Aguá benta? Nem tanto...
Aguá benta? Nem tanto...
Para evitar nova gripe, igreja esvazia pias de água benta e suspende ritos em Curitiba
CURITIBA - Os fieis que chegam para as missas na paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Barreirinha, em Curitiba, não encontram mais água benta na entrada da igreja. A tradição de se benzer antes da celebração está suspensa desde quarta-feira para evitar o contágio da nova gripe. A ideia partiu do Padre Leocádio Zytkowski, preocupado com a disseminação do vírus H1N1, e foi aprovada pelos fieis.
As pias das igrejas são usadas por centenas de pessoas a cada missa e podem acabar contaminadas com o vírus. Ao molhar a mão e levá-la ao rosto, os fieis poderiam se contaminar e espalhar a doença. Além da retirada da água, o padre achou melhor não entregar a comunhão diretamente na boca do fieis, para evitar contato com a saliva. As hóstias serão colocadas na mão das pessoas.
Já os ministros que auxiliam o padre na distribuição da eucaristia vão redobrar os cuidados com a limpeza das mãos.
- Além de lavar as mãos com água e sabão, adotamos a utilização de água para higienização - explicou.
O padre e os ministros também vão deixar de beber o vinho do mesmo recipiente durante a celebração. Uma das orientações para evitar a contaminação pelo vírus é não permanecer em locais fechados. Por isso, as missas só serão celebradas com porta e janelas abertas. Outra tradição que está suspensa é o "abraço da paz". Padre Leocádio afirma que colocou em votação as medidas nas duas missas realizadas na quarta-feira. As mudanças foram aprovadas por unanimidade.
- Não houve imposição, foi apenas uma orientação e todos acharam por bem seguir estas idéias - disse.
O pároco conta que além da matriz, na Barreirinha, a paróquia é composta por 10 comunidades, três em Curitiba e sete em Almirante Tamandaré. A congregação é composta por cerca de 60 mil pessoas.
- Eu celebro missas em todas estas comunidades e entro em contado com muitas pessoas. Além de me contaminar, também poderia transmitir a doença para os fieis - disse.
A Cúria Metropolitana de Curitiba informou que não há uma orientação expressa sobre as medidas para evitar a gripe. Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese, cada Padre é responsável por sua igreja e tem autonomia nas decisões. O Padre Leocádio disse que as mudanças são temporárias.
Medidas semelhantes estão sendo adotadas em outros estados. Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela região episcopal Belém, mandou uma carta na terça-feira aos padres das 63 paróquias e 140 comunidades da zona leste de São Paulo aconselhando mudanças nas missas por causa da doença. São três recomendações: "pedir que os fiéis recebam a comunhão na mão", "não fazer o convite ao abraço da paz, passando diretamente ao 'Cordeiro de Deus'" e "não convidar os fiéis a darem as mãos na oração do Pai Nosso". E Minas Gerais, as paróquias estão substituindo o abraço por um minuto de silêncio. Em dias de maior movimento, as missas têm a duração reduzida de uma hora para 45 minutos.
CURITIBA - Os fieis que chegam para as missas na paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Barreirinha, em Curitiba, não encontram mais água benta na entrada da igreja. A tradição de se benzer antes da celebração está suspensa desde quarta-feira para evitar o contágio da nova gripe. A ideia partiu do Padre Leocádio Zytkowski, preocupado com a disseminação do vírus H1N1, e foi aprovada pelos fieis.
As pias das igrejas são usadas por centenas de pessoas a cada missa e podem acabar contaminadas com o vírus. Ao molhar a mão e levá-la ao rosto, os fieis poderiam se contaminar e espalhar a doença. Além da retirada da água, o padre achou melhor não entregar a comunhão diretamente na boca do fieis, para evitar contato com a saliva. As hóstias serão colocadas na mão das pessoas.
Já os ministros que auxiliam o padre na distribuição da eucaristia vão redobrar os cuidados com a limpeza das mãos.
- Além de lavar as mãos com água e sabão, adotamos a utilização de água para higienização - explicou.
O padre e os ministros também vão deixar de beber o vinho do mesmo recipiente durante a celebração. Uma das orientações para evitar a contaminação pelo vírus é não permanecer em locais fechados. Por isso, as missas só serão celebradas com porta e janelas abertas. Outra tradição que está suspensa é o "abraço da paz". Padre Leocádio afirma que colocou em votação as medidas nas duas missas realizadas na quarta-feira. As mudanças foram aprovadas por unanimidade.
- Não houve imposição, foi apenas uma orientação e todos acharam por bem seguir estas idéias - disse.
O pároco conta que além da matriz, na Barreirinha, a paróquia é composta por 10 comunidades, três em Curitiba e sete em Almirante Tamandaré. A congregação é composta por cerca de 60 mil pessoas.
- Eu celebro missas em todas estas comunidades e entro em contado com muitas pessoas. Além de me contaminar, também poderia transmitir a doença para os fieis - disse.
A Cúria Metropolitana de Curitiba informou que não há uma orientação expressa sobre as medidas para evitar a gripe. Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese, cada Padre é responsável por sua igreja e tem autonomia nas decisões. O Padre Leocádio disse que as mudanças são temporárias.
Medidas semelhantes estão sendo adotadas em outros estados. Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela região episcopal Belém, mandou uma carta na terça-feira aos padres das 63 paróquias e 140 comunidades da zona leste de São Paulo aconselhando mudanças nas missas por causa da doença. São três recomendações: "pedir que os fiéis recebam a comunhão na mão", "não fazer o convite ao abraço da paz, passando diretamente ao 'Cordeiro de Deus'" e "não convidar os fiéis a darem as mãos na oração do Pai Nosso". E Minas Gerais, as paróquias estão substituindo o abraço por um minuto de silêncio. Em dias de maior movimento, as missas têm a duração reduzida de uma hora para 45 minutos.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Aguá benta? Nem tanto...
Nestas épocas de peste ( que são provações divinas) água benta e mãos dadas não seriam o sinal de fé que Deus tanto cobra de seus filhos fiéis? Não entendo...que fé fraca ein?

- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
Apo escreveu:Nestas épocas de peste ( que são provações divinas) água benta e mãos dadas não seriam o sinal de fé que Deus tanto cobra de seus filhos fiéis? Não entendo...que fé fraca ein?
É uma contradição tão gritante!
Afinal, pra que serve mesmo água benta? E igrejas?
...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Agua besta seria o termo correto...
...ou para bestas...
...ou para bestas...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

achei q Deus sabe oq faz...
nem ele sabe e nem aqueles q dizem seguir ele sabem

sao todos loucos

nem ele sabe e nem aqueles q dizem seguir ele sabem

sao todos loucos

- O ENCOSTO
- Contato:
Uma igreja perto de casa tem torneira benta
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
No passado, além da hóstia, os fiéis bebiam um pouco do vinho, mas o costume foi abolido devido à transmissão de doenças.
Se nem o "sangue de Cristo" está a salvo de epidemias, o que nos resta?
Fernando Silva escreveu:No passado, além da hóstia, os fiéis bebiam um pouco do vinho, mas o costume foi abolido devido à transmissão de doenças.
Saudades né Fernandão?

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:No passado, além da hóstia, os fiéis bebiam um pouco do vinho, mas o costume foi abolido devido à transmissão de doenças.
Saudades né Fernandão?
Não tenho nenhuma saudade desse tempo. Achava um saco ir à igreja. Era um tempo jogado fora do meu precioso fim de semana.
- Lúcifer
- Contato:
Tem aquela parte da biblia que fala que os servos que forem picados por serpentes, se tiverem fé, nada acontecerá.
Acho que esqueceram de colocar essa parte referente às gripes.

- Apo
Lúcifer escreveu:Tem aquela parte da biblia que fala que os servos que forem picados por serpentes, se tiverem fé, nada acontecerá.
Na Bíblia tem tudo o que é necessário saber e tudo sobre a criação, segundo os crentes. Eles ( crentes e quem a escreveu) desconhecem a complexidade da criação divina. Vírus, por exemplo, não tem.
Depois mandam a gente estudar...humpf!

- Apo
Márcio escreveu:Apo escreveu:Nestas épocas de peste ( que são provações divinas) água benta e mãos dadas não seriam o sinal de fé que Deus tanto cobra de seus filhos fiéis? Não entendo...que fé fraca ein?
É uma contradição tão gritante!
Afinal, pra que serve mesmo água benta? E igrejas?
...
Engraçado que teístas costumam duvidar que ateus não apelem para Deus na hora que aperta o "fio-ó-fó" . Mas por que eles agem como ímpios agora?

