Profissionais da esmola
- Jack Torrance
- Gênero: Masculino
- Contato:
Profissionais da esmola
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Profissionais da esmola
Quando deixei de ser cristã e caridosa sem me sentir culpada, parei de alimentar safados, mulheres que usam os próprios filhos ( e das outras ), drogados e extorquidores em geral.
Estes dias topei de frente com um cara bonito de uns 25 anos podre de drogado, e pedindo dinheiro porque estava "sem comer nada há mais de 24 horas" .
Ainda bem que eu estava com marido e filho, porque teria medo dele se estivesse sozinha.
Se não fossem aqueles olhos injetados e revirados e o estado de abstinência visíveis, ele poderia arranjar um bom emprego.
Estes dias topei de frente com um cara bonito de uns 25 anos podre de drogado, e pedindo dinheiro porque estava "sem comer nada há mais de 24 horas" .
Ainda bem que eu estava com marido e filho, porque teria medo dele se estivesse sozinha.
Se não fossem aqueles olhos injetados e revirados e o estado de abstinência visíveis, ele poderia arranjar um bom emprego.

Quando comprei um terreno em São Carlos, escolhi um perto da UFSCar, pois na época não tinha carro (nem sabia dirigir, apesar de ter carta havia 20 anos) e assim poderia ir a pé.
Pro meu meu azar, só depois fiquei sabendo que há uma delegacia de polícia por perto (que soltam os bandidos de madrugada) e um albergue pros vagabundos.
Costumam aparecer uns pedindo esmola na porta da minha casa (por isso mesmo fechei todo o meu portão com chapa, pus olho mágico e fiz uma aba com dobradiça do lado direito do meu portão: ele é basculante e fica um vão deste lado, onde o vagabundo pode ver se vem alguém olhar pelo olho mágico - com a aba, não tem jeito de ele saber se tem alguém lá ou não). Às vezes, na primeira ou segunda vez, eu ou minha mãe damos alguma coisa. Aí depois ou não atendemos mais ou se atendo, digo NÃO.
Eu respeito o DIREITO de as pessoas viverem na miséria, mas não vejo porque devo contribuir para isso.
Ah! Eu guardo os jornais que me vem durante a semana, garrafas, latas de refrigerante, etc e tal e dou tudo para uma velhinha de 80 e poucos anos que às vezes bate na porta da minha casa. Ela disse que sustentou sete filhos fazendo isso e continua até hoje e NUNCA pediu esmolas a ninguém. Se ela consegue, por que é que jovens fortes precisam pedir esmolas para "poderem sobreviver"?
Pro meu meu azar, só depois fiquei sabendo que há uma delegacia de polícia por perto (que soltam os bandidos de madrugada) e um albergue pros vagabundos.
Costumam aparecer uns pedindo esmola na porta da minha casa (por isso mesmo fechei todo o meu portão com chapa, pus olho mágico e fiz uma aba com dobradiça do lado direito do meu portão: ele é basculante e fica um vão deste lado, onde o vagabundo pode ver se vem alguém olhar pelo olho mágico - com a aba, não tem jeito de ele saber se tem alguém lá ou não). Às vezes, na primeira ou segunda vez, eu ou minha mãe damos alguma coisa. Aí depois ou não atendemos mais ou se atendo, digo NÃO.
Eu respeito o DIREITO de as pessoas viverem na miséria, mas não vejo porque devo contribuir para isso.
Ah! Eu guardo os jornais que me vem durante a semana, garrafas, latas de refrigerante, etc e tal e dou tudo para uma velhinha de 80 e poucos anos que às vezes bate na porta da minha casa. Ela disse que sustentou sete filhos fazendo isso e continua até hoje e NUNCA pediu esmolas a ninguém. Se ela consegue, por que é que jovens fortes precisam pedir esmolas para "poderem sobreviver"?
É necessário exigir responsabilidade para as pessoas, mas se pensam que isso resolve tudo, estão enganados e por isso o Brasil é uma nação ao nível dos países africanos ( senhores e escravos). Compreendo o motivo do Brasil ser uma sociedade extremamente violenta quando vos leio. Continuem a esconder-se dentro das vossas fortalezas que um dia Bastilha vem abaixo. O problema da violência numa sociedade que manifesta determinado tipo de mentalidade de quem nasceu com o cu virado para a lua, só se resolve com maior violência. Não querem ver vagabundos, façam uso de leis medievais e prendam ou matem quem vagabundeia. O excesso de escravos sempre foi um problema.
Sei que é muito chato ter um monte pessoas a rondar, mas não entender a responsabilidade de cada individuo, do porquê, a sociedade ser desse modo, é a causa do perpetuar dessa realidade.
No meio da miséria, existe sim, pessoas que não pretendem fazer nada além disso, mas prefiro que vivam da esmola que roubem ou pior matem para sobreviver. Numa forma trágica, prefiro até que o estado alimente parte dessas pessoas, resolve-se o problema do excesso de escravos e a violência criminal diminui.
