Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
fé sf (lat fide) 1 Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. 2 Crença nas doutrinas da religião cristã. 3 A primeira das três virtudes teologais. 4 Fidelidade a compromissos e promessas; confiança: Homem de fé. 5 Confirmação, prova. 6 Testemunho de certos funcionários que faz força nos tribunais; confirmação de um testemunho. F. conjugal: fidelidade que reciprocamente se devem os cônjuges. F. de carvoeiro: crença inabalável, que não tende a razões ou argumentos. F. de Cristo: a crença ou a religião cristã. F. de ofício: a) folha de serviços de um funcionário ou de um militar; b) fé baseada na honra do cargo ou profissão de quem atesta ou abona. F. de réu: certidão pela qual o oficial público declara haver citado alguém para qualquer fim. F. divina: crença que se apóia na revelação. F. humana: a que se assenta na autoridade dos homens. F. implícita: a que, sem prévio exame, se deposita em alguma coisa. F. pública: confiança que as instituições ou os magistrados públicos nos inspiram. F. púnica: promessa desleal, traição. "Mais vale a fé que o pau da barca" (provérbio): aplica-se quando algo aconteceu como por milagre. Boa fé: a) convicção de agir de acordo com a lei; b) ausência de má intenção. Má fé: má intenção; maldade
No meio dessa "guerrinha ideológica" nada como botar água fria na fervura.
Fé religiosa por si só nada diz igualzinho a qualquer sentimento humano até os ditos bouuuns sentimentos, em que muitos tentam justificar o assassinato do seu amor porque amava demais.
Fé religiosa tem sim um potencial enorme benéfico como tantos outros mas daí a que o povo "use" da melhor forma ...
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Muito bem. O seu livro "Carta a uma nação Cristã", é regido por uma linguagem tão cortante e argumentos tão implacáveis que, por vezes, tange o panfletário. Mas mesmo assim, Harris admite algumas dúvidas em sua "fé na descrença".
Sam Harris não descarta a religiosidade, como muitos pensam. Harris apenas encoraja as pessoas a terem mais racionalidade e equilíbrio em suas manifestações.
Destaque :"Você tem razão, é claro, ao acreditar que existe algo mais na vida do que simplesmente compreender a estrutura e o conteúdo do universo."
"É importante perceber que a distinção entre Ciência e Religião não implica excluir nossas intuições éticas e nossas experiências espirituais da nossa conversa sobre o mundo."
Ótimo. Se um cético, implacável e respeitado pela comunidade ateísta, diz que Eu tenho razão ao acreditar em algo mais além do que percebem meus cinco sentidos naturais, então o séquito de Harris, tão acostumado a dizer amém a tudo o que ele fala e escreve, não poderá, agora, amaldiçoá-lo.
==========
Destaque :"Um dos maiores desafios da civilização no Séx. XXI é que os seres humanos aprendam a falar sobre suas preocupações mais profundas - sobre a ética, a experiência espiritual e a inevitabilidade do sofrimento humano - de maneiras que não sejam flagrantemente irracionais."
Concordo. Fanatismo só depõe contra qualquer estrutura religiosa.
Expor experiências espirituais com racionalidade muitos o fazem e parece que Harris não vê problema algum em tal atitude, o que o diferencia um pouco de seus seguidores mais afoitos que não admitem e nem aprovam nenhuma manifestação neste sentido.
===============
Sam Harris dá entrevista a uma Rede de Televisão Canadense.
O interessante é que ele não desabona as pesquisas parapsicológicas e nem critica, à priori, a Reencarnação. Ele admite que deveria gastar mais do seu tempo estudando esses fenômenos antes de criticá-los, muito diferente de determinados céticos que já lançam sua fúria e desdenho perante esses fatos, sem nunca ter sequer lido superficialmente sobre os mesmos :
E olhem só o que o Papa do Ateísmo diz na entrevista :
"My position on the paranormal is this: While there have been many frauds in the history of parapsychology, I believe that this field of study has been unfairly stigmatized.
If some experimental psychologists want to spend their days studying telepathy, or the effects of prayer, I will be interested to know what they find out. And if it is true that toddlers occasionally start speaking in ancient languages (as Ian Stevenson alleges), I would like to know about it.
