Apo escreveu:Faltou responder à Fallen por que motivos não-ateus acham que ateus não tem sentimentos, nem amam, nem são íntegros e não vivem felizes sem deuses...
Os ateus na visão dos não-ateus:

ou

ou

Apo escreveu:Faltou responder à Fallen por que motivos não-ateus acham que ateus não tem sentimentos, nem amam, nem são íntegros e não vivem felizes sem deuses...
Fallen_Angel escreveu:Alcioneijr escreveu:
Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml).
Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem.
- Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem.
- Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo.
- Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Pq tem um monte de gente que acha que ateu não ama, não ajuda os outros e não é humilde?
Apo escreveu:Alcioneijr escreveu:Apo escreveu:Fallen_Angel escreveu:Alcioneijr escreveu:
Esses espíritas não tem noção mesmo. Só falam asneiras. Quando eles vão aceitar que nós ateus somos muito mais instruídos que eles (http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml).
Eles vem com esses valores cristãos como o amor, a caridade, a humildade, etc... Todo mundo sabe que tudo isso é bobagem.
- Amor? Isso é coisa de fraco. Quem é forte não sente isso. Tudo bem que graças ao amor que meus pais me criaram e hoje estou aqui. Mas ainda acho que é bobagem.
- Caridade? Não tô aqui pra sustentar vagabundo. Tudo bem que muita coisa eu recebi de herança. Mas quem nasceu fudido tem mais é que correr atrás do prejuízo.
- Humildade? Que bobagem! Eu quero mais e me erguer sobre meus semelhantes. Quero mostrar pra todos que eu sou o melhor e humilhar meus concorrentes. Faço tudo pra ser "o bom". Mesmo que eu não seja.
Pq tem um monte de gente que acha que ateu não ama, não ajuda os outros e não é humilde?
É a lavagem cerebral que diz estas coisas para justificar a escolha deles por algum dogma inútil e moralista qualquer.
Que julgamento excepcional! Que rapidez de raciocínio. Você não demora nada para concluir o que te convém.
Ein³? Agora chegou a conclusão que alguma coisa me convém? Este é um tópico ateu e cético. Não tenho motivo algum para precisar que algo me convenha aqui.
Que coisa mais paranóica...
Fernando Silva escreveu:Botanico escreveu:Mas estranhamente, apesar de todo o racionalismo e intelectualismo que esses bambambans dizem divulgar, no fim os padres, pastores, xamãs, pajés, gurus continuam vendendo suas tolices, superstições e irracionalidades e... com muito mais sucesso do que os grandes gênios intelectualóides científicos.
Tem alguma coisa errada, mas tanto quanto eu saiba, nenhum dos idolatrados gênios céticos conseguiu achar o erro.
Isto só mostra que as pessoas, em sua maioria, não usam a razão e preferem o que as conforta, racional ou não.
Não serve como argumento contra o racionalismo.
Botanico escreveu:Fernando Silva escreveu:Botanico escreveu:Mas estranhamente, apesar de todo o racionalismo e intelectualismo que esses bambambans dizem divulgar, no fim os padres, pastores, xamãs, pajés, gurus continuam vendendo suas tolices, superstições e irracionalidades e... com muito mais sucesso do que os grandes gênios intelectualóides científicos.
Tem alguma coisa errada, mas tanto quanto eu saiba, nenhum dos idolatrados gênios céticos conseguiu achar o erro.
Isto só mostra que as pessoas, em sua maioria, não usam a razão e preferem o que as conforta, racional ou não.
Não serve como argumento contra o racionalismo.
Então os racionalistas que descubram uma maneira mais inteligente de venderem o seu peixe. Se a grande inteligência e racionalidade que possuem só satisfazem a eles, então é melhor se calarem.
Alcioneijr escreveu:Que julgamento excepcional! Que rapidez de raciocínio. Você não demora nada para concluir o que te convém.
Apo escreveu:Acho que não fui clara.
Não disse que era em relação a esta citação apenas. Observo que há uma popularização, banalização e generalização acerca do que seja espiritual, tendendo para uma parte nossa que pode estar ou não ligada à consciência e à limitação na morte.
Apo escreveu:Se vier de um ateu, cético ou cientista, então, espíritas costumam trazer como argumento para mostrar que até estes consideram a possibilidade da existência de uma "continuidade" extra terrena.
Benetton escreveu:
Não. O Livro foi emprestado de um amigo. Ele surpreendeu-se de ver Harris, um cético declarado, afirmar algo que deixa dúvidas quanto ao seu "cetismo inquestionável".
Esse meu amigo assinalou no livro as passagens que Harris deixa margens a interpretações. Pelo que Eu entendi e deixei registrado em um post anterior, Harris não condena as manifestações religiosas, mas adverte que as mesmas tenham um mínimo de racionalidade, no que Eu concordo plenamente.
salgueiro escreveu:Não consigo levar a sério o que um radical propõe, qualquer radical, o cara por princípio coloca antolhos, se é militante então.
Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:Não consigo levar a sério o que um radical propõe, qualquer radical, o cara por princípio coloca antolhos, se é militante então.