Por existir no meio dessa miséria humana pessoas que lutam, mas pelos mais variados motivos não conseguem, sempre valerá o esforço de lhes estender a mão.
No entanto, acredito que este serviço cabe ao estado. Não acredito nos idealistas anarco-capitalistas que falam em voluntariado, basta ler os diferentes comentários neste tópico.
Sei que é muito chato ter um monte pessoas a rondar, mas não entender a responsabilidade de cada individuo, do porquê, a sociedade ser desse modo, é a causa do perpetuar dessa realidade.
No meio da miséria, existe sim, pessoas que não pretendem fazer nada além disso, mas prefiro que vivam da esmola que roubem ou pior matem para sobreviver. Numa forma trágica, prefiro até que o estado alimente parte dessas pessoas, resolve-se o problema do excesso de escravos e a violência criminal diminui.
Por existir no meio dessa miséria humana pessoas que lutam, mas pelos mais variados motivos não conseguem, sempre valerá o esforço de lhes estender a mão.
No entanto, acredito que este serviço cabe ao estado. Não acredito nos idealistas anarco-capitalistas que falam em voluntariado, basta ler os diferentes comentários neste tópico.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Viajante escreveu:Sei que é muito chato ter um monte pessoas a rondar, mas não entender a responsabilidade de cada individuo, do porquê, a sociedade ser desse modo, é a causa do perpetuar dessa realidade.
O assunto já foi discutido "n" vezes no RV, portanto vou resumir:
Não sou culpado pela miséria. Ela já estava aqui quando nasci e ainda estará quando morrer.
Sou responsável? Por quê? Quando essa escumalha fez os filhos, não me pediu ajuda. Por que me pedem agora que estão com fome?
E sou tão culpado por muitos nascerem pobres quanto sou por muitos nascerem cegos ou aleijados.
Mas eu ajudo, sim. Ajudo com meus impostos e com meu trabalho duro, que gera riquezas e garante os empregos dos colegas e até dos empregados dos fornecedores.
Meus impostos são mal utilizados? A culpa não é minha. Procuro votar em candidatos honestos, tento convencer os outros a fazer o mesmo, mas são justamente os mais pobres que votam nos canalhas, em troca de migalhas que nunca os tirarão da miséria.
Não tenho como acabar com a miséria e com todos os problemas do mundo. Faço a minha parte e acabou. Não vou estragar a minha vida entregando tudo que ganho a vagabundos nem dedicando todo meu tempo livre à caridade.
E não vejo os que me criticam fazendo isto. Pelo contrário, acham que já fizeram o bastante ao me criticar.
Quando essa escumalha fez os filhos, não me pediu ajuda. Por que me pedem agora que estão com fome?
Existe diferença entre salvar o mundo e tornar-lo menos mal.
Fernando, não é por você andar a dar seu dinheiro que salvará o quer que seja. Só lamento o discurso de ódio gerado por pessoas nas quais vocês se incluiu.
Você gostaria de um modo de individualismo extremo, não existe, as pessoas dependem umas das outras, é lamentável que muitos não o enxerguem.
Se conhecermos a natureza humana, meu discurso é escusado, a maioria veria com agrado o extermínio de boa parte da população.
Defendo a baixa da natalidade constante, mais do que na Europa, Rússia e Japão da atualidade, só não chamo de escumalhaa quem é pobre e tem filhos.
Fernando, você faz a sua parte, trabalha, paga impostos, vota e pouco mais poderia fazer. Não implique é com a miséria humana, pouco importa se existe más pessoas entre as que se encontram em pior situação. Não existe pior que o estigma social, possivelmente a maioria não teve que passar pelo problema, ficará fácil falar da desgraça alheia.
- salgueiro
Viajante,
Se existe uma coisa chamada solidariedade o brasileiro conhece, senão fosse por isso a situação seria muito pior.
Se existe uma coisa chamada solidariedade o brasileiro conhece, senão fosse por isso a situação seria muito pior.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
salgueiro escreveu:Viajante,
Cometi um grave erro, Sónia, tomar algumas opiniões deste espaço para generalizar o que supostamente seria o Brasil. Fico sempre com os cabelos em pé quando se fala de pobres como escumalha.
- salgueiro
Viajante escreveu:salgueiro escreveu:Viajante,
Cometi um grave erro, Sónia, tomar algumas opiniões deste espaço para generalizar o que supostamente seria o Brasil. Fico sempre com os cabelos em pé quando se fala de pobres como escumalha.
Entendo o Fernando porque sei o quanto é complicado viver no meio dessa situação, meu bairro é o reino dos pivetes por abrigar muitos turistas e pessoas de idade, sempre visados. Estou cansada de desviar do meu caminho ou deixar de fazer muitas coisas por isso.
Aqui no fórum existem sim voluntários e doadores inclusive o Fernando.

