Zato-one escreveu:Poxa, o cara é todo sentido, entra no forum exigindo respeito, e nem sabe o que respeito significa Leva sempre as críticas pro lado pessoal. Além disso, pede no lugar errado. Numa democracia que se preze, tudo deve ser contestável. Se fosse por isso, contestar e criticar religiões seria crime.
Default. Todo aquele que crê tem alguma necessidade de se amparar porque não se sente bem na unidade corpórea, digamos assim rsrsrrs. Isto já mostra que, em algum momento da vida, bambeou a perna e teve medo ( como todos nós, mas buscou fora de si o que não detectou dentro ).
Por isto costumam exigir respeito. Respeito é algo espontâneo. E fé nunca foi objeto de respeito. Isto foi inventado porque usam fé instucionalizada como fonte de poder. Tais instituições são tiranas e passam a seus seguidores a noção de que os que não os virem como superiores e escolhidos por deus precisam entrar no eixos ou...
Além do mais, eles desconsideram que exista lei maior do que a divina ( do deus deles, óbvio). Só não tem coragem de peitar de fato a lei, porque, no fundo, sabem de onde emana o verdadeiro poder.
E ele nem se toca que eu sou um dos críticos da atual escola brasileira. Como professor, reconheço problemas mil, não tapo o sol com peneira, mas nem por isso deixo de vê-la como a principal solução para o país. Todo país que se preze desenvolvido investiu maciçamente em Educação, e não será exceção aqui. Mas exaltar a escola como divindade, NUNCA! E o conteúdo das escolas é mais útil que o lixo das (isso sim)instituições religiosas.
Perfeito. E como alunos e pais, também vemos tais problemas. Mas estes ou outros, sempre existiram e sempre existirão, pois é difícil sermos livres e ainda satisfazer toda a heterogeneidade que vêm das famílias dos alunos e professores, junto com as diretrizes de néscios do poder central ( leia-se o famigerado MEC e a atual política de esquerda).
Mas dá pra ver que, com muito trabalho e stress dentro das famílias, se consegue observar jovens muito conscientes , esforçados e capazes de, senão mudar a escola servindo de exemplo, construir suas personalidades e vidas mirando o que vem depois.
Apesar dos problemas pedagógicos ( que existem para mais ou para menos em toda escola, laica ou religiosa ), dizer que tais problemas e outros são por causa d falta de moralismo e dogmas religiosos é piada. Quem sabe professores pedófilos ou que falam no diabo o tempo todo seriam melhores na palmatória? Patético.
A ICAR teve o monopólio do ensino no passado. Um resultado, o Período das Trevas. Países teocráticos possuem terríveis indicadores de condições de vida. Na Europa, os países + pobres são os mais religiosos. Até a América quando assume o lado fervoroso com o passar do tempo desce pelo ralo.
Verdade. Ainda hoje, as tradicionais escolas católicas ou protestantes ( geralmente enormes ), onde alunos são números e não pessoas, se mantêm como algumas das melhores, mas não mais todas. Elas têm sido preteridas por escolas um pouco menores, laicas, com atendimento mais personalizado, em ambientes livres de imagens de fantasmas nos corredores ( santos, cruzes e fundadores mortos).
O que se vê nas escolas maiores é hipocrisia no tocante à entrada de drogas. Nas pequenas, o controle é muito mais fácil e cada aluno é conhecido pelo nome, assim como existe maior proximidade com as famílias e respeito pelas diferenças. Nada disto demanda religião para funcionar como formador de cidadãos e individuos do mundo ( e não nacionalistas e gente de deus).