Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:
Márcio escreveu: Penso que a mente aberta seria apenas no sentido de se aceitar receber informações de toda forma, inclusive aquelas que contrariam nossas crenças pessoais, para depois passá-las pelo filtro da nossa razão.

Uma mente aberta, é a que não está limitada a suas experiencias, não está a seguir ninguém, nem mesmo seus ideais. Uma mente aberta, não está apegada a nenhuma tradição, nem autoridades de especie alguma. Ela nao se preocupa em aceitar e nem rejeitar, ela percebe em silencio e deixa que este silencio crie sua ação.

Uma mente aberta não esta limitada a seus probleminhas triviais, ou criando problemas que acha enormes. Uma mente aberta esta atenta o tempo todo, percebendo cada nuanças, cada pensamento que surge, cada movimento no relacionamento com as pessoas, a natureza, a sociedade. Uma mente aberta está sempre aprendendo, com tudo e com todos. Uma mente aberta não se limita ao emocional e nem ao racional, todas as ferramentas lhe são possíveis.

Apenas aceitar informações que contrariam ou não para poder passar pelo seu filtro, isso não é uma mente aberta, isso é procurar aperfeiçoar ou adquirir um novo conhecimento e que muitas vezes deve fazer sentido junto ao que já está acumulado. Há muitas pessoas agindo assim, mas somente no intuito de reforçar o que já sabem. Isso é tipico da cultura do ensino escolar, que é sempre uma aquisição, ai nos ensinam “como aprender”, e então passamos a seguir uma “forma de raciocinar padronizada”.

O raciocínio como conhecemos é um constante medir, comparar com o que já conhecemos, como o que nos fizeram acreditar. Já viu como os intelectuais, nossos lideres políticos, sociólogos, ou lideres religiosos raciocinam sobre a violência?

Se a a mente for mediocre, condicionada, limitada, o raciocínio seguira o mesmo padrão. Para as outras mentes que estão no mesmo padrão, será um raciocínio perfeito, mas a mente medíocre reconhece a mediocridade? Assim que ele reconhece, a mediocridade começa a dissolver-se.

A sociedade estimula a medicridade, a politica, a midia, as religiões organizadas, todas estimulam a mediocridade. Uma mente livre da mediocridade está na sociedade, mas não faz parte dela. Suas ações são idênticas para uma visão medíocre, mas só uma outra mente livre reconhece uma mente livre. Uma mente livre da mediocridade, se apresentará confusa, estranha, enigmática, mas somente pra a mente medíocre que não consegue entender que esta pessoa não segue um padrão identificável.

Márcio escreveu: Uma mente simples está mais aberta às percepções porque é uma mente vazia, mas não podemos desejar que ela permaneça assim, vazia para sempre. Naturalmente ela vai se construindo com as percepções conceituadas que se vão acumulando. Ninguém vai ser um bebê durante a vida toda, porque a natureza não nos fez assim tão herméticos. Nossa mente tem a capacidade de se ir mudando com o tempo, aperfeiçoando, ainda que muitos não se dêem conta disso

Mente vazia, ou mente que não se apega? Percebe a diferença? Como uma janela aberta onde as nuvens passam, a realidade é percebida, mas nunca fixa, presa.

Ninguém consegue ficar com a mente vazia, uma mente assim é uma mente morta, histério.
Vc pode meditar e consegui este resultado, mas isso se consegue com algumas drogas tb. Isso é mente aberta, ou uma mente morta, hipnotizada? Uma mente aberta, não é aquela que evita e mantem-se vazia, é uma mente que percebe, sente, olha, e deixa que se vá. Uma mente aberta não evita o apego (isso é medo), ela simplesmente só não se apega, sem esforço algum.

Há uma semelhança e uma diferença entre uma mente aberta (um sabio) e a de um bebê, a do bebê está vazia e cheia de possibilidades, sua atenção é no intuito de acumular e é natural até ai. A do sabio esta perceptiva, atenta, mas não no intuito de acumular, as coisas passam e se vão. Esta é a utilidade de uma xicara, o seu vazio se for preenchido sempre, ou se manter-se vazia e intacta perderá a utilidade, mas se receber e esvaziar-se será mantida sua utilidade para sempre, sempre aprendendo.

