Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica
Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica
Monstro.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237
Pedro Reis escreveu:O problema é que os fabricantes de equipamentos não querem disponibilizar seus programas fontes, dessa forma os drivers precisam ser desenvolvidos independentemente por outras pessoas - o que é possível mas nada fácil - ou, então, serem disponibilizados no formato pré-compilado. Mas como ele faz parte do núcleo do sistema precisa ser pré-compilado para o kernel específico que você está usando, se funcionar em outro é pura sorte.
E por que uma empresa capitalista com concorrentes ávidos por descobrir as entranhas do porquê seu hardware ser melhor abriria seus códigos?
Pedro Reis escreveu:É por isso que às vezes o "passo a passo" não funciona. Você simplesmente está pegando o binário que não é para o seu sistema. Pior ainda, um binário que funciona hoje pode deixar de funcionar amanhã, na próxima atualização do kernel.
E por que não fazem um sistema que automatiza isso, já que Linux dá nó em pingo d'agua?
Pedro Reis escreveu:A solução para isso é que os fabricantes passem a fornecer drivers em código fonte, o que talvez só possa ocorrer se o Linux se tornar um sistema tão utilizado que valha a pena para estas empresas abrir sua tecnologia dessa maneira. Os drivers são o calcanhar de Aquiles do Linux, no mais o sistema é muito bom, em quase tudo melhor mesmo o produto do Bill Gates.
Mas o Linux já muito utilizado. Muit mais que quando foi lançado o WIndows 95 em termos de comparação.
Acho que o problema maior está exatamente na dificuldde de se encontrar as facilidades que o SO do Bill possui ou seja, ser fácil e intuitivo e ter help até para apagar um arquivo, coisa que os Linux não possuem. Ter que digitar man help a cada dúvida e ler um calhamaço de informações é para nerd...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Fernandão, achei várias para MBR. Masi uma ferramenta que se deve ter à mão.
http://www.raymond.cc/blog/archives/200 ... ecord-mbr/
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:Fernandão, achei várias para MBR. Masi uma ferramenta que se deve ter à mão.
Eu já fiz isto usando o comando "dd", mas sempre é útil ter mais opções.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernandão, sabe se tem como eu fazer um CD/DVD de instalação usando o Linux que está na minha máquina já com as atualizações? Queria tipo assim, fazer uma imagem do que está aqui, e instalar já atualizados os pacotes em outra máquina.
Fazer imagem do HD é fácil. Basta usar o comando "dd":
dd if=/dev/sda of=/dev/sdb bs=4096 conv=notrunc,noerror
(sda é a origem e sdb é o destino; modificar conforme o caso --> e não inverter, senão você apaga o HD de origem!))
Fazer uma imagem instalável eu não sei, mas há outra opção no caso do Debian/Ubuntu:
Copiar o diretório /var/cache/apt/archives de uma máquina para outra.
Sempre que você atualiza alguma coisa usando o apt-get, os arquivos de instalação *.deb ficam guardados lá.
Quando você mandar atualizar a outra máquina, ela só vai baixar o que faltar.
Mais opções:
http://www.gdhpress.com.br/blog/script-kokar/
- zumbi filosófico
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Fernandão, sabe se tem como eu fazer um CD/DVD de instalação usando o Linux que está na minha máquina já com as atualizações? Queria tipo assim, fazer uma imagem do que está aqui, e instalar já atualizados os pacotes em outra máquina.
Fazer imagem do HD é fácil. Basta usar o comando "dd":
dd if=/dev/sda of=/dev/sdb bs=4096 conv=notrunc,noerror
(sda é a origem e sdb é o destino; modificar conforme o caso --> e não inverter, senão você apaga o HD de origem!))
Se não me engano, isso só servirá como "instalação" numa máquina de hardware idêntico. Não equivalente, idêntico.