“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Tenho Fernando em boa conta, só não posso concordar sempre
Compreendo que pode ser cansativo o meio envolvente desse tipo. Acho que o sortudo sou eu, o tempo em que via esse tipo de ambiente já lá vai. A coisa muda quando nos colamos no lugar do outro.
Detestaria viver em algazarra constante.

Compreendo que pode ser cansativo o meio envolvente desse tipo. Acho que o sortudo sou eu, o tempo em que via esse tipo de ambiente já lá vai. A coisa muda quando nos colamos no lugar do outro.
Detestaria viver em algazarra constante.
Palestra espirita também é cultura:
Ouvi e passei a não mais doar esmolas. Veja bem, esmolas para os pedintes, não tem nada a ver com bolsa familia para os que nunca pediram nada a niguém.
Explanação:
[palestrante on] Estava vindo ao centro e acabei me desviando da rota normal pois o trânsito estava congestionado e chegaria atrasado para a palestra. Quando parei num semáforo, veio uma senhora que reconheci de pronto. Ela era uma pedinte que eu cheguei a colaborar quase toda semana durante uns anos. Passados 15 anos, eis que a pessoa que bate à minha janela é a mesma pessoa e com a mesma história (ou estória). Perguntei à ela "Dona Maria, conheço a senhora faz mais de 15 anos e a senhora nunca buscou fazer nada para sair desta vida?" No que ela me disse que, para ela ganhar mais do que ganhava pedindo esmolas, precisaria trabalhar. Depois disso, decidi não mais dar esmolas pois, estava colaborando para estas pessoas serem pedintes por profissão.[palestrante off]
Ou seja, nunca me senti obrigado a dar esmolas, e depois disso, menos ainda. OUtro dia fui com minha familia tomar um sorvete e veio um moleque pedir uns trocado ou que pagasse um sorvete para ele. Disse que não mas mais pelo motivo que a minha esposa estava com o dinheiro e eu guardando o lugar à mesa. Não é que o moleque pega sua bike e sai pedindo aos outros! Nem minha filha tem bike...
Ouvi e passei a não mais doar esmolas. Veja bem, esmolas para os pedintes, não tem nada a ver com bolsa familia para os que nunca pediram nada a niguém.
Explanação:
[palestrante on] Estava vindo ao centro e acabei me desviando da rota normal pois o trânsito estava congestionado e chegaria atrasado para a palestra. Quando parei num semáforo, veio uma senhora que reconheci de pronto. Ela era uma pedinte que eu cheguei a colaborar quase toda semana durante uns anos. Passados 15 anos, eis que a pessoa que bate à minha janela é a mesma pessoa e com a mesma história (ou estória). Perguntei à ela "Dona Maria, conheço a senhora faz mais de 15 anos e a senhora nunca buscou fazer nada para sair desta vida?" No que ela me disse que, para ela ganhar mais do que ganhava pedindo esmolas, precisaria trabalhar. Depois disso, decidi não mais dar esmolas pois, estava colaborando para estas pessoas serem pedintes por profissão.[palestrante off]
Ou seja, nunca me senti obrigado a dar esmolas, e depois disso, menos ainda. OUtro dia fui com minha familia tomar um sorvete e veio um moleque pedir uns trocado ou que pagasse um sorvete para ele. Disse que não mas mais pelo motivo que a minha esposa estava com o dinheiro e eu guardando o lugar à mesa. Não é que o moleque pega sua bike e sai pedindo aos outros! Nem minha filha tem bike...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- salgueiro
Eu raramente dou esmolas, faço duas exceções sempre que as encontro. Uma delas é um senhor que minha sempre ajudava então continuo por ela e a outra é uma senhora negra bem idosa que não tem os dois pés não consigo passar por ela direto, não dá.
salgueiro escreveu:Eu raramente dou esmolas, faço duas exceções sempre que as encontro. Uma delas é um senhor que minha sempre ajudava então continuo por ela e a outra é uma senhora negra bem idosa que não tem os dois pés não consigo passar por ela direto, não dá.
Como disse Sonia (sal fa mal...