Mas não fazemos isso, todo nosso intuito de “aprender” é apenas a de reforçar aquilo que já está na xicará, e então nos gabamos de tanto conhecimento, mas há algo novo ai, ou o que era novo a mente moldou para que se encaixasse na xicara? Os rotulos é o café que a xicara insiste em manter, reforçar, evoluir, mas a mantem sempre limitada.

Há uma percepção que não depende da memoria, uma percepção instantânea, onde a mente não precisa buscar na memoria e comparar. Uma inteligencia que não esta limitada ao intelectuo. Uma percepção que transforma e não só faz acumular.
Uma mente que está sempre se “aperfeiçoando” é uma mente limitada, medíocre, o aperfeiçoar desta mente é o aperfeiçoar do “ego”, mas há este negocio de aperfeiçoar o ego? O ego, sua natureza é um buraco negro que “suga” tudo, sempre inquieto, sempre preocupado, sempre desejando, ancioso.

Márcio escreveu: Que seja, trocar um rótulo por outro, desde que esse outro permita uma maior liberdade de pensamento, um voar além das restrições impostas sem base racional que as sustentem....

Uma gaiola estreita, para uma gaiola um pouco mais ampla ? Sair de um quarto para outro não é mudança, não é transformação. Digo, quebre o quarto, saia da casa e ganhe o mundo, e se estiver atento, saia do mundo, e fique livre de tudo.

Márcio escreveu: Não me sinto superior a ninguém por ser ateu e ter um pensamento cético, apenas sinto que sou mais livre, que posso duvidar dos dogmas religiosos sem medo de ser punido por um deus. Só isso. Na verdade eu tenho mais medo das pessoas fanáticas, essas são concretas.

Se não se sente superior isso é louvável. Mas apenas dizer, não demonstra. Há de se estar atento qual é o seu relacionamento com as pessoas, como é sua abordagem com ideias diferentes e tudo o mais.

É através da percepção dos seus relacionamentos que irá se autoconhecer.
Há de se estar sensível não só a parte fanatica da religião, mas ao que acontece no mundo como um todo, sendo crentes ou não, os erros e conflitos estão ai, e se cavarmos mesmo, todos partem de uma mesma raiz.

Concreto é os conflitos gerados pela politica, pelos religiosos, pela mídia, pelas profissões erradas, pela educação na familia ou na escola. Concreto é que novas gerações estão entrando no padrão, herdando o padrão, e o risco e possibilidades de erros são enormes.

Todo o problema humano deve ser encarado como um TODO e não separadamente, tudo está interligado, não há problema separado, há na verdade um problema central, uma doença que gera todos os sintomas.

Não tenho a pretensão de ensinar a ninguém, não estou ensinando, só estou apontando.

Você é uma daquelas seguidoras do OSHO ou um maluco destes que prega o esvaziamento do EGO e um monte de drogadição?

Sua conversa é um labirinto sem fim. Não que não tenhamos já visto e revisto estes papos década de 60 lisérgicos ( e sem praticidade alguma)...Mas não levam a nada, talvez a uma receita de PROZAC ou um tricíclico qualquer. Cuidado. Pode não ter volta...
Imagem

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Márcio escreveu: Bom, penso que sei o que você propõe com esse princípio de ABRIR A MENTE, sem o envolvimento das comparações. Seria como se apenas usássemos os nossos sentidos, deixando apenas fluir os sinais, sem dar-lhes nomes, sem pensar neles pelos códigos conceituais que temos armazenados. É uma experiência meramente sensorial, desconectando a mente racional, é o ato de apenas sentir as coisas sem a preocupação de entendê-las, pelo menos num primeiro momento. Só que apenas isso não serviria de nada sem uma análise racional posterior.

Pensar que sabe não é saber. Ou voc~e sabe ou não sabe. Se tiver um proposito, indica que precisa de algo, uma utilidade. Agora, esta utilidade não é acumulo? É como ouvir seu filho apenas com o intuito de utilizar para alguma coisa, nisso é estar querendo entender o seu filho, ou está preocupado em utilizar, adquirir conhecimento para um proposito? Assim que ouvir realmente seu filho, sem intenção alguma, este ouvir já é uma ação, não precisa do tempo, a ação é instantânea e criará algo no agora, algo novo.

Uma mente livre, aberta, esta livre do tempo, do proposito que está no tempo.

Por isso que muitos aqui querem respostas (nem todos, é claro), querem para utiliza-la, para juntar ao que já sabem, aperfeiçoar o que já tem, acumular. Mas todo o aperfeiçoamento partindo de um querer é fortalecimento da imagem, do ego. Seja um querer “nobre” ou não.