Fazer uma imagem instalável eu não sei, mas há outra opção no caso do Debian/Ubuntu:
Sempre que você atualiza alguma coisa usando o apt-get, os arquivos de instalação *.deb ficam guardados lá.
Mais opções:
Isso agiliza a questão de baixar os pacotes, mas ainda tem que isntalar tudo de novo. E não é garantido que estarão todos lá, pois esse diretório é "temporário", os pacotes instalados há mais tempo podem já ter sido apagados.
Acho que para o que o Johnny pretende, se entendi, é interessante dar uma olhada em como fazer uma "distribuição" Knoppix (não tenho certeza) ou Kanotix (mais provavelmente, acho) personalizada, se não me engano existe isso, mas não sei fazer. É algo que pretendo descobrir, acho que pode ser bem interessante, especialmente para quem não gosta de KDE ou gnome, já ter o sistema funcionando logo de cara com openbox ou pekwm e os softwares que pretende usar normalmente.
Se não me engano, existe algum projeto parecido que viabilizaria algo assim com debian mesmo, o que deve ser preferível por ser uma distribuição mais popular, logo com mais pacotes e mais garantia de continuidade.
Editado pela última vez por zumbi filosófico em 23 Ago 2009, 18:17, em um total de 1 vez.

- zumbi filosófico
Darkside escreveu:Monstro.
Haha! Não tem jeito... hoje em dia até o rock and roll faz parte da "cultura" das massas. Logo a degeneração dos valores será universal. Não podem nos deter. Assim como Ratzinger não pôde deter o rock and roll.

zumbi filosófico escreveu:Darkside escreveu:Monstro.
Haha! Não tem jeito... hoje em dia até o rock and roll faz parte da "cultura" das massas. Logo a degeneração dos valores será universal. Não podem nos deter. Assim como Ratzinger não pôde deter o rock and roll.
Nós faremos vocês entenderem o valor do Bem, nem que pra isso tenhamos que escrevê-lo em suas lápides.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
- zumbi filosófico
Well, be-bop-a-lula, she's my baby
Be-bop-a-lula, I don't mean maybe
Be-bop-a-lula, she's my baby
Be-bop-a-lula, she's my baby love
My baby love, my baby love
Well, she's the girl in the red blue jeans
She's the queen of all the teens
She's the one that I know
She's the one that loves me so
Say be-bop-a-lula, she's my baby
Well, she's the one that gots that beat
She's the one with the flyin' feet
She's the one that walks around the store
She's the one that gets more more more
Well, she's the girl in the red blue jeans
She's the queen of all the teens
She's the one that I know
She's the one that loves me so
Say be-bop-a-lula, she's my baby
Well, she's the one that gots that beat
She's the one with the flyin' feet
She's the one that walks around the store
She's the one that gets more more more

zumbi filosófico escreveu:
The Star Spangled Banner
By Francis Scott Key 1814
Oh, say can you see by the dawn's early light
What so proudly we hailed at the twilight's last gleaming?
Whose broad stripes and bright stars thru the perilous fight,
O'er the ramparts we watched were so gallantly streaming?
And the rocket's red glare, the bombs bursting in air,
Gave proof through the night that our flag was still there.
Oh, say does that star-spangled banner yet wave
O'er the land of the free and the home of the brave?
On the shore, dimly seen through the mists of the deep,
Where the foe's haughty host in dread silence reposes,
What is that which the breeze, o'er the towering steep,
As it fitfully blows, half conceals, half discloses?
Now it catches the gleam of the morning's first beam,
In full glory reflected now shines in the stream:
'Tis the star-spangled banner! Oh long may it wave
O'er the land of the free and the home of the brave!
And where is that band who so vauntingly swore
That the havoc of war and the battle's confusion,
A home and a country should leave us no more!
Their blood has washed out their foul footsteps' pollution.
No refuge could save the hireling and slave
From the terror of flight, or the gloom of the grave:
And the star-spangled banner in triumph doth wave
Oh! thus be it ever, when freemen shall stand
Between their loved home and the war's desolation!