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- salgueiro
Johnny escreveu:salgueiro escreveu:Eu raramente dou esmolas, faço duas exceções sempre que as encontro. Uma delas é um senhor que minha sempre ajudava então continuo por ela e a outra é uma senhora negra bem idosa que não tem os dois pés não consigo passar por ela direto, não dá.
Como disse Sonia (sal fa mal...) há casos e casos...
Acontece uma coisa interessante comigo depois de passar 6 anos como sal (não o de cozinha

- Apo
Viajante escreveu:É necessário exigir responsabilidade para as pessoas, mas se pensam que isso resolve tudo, estão enganados e por isso o Brasil é uma nação ao nível dos países africanos ( senhores e escravos). Compreendo o motivo do Brasil ser uma sociedade extremamente violenta quando vos leio. Continuem a esconder-se dentro das vossas fortalezas que um dia Bastilha vem abaixo. O problema da violência numa sociedade que manifesta determinado tipo de mentalidade de quem nasceu com o cu virado para a lua, só se resolve com maior violência.
Não entendi muito bem. Seria que talvez você deva estar imaginando que quem se defende de ataques de vagabundos ou irresponsáveis ou simples mendigos sejam gente rica, empolada e que vive em mansões? Se não for isto, me corrija.
Aqui qualquer um que consiga sair da miséria, até a classe média alta , vive como pode, uns com mais conforto, outros com menos, mas pagando altos impostos ( sem receber quase nada em troca)trabalhando duro e se cercando de cuidados para não sofrer alguma desgraça que arrase com a família e seu patrimônio suado para todo o sempre.
Não há como ficar como antigamente, com as casas de portas e janelas abertas ao sol, aos vizinhos, aos passantes e mendigos inocentes e de bom coração. Isto é colocar a vida em risco sério.
Não querem ver vagabundos, façam uso de leis medievais e prendam ou matem quem vagabundeia. O excesso de escravos sempre foi um problema.
Nem lá, nem cá.
Sei que é muito chato ter um monte pessoas a rondar,
Pode-se viver em bairros com trezentas pessoas trocando tiros na sua cabeça, como num bairro nobre e mesmo assim, ir para a sua modesta parada de ônibus e ser atacado por 15 pivetes de rua exigindo alguma coisa, ou leva um facada. Pode entrar no seu carro com os filhos pequenos, e ser submetido a um 38 na nuca. Tudo pode acontecer a qualquer hora e qualquer um. Basta ser trabalhador simples e ter o leite das crianças no bolso, para correr o risco de ficar sem os centavos. E ainda levar um surra de um drogado mentiroso.
mas não entender a responsabilidade de cada individuo, do porquê, a sociedade ser desse modo, é a causa do perpetuar dessa realidade.