Márcio escreveu: E também não sei se isso levaria a uma ‘’ILUMINAÇÃO’’, fazendo com que o entendimento absoluto sobre o sentido das coisas se manifestasse em nós, mesmo porque, sem uma leitura, uma codificação, isso de nada serviria, ou seria apenas incompreensível da mesma forma que um animal irracional não compreende o mundo a sua volta, ele apenas o sente. O mundo real está aí, igual para todos..

Uma mente preocupada com a “ILUMINAÇÃO” jamais entendera o que é isso.
È como um esforço para ficar em silencio; é como um raciocinar sobre o amor; é como querer conhecer Deus pelos livros ou provas.Hoje vejo as pessoa falarem em satori, iluminação, meditação, há tanta distorção, virou uma moda ioga. Fazem meditação para ter sucesso!!! isso é meditação??????

MÁRCIO não diga “é isso o que vai acontecer”, certamente há a mente do animal ”irracional”, mas há a mente humana, e deixar de fazer certas coisas não nos levará inevitavelmente ao estado de um animal irracional. Evitar-se se aventurar e justificar em um pre-suposto só nos mentem aonde estamos. Comece pelo: O QUE É CONFLITOS? MINHA MENTE ESTA CONDICIONADA?
SOU VIOLENTO? POR QUE A HUMANIDADE NÃO MUDA? POR QUE PRECISAMOS OU ACHAMOS (A HUMANIDADE) QUE UM DEUS É NECESSARIO? POR QUE ADOTEI UM RÓTULO DE ATEU? E muitas outras questões. Porem, não se preocupe em adquiri conhecimento com isso, mas sim compreender, pois sua vida e de seus filhos e netos dependem desta percepção.

Márcio escreveu: ...O mundo mental é particular e definido por cada indivíduo à partir das interpretações e leituras próprias.

Qual está certa???? Quem destes que está interpretando está interpretando certo?
Cada um destes que estão interpretando não estão o fazendo com base nos condicionamentos particulares? Um indu, um ateu, um espirita, um budista, maometano e etc, não estão acada um interpretando o mundo conforme seus condicionamentos?

Eu volto....

Apo

Mensagem por Apo »

pessoadefé escreveu:Todo o problema humano deve ser encarado como um TODO e não separadamente, tudo está interligado, não há problema separado, há na verdade um problema central, uma doença que gera todos os sintomas.

:emoticon27: :emoticon27: :emoticon27:

Sério? Por favor, aponte-nos o diagnóstico! Queremos curar a raça humana e até hoje nenhum sábio nos trouxe tal resposta!

Qual a doença e qual o remédio? :emoticon41:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

A professora faz mil perguntas ( TODAS CERTAS!), não dá resposta alguma e contesta as respostas que os alunos dão. Quando os alunos a contestam ou fazem perguntas relevantes, ela pega seu material e sái deixando os pobre coitados e limitados em suspenso. E avisa que voltará. A pompa e a circunstância.

Estou deveras impressionada.
Imagem

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

pessoa de fé escreveu:Que tal nem racional e nem sensorial ? Eu crio uma imagem de mim, minha mulher cria uma imagem de mim,

:emoticon5: :emoticon5:??
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:
pessoa de fé escreveu:Que tal nem racional e nem sensorial ? Eu crio uma imagem de mim, minha mulher cria uma imagem de mim,

Danou-se.
Eu disse...o peixe morre pela boca.
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

pq tem gente q acredita no q fala? :emoticon12:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Lúcifer escreveu:

Deve ser apenas um relacionamento conjugal liberal tipo mulher/mulher.
Não tire conclusões apressadas por favor.
Essa ''pessoa'' e sua retórica são um barato.
...
Responder aos argumentos psicodélicos dela também dá um certo barato, um êxtase de iluminação.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apo

Mensagem por Apo »

Márcio escreveu:
Lúcifer escreveu:

Deve ser apenas um relacionamento conjugal liberal tipo mulher/mulher.
Não tire conclusões apressadas por favor.
Essa ''pessoa'' e sua retórica são um barato.
...
Responder aos argumentos psicodélicos dela também dá um certo barato, um êxtase de iluminação.