However, I have not spent any time attempting to authenticate the data put forward in books like Dean Radin’s The Conscious Universe or Ian Stevenson’s 20 Cases Suggestive of Reincarnation.
The fact that I have not spent any time on this should suggest how worthy of my time I think such a project would be. Still, I found these books interesting, and I cannot categorically dismiss their contents in the way that I can dismiss the claims of religious dogmatists."
OU
"Minha posição acerca do paranormal é essa: Enquanto tem havido muitos fraudes na história da parapsicologia, Eu acredito que este campo de estudo tem sido injustamente estigmatizado.
Se algum psicólogo experimental quer gastar seus dias estudando telepatia, ou os efeitos da prece, Eu estaria interessado em saber o que eles descobriram. E se é verdade que crianças ocasionalmente começam a falar linguas antigas (conforme alega Ian Stevenson), eu gostaria de saber sobre o assunto.
Entretanto, Eu não tenho gasto tempo algum na tentativa de autenticar os dados de livros como o Universo consciente de Dean Radins ou 20 casos sugestivos de reencarnação, do Livro de Ian Stevenson.
O fato de não ter gasto tempo algum sobre o assunto sugere quanto do meu tempo eu acho que tal projeto mereça. Ainda, Eu acho esses livros interessantes, e eu não posso categoricamente demerecer seu conteúdo da mesma forma que eu posso desmerecer dogmatimos religioso."
Ok. Ele não gasta seu tempo pesquisando tais estudos. PORÉM não lança sua fúria ateísta sobre os mesmos, ao contrário, e como já foi dito, de muitos que, por ter "fé na drescrença" já se posicionam de uma forma bem pitoresca e conhecida : "Não li e não gostei".
Portanto, súditos revianos de Sam Harris : Aprendam com o Papa do ateísmo e parem de falar bobagens
Editado pela última vez por Benetton em 07 Jul 2009, 13:23, em um total de 8 vezes.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
Fé religiosa tem sim um potencial enorme benéfico como tantos outros mas daí a que o povo "use" da melhor forma ...
Sal...a fé não nasce, logo é um aprendizado e uma escolha. Não é como um sentimento e sim decorrência de alguns deles, como medo, insegurança, esperança, auto-engano, fuga, euforia ou depressão.
Seu potencial benéfico pode ser também maléfico, dependendo da perspectiva que se adota. Um pai pode achar ou dizer que castigar o filho ( por ignorância, insegurança ou desequilíbrio emocional ) é benéfico e ainda justificar tais atos com base em um dogma qualquer ( irracional, mas que parece ser uma solução construtiva ), o que não quer dizer que seja benéfico.
No entanto, é covarde se apropriar dos benefícios da fé ou justificá-la para "uso", pois pode-se viver sem ela e de forma a proporcionar o bem baseado em outros critérios morais já presentes na psiqué humana.
A Fé é um capacho muito cômodo. Toda merda fica nele escondida.
Apo escreveu:Estas definições de fé só demonstram como trata-se de algo aprendido ou imposto. Nada disto nasce com o indivíduo.
Ah não, precisamos de palavras para nos comunicar, de definições mas o sentimento é inato, é força, confiança.
Como eu disse, fé não é sentimento. É um escolha sobre as formas de justificar nossas ações ( físicas e metais ) em função de alguns sentimentos. Tais sentimentos é que geram - em alguns indivíduos - a escolha por ter fé para suportá-los, descrevê-los ou explicá-los. Mas não é necessário nem natural que seja assim. Apenas uma escolha arbitrária.
Engraçado observar que os espíritas costumam usar termos populares como "sentimentos espirituais" para justificar a existência de um mundo espiritual aos moldes da doutrina.
Quando alguém se refere a coisas "espirituais" não está necessariamente falando de fantasminhas pretensamente "codificados" por um cara chamado Alan Kardec ou anteriores a este senhor. A tal "espiritualidade" pode ser concebida como algo mais que o estado de consciência corpórea cotididiano e vulgar. Como falar de um abstração qualquer, impalpável e que pode ser sentida de forma semelhante por indivíduos da espécie humana, através da consciência. Não se pode afirmar que exista espiritualidade partindo de um cérebro inconsciente. Cérebros inconscientes não abstraem.
