Onde os ateus se escondem?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Re: Onde os ateus se escondem?

Mensagem por Ayyavazhi »

Cabula escreveu:
Apo escreveu:Cabula também é negrinho, que foufo.

Meu sogro sempre se disse ateu blablabla.
Eu e meu marido ainda não entendemos o que houve nos últimos anos, mas o sogrão ( que além de ateu, sempre teve uma personalidade presunçosa e prepotente ) agora envia e-mails bregas de anjinhos, Deus, Jesus e outros que tais. Ele é neto de italiano. Será o braço da Santa Madre Igreja que o apanhou aos 70?

Pode ter se convertido, às vezes acontece por medo do desconhecido ou se acha que foi curado de algo

Todos nós morreremos um dia, essa é a única certeza. E todos, consciente ou inconscientemente, alimentam a esperança de que esse dia se demore. Podemos deixar este mundo amanhã, ou daqui a décadas, quem poderá saber? Mas para quem já chegou aos 70, 80, essa possibilidade se torna cada dia mais real, mais próxima, as expectativas vão se estreitando. De repente, bateu um medo e ele resolveu fazer a Aposta de Pascal.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Johnny escreveu:Gente. Depois de trocentos anos frequentando aqui, percebi que não conheço nenhum ateu. E olha que tem gente aqui no serviço que jura de pés juntos que EU sou ateu...

Pra saber se é católico é bem fácil: Se tem carro, terá obrigatóriamente: Terço pendurado no retrovisor OU adesivo do terço num contorno de Maria OU algum adesivo do papa OU todas acima.

Evangélico: basta chegar para uma pessoa e dizer: a vida é tão linda... e a resposta todo mundo sabe...

Mas cadê os ateus? Cadê? Acho que vocês não ec-zisten

Nas universidades e Institutos de pesquisas têm no Balde. :emoticon33:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Cabula escreveu:

Apesar de estarmos dispersos em diversas religiões tem alguns de NÓS negros ateus também, eu conheço 2 além de mim

Mestiço, híbrido, tipo claro serve? :emoticon16: Eu podia ser neguinha, mas não rolou.

Apo

Mensagem por Apo »

Cabula escreveu:
Apo escreveu:
Cabula escreveu:

Apesar de estarmos dispersos em diversas religiões tem alguns de NÓS negros ateus também, eu conheço 2 além de mim

Cabula também é negrinho, que foufo.

Meu sogro sempre se disse ateu blablabla.
Eu e meu marido ainda não entendemos o que houve nos últimos anos, mas o sogrão ( que além de ateu, sempre teve uma personalidade presunçosa e prepotente ) agora envia e-mails bregas de anjinhos, Deus, Jesus e outros que tais. Ele é neto de italiano. Será o braço da Santa Madre Igreja que o apanhou aos 70?

Pode ter se convertido, às vezes acontece por medo do desconhecido ou se acha que foi curado de algo

Acho que é medo da aproximação da morte. Percebemos que ele ficou assim depois que perdeu a mãe de câncer num ano e o pai de desgosto no ano seguinte.
Acho que câncer e desgosto não devem ter sido considerados como bênçãos por ele, não é? Se bem que alguns funcionam de acordo com estes paradoxos.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Johnny escreveu:Gente. Depois de trocentos anos frequentando aqui, percebi que não conheço nenhum ateu. E olha que tem gente aqui no serviço que jura de pés juntos que EU sou ateu...

Pra saber se é católico é bem fácil: Se tem carro, terá obrigatóriamente: Terço pendurado no retrovisor OU adesivo do terço num contorno de Maria OU algum adesivo do papa OU todas acima.

Evangélico: basta chegar para uma pessoa e dizer: a vida é tão linda... e a resposta todo mundo sabe...

Imagino que sim.

PS: Anna, me manda um bichinho deste aí pra mim. Prometo que tratarei como filhote e não como filho. É muito lindo! nhóin
Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Anna escreveu:
Cabula escreveu:

Mestiço, híbrido, tipo claro serve? :emoticon16: Eu podia ser neguinha, mas não rolou.

NnBb

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Anna escreveu:

Imagino que sim.

PS: Anna, me manda um bichinho deste aí pra mim. Prometo que tratarei como filhote e não como filho. É muito lindo! nhóin

É uma das coisas mais lindas que já vi na vida também. Fofinho demaisssssssssssssssssss! Filhotinho de porco espinho! Essa era uma menininha, óunnnn!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Ayyavazhi escreveu:Todos nós morreremos um dia, essa é a única certeza.

Não é uma certeza 100%, mas, como não temos notícias de imortais entre nós, tomamos a morte como um fato comprovado, assim como temos certeza de que o sol nascerá amanhã de novo.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:

...como não temos notícias de imortais entre nós...