Sei não...é o segundo ato falho. Da outra vez ela usou "o" no lugar de "a", substituindo notoriamente o gênero feminino pelo masculino, falando de si mesma (o).
Imagem

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Ih! Agora lascou! Já estava pensando que se não era homem, mulher ou "coluna do meio", a pessoa de fé seria a reencarnação de Sidarta!!!!! Ou chamem de Buda para os íntimos....
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Uma pequena ressalva.

Eu nunca afirmei que a busca da verdade é uma questão óbvia. Muito pelo contrário, sempre tive muita cautela ao lidar com o tema, exatamente por respeitar sua complexidade. Embora eu não possa lembrar cada palavra que escrevi aqui, o que eu costumava afirmar era que minhas abordagens eram óbvias. Isso porque não utilizei elementos de fé em nenhum debate, e procurei conduzir minha argumentação sobre uma linha lógica.

Se alguém quiser provar que estou errado, desencavando algum tópico onde eu digo algo diferente disso, aceito o desafio. Só peço que abra outro tópico, para não bagunçar muito este. Afinal, não espere que eu vá silenciar. Tenho argumentos e vou utilizá-los. Isso também é óbvio.

Daqui pra frente, leia quem estiver com paciência, pois vou ser discorrer um pouco, muito pouco, sobre o que vejo aqui.

...

As sociedades humanas não seriam o que são hoje se não fôssemos diferentes. Todo o sistema social que conhecemos, com todas as suas peculiaridades, só pode existir porquanto está assentado na diferença. O lado bom e o lado ruim disso todos nós conhecemos, o mundo está aí.

Quando a diferença produz conflito, só há duas saídas civilizadas: o diálogo ou o afastamento. Qualquer coisa além disso fica por conta da estupidez humana. É como um casal que não consegue resolver seus problemas e opta pelo divórcio, ou procuram, através do diálogo, um caminho para a conciliação. O terceiro caminho é, como eu disse, a estupidez.

A proposta de um fórum é algo diferente. Aqui, o combate é desejável. Mas é um bom combate, é saudável, é construtivo. Foi o que me fez querer juntar-me a esta turma. Ou melhor, àquela turma. A antiga. Sem esse combate, este fórum perderia sua personalidade, perderia a graça. E, claro, cada um entra na arena com as armas que possui, ou, se puder escolher, com as que julgar mais apropriadas. Eu escolhi a lógica.

Considerei que a lógica era a única ferramenta plausível para um teísta usar em um fórum ateu. Lógica não precisa de fé ou conhecimento prévio para nos conduzir a algum resultado. “Algum resultado” não se traduz por resultado definitivo, absoluto. São pequenos passos que nos dão suporte para etapas seguintes, mais desafiadoras. O que mais eu faria? Daria depoimentos de experiências pessoais (evidência-anedota), daria testemunhos de fé, se nem fé eu tenho?

Uma questão lógica que tentei trazer para este espaço, é que ateus e crentes são iguais. Não há diferença básica entres eles, além daquelas diferenças que estão presentes em qualquer ser humano, em qualquer parte do planeta. Cada argumento que eu vi ser usado por um grupo, poderia ser usado pelo outro. Cada falha apontada, poderia ser encontrada em quem a ressaltou. Principalmente porque, cedo aprendi, o bom julgador por si julga. Existe ateu que transborda arrogância, mas acha que arrogância é uma característica religiosa. Não perderei meu tempo tentando demonstrar isso, e nem é necessário; o fórum é visto por, talvez, milhares de pessoas. Quem quiser que viva feliz com a ilusão de ser o que não é. Eu sempre prefiro a verdade.

E nenhuma verdade pode ser encontrada sujeitando-se aos nossos caprichos. Isso também é lógica. O que a Pessoa de Fé fala está muito correto (na minha opinião, ok?). O “esvaziamento’ é necessário. Se ela tivesse um pouco mais de “didática”, talvez fosse outra a aceitação. Talvez.

Não se pode empreender uma grande jornada carregando uma imensa bagagem. Todo peso extra tem que ser eliminado, ou não saímos do lugar. Mas o caminho não pode ser demonstrado e, neste ponto, eu discordo da Pessoa de Fé. Ela está desperdiçando tempo e esforço. O que podemos demonstrar é a possibilidade de cada um trilhar seu próprio caminho, se assim o desejar. Foi o que eu chamei de “dicas”. Existe um erro enorme nessa declaração que acabei de fazer, mas faço-a consciente de que, neste momento, é a melhor maneira de me expressar.