- Apo
O ENCOSTO escreveu:Uma igreja perto de casa tem torneira benta
Tenho muita curiosidade de saber de onde vem tal água. Com torneira ( de ouro ou de prástico?), sabemos de onde vem. Mas e as outras? Sabe-se lá.
É tudo tão besta...

Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:No passado, além da hóstia, os fiéis bebiam um pouco do vinho, mas o costume foi abolido devido à transmissão de doenças.
Saudades né Fernandão?
Não tenho nenhuma saudade desse tempo. Achava um saco ir à igreja. Era um tempo jogado fora do meu precioso fim de semana.
Do vinho Fernandão...do vinho....

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Não tenho nenhuma saudade desse tempo. Achava um saco ir à igreja. Era um tempo jogado fora do meu precioso fim de semana.
Não peguei a época do vinho.
Peguei a época em que se dizia que a hóstia sangrava se fosse mordida e que era pecado pegar nela com a mão.
- Apo
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Não tenho nenhuma saudade desse tempo. Achava um saco ir à igreja. Era um tempo jogado fora do meu precioso fim de semana.
Não peguei a época do vinho.
Peguei a época em que se dizia que a hóstia sangrava se fosse mordida e que era pecado pegar nela com a mão.
Sangrava não é do meu tempo ( ou da cultura da minha família, pelo menos). Diziam para não morder porque era o corpo de Cristo e só. Pegar na mão é porque a hóstia ficava impura ( como coisa que no intestino não ficasse...). Nunca entendi tanta maluquice. Mas nem questionava porque de alguma forma, também me diziam que era um simbolismo necessário.

Meu pai, aquele idiota que me entupia com mentiras e estorias, disse que uma vez pregaram uma ostia e começou a sangrar...
Que fique no umbral...
Que fique no umbral...

- Apo
Johnny escreveu:Meu pai, aquele idiota que me entupia com mentiras e estorias, disse que uma vez pregaram uma ostia e começou a sangrar...
Que fique no umbral...
Puta merda. Em respeito ao seu pai, não vou admitir que morri de rir aqui. Deixa assim...

Apo escreveu:Johnny escreveu:Meu pai, aquele idiota que me entupia com mentiras e estorias, disse que uma vez pregaram uma ostia e começou a sangrar...
Que fique no umbral...
Puta merda. Em respeito ao seu pai, não vou admitir que morri de rir aqui. Deixa assim...
Respeita-se quem conquista o mesmo. Para mim, não cheira nem fede. Participo mais da vida de minha familia que ele. Busco dizer a verdade e se não sei, não invento. SImples assim.

- Apo
Johnny escreveu:Apo escreveu:Johnny escreveu:Meu pai, aquele idiota que me entupia com mentiras e estorias, disse que uma vez pregaram uma ostia e começou a sangrar...
Que fique no umbral...
Respeita-se quem conquista o mesmo. Para mim, não cheira nem fede. Participo mais da vida de minha familia que ele. Busco dizer a verdade e se não sei, não invento. SImples assim.
Well, meu pai também já faleceu faz teeeempo pra mim, embore continue encarnado por aí...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Agora é fato incontestável:
Hóstia sangra!
http://www.salvaialmas.com.br/conteudomenu.php?id=1511
Tiraram fotos e tudo!
Hóstia sangra!
Tiraram fotos e tudo!
Na Santa Comunhão, ao receber o Corpo de Cristo, um momento de susto, emoção, lágrimas, gritos, tomou conta de todos:
“Da boca do Padre S.C., jorrou sangue! A Hóstia foi imediatamente retirada de sua língua e estava completamente coberta de Sangue! O Pão se tornou Carne! O Sangue escorria e pingava no cibório onde o celebrante colocou tal milagre!”
Fernando Silva escreveu:Agora é fato incontestável:
Hóstia sangra!
Tiraram fotos e tudo!Na Santa Comunhão, ao receber o Corpo de Cristo, um momento de susto, emoção, lágrimas, gritos, tomou conta de todos:
“Da boca do Padre S.C., jorrou sangue! A Hóstia foi imediatamente retirada de sua língua e estava completamente coberta de Sangue! O Pão se tornou Carne! O Sangue escorria e pingava no cibório onde o celebrante colocou tal milagre!”
Nem vou perder tempo em ir lá...Meu anjo da guarda já disse que é fraude...

- Apo

Mas estes padres e pastores não valem mesmo nada! A Santa sangra e chora mel e agora a hóstia sangra!
Eu prefiro acreditar nisto aqui: