VEJA: A Jovem que escapou de uma seita de fanáticos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

VEJA: A Jovem que escapou de uma seita de fanáticos

Mensagem por Acauan »

REVISTA VEJA, edição 2116 de 10 de junho de 2009

Sociedade
ELA FUGIU DO INFERNO
Jovem americana conta como escapou de abusos sexuais e espancamentos numa seita de fanáticos que pratica a poligamia

Renata Moraes
Mabel Feres
Imagem

Enfim, uma família
Criada numa comunidade isolada da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Elissa foi obrigada a se casar com 14 anos e era espancada pelo marido quando se recusava a ter relações sexuais. O líder da seita a aconselhava a aceitar tudo de cabeça baixa. Hoje, casada com um marido de sua escolha, tem dois filhos e vai cursar faculdade. "Antes, o futuro para mim era a possibilidade de viver no paraíso após a morte", ela diz

Durante toda a infância e a adolescência, a americana Elissa Wall, hoje com 23 anos, foi vítima de uma educação amparada em padrões morais esdrúxulos e recheada de humilhações e terror. Ela não podia ver TV, ouvir rádio nem ter namoradinhos. Sua família, poligâmica, era composta de um pai, três mães e 22 irmãos e meios-irmãos. Aos 14 anos, foi forçada a se casar com um primo, cinco anos mais velho – segundo ela, "a única pessoa que eu detestava". O infortúnio de Elissa decorre de ela ter nascido numa comunidade isolada da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma das diversas seitas dissidentes da religião mórmon, que ela abandonou há cinco anos. A doutrina mórmon foi cunhada nos Estados Unidos em 1830. Parte dos fiéis se amparava numa interpretação dos textos bíblicos segundo a qual um homem deveria ter mais de uma mulher. Em 1890, a poligamia foi abolida de seus preceitos, por pressão do governo americano, mas seitas dissidentes continuam a praticá-la até hoje. Há dois anos, a seita a que Elissa pertenceu virou notícia quando seu principal líder, Warren Jeffs, chamado pelos seguidores de profeta, foi condenado a dez anos de prisão por cumplicidade em estupro de menores. Elissa foi ao tribunal depor contra ele. No ano passado, a polícia desmontou uma das maiores propriedades da seita, no Texas. Houve prisões por poligamia e incentivo à pedofilia e mais de 400 crianças foram colocadas em custódia do estado por algumas semanas.

Elissa Wall relata o pesadelo de sua vida na seita no livro Inocência Roubada, recém-lançado no Brasil. Em depoimento a VEJA, ela fala do ambiente em que era obrigada a viver. O líder da seita tem o poder de determinar os casamentos e também de remanejar as famílias quando avalia que um homem não lida adequadamente com suas esposas e filhos. Elissa passou por essa situação. Aos 9 anos, viu sua família ser separada por ordem do profeta. "Quando meus irmãos adolescentes começaram a questionar o controle absoluto do profeta em nossa vida, meu pai passou a ser considerado um homem incapaz de tomar conta da família", ela relembra. Junto com a mãe, ela e seus irmãos foram então entregues a outro homem, que já tinha quinze esposas e trinta filhos. As crianças tiveram de se afastar do pai verdadeiro e chamar o outro homem de pai.

Erich Schlege/Dallas Morning News/Corbis
Imagem

Crime
A polícia invade sede da seita: crianças abusadas

O casamento de Elissa com o primo, Allen, durou quatro anos e foi o pior de seus calvários. Para uma adolescente que jamais havia sequer segurado na mão de um garoto, a atitude opressiva de seu marido com relação ao sexo era desesperadora. "Na noite de núpcias, Allen baixou as calças e disse que era aquilo que eu precisava para ter filhos. Fiquei apavorada", ela conta. Nos anos seguintes, sempre que resistia às investidas sexuais do marido, era espancada impiedosamente. "As leis da igreja não permitiam o uso de maquiagem, mas me tornei muito hábil com os cosméticos para esconder os hematomas", diz. Acreditando que a única pessoa que teria o poder de frear Allen era o profeta, Elissa o procurou para pedir ajuda. O conselho que ouviu de Warren Jeffs foi: "Reze, ame seu marido e passe mais tempo com ele". Em 2004, aos 18 anos, Elissa abandonou Allen e a seita. Hoje, com um novo marido e dois filhos, mora em Salt Lake City, no estado de Utah, onde está a maior concentração de membros da seita. Prepara-se para ingressar na faculdade de letras e pretende escrever outros livros. "O que mais me entusiasma é saber que eu e meus filhos temos um futuro", ela pondera. "Antes, futuro para mim era a possibilidade de uma vida no paraíso que recompensasse meu sofrimento na Terra
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: VEJA: A Jovem que escapou de uma seita de fanáticos

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu: Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

É uma sub-seita da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não se pode esperar grandes coisas de gente que se assume como fundamentalista.

Comentários de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias:

Olá. Deveriam somente tomar cuidado com o que falam. São igrejas totalmente diferentes. Eu sou da igreja desde pequena e sei com toda certeza de que esta igreja que estão falando que pratica a poligamia não é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias. Nunca aprendi princinpios como este. Sobre o casamento aprendo desde meus 12 anos que deverei me preparar para um dia me casar com um rapaz digno e ter filhos. A Poligamia é um pecado que leva uma pessoa a ser expulsa da igreja. Tomem cuidado com o que falam. Pesquisem antes de falar qualquer coisa. Essas pessoas que estão com esse Rancho do Texas vão pegar pelo o que fazem, tenho dó das meninas que sofreram todo este abuso, mas, tenho certeza de que não é da minha igreja de que estão falando. Joseph smith foi um homem fiel e como disseram desde que o pres. Wilford Woodruff aboliu a Poligamia não aconteceu mais casos com os membros da verdadeira igreja de Jesus Cristo. Eu sei que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias não pratica este ato, só tenho que ter pena mesmo das pessoas ignorantes que tem neste mundo em acreditar nisso e acusar nós membros que não temos nada a ver. Obrigada.

Sobre esa seita fundamentalista que se diz mórmon porém NÃO É ! Apesar do nome bem parecido, um simples esforço de qualquer pessoa honesta e sincera em comparar as duas, verá que se tratam de religiões bem distintas.

Sou membro da Igreja de JESUS CRISTO dos santos dos últimos dias e sou casado com apenas uma mulher a quem amo de todo o coração e não conheço NINGUÉM dentro da igreja que pratique a poligamia. Portanto espero que todos sejam cuidadosos ao lançar comentários que possam sugerir que se trata da mesma igreja também posso garantir como frequentador dos templos da igreja que não existe dentro deles nenhuma prática dessa natureza.

Bem, não quero discutir religião nem forçar niguém a crer naquilo que eu creio apenas gostaria de registrar a diferença entre essa seita e a igreja conhecida como igreja mórmon.Se quiserem confirmar o que eu digo é só visitar os sites da igreja, as capelas espalhadas pelo brasil e pelo mundo ou falar com os missionários que pregam o evangelho, isso talvez não mude as crenças de ninguém mas certamente fará com que aquele que o fizer, conheça a verdade por si mesmo e não através de outros.

Sou da IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS e nunca, jamais foi autorizado a poligamia entre nós, pelo contrario, somos ensinados a encontrar e cultivar um casamento eterno, com uma pessoa para toda a eternidade. Essa igreja FUNDAMENTALISTA, apesar do NOME bem parecido, nao são considerados mórmons, e suas praticas nao sao nem um pouco corretas para o Senhor…

Eu sei que a minha igreja, é a igreja verdadeira, e sei que tudo que esta sendo ensinado nela,é a mais pura verdade e pelos mandamentos e ordenanças ensinados por Deus, e sei de que tudo que esta sendo dito dela, nao basta de uma confussão e criticas sem nenhum fundamento de pessoas que criticam sem ao menos procurar saber ao fundo, com seus proprios olhos, como funciona nossa religião…

