Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Como eu já comentei outras vezes, se Deus tem algo importante a me dizer, tenho certeza de que vai me procurar e me dizer pessoalmente.

Todos os deuses.

Mas veja o argumentos para o "não-procurar" ou não ser achado por deus.
O primeiro passo é aceitar que você é cego porque quer.

Marcos 10:51 “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.”

É muito comum encontrarmos na sociedade moderna questionamentos de "Onde está Deus?", "Se Deus existe, por que tanta dor, tanta fome, tanta miséria?". Baseadas nesses questionamentos, muitas pessoas simplesmente viram as costas e acham normal crer que de fato não existe um criador e que, se existe, não está olhando por nós. Mas será que estamos certos? A pergunta deveria ser "Onde estamos nós para que Deus nos ouça?"; "Onde estamos para que Deus possa olhar por nós, possa nos guiar diante de tantas trevas nesse mundo cão?".

A passagem bíblica mostra quando Cristo pergunta ao cego o que quer que Ele o faça, e aí vemos o primeiro ponto para que possamos responder as questões anteriores, que é se chegar a Deus. Não podemos de forma nenhuma esperar que alguém que está longe faça algo por nós. Por mais que se queira ajudar, a distância não permite. Imagine quantas vezes algum amigo ou ente querido que estava distante passou por uma série de problemas e você gostaria de ajudar, mas a distância não permitiu... No caso de Deus, nos distanciamos não fisicamente, mas espiritualmente, quando nos achamos independentes demais, como um pássaro que quer sair das asas de seus pais, e por isso Ele não pode fazer nada por nós. Por mais que Ele queira estar conosco, Ele permanece ausente de nossas vidas em determinados momentos, mesmo sempre nos segurando para que males piores não recaiam sobre nós, mas Ele é educado para só entrar e modificar nossa vida quando permitimos, quando reconhecemos que não somos nada e tentamos nos chegar a Ele.

Entremos agora em um outro grande porém: será que Cristo não sabia o desejo do cego? Ora, se até mesmo eu e você, que somos meros pecadores, não demoraríamos a saber que um cego quer enxergar, como não saberia o Mestre? Deus quer que sejamos fortes o suficiente para reconhecermos o que somos. Sem o reconhecimento do pecado é impossível agradar a Deus e, por conseqüência, impossível chegar perto do Senhor, que foi justamente o que o homem da passagem fez, reconhecendo perante o Senhor que era cego, mas que desejava ver.

O passo final é o desejar. Não basta tentar se achegar, reconhecer o que é, é preciso desejar mudar. Muitas vezes reconhecemos nossos erros, reconhecemos que somos pecadores, mas os prazeres deste mundo são mais fortes que nós e não nos deixam desejar a mudança. E, sem a íntima vontade de mudança dentro de nosso ser, permaneceremos cegos. É como se Jesus nos perguntasse: “O que queres que eu te faça?” e nós respondêssemos: “sou cego, meu Senhor, mas não, não quero ver, deixe-me assim mesmo que é melhor!”. Será que é isto que realmente você deseja, continuar cego tendo a oportunidade de VER? Eis que o Mestre te pergunta o que queres, basta que sejas forte para reconhecer que és cego, mas que deseja ver. Não te contentes em apenas ouvir o resto de sua vida, arrisque VER. arrisque revolucionar-se e não te arrependerás!

http://vidasemrevolucao.blogspot.com/20 ... -faca.html

Eles querem que se revolucione a vida, não se contentando em esperar ou ouvir, mas é preciso querer VER. Para VER, é preciso se arriscar! E terá uma espécie de bônus, que é o atrativo para entrar neste mundo maluco deles.

Conversa de bêbado ou de quem insiste em viver uma Matrix onde nada é o que parece. A tal Verdade só existe para quem se arrisca. tsctsc
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

V.E.R - Vidas Em Revolução

"Um bom papo, uma boa reflexão, boas risadas e boa música... Tudo isso focado nAquele que nos deu talento para pôr todas estas coisas em prática."
___
¯¯¯
REUNIÕES:
Sábados às 14h.
Parque 13 de Maio, Recife - PE.

Johnny... :emoticon1:

Achei tua tiurma!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Segundo este tal movimento revolucionário V.E.R, a verdadeira evolução é isto aqui:

Imagem
Imagem

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:
Eu nunca vi. Mas a esperança é a última que morre, dizem.