Se isto não é filosofia de esquerda ( coisa que eu nem comentaria...), não é mais caso ( e nem resolve nada) entender o por quê das situações. Quando se tenta entender ou se endossa tal entendimento, aí mesmo é que a gente se ferra, se vendo obrigado a pagar impostos inúteis e desviados para outros fins escusos, e tendo que achar normal e correto sustentar filhos de gente promíscua e irresponsável, o tráfico, igrejas abusivas ( que mandam gente bater na sua porta mentindo várias coisas ), crianças usadas para mendigar, ameaças, extorsão e governos que tentam convercer que a responsabilidade da prole alheia e seus maus hábitos é para ser compartilhada. Que sociedade e valores são estes?
Como a base gigantesca de nossa população é de gente pobre e muito pobre, é bem capaz que os que conseguem passar para um patamar melhorzinho, acabem por ceder sua casa, carro, roupas e futuro para alimentar o resto da população. Isto os faz terem mais filhos, trabalharem menos e se convencer de que não precisam fazer muita força, só ameaçar e conseguem o que querem.
No meio da miséria, existe sim, pessoas que não pretendem fazer nada além disso, mas prefiro que vivam da esmola que roubem ou pior matem para sobreviver.
Esmolam primeiro, depois têm filhos para esmolar por eles, depois judiam dos filhos, depois os jogam na lata de lixo, ou os largam no crime. Depois, estes filhos aprendem a roubar e matar.
Numa forma trágica, prefiro até que o estado alimente parte dessas pessoas, resolve-se o problema do excesso de escravos e a violência criminal diminui.
Trágico é o Estado ( que não é um ente abonado magicamente) ter que alimentar 90% da população com impostos de 10%. E tais Estados também são uma máquina megalomaníaca, por onde se esvai tudo o que é arrecadado. Quem sofre aqui, é quem trabalha,estuda e tem caráter, tentando viver uma vida decente, sem jamais conseguir, pois vagabundos e Estado são cúmplices.
Mas vejo que você não conhece NADA de Brasil.
Já cansei. O abuso é certo e não tarda.
Como você pode ver na reportagem, aqui funciona a lei da esperteza. Quem chora mais, mama mais. E depois lhe ataca na primeira esquina.
Instituições de assistência social conta-se nos dedos de 1 mão as que merecem confiança. O resto é safadeza organizada.
Estados que roubam de quem ajuda e têm por cúmplice 90% da população, vivem em comcubinato.
Não temos muito o que fazer sobre tal romance. Só tentar sobreviver.
Resta a seguinte conclusão: se não vou resolver problema algum ( que cada vez aumenta mais ), a fome de um ser humano só cessa na hora da morte, há tantos famintos e outros tantos safados que eu jamais poderei sanar seus problemas, ninguém traz na testa escrita a certeza de seu caráter, vivemos estressados com os problemas que já temos ( gerados por governos ladrões, ineficientes e corruptos), pago meus impostos nada recebo, governantes vagabundos são eleitos por estes pobres que tanto reclamam...o que me resta fazer? Devo dar o dedo ( que já não é mais, é o brao inteiro), para me levarem o tronco? Mas de jeito algum!