Apo escreveu:Engraçado observar que os espíritas costumam usar termos populares como "sentimentos espirituais" para justificar a existência de um mundo espiritual aos moldes da doutrina.
Quando alguém se refere a coisas "espirituais" não está necessariamente falando de fantasminhas pretensamente "codificados" por um cara chamado Alan Kardec ou anteriores a este senhor. A tal "espiritualidade" pode ser concebida como algo mais que o estado de consciência corpórea cotididiano e vulgar. Como falar de um abstração qualquer, impalpável e que pode ser sentida de forma semelhante por indivíduos da espécie humana, através da consciência. Não se pode afirmar que exista espiritualidade partindo de um cérebro inconsciente. Cérebros inconscientes não abstraem.
Primeiro que, a expressão usada por Sam Harris foi : "Experiência espiritual" e não "Sentimento espiritual."
Segundo que, o mais engraçado ainda, é ver ateístas aproveitarem essas expressões, dando uma pequena modificada, adequando-as aos seus moldes e retirando-as do contexto nas quais foram empregadas ( já que se trata de um livro acerca de uma carta a uma nação CRISTÃ ) e colocando-as num contexto mais "bunitinho" e agradável aos seus interesses.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Primeiro que, a expressão usada por Sam Harris foi : "Experiência espiritual" e não "Sentimento espiritual."
Não tem primeiro e nem segundo.
Tanto faz qual é a palavra exata, e você entendeu muito bem a que me refiro. Sam Harris, terapeutas tântricos, discípulos de OSHO ou um EMO qualquer estão numas de forças extra-corpóreas e cada qual viaja neste barato como quiser. Não estão se referindo necessariamente aos espíritos kardecitas quando falam em espiritualidade.
Segundo que, o mais engraçado ainda, é ver ateístas aproveitarem essas expressões, dando uma pequena modificada, adequando-as aos seus moldes e retirando-as do contexto nas quais foram empregadas ( já que se trata de um livro acerca de uma carta a uma nação CRISTÃ ) e colocando-as num contexto mais "bunitinho" e agradável aos seus interesses.
Não são os atéistas que modificam. Quem gosta destes termos que envolvem seres de luz e áureas iluminadas é que vão multiplicando esta bobagem. Muitos pra ficar na moda e muitos para ganhar dinheiro com quem gosta de anda na última moda espiritual. TUDO é espiritual. Haja ácido!
Apo escreveu:Engraçado observar que os espíritas costumam usar termos populares como "sentimentos espirituais" para justificar a existência de um mundo espiritual aos moldes da doutrina.
Não tem primeiro e nem segundo.
Tem e poderia ter terceiro e quarto.
Apo escreveu:Tanto faz qual é a palavra exata, e você entendeu muito bem a que me refiro. Sam Harris, terapeutas tântricos, discípulos de OSHO ou um EMO qualquer estão numas de forças extra-corpóreas e cada qual viaja neste barato como quiser. Não estão se referindo necessariamente aos espíritos kardecitas quando falam em espiritualidade.
Tanto faz? Não! Não nesse contexto específico de um ateísta se dirigindo a uma Nação Cristã, através de um Livro.
E quem disse que ele estava se referindo a "Espíritos kardecistas"??? ( haja ácido, não? ) Ele estava se referindo uma experiência espiritual vivida por Cristãos, e não a uma simbologia genérica de "Estado de Espírito".
Apo escreveu:
Não são os atéistas que modificam.
Sua resposta no post anterior analisou um "Sentimento Espiritual", de forma genérica. Harris referiu-se a uma "Experiência Espiritual". As expressões têm, se analisadas com cuidado, significados bem diferentes.
Apo escreveu:Quem gosta destes termos que envolvem seres de luz e áureas iluminadas é que vão multiplicando esta bobagem.
E quem gosta de generalizar um termo que é empregado de forma específica num contexto mais específico ainda, acaba por elevar ao cubo uma bobagem que camufla o verdadeiro sentido das palavras do "papa do ateísmo". ( Já sei : vai dizer que não existe papa do ateísmo e blá blá blá ... )
Apo escreveu: Muitos pra ficar na moda e muitos para ganhar dinheiro com quem gosta de anda na última moda espiritual. TUDO é espiritual. Haja ácido!