E a pergunta que fica: E prá que eu vou querer ver este Deus? Este tipo de ser imaginário pintado e idolatrado por quem gosta duma cruz pingando sangue, não é meu objeto de desejo. Tanta coisa linda que eu queria ver e fica só na imaginação...

MAs tem gosto pra tudo. Eu tô fora.

Apo, na boa, procure não ficar muito zangada, ok? Não tenho intenção de aborrecê-la, não quero aborrecer ninguém. Estou apenas fazendo um grande esforço para que minhas palavras sejam compreendidas. Não significa serem aceitas, apenas compreendidas. Veja, você voltou a rondar os conceitos cristãos e isso desvirtua um pouco o que foi dito. Talvez nem seja “um pouco”.

E você não precisa querer ver Deus. Você não precisa querer nada. Nada lhe está sendo imposto, nada lhe está sendo oferecido. Não é necessário ler cada mensagem minha como se fossem ofertas subliminares de salvação. Estamos só trocando idéias. Como se estivéssemos em um barzinho tomando uma cerveja e batendo um papo.

O problema é que eu não bebo, mas te acompanho com uma água tônica.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:
Eu nunca vi. Mas a esperança é a última que morre, dizem.

E a pergunta que fica: E prá que eu vou querer ver este Deus? Este tipo de ser imaginário pintado e idolatrado por quem gosta duma cruz pingando sangue, não é meu objeto de desejo. Tanta coisa linda que eu queria ver e fica só na imaginação...

MAs tem gosto pra tudo. Eu tô fora.

Apo, na boa, procure não ficar muito zangada, ok? Não tenho intenção de aborrecê-la, não quero aborrecer ninguém. Estou apenas fazendo um grande esforço para que minhas palavras sejam compreendidas. Não significa serem aceitas, apenas compreendidas. Veja, você voltou a rondar os conceitos cristãos e isso desvirtua um pouco o que foi dito. Talvez nem seja “um pouco”.

E você não precisa querer ver Deus. Você não precisa querer nada. Nada lhe está sendo imposto, nada lhe está sendo oferecido. Não é necessário ler cada mensagem minha como se fossem ofertas subliminares de salvação. Estamos só trocando idéias. Como se estivéssemos em um barzinho tomando uma cerveja e batendo um papo.

O problema é que eu não bebo, mas te acompanho com uma água tônica.

Eu também não bebo. Mas a Verdade e o Deus podem ficar fora da mesa? Podemos discursar livremente sobre possíveis deuses, formas pessoais e coletivas de enxergar o que pensamos ser a realidade. O que interessa saber o que verdade, a não ser se for num julgamento, onde fatos são fatos? Por que preciso que haja uma verdade sobre tudo?

A questão é que a premissa de todo que crê em algo é colocar este algo antes de tudo. Daí a conversa vai mesmo pro brejo, como eu disse noutro tópico.
É como sentar pra papear com quem acha que o tempo todo tem espíritos à nossa volta e isto é fato. A partir daí, o interlocutor vai colocar a verdade espiritual dele como pano de fundo para a realidade que está ali se desenrolando. Não consigo viver a realidade do outro assim. Não é a minha.
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:

Eu também não bebo. Mas a Verdade e o Deus podem ficar fora da mesa? Podemos discursar livremente sobre possíveis deuses, formas pessoais e coletivas de enxergar o que pensamos ser a realidade. O que interessa saber o que verdade, a não ser se for num julgamento, onde fatos são fatos? Por que preciso que haja uma verdade sobre tudo?

Se um dia isso acontecesse (a conversa pessoalmente) você iria perceber que eu sou muito diferente do cara que escreve neste fórum. Não que as idéias sejam outras, mas o fórum prioriza um tema e, numa rodada de amigos, ninguém fica falando de Deus ou deuses. Acho que muita gente aqui deve pensar que eu sou um cara sério, fechado, tipo “homem de meia idade”. Nada mais equivocado. Quem sabe um dia eu não vou a uma reunião do RV...?

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:

Se um dia isso acontecesse (a conversa pessoalmente) você iria perceber que eu sou muito diferente do cara que escreve neste fórum. Não que as idéias sejam outras, mas o fórum prioriza um tema e, numa rodada de amigos, ninguém fica falando de Deus ou deuses. Acho que muita gente aqui deve pensar que eu sou um cara sério, fechado, tipo “homem de meia idade”. Nada mais equivocado. Quem sabe um dia eu não vou a uma reunião do RV...?