[quote="salgueiroAcontece uma coisa interessante comigo depois de passar 6 anos como sal (não o de cozinha
) na internet quando me chamam pelo nome o que me vem a cabeça é quem ?
[/quote]
???
Quem? Sonia Popovick? Sonia MAria? Sonia Braga? Não faço idéia...
Aliás, nem lembrava que seu nome era Sonia...
Aqui Sonia acho que nem existe.

???
Quem? Sonia Popovick? Sonia MAria? Sonia Braga? Não faço idéia...
Aliás, nem lembrava que seu nome era Sonia...
Aqui Sonia acho que nem existe.

- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
E melhor pegar mais leve nas generalizacoes.
Pedir esmola nao e crime e nem todo mundo que pede o faz por simples vagabundagem.
Chamar de "escumalha" e de "extorquidores" de uma forma generalizada e bastante inadequado.
Nem sempre quem o faz o faz por escolha, e mesmo os que escolhem viver assim nao devem ser tomados como maus individuos caso se restrinjam apenas a pedir de forma respeitosa.
Mau individuo e o ladrao, nao o pedinte. Parece que no Brasil se odeia mais o mendigo que o bandido.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Apo
user f.k.a. Cabeção escreveu:
E melhor pegar mais leve nas generalizacoes.
Pedir esmola nao e crime e nem todo mundo que pede o faz por simples vagabundagem.
Chamar de "escumalha" e de "extorquidores" de uma forma generalizada e bastante inadequado.
Nem sempre quem o faz o faz por escolha, e mesmo os que escolhem viver assim nao devem ser tomados como maus individuos caso se restrinjam apenas a pedir de forma respeitosa.
Mau individuo e o ladrao, nao o pedinte. Parece que no Brasil se odeia mais o mendigo que o bandido.
Cabeção. Experiências e anos de vida ensinam que não tem como saber quem é quem. Como aqui vige a lei da esperteza e quase todo mendigo se droga, ou você coloca a vida em risco deixando alguém se aproximar de mais, ou alimenta o abuso infantil por gente que trafica crianças com este fim, ou alimenta o tráfico de drogas.
Se fosse possível prever quem são os sujeitos e suas intenções, se são vítimas mesmo ( de mim é que não, mas vá lá...) ou ainda fazer o Estado fazer também sua parte ( não roubando de todos e ainda se fazendo de social democrata ), não teríamos esta sensação de insegurança e raiva de ser enganados tão aparentemente desnecessária. É que a gente cansa mesmo. Quando vê, estão esfaqueando o bolso e a dignidade que ainda nos restam.
Ladrões aqui se fazem de pedintes e as mentiras são as mais deslavadas.
E não é verdade que no Brasil se odeie mais o mendigo que o ladrão. É medo. É sobrevivência. É se proteger e aos filhos, assim como ao suado patrimônio. Apenas nos mantemos afastados porque nunca se sabe quem é quem. O melhor é não falar com estranhos, não parar em sinais, não andar em lugares ermos, mudar de itinerário, e se trancar dentro de casa como achar mais conveniente.
Neste país a vitimização está por demais criando criminosos desde o berço. E ainda tenho que ser caridosa?
Isto me lembra uma infância cristã, onde minha avó achava lindo chamar mendigos para compartilhar as refeições à beira do fogão à lenha, visitas de cortesia à casa de um novo vizinho mais pobre, oferecendo a casa de portas abertas, adotar como seus os filhos daquelas empregadas que já eram da família ( sem contrato algum, só por caridade e apego), travar amizade com alguém que conheceu na parada de ônibus e que era tão simpático, sentar na praça pra bater papo com qualquer velhinha fazendo crochê.
Os tempos mudaram.

- Apo
E pedir esmola de forma respeitosa é piada neh? Aqui é Brasil, cabeção! Acorda!

- salgueiro
Apo escreveu:E pedir esmola de forma respeitosa é piada neh? Aqui é Brasil, cabeção! Acorda!
Isso existe sim, conheço vários.
- Apo
salgueiro escreveu:Apo escreveu:E pedir esmola de forma respeitosa é piada neh? Aqui é Brasil, cabeção! Acorda!
Como assim, conhece vários? Eles são seus amigos há anos? Deixa que qualquer estranho se aproxime assim, para depois chegar à conclusão de que aquele é gente fina, mentiroso ou assaltante se fazendo de coitado? Anda com os vidros do carro abertos esperando crianças e adultos estranhos se pendurarem e olharem dentro do seu carro? Costuma abrir a porta e dar um prato de sopa para os mesmos mendigos bondosos e bem educados? E estas mulheres que ficam com filhos delas e emprestados com cara de santa e barrigão à mostra, citando as desgraças do homem que a largou naquele estado?
Sal, como se "conhece" ou reconhece um bom mendigo? Indicação de terceiros? Nem isto é confiável.
A maioria vive bêbado, é drogado ou está sendo usado por terceiros. Os que vivem em bandos podem estar misturados com vários tipos e eu não vou parar pra ver se são bons ou não.
Não tem como saber, esta é a verdade. É tudo incerto.