De tudo o que pode inviabilizar um debate, como, por exemplo, o preconceito e a intransigência, nada é mais prejudicial e mais intransponível do que a desonestidade intelectual. Ainda não aprendi a lidar com isso, mas estou tentando. A desonestidade intelectual torna nulo qualquer esforço, tolda qualquer entendimento. Não há nem como argumentar contra ela, pois todo argumento acaba por ser distorcido.

Ainda não desisti do Religião é Veneno. Tem muita gente aqui que eu gosto pra caramba. Só que minhas participações, no futuro, serão muito diferente do que vinha acontecendo. Nada de perder a paciência e ficar discutindo com quem não vale a pena. Este é um fórum aberto a debates e quem confunde debate com proselitismo que fique quieto. Não participe. Simples e lógico.

Eu não estou com uma bíblia debaixo do braço, batendo na porta de sua casa, pedindo que você aceite Jesus. É muito difícil entender isso?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Não se pode empreender uma grande jornada carregando uma imensa bagagem. Todo peso extra tem que ser eliminado, ou não saímos do lugar. Mas o caminho não pode ser demonstrado e, neste ponto, eu discordo da Pessoa de Fé. Ela está desperdiçando tempo e esforço. O que podemos demonstrar é a possibilidade de cada um trilhar seu próprio caminho, se assim o desejar. Foi o que eu chamei de “dicas”. Existe um erro enorme nessa declaração que acabei de fazer, mas faço-a consciente de que, neste momento, é a melhor maneira de me expressar.

Isto de "jogar a bagagem fora" já foi debatido ao longo das páginas deste tópico.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Isto de "jogar a bagagem fora" já foi debatido ao longo das páginas deste tópico.

Sim, eu percebi.

pessoa de fé

Zato-one escreveu:Ih! Agora lascou! Já estava pensando que se não era homem, mulher ou "coluna do meio", a pessoa de fé seria a reencarnação de Sidarta!!!!! Ou chamem de Buda para os íntimos....

Já falaram tanta coisa, que sou isso, que sou aquilo, que estou aqui pregando, que falo em tom professoral, etc... etc.. e etc... Sabe o que isso demonstra ? Como é possível aprender em um ambiente onde as pessoas entram armadas preparadas para refutar, condenar e julgar ?

Estou aqui apontando para a lua e vocês insistem em olhar para o meu dedo....

Reid

Mensagem por Reid »

pessoa de fé escreveu:
Zato-one escreveu:Ih! Agora lascou! Já estava pensando que se não era homem, mulher ou "coluna do meio", a pessoa de fé seria a reencarnação de Sidarta!!!!! Ou chamem de Buda para os íntimos....

Já falaram tanta coisa, que sou isso, que sou aquilo, que estou aqui pregando, que falo em tom professoral, etc... etc.. e etc... Sabe o que isso demonstra ? Como é possível aprender em um ambiente onde as pessoas entram armadas preparadas para refutar, condenar e julgar ?

resumindo estamos perdendo tempo com nda e ninguem :emoticon16:

Apo

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:

É porque a sua lua deve ser já manjada pra nós e perdeu a graça. Mas parece que você não enxerga isto e insiste como se fosse novidade. Não é.
Imagem

pessoa de fé

apo:

Gostaria de fazer-lhe uma proposta. Que tal para nos “comunicarmos” começássemos do zero? Digo, deixássemos de lado tudo que acreditamos saber sobre religião, deus, mestres, e tudo o mais. Que tal nós dois com a mente livre de conceitos já formados, e e então olharíamos os problemas como se estivéssemos os vendo pela primeira vez, o que acha? Como se tivéssemos chegado agora na terra e não soubéssemos de nada, veriamos a coisa e então investigaríamos não embasadas no que já sabemos, mas olhando pela primeira vez, sem conceitos arraigados, formados. Que acha?

Investigaríamos, sem idéias de professores ou alunos, estaríamos “APRENDENDO” sem ninguém ensinando nada, mas aprendendo por nós mesmos. O que acha?

Pois se isso acontecer, não há idéias nossas para um ficar criticando, mas descobriríamos conforme fossemos avançando. Que tal?

Estou sendo muito sincera nesta minha proposta, não estou pedindo que siga nada, aceite nada, dificilmente verá uma proposta desta vindo de alguem preso a religião ou rótulos, preso a seus conhecimentos e conclusões.