Existe uma crença de que ser radical é errado, seja qual for a defesa. Isso me lembra os radicais abolicionistas, que não flexibilizavam suas idéias de que escravizar outro ser humano é essencialmente errado, sem meio termo, agora me foje o texto de referência mais um intelectual da época fazia uma defesa análoga à sua contra o radicalismo abolicionista.
salgueiro escreveu:Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:Não consigo levar a sério o que um radical propõe, qualquer radical, o cara por princípio coloca antolhos, se é militante então.
Existe uma crença de que ser radical é errado, seja qual for a defesa. Isso me lembra os radicais abolicionistas, que não flexibilizavam suas idéias de que escravizar outro ser humano é essencialmente errado, sem meio termo, agora me foje o texto de referência mais um intelectual da época fazia uma defesa análoga à sua contra o radicalismo abolicionista.
Qualquer "boa" causa não necessita de radicais para promovê-la![]()
.
Benetton escreveu:Apo escreveu:Acho que não fui clara.
Não disse que era em relação a esta citação apenas. Observo que há uma popularização, banalização e generalização acerca do que seja espiritual, tendendo para uma parte nossa que pode estar ou não ligada à consciência e à limitação na morte.
Bom, então serei mais claro também.
Emitir uma opinião ( Apo em 06/07/2009 às 15:23 ) acerca de "sentimentos espirituais" poucos minutos após Eu postar uma mensagem ( Benetton em 06/07/2009 às 14:55 ) relacionada a "experiências espirituais", é um pouco de coincidência, não? Foi por isso que respondi.
Apo escreveu:Se vier de um ateu, cético ou cientista, então, espíritas costumam trazer como argumento para mostrar que até estes consideram a possibilidade da existência de uma "continuidade" extra terrena.
Cientista? Ora, existem vários cientistas teístas. E não é qualquer expressão que eles usem que serão interpretadas como continuidade extra terrena. Forçar essa barra seria até danoso para a imagem dos teístas. Agora, quando se pronunciam com clareza sobre essa possibilidade, não vejo porque não divulgá-las. E é o que Eu tenho feito aqui no RV, em outros tópicos.
salgueiro escreveu:O trecho abaixo traduz o radicalismo
A proposta de O Fim da Fé é estimulante: demonstrar a ligação intrínseca entre a fé religiosa e a violência mais irracional. A crítica de Sam Harris, formado em filosofia e colaborador de um conjunto de publicações de referência norte-americanas, centra-se não nos comportamentos violentos determinados por perspectivas mais dogmáticas das doutrinas religiosas, mas na própria essência da fé. De uma forma absolutamente contundente, Sam Harris procura argumentar contra a ideia de que a fé religiosa pertence ao domínio das escolhas privadas, visto que ela é uma fonte de acção em potência. Para o autor, continuar a subtrair esse debate ao espaço público seria perpetuar a incompreensão sobre o factor determinante da violência no mundo. Levando até ao fim esta lógica, Sam Harris tenta desmontar o conceito de «religioso moderado», entendido como o crente que, não interpretando literalmente a doutrina, não transforma a sua fé em acção. Assim, os religiosos moderados, na medida em que não agem em conformidade com o que acreditam, não sentem necessidade de justificar racionalmente a sua fé e, logo, são «[…] os principais responsáveis pelos conflitos religiosos no mundo, pois foram as suas convicções que criaram o contexto que impede de contrariar convenientemente o literalismo exegético». Nessa medida, à luz de uma perspectiva racional do futuro da humanidade, a fé religiosa é, para Sam Harris, não só criticável, mas, pura e simplesmente, intolerável. Em suma, se «más ideias» levam necessariamente a «maus actos», porquê continuar a permitir que alguém as possa conceber?
E o sujeito ainda é cara-de-pau![]()
Se o início do livro é estimulante, o final é, no mínimo, surpreendente: o autor propõe um novo misticismo que, através da meditação, constitua uma alternativa à fé religiosa. Assumindo a sua admiração pelos teorizadores fundamentais do budismo, Sam Harris propõe a prática da meditação como forma de superar a dualidade sujeito/objecto, através de um processo que leva à ausência de si da consciência, ou seja, atingindo um estado supra-sensível em que seja possível juntar harmoniosamente razão, espiritualidade e ética. Mas será que a busca de uma «boa» consciência que se encontre para lá da «má» consciência sensível e determinada pelo mundo real não é uma tentativa de encontrar uma nova designação para… Deus?
http://pt.mondediplo.com/spip.php?article257
Alcioneijr escreveu:Fallen_Angel escreveu:Alcioneijr escreveu:
Desculpa se te ofendi Fallen. Mas é que vejo o oposto desses valores nas palavras dos ateus aqui do forum. Eles expressam o ódio nas palavras. A arrogância e orgulho sobre seus pontos de vista.
Jack Torrance escreveu:Alcioneijr escreveu:Fallen_Angel escreveu:Alcioneijr escreveu:
Desculpa se te ofendi Fallen. Mas é que vejo o oposto desses valores nas palavras dos ateus aqui do forum. Eles expressam o ódio nas palavras. A arrogância e orgulho sobre seus pontos de vista.
Alcioneijr escreveu:Jack Torrance escreveu:Alcioneijr escreveu:Fallen_Angel escreveu:Alcioneijr escreveu:
Sim! Alguns são assim mesmo. Mas não dá pra generalizar.