As pessoas têm imagens e concebem coisas a nosso respeito. Mas não é esta a questão. É que aqui a discussão só se destrincha se a premissa não for a existência prevalente de deus ou verdades ( ou o que eu considero pior, de um Deus e da tal Verdade ). A mente de ateus, agnósticos e céticos não funciona com pré-verdades, muito menos com uma verdade apenas, que englobe tudo. Isto já cancela quase tudo o que se pode debater com ateus, agnósticos e céticos. Estes abrem hipóteses e não fecham-se em apenas uma, inquestionável, irrefutável, originária por si só, queiramos ou não.
Se a base for que eu não posso questioná-la por que não me cabe, então não há discussão possível. Porque para mim é natural e genuíno que eu não a aceite como verdade única. Muito menos a trate por A Verdade.
Imagem

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Mas a pergunta que não quer calar e vocês fogem dela

POR QUE AS PESSOAS NÃO SE LIVRAM DOS ROTULOS DE BUDISTA, ESPIRITA, CRISTÃO, ATEUS, E ETC.????

Apo, eu responderia suas dúvidas a meu respeito com o maior prazer do mundo, mas existe mesmo necessidade de você me atacar pessoalmente e ser rispida ? Acho que nao precisa disso não. Pra que tanta agressividade.

Apo

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:Mas a pergunta que não quer calar e vocês fogem dela

POR QUE AS PESSOAS NÃO SE LIVRAM DOS ROTULOS DE BUDISTA, ESPIRITA, CRISTÃO, ATEUS, E ETC.????

Apo, eu responderia suas dúvidas a meu respeito com o maior prazer do mundo, mas existe mesmo necessidade de você me atacar pessoalmente e ser rispida ? Acho que nao precisa disso não. Pra que tanta agressividade.

O ser humano normal costuma perder um pouco da paciência em conversar, trocar idéias e debater quando o interlocutor age como se fosse um autista prepotente e não se enxerga como tal.
Inverter esta posição e projetar nos demais é uma característica típica de gente com mente lavada, notadamente os que insistem em crer delirantemente. Isto é assim comprovadamente com o ser humano e você é representante típico desta espécie. Mas nega, o que também é típico.
Veja bem: você agride de forma estúpida vindo aqui fazer um tópico afirmando que não existe ateu convicto! Baseado em quê? Na sua prepotência e estupidez que forjam a sua fé professoral, sim! Mas você nega. Prefere vir comum papo rasíssimo e cínico propondo que alguém " largue esta coisa de ser ateu" para quê? Para "aprender" com você a não ser ateu? HAUHAUAHUAHUAHA! Não nos faça rir!

Além do mais, as perguntas que fizemos a você aqui você também se nega a responder, passando por cima de tudo o que já dissemos exaustivamente sobre o que VOCÊ insiste em chamar de rótulos!
Quem está nos rotulando é você!
Então responda a seguinte perguntinha:

POR QUE VOCÊ INSISTE EM DIZER QUE BUDISTAS, CATÓLICOS, ESPÍRITAS, ATEUS, ARTISTAS, FLAMENGUISTAS ( OU QUALQUER TORCEDOR), AGNÓSTICOS, CÉTICOS OU...TEÍSTAS, SÃO RÓTULOS?
Inventa outra teoria, que esta qualquer um aqui derruba em 5 minutos. Se alguém tiver paciência...

Menos droga talvez lhe faça bem.
Mas creio que os danos a estas alturas sejam irreparáveis.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Como os crentes do RV andam sensíveis. Seja mais delicadinha, Apo.

Saudade de vir aqui e ver o Aurélio e o Ghilgamesh botando a crentalhada no lugar dela.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Como os crentes do RV andam sensíveis. Seja mais delicadinha, Apo.

Saudade de vir aqui e ver o Aurélio e o Ghilgamesh botando a crentalhada no lugar dela.

Sei lá. Este figura aí tem o "chip", com certeza. Talvez o Aurélio conseguisse.
Tá parecendo um certo alguém que conheço de fora da Internet, desde a adolescência, ao qual mostrei o RV há meses atrás.
O papo é igualmente lisérgico e prepotente.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Rola essa desconfiança mesmo?