Caso contrario, quando eu falar irá ainda comparar, julgar tudo com base na ideia que tem de seguidores de jesus, e então sobraram animosidades. E eu abomino seguidores de livros, mestres, gurus ou qualquer que seja a autoridade.

Então o que acha? Estaríamos livres do que já sabemos, começaríamos uma investigação seria, sem coisas já formadas, eu e vc. Único problema que vejo é que se eu não tiver nenhuma base, digo “ismo”, vc teria que se livrar tb do “ateísmo” para podermos investigar sem nenhum tipo de óculos distorcendo os fatos. Com todo respeito, seria possível?

Seria muito bom que investigassemos partindo de uma mente livre sem nenhum tipo de conclusão já formada. Seria muito bom mesmo nós dois sem nenhum tipo de “rotulo”, digo, livres de qualquer tipo de “ismo”, nada de budismo, espiritismo, cristianismo, ateismo, ou sei la mais que besteira que a mente possa inventar.

Ah! voce já se analisou profundamente para ver se vc pode abandonar, ou seja, deixar de esse negocio de “eu sou ateu”? Não somente deixar a palavra, mas tambem o sentimento, já se analisou?

Não se preocupe, não correrá o risco de virar uma “teista” caso abandone o rotulo ateista. Eu juro (a não ser que queira...rs).

Agora, se achar que o que estou propondo é absurdo, e que não vai “largar de ser um ateia” e pronto ponto final. Bom, neste caso não te encho mais com as minhas perguntas. Mas antes, uma ultima, uma que vc provavelmente não fez ainda, nem mesmo quando tinha 7 anos de idade, ou então já que agora é uma adulta pode pensar mais seriamente:

POR QUE AS PESSOAS NÃO SE LIVRAM DOS ROTULOS DE BUDISTA, ESPIRITA, CRISTÃO, ATEUS, E ETC.????

Se vc puder, sem nenhum tipo de ofensa, rispidez, responder ou me ajudar a achar a resposta para esta questão, eu lhe agradeço sinceramente.

Apo

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:apo:

Gostaria de fazer-lhe uma proposta. Que tal para nos “comunicarmos” começássemos do zero? Digo, deixássemos de lado tudo que acreditamos saber sobre religião, deus, mestres, e tudo o mais. Que tal nós dois

Nós DOIS? Ou DUAS? :emoticon23: Assuma o seu sexo, pelo menos.
Espera aí. Vamos começar bem antes disto.
Aqui é um forum de debate cético e ateu, que dá preferência ao método científico e combate a fé cega e o fundamentalismo religioso. Ok?
Segundo que este tópico foi você quem criou afirmando que ateu convicto é algo impossível. Ok?
Resta saber que objetivo terá nossa "comunicação".

com a mente livre de conceitos já formados, e e então olharíamos os problemas como se estivéssemos os vendo pela primeira vez, o que acha? Como se tivéssemos chegado agora na terra e não soubéssemos de nada, veriamos a coisa e então investigaríamos não embasadas no que já sabemos, mas olhando pela primeira vez, sem conceitos arraigados, formados. Que acha?

Quem estabeleceu uma verdade sobre a mente dos outros ( dos ateus ) foi você,não eu.

Investigaríamos, sem idéias de professores ou alunos, estaríamos “APRENDENDO” sem ninguém ensinando nada, mas aprendendo por nós mesmos. O que acha?

Pois se isso acontecer, não há idéias nossas para um ficar criticando, mas descobriríamos conforme fossemos avançando. Que tal?

Aprender o quê? Avançar no quê?
Não tô mais em idade de aprender neste moldes, querida (?). Não tenho motivo algum para aceitar que meu ateísmo não é baseado em lógica, experiência e que não preciso de deuses para viver.
O que acha?

Estou sendo muito sincera nesta minha proposta, não estou pedindo que siga nada, aceite nada, dificilmente verá uma proposta desta vindo de alguem preso a religião ou rótulos, preso a seus conhecimentos e conclusões.

Caso contrario, quando eu falar irá ainda comparar, julgar tudo com base na ideia que tem de seguidores de jesus, e então sobraram animosidades. E eu abomino seguidores de livros, mestres, gurus ou qualquer que seja a autoridade.

Então o que acha? Estaríamos livres do que já sabemos, começaríamos uma investigação seria, sem coisas já formadas, eu e vc. Único problema que vejo é que se eu não tiver nenhuma base, digo “ismo”, vc teria que se livrar tb do “ateísmo” para podermos investigar sem nenhum tipo de óculos distorcendo os fatos. Com todo respeito, seria possível?

