Vou evoluir com este erro, e deixar de ser gente fina com espíritas chatos.
Ayyavazhi escreveu:Darkside escreveu:Já vi neste fórum mais de três pessoas com mais de um milhar de posts assumirem fanaticamente tal posicionamento, e considerarem como "ateus-crentes" quem escapa desse ponto de vista totalmente distorcido deles. Tal interpretação do ceticismo é ridícula e merece pouco mais que alguma resposta bem humorada.
Interessante. Você define minha opinião como um posicionamento fanático, acrescenta que é um ponto de vista distorcido e finaliza dizendo que é uma interpretação ridícula do ceticismo. Você conseguiu deduzir tudo isso a partir daquelas poucas palavras?
Onde, oh discípulo de Kardec, eu disse que essa é a sua opinião? Apenas comentei que ela é comum neste fórum.
Ayyavazhi escreveu:Alguém com tal poder de abstração e observação, por certo tem muito a ensinar. Poderia começar nos ensinando o que seria, de fato, ceticismo, sem distorções e fanatismos.
"Nos ensinando" quem? Se você faz parte desse grupo, nem que o espírito do Chico Xavier possuindo o professor Pasquale te explique você não vai entender, porque não quer.
Ayyavazhi escreveu:Acho dispensável o preciosismo de levar a dúvida a extremos. Não preciso duvidar que o mel é doce para ser um autêntico cético. Porém, se alguém faz afirmações categóricas sobre o que não tem e nunca terá qualquer certeza, essa pessoa pode se dizer tudo, menos cética.
Claro. Se você afirmar categoricamente que duendes invisíveis não tiram medidas do seu corpo enquanto você dorme para a fabricação de um uniforme verde, com uma touca, botões vermelhos e sapatos com guizos, que você vestirá no lugar para onde irá depois de morrer, você não é um cético, porque não pode provar que tal coisa não acontece.
Ayyavazhi escreveu:Darkside escreveu:Entretanto, mesmo que eu manifeste minha discordância sobre tal opinião com certa agressividade (para os corações mais sensíveis), isso de modo algum significa que eu sou inimigo destas pessoas, ok? Se você quiser me considerar seu inimigo, eu vou considerar você no máximo alguém que leva a internet a sério demais.
Não percebi qualquer agressividade e, mesmo que você se dê a esse trabalho, não vejo em que isso iria afetar minha existência. No máximo, eu o deixaria falando sozinho, pois acho que é o caminho mais fácil e mais rápido para resolver esse tipo de “problema”. Quanto ao inimigo, foi uma ironia que não deu certo. Mesmo achando que ainda não vai dar certo, pois não depende de mim, vou esclarecer. É fácil observar como a opinião de um colega ateu é bem aceita, mesmo que ele discorra sobre falhas do ateísmo, por exemplo. Se essa mesma opinião for apresentada por um teísta, ele é apedrejado. Não estou supondo, não estou especulando, já vi isso acontecer diversas vezes. Ou seja, como você apropriadamente ajudou a comprovar, tudo o que um teísta diz precisa ser refutado, precisa ser reduzido a pó. Muitos, espero que não seja o seu caso, nem se dão ao trabalho de ler, basta saber de onde veio e já é o bastante para desencadear uma reação.
Se você quiser discutir idéias e não for dos que acreditam que a fé em Deus requer QI abaixo de 50, sei dialogar com educação e civilidade. Se, por outra, você enxerga dois grupos distintos e vê necessidade de defender seu espaço, bem, tem muita gente neste fórum.
Que dramalhão chato. Já pensou em escrever romances espíritas?
E só pra encerrar, você tem todo o direito de detestar o meu comportamento, dar pulinhos de raiva quando ler meus posts e etc, só não esqueça o nome deste fórum, e que meu proceder é totalmente adequado a ele.