Aperta a crente aí pra ver se não é ela, isso não seria uma atitude honesta, e deus tá vendo.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Rola essa desconfiança mesmo?

Aperta a crente aí pra ver se não é ela, isso não seria uma atitude honesta, e deus tá vendo.

Rola, sim. Já começa que não é ela, é ele. Ou tem disforia de gênero.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Mas a pergunta que não quer calar e vocês fogem dela

Eu era um cristão e agora sou um ateu. Não são rótulos, são descrições.
Estas palavras podem não ser o "Nome" do Tao, podem descrever apenas um detalhe daquilo que eu sou, mas dão uma ideia geral do meu posicionamento quanto à religião.

Você também quer que eu me livre do rótulo de "heterossexual", como fez o forista Nadasei / Valdisnei ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Se a base for que eu não posso questioná-la por que não me cabe, então não há discussão possível. Porque para mim é natural e genuíno que eu não a aceite como verdade única. Muito menos a trate por A Verdade.

Céticos, ateus e agnósticos às vezes incorrem no erro de se agarrar a ideias que não examinaram direito, mas isto ocorre porque são apenas humanos e não porque a definição de ateu ou cético seja "Aquele que considera a ideia XYZ como verdade absoluta".

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Se a base for que eu não posso questioná-la por que não me cabe, então não há discussão possível. Porque para mim é natural e genuíno que eu não a aceite como verdade única. Muito menos a trate por A Verdade.

Céticos, ateus e agnósticos às vezes incorrem no erro de se agarrar a ideias que não examinaram direito, mas isto ocorre porque são apenas humanos e não porque a definição de ateu ou cético seja "Aquele que considera a ideia XYZ como verdade absoluta".

Mas falhar na avaliação de alguma idéia é comum a todos. Por vários motivos. Geralmente desconfiamos no meio do caminho que algo nos passou despercebido e recompomos nossa avaliação.
Mas querer que só haja uma verdade ( ainda chamando-a A Verdade, incontestável ) e ainda desmoralizar a liberdade de pensamento dos demais que pensam de outras formas é o supra-sumo da cegueira tirana. Dá nojo. Pior ainda quando se fazem de humildes e cobram humildade para aceitar A Verdade que eles sabem ser a única. Esta gente não tem desconfiômetro algum.
Imagem

pessoa de fé

Cade o Márcio ? eu gosto dos comentários dele

pessoa de fé

APOOOO !!! que bom que voltamos a conversar, bom, pelo menos assim no meu caso.

Apo escreveu:O ser humano normal costuma perder um pouco da paciência em conversar, trocar idéias e debater quando o interlocutor age como se fosse um autista prepotente e não se enxerga como tal..

Talvez tenha razão, mas há pessoas que não querem bater boca e trocar socos, só conversar, pura troca de ideias sem ofensas.

Apo escreveu:Inverter esta posição e projetar nos demais é uma característica típica de gente com mente lavada, notadamente os que insistem em crer delirantemente. Isto é assim comprovadamente com o ser humano e você é representante típico desta espécie. Mas nega, o que também é típico..

releia o que vem escrevendo, e perceba quem esta agredindo quem

Apo escreveu:você agride de forma estúpida.

Não citei ninguém em especial, e gostaria de verdade que me indicasse onde eu estou ofendendo alguem, assim terei a oportunidade de perdir desculpas

Apo escreveu:vindo aqui fazer um tópico afirmando que não existe ateu convicto!.

Leia melhor o que eu falei e você vai entender: “Não há nada mais limidator do que um crente convicto, um ateu convicto. Ambos então presos aos seu rótulos limitadores, aos seus condicionamentos extremistas de “existe e não existe” e ponto final.”

APO: Poderia ter usado qualquer outro exemplo “cristão, budista, maometano, etc.”, ou simplesmente dito “a mente”, ......é a mente que se prende a convicções e assim se sentir segura ou poderosa

Releia o texto, mas desta vez faça um esforço pra não levar pro lado pessoal, apenas verifique se isso faz sentido, “INVESTIGUE”, comece lendo e percebendo como seus pensamentos se comportam, qual o estado emocional que se faz presente, preste atenção a sua mente. O que eu escrevi é o de menos, o importante é como sua mente reagiu e vem reagindo a isso.