Seria muito bom que investigassemos partindo de uma mente livre sem nenhum tipo de conclusão já formada. Seria muito bom mesmo nós dois sem nenhum tipo de “rotulo”, digo, livres de qualquer tipo de “ismo”, nada de budismo, espiritismo, cristianismo, ateismo, ou sei la mais que besteira que a mente possa inventar.

Ah! voce já se analisou profundamente para ver se vc pode abandonar, ou seja, deixar de esse negocio de “eu sou ateu”? Não somente deixar a palavra, mas tambem o sentimento, já se analisou?

EIN? Propõe começar do zero e me faz uma pergunta destas? Bebeu?

Não se preocupe, não correrá o risco de virar uma “teista” caso abandone o rotulo ateista. Eu juro (a não ser que queira...rs)

Coisa patética isto aqui.

Agora, se achar que o que estou propondo é absurdo, e que não vai “largar de ser um ateia” e pronto ponto final. Bom, neste caso não te encho mais com as minhas perguntas. Mas antes, uma ultima, uma que vc provavelmente não fez ainda, nem mesmo quando tinha 7 anos de idade, ou então já que agora é uma adulta pode pensar mais seriamente:

POR QUE AS PESSOAS NÃO SE LIVRAM DOS ROTULOS DE BUDISTA, ESPIRITA, CRISTÃO, ATEUS, E ETC.????

Se vc puder, sem nenhum tipo de ofensa, rispidez, responder ou me ajudar a achar a resposta para esta questão, eu lhe agradeço sinceramente.

Você é simplesmente patética ( o).

Então sua propostinha é que eu "largue de ser uma atéia"????
Que tal você largar desta de ser teísta? Mas não espere esta conversinha ou proposta de minha parte. Para mim este tipo de papo é coisa de maluco, de bêbado ou de criança.

Vai catar coquinho, vai. Lá na esquina.
A gente não engole proselitismo, meu filho. Não somos como gente inocente, fraca de cabeça e vulnerável a papo furado. Principalmente do tipo do seu: que diz que não quer nada, mas quem sabe a gente conversa melhor e desiste deste negócio de ser ateu!
Tá pensando o quê?
Não caiu sua ficha ainda ou você é psicopata?
Editado pela última vez por Apo em 06 Ago 2009, 01:08, em um total de 1 vez.
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

ela propos:

q 0 deve ser 1 :emoticon5:

Apo

Mensagem por Apo »

Reid escreveu:ela propos:

q 0 deve ser 1 :emoticon5:

Ela ( ele ) propõe democrática e abertamente, livre de rótulos rssrss...que é 1 X 0, sendo que 1 é o resultado prévio para ela ( ele) e 0 é o que sobra pra mim ( caso eu não largue deste negócio de ser atéia)!

Isto é a proposta indecorosamente tendenciosa, falaciosa e intelectualmente desonesta.
Cara de pau demais!
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Ocorreu-me que eu já estive na situação recomendada para se ver a Deus, ou seja, com a mente aberta, vazia e o espírito crítico desligado:
Quando era criança.

E não vi.

Dirão:
"Ahá, mas nessa época você era apenas uma criança e não estava capacitado para tal! "

E eu digo:
"Mas ... o ideal não é justamente se livrar de todas as idéias preconcebidas, do espírito crítico, da 'bagagem' anterior?
Essa 'capacitação' não seria uma bagagem? "

Quantas crianças andam por aí dizendo que viram a Deus?

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Ocorreu-me que eu já estive na situação recomendada para se ver a Deus, ou seja, com a mente aberta, vazia e o espírito crítico desligado:
Quando era criança.

E não vi.

Dirão:
"Ahá, mas nessa época você era apenas uma criança e não estava capacitado para tal! "

Vi uma cena impressionante no Discovery Channel. Um jogador de bilhar, um profissional, provavelmente o melhor do mundo (se esse título existe) fez uma proeza que desafia a razão. Quem não viu esse programa, não acreditaria se eu contasse. A façanha foi filmada sem interrupções, numa única tomada e suponho que o Discovery seja um canal sério, que não se prestaria a divulgar charlatanismos. Não sei, estou supondo.

