte!

Mais uma vez se engana.
Os vedas hindus declaram claramente: Alma é consciência, consciência é alma.
Eu mesmo SEMPRE uso unicamente da palavra consciência para tentar evitar confusão, mas isso nunca evita confusão pois as pessoas colocam os "achismos" mesmo assim, como o "achismo" de pensar que esse é raramente o sentido usado pelos religiosos para falar da alma.
Alias é preciso tomar cuidado com ateísmos baseados em falácias do apelo a multidão, pois o pensamento teísta/deísta e as muitas religiões, são se limitam ao que "a maioria dos crentes" diz ou pensa.
Seria como ser contrario a teoria do BIG-BANG só porque a maioria das pessoas diz que no inicio ouve uma grande explosão, algo que é falso.

Quanto a consciência não sobreviver a morte, não existem evidencias disso, essa é como o ateísmo, uma hipótese com base em ausência de evidencia.
Dragão Invisível escreveu:Claro que o ateísmo não leva ninguém ao livre pensamento, ateísmo é apenas a não-crença em deuses e coisas mágicas ou sobrenaturais. Coisas sem evidências.

Ou com base no que o ateu entende como magico e sobrenatural, bem como no desconhecimento de certas evidencias verificáveis por qualquer um, talvez não pelos meios que a pessoa "julga" adequados, mais ainda assim verificáveis e sujeitos a todo tipo de investigação.
Editado pela última vez por Valdisnnei em 16 Jun 2009, 20:41, em um total de 2 vezes.

Trancado