Acha mesmo que se vc não se apegar aos seus conhecimentos acumulados, irá se transformar em um animal irracional? Percebe que é justamente esta “convicção” que a esta impedindo de perceber o que estou dizendo? Vc não acha que justamente esta convicção, esta distorcendo o que estou dizendo?

Releia seus textos e me diga com toda sinceridade... quem aqui esta agredindo quem ????

Apo escreveu:Além do mais, as perguntas que fizemos a você aqui você também se nega a responder, passando por cima de tudo o que já dissemos exaustivamente sobre o que VOCÊ insiste em chamar de rótulos!

Acha que eu me importo com isso ?

Ficou realmente claro pra vc o significado que dou a “rótulos”?
Já investigou seriamente sobre este negócio de “rótulos”? Digo, por que a mente adotando uma forma de pensar acaba se rotulando como “eu sou isso,...eu sou aquilo..., eu sou, eu sou, eu sou..., o meu rótulo é o certo e coisa e tal”?

Vamos analisar alguns termos interessantes:

- autista prepotente
- mente lavada
- Recomenda-se diminuir o consumo de drogas...
- Outras sandices do gênero

Agora responda com toooooda sinceridade: Quem esta rotulando aqui? Quem esta agredindo quem?

Apo escreveu:Então responda a seguinte perguntinha: .

Puxa, mas ninguém respondeu a minha perguntinha...

Apo escreveu:POR QUE VOCÊ INSISTE EM DIZER QUE BUDISTAS, CATÓLICOS, ESPÍRITAS, ATEUS, ARTISTAS, FLAMENGUISTAS ( OU QUALQUER TORCEDOR), AGNÓSTICOS, CÉTICOS OU...TEÍSTAS, SÃO RÓTULOS?.

Insiste???....não é um fato para vc? Ateus, agnósticos, etc. Não é uma forma que a mente arrumou de se identificar dentro de um padrão “individual ou coletivo” de pensar? Sendo assim o individuo não se rótulou??? não irá ele defender com unhas e dentes este rótulo? E muitos não tentarão se perfeiçoar dentro deste rótulo e assim ficar cada vez mais condicionado a esta forma de pensar??? isso não te parece um fato??? é uma invenção minha???? não percebe a divisão que se cria na humanidade quando a mente faz isso? Esta livre para aprender, ou só aceitará algo ou pensamento que se assemelhe ao seu rótulo? Percebe?

Apo escreveu:.Inventa outra teoria, que esta qualquer um aqui derruba em 5 minutos. Se alguém tiver paciência...

isso em hipótese alguma é “minha teoria”, é um fato, basta ver. Mas para ver tem de haver coragem para prescrutar a própria mente.
Editado pela última vez por pessoa de fé em 10 Ago 2009, 00:37, em um total de 3 vezes.

pessoa de fé

Apo escreveu:Aqui é um forum de debate cético e ateu, que dá preferência ao método científico e combate a fé cega e o fundamentalismo religioso. Ok?,

Não tem nada O.K. Aqui é um lugar onde se encontram pessoas entrincheiradas, vasculhando todos os dias para ver se algum crente postou algum comentário, para que elas possam “orgulhosamente e muitas vezes mal educadamente jogar na cara as fantasias com que estes estão agarrados”, é isso que considera um debate? Combate a fé sega e religioso? “COMBATE”?? (rsssssss).

Pessoas vaidosamente cheias de “conhecimentos” muitas vezes colocando-se como superiores a frente de algumas pessoas muitas vezes de pouquíssima instrução, mentes simples (vc sabe de que simplicidade estou falando), é isso que chama de debate? É isso que chama de “COMBATE”?

Não me ponho a debater com estas pessoas, simplesmente porque elas estão presas a seus “entretenimento espiritual” no qual chamam de “religião” e se eu cair nessa, passarei a me entreter intelectualmente, neste caso só muda o tipo de entretenimento.

é este tipo “COMBATE”, “DEBATE”com estas pessoas que vc acredita que está levando a algum lugar??? é pra isso que esta aqui, para ser uma combatente??

pois estou aqui há algum tempo e até agora não vi trocas de ideias, os que se rotulam como “ateus” conversarem, há não ser para dizer “CONCORDO”.

Mas o que aconteceria se muitos aqui colocasse a cara a tapa, sem medo de criticas ou tentando agradar? O que será que aconteceria? Será que os “ateus” iriam só “concordar”? Será que todos aqui pensam iguaisinhos???? se, eu disse “SE” pensam, que individualidade é essa??