- salgueiro
Apo escreveu:salgueiro escreveu:Apo escreveu:E pedir esmola de forma respeitosa é piada neh? Aqui é Brasil, cabeção! Acorda!
Como assim, conhece vários? Eles são seus amigos há anos? Deixa que qualquer estranho se aproxime assim, para depois chegar à conclusão de que aquele é gente fina, mentiroso ou assaltante se fazendo de coitado? Anda com os vidros do carro abertos esperando crianças e adultos estranhos se pendurarem e olharem dentro do seu carro? Costuma abrir a porta e dar um prato de sopa para os mesmos mendigos bondosos e bem educados? E estas mulheres que ficam com filhos delas e emprestados com cara de santa e barrigão à mostra, citando as desgraças do homem que a largou naquele estado?
Sal, como se "conhece" ou reconhece um bom mendigo? Indicação de terceiros? Nem isto é confiável.
A maioria vive bêbado, é drogado ou está sendo usado por terceiros. Os que vivem em bandos podem estar misturados com vários tipos e eu não vou parar pra ver se são bons ou não.
Vc adora viajar criatura.
A resposta a sua indagação feita ao Cabeção, eu respondi, sim existem mendigos respeitosos e vou mais além, educados.
- Apo
salgueiro escreveu:Apo escreveu:salgueiro escreveu:Apo escreveu:E pedir esmola de forma respeitosa é piada neh? Aqui é Brasil, cabeção! Acorda!
Vc adora viajar criatura.
A resposta a sua indagação feita ao Cabeção, eu respondi, sim existem mendigos respeitosos e vou mais além, educados.
Sal, a questão não é romântica e nem teórica. Existem? Devem existir. Como se faz para reconhecer um mendigo bonzinho, educado e honesto? Não sei, e não se deve pagar pra ver. Resta a outra pergunta: por que esmolas resolveriam o problema de um sociedade violenta, corrompida e insegura como a nossa?
Esmola alimenta a manutenção deste estado de coisas e só. Há campanhas públicas que aconselham a não alimentar a indústria da esmola. E há motivos bem coerentes nisto. É só.

- zumbi filosófico
Eu acho muito FDP quem faz isso. Inimaginável.
Já imagino que seria difícil eu engolir a vergonha se eu me visse numa situação de desespero a ponto de não ver outra saída senão pedir esmola... agora esse pessoal... sem-vergonha, pilantra..... não tem adjetivo que baste.
E o pior é que os verdadeiros necessitados, realmente desesperados acabam sendo prejudicados no fim das contas, julgados como se fossem só mais desses aí.
Por algum motivo vejo nisso algo análogo com esses programas de ganhar dinheiro por telefone que parecem estar pipocando na TV, algo que acho tão ou mais desonesto. Ambos tapeação por dinheiro fácil.
Já imagino que seria difícil eu engolir a vergonha se eu me visse numa situação de desespero a ponto de não ver outra saída senão pedir esmola... agora esse pessoal... sem-vergonha, pilantra..... não tem adjetivo que baste.
E o pior é que os verdadeiros necessitados, realmente desesperados acabam sendo prejudicados no fim das contas, julgados como se fossem só mais desses aí.
Por algum motivo vejo nisso algo análogo com esses programas de ganhar dinheiro por telefone que parecem estar pipocando na TV, algo que acho tão ou mais desonesto. Ambos tapeação por dinheiro fácil.

- zumbi filosófico
Apo escreveu:Esmola alimenta a manutenção deste estado de coisas e só. Há campanhas públicas que aconselham a não alimentar a indústria da esmola. E há motivos bem coerentes nisto. É só.
Segundo o Olavo de Carvalho, isso é mais uma estratégia esquerdista para minar a caridade espontânea e assim criar a necessidade de políticas assistencialistas estatais.
Olavo de Carvalho escreveu:
Pobreza e grossura
Olavo de Carvalho
[...] Ainda há quem diga: "Mas se você dá dinheiro o sujeito vai beber na primeira esquina!" Pois que beba! Tão logo ele o embolsou, o dinheiro é dele. Vocês querem educar o pobre "para a cidadania" e começam por lhe negar o direito de gastar o próprio dinheiro como bem entenda? Querem educá-lo sem primeiro respeitá-lo como um cidadão livre que atormentado pela miséria tem o direito de encher a cara tanto quanto o faria, mutatis mutandis, um banqueiro falido? Querem educá-lo impingindo-lhe a mentira humilhante de que sua pobreza é uma espécie de menoridade, de inferioridade biológica que o incapacita para administrar os três ou quatro reais que lhe deram de esmola? Não! Se querem educá-lo, comecem pelo mais óbvio: sejam educados. Digam "senhor", "senhora", perguntem onde mora, se o dinheiro que lhes deram basta para chegar lá, se precisa de um sanduíche, de um remédio, de uma amizade. Façam isso todos os dias e em três meses verão esse homem, essa mulher, erguer-se da condição miserável, endireitar a espinha, lutar por um emprego, vencer. [...]
Tópico com o texto na íntegra e discussão nesse fórum:
[Religião é Veneno] Pobreza e grossura