Se alguns ganham dinheiro com isso é porque tem gente disposta a pagar. E Harris adverte sobre este assunto e encoraja as pessoas a terem mais racionalidade, equilíbrio em suas manifestações e expor experiências espirituais com racionalidade ( Haja base! ), no que Eu concordo em gênero, número e grau.
Não disse que era em relação a esta citação apenas. Observo que há uma popularização, banalização e generalização acerca do que seja espiritual, tendendo para uma parte nossa que pode estar ou não ligada à consciência e à limitação na morte.
Se vier de um ateu, cético ou cientista, então, espíritas costumam trazer como argumento para mostrar que até estes consideram a possibilidade da existência de uma "continuidade" extra terrena.
Deise Garcia escreveu:Muito bem dito. Se agarrar a esperanças diversas é muito apropriado. É partindo deste princípio que não existe ateismo. Haverá sempre um deus para alimentar sua fé (esperança). Eu também tenho fé que vou ganhar na loteria e não é por menos que participo de um bolão toda semana no escritório cuja coordenadora é esta que vos fala.
Eu tenho esperança de ganhar na loteria porque eu fiz o jogo e há uma chance, ainda que mínima, de que eu ganhe.
Mas não vejo a ação de nenhum deus ou, pelo menos, ela não se diferencia em nada da ação do acaso.
Minha esperança em ganhar na loteria não conflita com meu ateísmo.
Ganhar na loteira é uma fé que eu particularmente não tenho, considerando a probabilidade que deve ser de um 1 pra 50 milhões (alguém pesquise por favor). Agora de crer em Deus com certeza sim. Basta olhar para o universo, ou um olhar a minha volta pra crer que tudo isso não pode pertencer ao acaso. Logo não crendo no acaso, creio que tudo a minha volta teve um causa primária e foi arquitetado por uma inteligencia superior. Logo também creio que essa inteligência não está me provendo tudo por acaso. Logo se essa inteligencia não está provendo tudo por acaso, então ela tem um planejamento pra mim e para todas as criaturas. Logo confio nessa inteligência e sou grato por tudo que ela me provê. Logo tenho fé, preencho meu vazio existencial. Logo sou mais feliz.
E a pergunta que fica aos que não crêem em Deus: Quais são as vantagens de crer no acaso?
Gostaria de enumerar o quanto de falácias e raciocínios truncados há neste post...mas acho que não é preciso. Qualquer criança pode ver.
O acaso é que mais se aproxima do caos reinante nisto que conhecemos ou percebemos como Universo. Como é caótico ( e não maravilhoso ou perfeitinho pink purpurina, como gostam de deescrevê-lo os crentes ), fica mais racional imaginar que há acasos e não providência divina).
Se há providência divina, o provedor é um tirano sado-masoquista fundamentalista de merda.
Se você tem um vazio existencial e não consegue aceitá-lo e conviver com ele, você precisou preenchê-lo com algo muito mentiroso e falho. Se prefere se auto-enganar, problema seu.
Abraços.
Apo,
Quem tá na chuva é pra se molhar. Estamos aqui pra expor nosso ponto de vista. Agora pra que a ofensa?
Se você tem um vazio existencial e não consegue aceitá-lo e conviver com ele, você precisou preenchê-lo com algo muito mentiroso e falho. Se prefere se auto-enganar, problema seu.
Onde você viu ofensa aqui? Você disse que um vazio precisa ser preenchido com um deus imaginário e tirano e eu disse o que penso sobre tal escolha.
Pelo menos eu preencho com alguma coisa. Minha crença me dá muitas resposta e aos pouco vou montando o quebra cabeças. Não sou dono da verdade mas sempre estarei na busca dela.
Pelo menos? Como assim? Você tem um vazio e escolhe preencher com uma história da carochinha para não se sentir vazio? Pra que tanta ânsia de respostas que não têm precisam de respostas prontas que você aceita engolir porque não consegue viver sem elas ou abrir a possibilidade para milhões de respostas que nunca chegarão?