Os vampiros!

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Anna escreveu:É uma das coisas mais lindas que já vi na vida também. Fofinho demaisssssssssssssssssss! Filhotinho de porco espinho! Essa era uma menininha, óunnnn!!

O que é isso Anna? Um Ratuwi?
Editado pela última vez por Johnny em 22 Ago 2009, 19:42, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Apo escreveu:
Anna escreveu:

Imagino que sim.

É uma das coisas mais lindas que já vi na vida também. Fofinho demaisssssssssssssssssss! Filhotinho de porco espinho! Essa era uma menininha, óunnnn!!

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Muito muito muito linda!!!
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:

Não é uma certeza 100%, mas, como não temos notícias de imortais entre nós, tomamos a morte como um fato comprovado, assim como temos certeza de que o sol nascerá amanhã de novo.

O mais engraçado é que eu escrevi exatamente isso, "tão certo quanto o sol nascerá amanhã de novo" e apaguei antes de enviar.

Pensamento interessante, o seu. Você, algumas vezes, dá sinais de ser um autêntico cético.

Apo

Re:

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Fernando Silva escreveu:

O mais engraçado é que eu escrevi exatamente isso, "tão certo quanto o sol nascerá amanhã de novo" e apaguei antes de enviar.

Pensamento interessante, o seu. Você, algumas vezes, dá sinais de ser um autêntico cético.

A maioria dos céticos pensa assim. Ou se aproxima disto, porque se baseia em evidências mais realistas do acreditar que papai noel trará presentes a todas as crianças do mundo se elas forem boazinhas no próximo ano. Isto diz que o ceticismo, mesmo que ceda à algumas provas, ainda assim é menos crente que a fé cega baseada no pensamento mágico.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re:

Ayyavazhi escreveu:O mais engraçado é que eu escrevi exatamente isso, "tão certo quanto o sol nascerá amanhã de novo" e apaguei antes de enviar.

O ceticismo não impede que a gente assuma algumas coisas como premissa e vá em frente, por falta de opção.
Quando o juiz apita, o jeito é bater o pênalti, por mais dúvidas que a gente tenha sobre o que fazer.
Por outro lado, em muitas outras coisas, a gente não tem que escolher nem decidir nada. Se a gente não sabe a resposta, apenas ignora a pergunta e segue em frente.

Lúcifer
Contato:

Re: Re:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Ayyavazhi escreveu:O mais engraçado é que eu escrevi exatamente isso, "tão certo quanto o sol nascerá amanhã de novo" e apaguei antes de enviar.

O ceticismo não impede que a gente assuma algumas coisas como premissa e vá em frente, por falta de opção.
Quando o juiz apita, o jeito é bater o pênalti, por mais dúvidas que a gente tenha sobre o que fazer.
Por outro lado, em muitas outras coisas, a gente não tem que escolher nem decidir nada. Se a gente não sabe a resposta, apenas ignora a pergunta e segue em frente.

Resumiu bonito! :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:

Eu costumo concordar muito com você (mesmo que não me manifeste). Umas poucas vezes, raríssimas vezes, acho que você veste a camisa do fundamentalismo ateu, e abandona o bom e saudável ceticismo. E, claro, isso é perfeitamente normal. Anormal seria encontrar alguém que acerta todas. Admiro o verdadeiro cético e você foi uma das pessoas que despertaram meu interesse por este fórum. Infelizmente, existe muita confusão com o conceito de ceticismo. Muito ateu assume que é cético, só porque é ateu, como se uma coisa necessariamente fosse pré-requisito para a outra. Não posso mostrar o quanto estão apegados às suas crenças, tanto quanto vocês não conseguem fazê-lo com um religioso.

O verdadeiro ceticismo é admirável, repito, e por isso tenho por você um grande respeito, apesar de nossas diferenças.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Crentes buscadores da Verdade e das respostas para a tal iluminação vão dizer que gente que ignora perguntas é preguiçosa e não quer aprender, ou está fugindo da resposta óbvia ( que sempre é a que eles já obtiveram porque se esforçaram mais).
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Crentes buscadores da Verdade e das respostas para a tal iluminação vão dizer que gente que ignora perguntas é preguiçosa e não quer aprender, ou está fugindo da resposta óbvia ( que sempre é a que eles já obtiveram porque se esforçaram mais).

Pior ainda quando a pergunta foi inventada pelos crentes.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Crentes buscadores da Verdade e das respostas para a tal iluminação vão dizer que gente que ignora perguntas é preguiçosa e não quer aprender, ou está fugindo da resposta óbvia ( que sempre é a que eles já obtiveram porque se esforçaram mais).