Resposta de Ricardo Braida:
Também não houve nenhuma crítica à igreja tradicional, se você fala da doutrina de poligamia de Joseph Smith, esta informação consta no site de sua própria igreja. (ver – http://scriptures.lds.org/dc/132)

marta

Mensagem por marta »

Eu li essa reportagem na Veja. Que horror! O bacana é que nos EUA a polícia prende essa gentalha. Aqui esses salafras corem soltos.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

Eu sei que a minha igreja, é a igreja verdadeira, e sei que tudo que esta sendo ensinado nela,é a mais pura verdade

Os crentes cagaram no verdadei. ops, real significado do substantivo "verdade". Eu já nem sei , de fato, o que isso significa
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Fallen_Angel
Gênero: Feminino

Mensagem por Fallen_Angel »

É triste pensar que uma família tem a coragem de criar seus filhos assim... Lamentável! :emoticon44:
Ainda bem que a moça conseguiu escapar e hoje, leva uma vida relativamente normal.
O Fantástico mostrou uma reportagem sobre esses malucos, no ano passado eu acho.
E eu tinha uma amiga que era mórmon que falava que nos 'últimos dias', todos os homens teriam sete mulheres!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fallen_Angel escreveu:É triste pensar que uma família tem a coragem de criar seus filhos assim... Lamentável! :emoticon44:
Ainda bem que a moça conseguiu escapar e hoje, leva uma vida relativamente normal.
O Fantástico mostrou uma reportagem sobre esses malucos, no ano passado eu acho.
E eu tinha uma amiga que era mórmon que falava que nos 'últimos dias', todos os homens teriam sete mulheres!

Outro detalhe:
Os rapazes não tinham tanta sorte. Ao chegarem à faixa dos 16-17 anos, vinha um problema: para se manter a poligamia, digamos um rapaz ter sete moças, isso implicava que seis outros moços iam ter de ficar solteiros ou arrumar garotas por fora (que certamente não iam concordar em dividi-lo com outras...). Aí então o tal líder inventava desculpas esfarrapadas para EXPULSAR os moços excedentes e manter ali só os seus puxassacos.

Pena que até nos izteitis se demora para descobrir coisas assim...

Apo

Mensagem por Apo »

Este dias a Oprah foi fazer uma reportagem à tal seita em que levaram as crianças supostamente abusadas para fora do local, mediante uma emboscada policial.
Oprah teve permissão para entrar lá e fazer reportagens com as crianças, os homens, as mulheres polígamas e os adolescentes.

Eles negam tudo e se dizem traumatizados com o que fizeram com as crianças deles ( retirando-as de lá sob escolta do Estado ).
O que eles usam como principal argumento? SE eles fossem assim como dizem, as crianças não teriam sido devolvidas.
E eu pergunto:

Por que devolveram as crianças?

Mas uma coisa é certa: pelas respostas que os indivíduos deram à perguntas ( nada hipócritas de Oprah), a loucura lá dentro é estarrecedora. É um mundo paralelo.
Imagem

cacafranlkin

Mensagem por cacafranlkin »

Olá!
eu li o livro que a Elissa Wall escreveu.
bem, a igrja de que ela fal no livro é a Igreja Fundamentalista de jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias(IFSUD). Pelo que foi descrito no livro, a igreja foi fundada como um vetente dos mormons, quando a religião deixou de ser poligamica.Agora eles vivem em comundades e casam entre si, e , no caso de Elissa , acabou se casanco com o primo de 1º grau.
essa é um questão muito Polemica pois os nomes das igrejas vão se comfumdindo, por serem parecidos, e as vezes atrdução acaba comfundindo quem conhece uma igreja parecida. Muitas vezes, antes de ler as pessoas ja estão criticando é preciso saber para criticar.
leiam o livro, é um relato do sofrimento de uma garota de 14 anos totalmente ingenua com um coraçoa maravilhoso.
até mais

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

VEJA:

Parei de ler aqui. [/anti-Veja]
Imagem

Trancado