Apo escreveu:.A gente não engole proselitismo, meu filho. Não somos como gente inocente, fraca de cabeça e vulnerável a papo furado. Principalmente do tipo do seu: que diz que não quer nada, mas quem sabe a gente conversa

Agora se vc fala como se suas mentes fossem uma só, como se fosse A porta-voz ! onde está a individualidade???

É claro que se eu disser que ao adotar um rótulo, cair na armadilha do “ísmo”, a pessoa da fim a sua individualidade, bom, neste caso então por que ao invés de só ficarem no “CONCORDO”, não passam a debaterem entre sí também? MOSSSSTREMMMM-SE!! QUERO VER VAMOS LÁ !!!

Apo escreveu:Segundo que este tópico foi você quem criou afirmando que ateu convicto é algo impossível. Ok? Resta saber que objetivo terá nossa "comunicação"..

Como deixei claro “não disse que ateu não pode isso ou aquilo”, simplesmente apontei o perigo de a mente se agarrar a convicções. Percebe a diferença ?

Apo escreveu:Resta saber que objetivo terá nossa "comunicação".

Eis o grande problema, como a maioria das mentes aqui acreditam no acumulo de conhecimento intelectual, que para elas ideias devem trazer algo para aprenderem e poderem usar, que deve ter alguma vantagem se não é perda de tempo, que tem que haver algum objetivo, ela acaba se irritando, ficando inquieta ou ofendida, mas é nisso que está toda a graça, o que escrevo NÃO É PARA SER ACUMULADO, não é um algo para deixar na memoria e usar, como muitas pessoas fazem com os conhecimentos livrescos. Não é mera aquisição intelectual.

Acha mesmo que está havendo comunicação? Pois te digo que está longe disto.
Só haverá uma forma de nos comunicarmos (e bem sabe que isso é muitos mais que meras trocas de palavras e ideias), ou eu passo a rotular-me como ateu ou vc deixe de rotular-se, se não haverá um grande esforço. Agora, quando a comunicação é verdadeira há esforço?

Quando estivermos mesmo nos comunicando, não me fará esta pergunta: “que objetivo terá essa nossa comunicação?”.

Na ultima conversa com Márcio, percebi que ele percebeu de fato a futilidade de se trocar ofensas, e se a mente não se “desarmar” será impossível a comunicação.

APOOO: Se leu os meus comentários mais antigos, provavelmente percebeu que são dirigidos para a “mente”, não cito só ateus, mas sim, crentes, espiritas, cientistas, ateístas ou teístas, pois todos partem da mesma base “A MENTE”, é ela quem cria tudo isto seja a ilusão ou a realidade.
O meu foco não é em hipótese alguma o que se passa só na superficialidade da mente, a coisa é muito mais profunda, é uma visão mais integral.

pessoa de fé

Apo escreveu:Quem estabeleceu uma verdade sobre a mente dos outros ( dos ateus ) foi você, não nós..

Claro que nao. as mesmas coisas que comentei aqui, já foram vistas pelos crentes, cristão, espiritas, ou seja “teistas” da mesma forma que um ateu que se ofendeu. A mente (ou o ego) odeia quando se coloca em duvida aquilo no qual ela vem defendendo há tempos. Não é ?

É ela que coloca a carapuça. Quando falo do perigo de se rotular-se, de se entrar em “ísmos”, de se apegar a certezas, de fechar a mente mantendo-a convicta, de mediocridade, de se prender a que autoridades dizem, de não ter sua própria experiencia e etc. Tudo isso, falado em um site crente, espirita, qualquer um que esteja no “ísmo”, não acha que vão vestir a carapuça e se sentirem ofendidos?

Apo escreveu: Aprender o quê? Avançar no quê?.

Não quero nada! É por isso que já mais me ofendo, não me irrito e nunca me decepciono.
A questão não é “querer aprender”, é: ESTAR ABERTO PARA APRENDER”
Se quero aprender, a mente criará um “professor”, mas estando aberto para aprender ela aprende sempre, o tempo todo e seja com quem ou qual for, não importa, ela está extremamente sensível ao aprendizado. Isso é mente aberta, livre.