Blest with victory and peace, may the heav'n rescued land
Praise the Power that hath made and preserved us a nation.
Then conquer we must, when our cause it is just,
And this be our motto: "In God is our trust."
And the star-spangled banner in triumph shall wave
Johnny escreveu:Quando que a Mozilla vai consertar a porra do plugin para acessar o BB no FF do Linux? Já tá enxendo...
Abraços
Basta atualizar a versão do java
Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Fernandão, achei várias para MBR. Masi uma ferramenta que se deve ter à mão.
Eu já fiz isto usando o comando "dd", mas sempre é útil ter mais opções.
Sim, tenho até um tutor. Mas estes programinhas rodam via DOS ou seja, numa emergência em que não se tenha um live Linux mas se tenha um CD de instalação do Windows ou mesmo um disquete de DOS que pode ser gerado em qualquer buteco...

Fernando Silva escreveu:...
Certo... mas para copiar de volta daí se inverte, certo (o que seria lógico...ex: de um pen drive que neste caso será sd?)
Fernando Silva escreveu:Fazer uma imagem instalável eu não sei, mas há outra opção no caso do Debian/Ubuntu:
Certo, vou ver se o Mandriva fica com eles lá. Pensei que ficava na /temp (por que não fica não sei e por que quando está baixando os pacotes pelo menos fica...)
vou verificar...Fernando Silva escreveu:Mais opções:
Valeu por enquanto.
O bom de colocar estas tralhas aqui é que quando esqueço alguma coisa, entro aqui no RV e mando procurar o que eu quero...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:...
Certo... mas para copiar de volta daí se inverte, certo (o que seria lógico...ex: de um pen drive que neste caso será sd?)
Sim. O que eu quis dizer é que, se você inverter por engano, vai copiar o disco vazio para o disco cheio e daí vai fica com 2 discos vazios.
Se bem que este é um meio de apagar um HD antes de passá-lo adiante.
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Fazer uma imagem instalável eu não sei, mas há outra opção no caso do Debian/Ubuntu:
Certo, vou ver se o Mandriva fica com eles lá. Pensei que ficava na /temp (por que não fica não sei e por que quando está baixando os pacotes pelo menos fica...)
O Mandriva usa RPM. Se for parecido, deve haver um diretório "urpm" ou coisa assim.
O Windows 98 também fazia isto, mas apagava logo depois de instalar tudo. Não sei como é no XP e no Vista.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Mas estes programinhas rodam via DOS ou seja, numa emergência em que não se tenha um live Linux mas se tenha um CD de instalação do Windows ou mesmo um disquete de DOS que pode ser gerado em qualquer buteco...
Ou então um CD Live do PE Builder com um XP virtual.
Salvo por um...UBUNTU???
Putz...não conheço cara mais cagado em informática do que aquele meu amigo lá do PC que veui com Ubuntu, que eu coloquei XP e que agora...
Ele me aparece em casa no sabado dizendo que o PC não carregava o XP e dizia que arquivo X não estava presente (já aconteceu comigo, problema de arquivo corrompido). Passei as informações do site da microsoft que com certeza resolveria (e resolveu) o problema http://support.microsoft.com/kb/307545/pt-br MAS...
No domingo ele disse que o XP estava acusando que o programa era pirata (dããã). Até aí "tudo bem".
Fui lá ontem e levei meus 40 CDs/DVD de "ferramentas". Ao ligar, o XP demorou uns 4 minutos para carregar.
Bem, como fui experto na hora de instalar a máquina dele, havia feito um ghost da partição. Dei boot pelo CD do ghost, mandei restaurar a partição e....e...
Arquivo corrompido. Putz. Bom, estou com uma cópia da MINHA imagem aqui. VOu usála. Ghost e....e...
"impossivel prosseguir".