Se a explicação espírita não te serve me apresente algo melhor do que ofensas,ou tente por exemplo refutar Chico Xavier.
E por que eu tenho que ter ou dar explicações para a vida e a existência? Chico Xavier? Coitado do Chico. Mais um bobo ou charlatão que caiu na conversa do Karduco, este sim, o maluco mor de uma doutrina sem pé e sem cabeça. Chico não tem nada para ser refutado, é apenas um seguidor com problemas sérios.
Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml). Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem. - Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem. - Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo. - Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Esses espíritas não se enxergam. Dão atenção a um tal de Chico Xavier. Um sujeitinho que só porque escreveu 400 livrinhos acha que é digno de atenção. Pra mim esse cara é um pilantra. Tudo bem que alguns livros dele tem uma terminologia avançada, que alguns livros se assemelham bastante com o estilo dos escritores desencarnados, mas não interessa. Pra mim esse cara é picareta. Eu tenho essa intuição.
Á se os espíritas aceitassem meus Deuses. Meus Deuses são factíveis. Meus deuses são modernos e não são démodés. Eles não precisariam crer em um ser imaginário.
- Deus ciência: Esse Deus um dia irá me responder tudo. Tenho fé que um dia algum prodígio da ciência irá me dar as respostas que eu preciso. - Deus medicina: Tenho fé que esse Deus um dia irá me fazer viver uns 200 anos ou talvez eternamente. - Deus tecnologia: Eu não sei mais viver sem ele. Saio correndo pra compra o ultimo modelo de celular. A pesar de eu não necessitar, mas me sinto renovado com isso. - Deus entretenimento: Ele me disponibiliza uma TV com quase 200 canais entre outras coisas. Tanto entretimento preenche o vazio da minha alma. Eu poderia passar a eternidade olhando pra esse Deus. - Deus Mega-Sena(desse tópico): Tenho fé que um dia ele vai atender minhas orações. Quando esse dia chegar eu serei rei na terra. Ou talvez Deus também. - Deus consumismo: Idem ao Deus tecnologia. Me ajuda a preencher o vazio da alma. Nada como reformar o guarda-roupas pra parar de pensar em besteiras.
Com tantos Deuses não sei como esses primatas dos espíritas insistem em acreditar em um Deus imaginário. Não entendo porque eles não aceitam o meu ponto de vista. Tenho ódio deles por isso. São eles os culpados de todas as coisas ruins de nossa sociedade. Se não fosse esse pensamento estaríamos bem melhor hoje.
Um dia eles vão aprender. Tenho fé que sim.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.
Alcioneijr escreveu:Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml). Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem. - Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem. - Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo. - Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Esses espíritas não se enxergam. Dão atenção a um tal de Chico Xavier. Um sujeitinho que só porque escreveu 400 livrinhos acha que é digno de atenção. Pra mim esse cara é um pilantra. Tudo bem que alguns livros dele tem uma terminologia avançada, que alguns livros se assemelham bastante com o estilo dos escritores desencarnados, mas não interessa. Pra mim esse cara é picareta. Eu tenho essa intuição.
Á se os espíritas aceitassem meus Deuses. Meus Deuses são factíveis. Meus deuses são modernos e não são démodés. Eles não precisariam crer em um ser imaginário.
- Deus ciência: Esse Deus um dia irá me responder tudo. Tenho fé que um dia algum prodígio da ciência irá me dar as respostas que eu preciso. - Deus medicina: Tenho fé que esse Deus um dia irá me fazer viver uns 200 anos ou talvez eternamente. - Deus tecnologia: Eu não sei mais viver sem ele. Saio correndo pra compra o ultimo modelo de celular. A pesar de eu não necessitar, mas me sinto renovado com isso. - Deus entretenimento: Ele me disponibiliza uma TV com quase 200 canais entre outras coisas. Tanto entretimento preenche o vazio da minha alma. Eu poderia passar a eternidade olhando pra esse Deus. - Deus Mega-Sena(desse tópico): Tenho fé que um dia ele vai atender minhas orações. Quando esse dia chegar eu serei rei na terra. Ou talvez Deus também. - Deus consumismo: Idem ao Deus tecnologia. Me ajuda a preencher o vazio da alma. Nada como reformar o guarda-roupas pra parar de pensar em besteiras.