Sobre avançar, isso é coisa que os reencarnacionistas inventaram. Se há um avançar, isso indica que a mente esta presa no tempo, e percebo que a Verdade para ser percebida não depende do tempo

Apo escreveu: Não tô mais em idade de aprender neste moldes, querida.

Não tenho moldes nenhum, a questão é: em que moldes vcs querem aprender?
Pois é para acumular, gravar na memoria para de pois acessa-la e usar se for preciso, é isso? Tem que ter uma utilidade para o ego??

Será que é esta visão de utilidade, ganho, acumulo, “um molde”. Que não vendo como “pegar” o que falo para encaixar neste molde é que está os deixando irritados. Afinal, não estou acrescentando, não estou dizendo faça isso ou aquilo, ponha isso, mas sim “a mente precisa larguar isso, a mente precisa deixar isso,”. Nossa cultura é a do “acumulo”, “da ambição”: ganhe mais, pegue mais, juntem mais, façam mais, acumulem mais e etc.

E hoje em dia mais conhecimento nos dá um sensação incrível de poder, não é mesmo?

Apo escreveu: .Não tenho motivo algum para aceitar que meu ateísmo não é baseado em lógica, experiência e que não preciso de deuses para viver.

É logica quando pensamos através de nossas experiencias? Raciocinar através de suas experiencias leva a lógica? Ou logica mesmo é algo muito mais que formular raciocinios? Pois há muitas pessoas que acreditam serem logicas, mas vivem em uma especie de reação as suas experiencias, e experiencia não é memoria acumulada? Sendo assim muitos “pensar” na verdade é só reações a condicionamentos.

A mente pode chegar a logica, não o ateismo. É a mente que raciocina, não o ateismo. A mente simplesmente qualifica o ateismo como lógico, assim ela se acomoda neste rótulo e se sente segura. Podemos sim ser extremamente logicos sem o ateismo, o ceticismo ou sei lá qual mais “ismos”.
Assim como “religiosidade” não tem nada a ver com adoração de santos, de um deus, de espiritos, mestres, rituais, mantras,...isso não é religião, mas a consciência pode ser extremante sensível e sentir a religiosidade sem estar presa a nada disto.

Quem passa a qualidade “religiosidade” para estas coisas são os anti-religiosos, apenas decoraram, seguiram, estão presos e com isso prendem e manipulam a mente de outros tb. A mente que “sente” a religiosidade da vida, a beleza da existência não é uma mente religiosa e tão pouco anti-religioso.

Há sim uma beleza incomensurável, mas por favor não a traduza em “Deus”, não tem nada a ver com esta definição louca criada pela mente com inúmeros propósitos, nada mesmo. Podemos existir sem isso tb (isso que não pode ser explicado,...o intelecto não pode se apossar), mas apenas existir, viver mesmo, não percebo que se possa, até que sinta isso. Viver mesmo, no sentido mais profundo da palavra, não existir nesta guerra maluca e achar que isto é vida, ou levar uma existência padronizada e medíocre e achar que vive. Muitos acreditam que isto é vida pelo simples fato que 99% segue igual, o mesmo padrão,........mas a vida mesmo é algo diferente, completamente diferente.

Vê, percebendo que não me associo ao teismo e nem ao ateismo, o que sobra? Não pode dizer que estou encima do muro, pois este vive em conflito, ainda por quê, não acredito em muros e divisões para com a raça humana, tudo isso é criação da mente e do mesmo modo pode acabar, mas não coletivamente, deve partir da individualidade, com cada um se autoconhecendo.

pessoa de fé

Apo escreveu: Coisa patética isto aqui.

Para vc eu deixaria de ser patetica se ficasse a discutir com crentes? Se entretendo com “debates” com crentes??? É isso que é deixar de ser patético na sua visão ? Diga lá....

Se converso com vocês aqui, é porque sei que vcs tem maturidade e inteligencia, não espero que concordem comigo, é irrelevante o concordar e não concordar. Como eu disse não espero nada....

Apo escreveu: Então sua propostinha é que eu "largue de ser uma atéia"????

Não sou teista e nem ateista. Nao sigo nada. Agora veja que engraçado, ateismo (assim como todos os “ísmos”) não é real, é uma definição, algo criado pela mente e que está na mente, na verdade não há nada a largar, mas o ateu não quer largar. (RISOS, RISOS, RISOS...)