Bem, o jeito vai ser instalar do zero então. CD de instalação do XP, remover partição, formatar e...e...O Windows não conseguiu formatar o disco. Possivelmente seu disco está com problemas.
Fudeu. Mas será que está com problemas mesmo?
Boot com mandriva, instalar, usar todo o disco...espera...espera...espera...CTRL ALT DEL e nada. Botão reset...
Vamos tentar o Ubuntu, pelo menos neste ponto lembro que ele mostra cada passo da instalação. Boot Ubuntu, instalar...travou.
Bem, vou dar boot com o Live e deixar aí para vocês usarem. Boot, beleza...bem, já que é para deixar aqui, vamos instalar novamente e ver o que dá.
Neste tempo tivemos que voltar para o trabalho pois a hora de almoço já tinha ido po saco. Já avisei meu colega "leve o PC para a assistencia técnica pois seu HD deve estar com problemas e está na garantia"
Beleza, me deixou no seviço e foi levar o PC...
Telefone toca...
Queridão, instalou normal. Ta baixando pacotes de atualização...
Hã? Bem, vamos deixar em observação pois ainda acho que o HD está com problemas...
Vamos ver se hoje ainda está rodando o Ubuntu...
Até lá pelas 08:00 h
Putz...não conheço cara mais cagado em informática do que aquele meu amigo lá do PC que veui com Ubuntu, que eu coloquei XP e que agora...
Ele me aparece em casa no sabado dizendo que o PC não carregava o XP e dizia que arquivo X não estava presente (já aconteceu comigo, problema de arquivo corrompido). Passei as informações do site da microsoft que com certeza resolveria (e resolveu) o problema http://support.microsoft.com/kb/307545/pt-br MAS...
No domingo ele disse que o XP estava acusando que o programa era pirata (dããã). Até aí "tudo bem".
Fui lá ontem e levei meus 40 CDs/DVD de "ferramentas". Ao ligar, o XP demorou uns 4 minutos para carregar.
Bem, como fui experto na hora de instalar a máquina dele, havia feito um ghost da partição. Dei boot pelo CD do ghost, mandei restaurar a partição e....e...
Arquivo corrompido. Putz. Bom, estou com uma cópia da MINHA imagem aqui. VOu usála. Ghost e....e...
"impossivel prosseguir".
Bem, o jeito vai ser instalar do zero então. CD de instalação do XP, remover partição, formatar e...e...O Windows não conseguiu formatar o disco. Possivelmente seu disco está com problemas.
Fudeu. Mas será que está com problemas mesmo?
Boot com mandriva, instalar, usar todo o disco...espera...espera...espera...CTRL ALT DEL e nada. Botão reset...
Vamos tentar o Ubuntu, pelo menos neste ponto lembro que ele mostra cada passo da instalação. Boot Ubuntu, instalar...travou.
Bem, vou dar boot com o Live e deixar aí para vocês usarem. Boot, beleza...bem, já que é para deixar aqui, vamos instalar novamente e ver o que dá.
Neste tempo tivemos que voltar para o trabalho pois a hora de almoço já tinha ido po saco. Já avisei meu colega "leve o PC para a assistencia técnica pois seu HD deve estar com problemas e está na garantia"
Beleza, me deixou no seviço e foi levar o PC...
Telefone toca...
Queridão, instalou normal. Ta baixando pacotes de atualização...
Hã? Bem, vamos deixar em observação pois ainda acho que o HD está com problemas...
Vamos ver se hoje ainda está rodando o Ubuntu...
Até lá pelas 08:00 h

Fernando Silva escreveu:Ou então um CD Live do PE Builder com um XP virtual.
É ...se continuarem a me requisitar assim vou precisar mesmo...