Com tantos Deuses não sei como esses primatas dos espíritas insistem em acreditar em um Deus imaginário. Não entendo porque eles não aceitam o meu ponto de vista. Tenho ódio deles por isso. São eles os culpados de todas as coisas ruins de nossa sociedade. Se não fosse esse pensamento estaríamos bem melhor hoje.
Pronto. Baixou o santo e começou o festival de bobagens sem argumento algum que valha a pena ser considerado.
13 anos? 14 talvez.
400 livrinhos sobre o quê mesmo? Junte a esta conta o sem número de livrecos escritos por espíritas e mais todas as psicografias que não dá uma página que preste. Cuidado com os romances espíritas: dão sono ou náuseas.
Alcioneijr escreveu: Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml). Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem. - Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem. - Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo. - Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Pq tem um monte de gente que acha que ateu não ama, não ajuda os outros e não é humilde?
Alcioneijr escreveu:Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml). Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem. - Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem. - Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo. - Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Pronto. Baixou o santo e começou o festival de bobagens sem argumento algum que valha a pena ser considerado.
13 anos? 14 talvez.
400 livrinhos sobre o quê mesmo? Junte a esta conta o sem número de livrecos escritos por espíritas e mais todas as psicografias que não dá uma página que preste. Cuidado com os romances espíritas: dão sono ou náuseas.
Obrigado por perder seu tempo precioso tentando me ensinar algo.
Apelou pro complexo de superioridade agora. E usou o nível de escolaridade para tal. Patético, como a tal pesquisa com dados ridículos, que já foram discutidos em outro tópico, inclusive.
É evidente e notório que quanto menos instrução, mais crédulo e sugestionável se torna o sujeito. Nas classes menos favorecidas estão os mais crentes, pois dependem de fé para se sentir protegidos. Além do que, pessoas sem religião costumam ter bem mais do que o ensino médio. Todos os que eu conheço, por exemplo, têm mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Só eu que tenho 2 míseros pós-graduação. Por enquanto.
De onde você tirou esta brilhante idéia de que eu estou interessada em lhe ensinar algo?
Editado pela última vez por Apo em 06 Jul 2009, 22:10, em um total de 1 vez.
Alcioneijr escreveu: Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml). Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem. - Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem. - Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo. - Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Pq tem um monte de gente que acha que ateu não ama, não ajuda os outros e não é humilde?
É a lavagem cerebral que diz estas coisas para justificar a escolha deles por algum dogma inútil e moralista qualquer.
Apelou pro complexo de superioridade agora. E usou o nível de escolaridade para tal. Patético, como a tal pesquisa com dados ridículos, que já foram discutidos em outro tópico, inclusive.
É evidente e notório que quanto menos instrução, mais crédulo e sugestionável se torna o sujeito. Nas classes menos favorecidas estão os mais crentes, pois dependem de fé para se sentir protegidos. Além do que, pessoas sem religião costumam ter bem mais do que o ensino médio. Todos os que eu conheço, por exemplo, têm mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Só eu que tenho 2 míseros pós-graduação. Por enquanto.
De onde você tirou esta brilhante idéia de que eu estou interessada em lhe ensinar algo?
Isso foi pra você descer do seu pedestal e talvez aceitar o fato que a distancia que nos separa não é tão grande assim.
É a lavagem cerebral que diz estas coisas para justificar a escolha deles por algum dogma inútil e moralista qualquer.
Que julgamento excepcional! Que rapidez de raciocínio. Você não demora nada para concluir o que te convém.
Isso foi pra você descer do seu pedestal e talvez aceitar o fato que a distancia que nos separa não é tão grande assim.
Ein? Continua imaginando coisas, como todo bom espírita. E lá estou preocupada com a distância que nos separa... Não é você que me interessa, é discutir sobre a DE e outras doutrinas sem pé nem cabeça. Deixe de paranóia. Não tem fastasma algum nos olhando.
Que julgamento excepcional! Que rapidez de raciocínio. Você não demora nada para concluir o que te convém.
Ein³? Agora chegou a conclusão que alguma coisa me convém? Este é um tópico ateu e cético. Não tenho motivo algum para precisar que algo me convenha aqui. Que coisa mais paranóica...