Apo escreveu: A gente não engole proselitismo, meu filho. Não somos como gente inocente, fraca de cabeça e vulnerável a papo furado. Principalmente do tipo do seu: que diz que não quer nada, mas quem sabe a gente conversa melhor e desiste deste negócio de ser ateu!

Te incomoda eu dizer que não sigo nada, não acredito em nada e que não estou aqui fazendo nada?
Vc só reparou na parte do “precisa largar o ateismo...”? Sobre investigar partindo de uma mente livre, estar livre para investigar a serio, sem conclusões, sem ninguém ensinando, mas aprendendo por nós mesmos e tudo o mais, vc nem leu?? Nao leu mais nadaaaaaaaaaa ? So ficou se preocupando com detalhes tolos ????

A minha “propostinha” foi só para que sua mente ficasse um pouco em silencio e percebe-se o que acontecia com ela em quanto pensasse em uma resposta...rs. Tb já previa, suas justificativas. Não se preocupe.

Repito: é relativamente facil abandonar nossas posses, riquezas, familia, religião, fama e etc. Mas abandonar nossos conhecimentos acumulados e encarar os problemas com uma mente simples, poucos tem a coragem.(...)

OBS: tente nao levar as coisas tao para o lado pessoal , nao precisa ficar tao ofendidinha nao, rssss...

até a proxima APO.

Apo

Mensagem por Apo »

Conheço também este seu papo que se refere à coisas da mente, para além de rótulos blablabla.
Não falta muito para começar a enveredar pelos caminhos da mente livre, da troca do EGO pelo EU verdadeiro.

Vou encurtar o seu trabalho: aqui não há adeptos e nem receptivos de idéias do tipo OSHO, ou Nova Era.
Não há novidade alguma em termos do que você pode considerar um conhecimento que englobe a todos. Você está indo e nós estamos voltando.
Quanto à individualidade: todos aqui têm suas próprias formas de pensar, sendo que alguns tendem mais para o ateísmo ( simplesmente porque não estão alinhados com deuses quaisquer e pronto ), ao agnosticismo ( porque preferem uma posição mais moderada em relação a variados fenômenos e existências reivindicadas e propaladas pelos que querem crer) e de forma geral, por uma questão de coerência, são céticos quanto à realidade como ela se mostra ou é tendenciosamente mostrada pelo ser humano em geral, até pela Ciência. Alguns são mais achegados a uma certa espiritualidade, como os foristas espíritas, outros preferem ideologias políticas porque acham que o ser humano é mais um ser político do que metafísico e por aí vai.
Mas quanto à proselitismos religiosos ou tentativas de "abrir a mente" para idéias obtusas como parecem ser as suas, parece - não por acaso e sim pelo simples fato de escolhermos estar aqui e não noutro lugar, que pensamos de forma mais ou menos parecida. Não há rótulo algum nisto, simplesmente que estas pessoas têm determinadas afinidades.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Pessoa, o que você quer que as pessoas aprendam com você, afinal?

Aguardo a resposta. A pergunta é simples. Espero uma resposta concisa e direta.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

OBS: tente nao levar as coisas tao para o lado pessoal , nao precisa ficar tao ofendidinha nao, rssss...

Isto aqui ( e outras coisas postadas ) me lembra uns papinhos de menininhas de 12 anos no Orkut. Ou quando dava bate-boca entre 2 turminhas de colégio.

Tenho curiosidade de saber a idade do pessoa de fé. Se for homem, é meio florzinha.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:isso em hipótese alguma é “minha teoria”, é um fato, basta ver.

Basta ver??? Basta ver é argumento? Basta ver o quê?

Mas para ver tem de haver coragem para prescrutar a própria mente.

1. Defina e exemplifique o que é "prescrutar a própria mente".
2. Por que devo julgar necessário prescrutar a minha mente?
3. Qual o objetivo prático de tal prática?
4. Como você avaliar prescrutações de mentes de outros que não a sua? Viaja para dentro delas?
5. Como você sabe se outra pessoa está fazendo o que é bom para sua mente e não o que você julga ser bom para você?
6. E se você estiver errada e assumiu um rótulo com esta sua proposta acerca do que fazer com a mente?
7. E se eu lhe propuser que é melhor não abrir demais a própria porque está correndo riscos que só neurologisas têm conhecimentos?
8. Qual a sua formação acadêmica?
Imagem

Trancado