DIVINA PROPORÇÃO

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

DIVINA PROPORÇÃO

Mensagem por Johnny »

O número Phi ou “DIVINA PROPORÇÃO”, foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo?
...é o que dizem os historiadores.
Chamamos Phi ao número 1.618 (não confundir com o pi da circunferência) aquele que aparece com uma constância notável na natureza. Podemos encontrá-lo na forma de crescimento das plantas e dos demais seres vivos, nas presas dos elefantes, na distribuição das sementes das plantas, escamas de peixe, e até em nós humanos.
Exemplos: A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos em uma colméia é de 1.618;
A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1.618;
Nos seres humanos, se você medir sua altura e depois dividir pela altura do umbigo até o chão, o resultado é 1.618. Isto ocorre com os braços e dedos obtendo sempre o mesmo resultado harmônico.
Fibonacci foi um matemático que estudou essa ocorrência na reprodução dos coelhos em cálculo seqüencial e chegou também à esse número: 1,618.

Sem a intenção de levar essa indagação a R&E, mas aí vem meu questionamento: Existe ou não o dedo de uma inteligência superior nesse cálculo de proporções tão exatas e da qual não temos condições de avaliar no momento, ou tudo isso também é obra do puro acaso? Cálculos de probabilidades?

Retirado de Yahoo! Respotas pois achei interesante e já dei meu pitaco lá...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: DIVINA PROPORÇÃO

Mensagem por Apo »

Sei lá, a proporção de mulheres para cada homem parece ser de 5 para 1.
Acho que quebraram a tal lei no que temos de mais relevante... :emoticon12:
Ainda bem que já reservei o meu ( duas vezes ). Nada como saber subornar leis. :emoticon45:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Sei lá, a proporção de mulheres para cada homem parece ser de 5 para 1.
Ainda bem que já reservei o meu ( duas vezes ). Nada como saber subornar leis. :emoticon45:

O assunto é sério e interessante. A sequência de Fibonacci me chamou atenção quando estava estudando acústica e sobre um cara que fez uma caixa de som perfeita, usando o sistema caracol, que nada mais é o uso da sequência de Fibonacci na construção das caixas.

Pesquisei (Ô!) um pouco e vi que essa sequência aparece em praticamente tudo quanto é "coisa" orgânica.

Eu chutaria (com não pesquisei isso à fundo...) que talvez a cadeia molecular que originou os seres possuam esta proporcionalidade.

Alguém aqui tem alguma informação sobre isso? Alguma especulação do porquê disso?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Sei lá, a proporção de mulheres para cada homem parece ser de 5 para 1.

O assunto é sério e interessante. A sequência de Fibonacci me chamou atenção quando estava estudando acústica e sobre um cara que fez uma caixa de som perfeita, usando o sistema caracol, que nada mais é o uso da sequência de Fibonacci na construção das caixas.

Pesquisei (Ô!) um pouco e vi que essa sequência aparece em praticamente tudo quanto é "coisa" orgânica.

Eu chutaria (com não pesquisei isso à fundo...) que talvez a cadeia molecular que originou os seres possuam esta proporcionalidade.

Alguém aqui tem alguma informação sobre isso? Alguma especulação do porquê disso?

Desculpa aí, foi mal, Johnny.
Mas uma vez vi um longo programa sobre a tal proporção áurea, em que mostrava que até cristais de gelo e as folhas dos vegetais seguem o "sistema caracol".

Tem bastante material sobre este e outros algoritmos na Internet. Acho fascinante.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez haja uma situação de estabilidade ligada a esse número, portanto haverá um tendência a várias coisas se organizarem em função dele.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Talvez haja uma situação de estabilidade ligada a esse número, portanto haverá um tendência a várias coisas se organizarem em função dele.

Sim, este talvez me passou pela cabeça, tipo o tamanho do átomo ou a distância entre as ligações entre eles. Não faz sentido isto não ocorrer em nível atômico, daí sim seria uma coisa bem anormal, naturalmente falando...
Mesmo assim, por que o acaso :emoticon12: escolheu este número?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Mesmo assim, por que o acaso :emoticon12: escolheu este número?

Por que o acaso escolheu 3,14159... (etc.) para a relação entre o diâmetro e a circunferência?
Por que o acaso escolheu 9,81 para a aceleração da gravidade na Terra?
Ou o número de Avogadro (6,02 × 10²³)?
Ou a velocidade da luz?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O Johnny esta sendo guiado por uma força superior para abrir esse tópico.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Johnny

Mensagem por Johnny »

O ENCOSTO escreveu:O Johnny esta sendo guiado por uma força superior para abrir esse tópico.

O saber é amigo das mentes abertas caro John!

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
O ENCOSTO escreveu:O Johnny esta sendo guiado por uma força superior para abrir esse tópico.

Mas o saber pode apenas aceitar alguns acasos? :emoticon26: Ou precisa catar cabelo em casca de ovo? :emoticon1:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Johnny escreveu:

Mas o saber pode apenas aceitar alguns acasos? :emoticon26: Ou precisa catar cabelo em casca de ovo? :emoticon1:

Precisa usar o crivo da razão, da persistência e ignorar nossos medos de aprender o que não nos interessa.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:
Johnny escreveu:

Precisa usar o crivo da razão, da persistência e ignorar nossos medos de aprender o que não nos interessa.

:emoticon27:

Meu deus, o Encosto tem razão: o Johnny tá possuído pelas alturas hoje! :emoticon28:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
:emoticon27:

Meu deus, o Encosto tem razão: o Johnny tá possuído pelas alturas hoje! :emoticon28:

Remember: In realy, Johnny is dead...

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Johnny escreveu:

Bom, tem um Power Point que rodou muito por aí. É bem explicativo. Só não dá para garantir a veracidade do que ele contém. Mas existem lá várias teorias sobre a história da Geometria e proporções bem interessantes em alguns monumentos envolvendo o número 1.618, inclusive no Homem Vitruviano, de Da Vince, em notas musicais, na face humana, etc.

Quem quiser baixá-lo, é só clicar no link a seguir. Eu o hospedei no meu Windows Live :

A Divina Proporção

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Trancado