Sim: inventadas, selecionadas e desonestas.
Mas como dizia o pessoa de fé: para achar as respostas certas é preciso fazer as perguntas certas.
E ainda subiu no praticável para nos mostrar que perguntas certas eram as dele. Cara de pau.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Ayyavazhi escreveu:Infelizmente, existe muita confusão com o conceito de ceticismo.

Realmente.

Há pessoas que pensam que o cético devia ser um ignorante total, que não pode assumir que nada existe ou deixa de existir, e que todo tipo de maluquice inventada pelas religiões pode perfeitamente ser uma verdade ainda não comprovada e que se posicionar contra a fé é uma demonstração de fé.

Muitas das respostas que as religiões trazem são empiricamente refutáveis, mas vá lá, quem sabe apenas as afirmações infalseáveis e ad hocs das religiões são as verdades. :emoticon19:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:

Eu não deveria me repetir tanto, mas, já que sou forçado a isso...

Quando eu falo sobre buscar respostas, sempre deixei bem claro que é uma necessidade minha. Não existem afirmações ou insinuações outras, além do que foi dito. Talvez esse tipo de coisa só aconteça em um ambiente predominantemente ateu. Talvez, em terreno neutro, vocês me veriam exatamente como eu os vejo, pessoas normais.

O que há de errado no caminho que eu escolhi? A liberdade que lhes permite serem ateus, também me contempla.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Darkside escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Infelizmente, existe muita confusão com o conceito de ceticismo.

Realmente.

Há pessoas que pensam que o cético devia ser um ignorante total, que não pode assumir que nada existe ou deixa de existir, e que todo tipo de maluquice inventada pelas religiões pode perfeitamente ser uma verdade ainda não comprovada e que se posicionar contra a fé é uma demonstração de fé.

Muitas das respostas que as religiões trazem são empiricamente refutáveis, mas vá lá, quem sabe apenas as afirmações infalseáveis e ad hocs das religiões são as verdades. :emoticon19:

A pessoa que você descreveu existe. Existem outras. Muitas outras. Ateus ou religiosos, vamos encontrá-los nas versões inteligentes, sensatos, ignorantes, egocêntricos, burros, admiráveis, nojentos, com Airbag duplo e freios ABS, etc.

Por qual razão a escolha de um perfil, especificamente, foi relacionada à minha breve resposta ao Fernando, eu não sei. Talvez você tenha lido tudo isso nas entrelinhas, neste tópico ou em outro. Sendo você um ateu e eu um teísta, isso não me surpreenderia. Inimigo é para essas coisas, certo?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Ayyavazhi escreveu:Eu não deveria me repetir tanto, mas, já que sou forçado a isso...

Quando eu falo sobre buscar respostas, sempre deixei bem claro que é uma necessidade minha. Não existem afirmações ou insinuações outras, além do que foi dito. Talvez esse tipo de coisa só aconteça em um ambiente predominantemente ateu. Talvez, em terreno neutro, vocês me veriam exatamente como eu os vejo, pessoas normais.

O que há de errado no caminho que eu escolhi? A liberdade que lhes permite serem ateus, também me contempla.

Não pensei em você quando postei e sim nos crentes que dizem que "temos que entender/aceitar isto ou aquilo" sem antes provar a existência disto ou daquilo.
Eles inventam problemas que não existem e tentam nos vender a solução, mistérios que não nos interessam e que só eles sabem explicar, querem nos encher de culpa por pecados que não cometemos etc.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Não pensei em você quando postei e sim nos crentes que dizem que "temos que entender/aceitar isto ou aquilo" sem antes provar a existência disto ou daquilo.
Eles inventam problemas que não existem e tentam nos vender a solução, mistérios que não nos interessam e que só eles sabem explicar, querem nos encher de culpa por pecados que não cometemos etc.

Ok, eu entendo. É que a Apo, minha algoz preferida, deu todos os indícios de estar me perturbando de novo.

(Apo) Eu não vou usar emoticons, mas entenda, por favor, que estou brincando.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não pensei em você quando postei e sim nos crentes que dizem que "temos que entender/aceitar isto ou aquilo" sem antes provar a existência disto ou daquilo.

Ok, eu entendo. É que a Apo, minha algoz preferida, deu todos os indícios de estar me perturbando de novo.

(Apo) Eu não vou usar emoticons, mas entenda, por favor, que estou brincando.

Tinha certeza de que ia sobrar. :emoticon12:
Não, eu tava falando de forma geral, na vida real e aqui nos meus anos de internet. Você está só engatinhando no meu caminho pela iluminação ( por leds, que eu acho muito legais, contra estas malditas incandescentes dicróicas do inferno !).

:emoticon12:
Imagem

Trancado