Mais tarde, em um outro programa, o autor da proeza contou como conseguiu aquilo. A despeito de ser um exímio jogador, com domínio perfeito do jogo, ele tentou mais de mil vezes, até conseguir. E filmou todas as tentativas, erro após erro, pois não sabia em que momento conseguiria seu intento.

Antes que qualquer mal entendido se estabeleça, vou transformar o texto acima em algo mais prático:

1 – Um eventual fracasso em se atingir um objetivo, não significa que o objetivo seja inatingível.

2 – Quando alguém diz que conseguiu, não significa que foi simples ou sem esforço.

Essas duas afirmações pode-se inferir da historinha que eu contei. Mais, eu não disse.

Trazendo isso para o seu relato, ainda podemos desfazer outros possíveis emaranhados indesejáveis. Não há, nesta minha intervenção, qualquer julgamento quanto à qualidade e quantidade de vezes em que você tentou. Pode ter sido a infância inteira. Pode ter se estendido pela adolescência afora, ou ainda além disso, até você se convencer que já tentara o suficiente. Isso só você sabe. A única coisa que cabe aqui (neste momento!) é estabelecermos a relevância de um espaço de tempo qualquer, com base em nossos valores. Quatro ou cinco anos, por exemplo, não é muito para uma tartaruga, mas, para um rato, é toda sua vida.

Não precisamos deduzir muita coisa, do que foi escrito. É só isso. Seu post dá margem a outras abordagens, com certeza, mas eu me sinto melhor na superfície.

Você também poderá dizer “Um Deus que demanda tanto esforço para ser conhecido, não me interessa”. Tudo bem, sem problemas. Considerações acerca do tempo não implica outras considerações.
E eu digo:
"Mas ... o ideal não é justamente se livrar de todas as idéias preconcebidas, do espírito crítico, da 'bagagem' anterior?

Livrar-se de idéias preconcebidas, sim, do espírito crítico, jamais.
Essa 'capacitação' não seria uma bagagem? "

Com certeza.
Quantas crianças andam por aí dizendo que viram a Deus?

Eu nunca vi. Mas a esperança é a última que morre, dizem.

Apo

Mensagem por Apo »

Eu nunca vi. Mas a esperança é a última que morre, dizem.

E a pergunta que fica: E prá que eu vou querer ver este Deus? Este tipo de ser imaginário pintado e idolatrado por quem gosta duma cruz pingando sangue, não é meu objeto de desejo. Tanta coisa linda que eu queria ver e fica só na imaginação...

MAs tem gosto pra tudo. Eu tô fora.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quero deixar bem claro que há dois discursos paralelos aqui, mas que os teístas ( mesmo nunca tendo visto deus algum, a menos que sejam esquizofrênicos ou delirantes de outro tipo ) tendem a enviezar.

Uma coisa é alguém, depois que lhe falaram de determinado deus, ficar tomado de curiosidade ou desejo por visualizar ( provavelmente porque lhes falte a constatação de um relato sem provas materiais, mas isto eles não admitem ). Pode passar a vida toda fixado nesta idéia, buscando, tentando algum contato, batendo com a cabeça num livro sagrado, gritando e suplicando : apareça pra mim!!!! fale comigo!!!
Vão morrer tentando. Se passarem por alguma experiência do tipo " túnel de luz " num quase-morte cerebral, talvez se convençam que viram deus naquela luz. De outra forma, não verão o que é improvável.

Outra coisa é lhe falarem a vida toda em deuses ou num deus específico e você ficar tranquilo no seu canto. Se um dia aparecer uma coisa que se apresente como um deus, você pode, ainda assim, acreditar que seja um deus ( aqui isentam-se personalidades pre-moldadas, pode ser um ser qualquer ). Talvez deuses sejam totalmente diferentes do que humanos imaginam, se é que existem.

Mas enfim, não é porque nos falam de algum deus ou diabo que todos nós temos desejo ou curiosidade de conhecer. Por mim, tanto faz se existem ou não. Se existem devem ser coisas como microorganismos donos do Universo e de outras dimensões, uma força descomunal ( não personificada, mas aos moldes das leis da Física)...pode ser qualquer coisa.

Por que agora eu devo querer justamente conhecer ou ver uma coisa como o tal deus judaico-cristão ( que é o mais famoso por estas bandas)?
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Como eu já comentei outras vezes, se Deus tem algo importante a me dizer, tenho certeza de que vai me procurar e me dizer pessoalmente.

Trancado