Quanto aos diretórios do XP, alguns ele salva em C:\Documents and Settings\User OU Allusers \Configurações locais\Temp e depois ficam na pasta Windows mesmo tipo
C:\WINDOWS\$NtServicePackUninstallIDNMitigationAPIs$
C:\WINDOWS\$NtUninstallKB969898$
C:\WINDOWS\$NtUninstall"Código_da_Atualização"$
Normalmente podem ser apagadas depois mas nunca faça isso pois, se precisar desinstalar alguma coisa ou reparar (Office por exemplo) nunca mais você conseguira (é o que está acontecendo comigo). Estou fazendo uma instalação limpa aos poucos e salvando com o ghost.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Normalmente podem ser apagadas depois mas nunca faça isso pois, se precisar desinstalar alguma coisa ou reparar (Office por exemplo) nunca mais você conseguira (é o que está acontecendo comigo). Estou fazendo uma instalação limpa aos poucos e salvando com o ghost.
O CD do Office tem um executável com um nome tipo ClearOffice.exe (o nome correto tem menos letras) que limpa os restos do Office quando a reinstalação dá problema.
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Normalmente podem ser apagadas depois mas nunca faça isso pois, se precisar desinstalar alguma coisa ou reparar (Office por exemplo) nunca mais você conseguira (é o que está acontecendo comigo). Estou fazendo uma instalação limpa aos poucos e salvando com o ghost.
O CD do Office tem um executável com um nome tipo ClearOffice.exe (o nome correto tem menos letras) que limpa os restos do Office quando a reinstalação dá problema.
A-ha! Te peguei. Não funciona, diz que "a base de dados está corrompida" o que me levou a crer que, esta base de dados depende ada atualziação.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:A-ha! Te peguei. Não funciona, diz que "a base de dados está corrompida" o que me levou a crer que, esta base de dados depende ada atualziação.
Ou seja, o Office virou um monstro tão pesado e complicado que qualquer coisinha que estraga ele para de funcionar. E ainda mostra avisos bem informativos: "Ocorreu um problema não especificado" .
Fernando...o disk druid não é "nativo" Linux? Digito no Mandriva e...absolutamente NADA! Man dd...NADA. Mandei buscar algum pacote com o nome e NADA. dd /? NADA. Ah, qual é? Agora quero saber. Estou pesquisando no GG mas até agora só alguma coisa no Mandrake.

Johnny escreveu:Fernando...o disk druid não é "nativo" Linux? Digito no Mandriva e...absolutamente NADA! Man dd...NADA. Mandei buscar algum pacote com o nome e NADA. dd /? NADA. Ah, qual é? Agora quero saber. Estou pesquisando no GG mas até agora só alguma coisa no Mandrake.
Fernando, tem como você testar o dd do seu Ubuntu? É que tentei aqui pelo liveCD e não aparece nada, só um prompt com um "enter" vazio (tipo CR sem comando no modo dos...) Man tambném não tem...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernando...o disk druid não é "nativo" Linux? Digito no Mandriva e...absolutamente NADA! Man dd...NADA. Mandei buscar algum pacote com o nome e NADA. dd /? NADA. Ah, qual é? Agora quero saber. Estou pesquisando no GG mas até agora só alguma coisa no Mandrake.
No meu também não acontece nada, a menos que eu digite os parâmetros.
Se eu der Ctrl + C, ele diz que "copiou 0 bits":
0+0 registros entrando
0+0 registros saindo
0 byte (0 B) copiado, 1,17842 s, 0,0 kB/s
Tente "dd --help".
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Fernando, tem como você testar o dd do seu Ubuntu? É que tentei aqui pelo liveCD e não aparece nada, só um prompt com um "enter" vazio (tipo CR sem comando no modo dos...) Man tambném não tem...
Use "dd --help"
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Fernando, tem como você testar o dd do seu Ubuntu? É que tentei aqui pelo liveCD e não aparece nada, só um prompt com um "enter" vazio (tipo CR sem comando no modo dos...) Man tambném não tem...
Use "dd --help"
Ok, vou tentar. Mesmo assim, não era para quando eu digitasse dd [enter] ele "avisar" alguma coisa? Ou o dd é assim mesmo?