Apo escreveu:Primeiro que nem toda criança se masturba, muito pelo contrário.
Segundo que a tal manipulação ou toques variados são de natureza muito mais primitiva ( embora acabem servindo como aprendizado para o amadurecimento num todo), lúdica e difusa do que propriamente de cunho sexual como acontece nos adultos.
Terceiro que normalmente tais descobertas são geralmente cercados de uma dose de privacidade não compartilhada durante os primeiros anos ( até o início da pré-adolescência ). Crianças não costumam procurar parceiros para isto.
Sem contar que sabe-se de adolescentes e até adultos que nunca se masturbaram. Os limites psíquicos devem ser sempre levados em consideração, assim como a educação que receberam em seus ambientes.
Uma criança com família mais liberal pode se sentir tão invadida quanto outra que foi sexualmente reprimida. Não há regras aqui. Tentar colocar o desenvolvimento sexual humano ( assim como todo o desenvolvimento ) em padrões é chegar à conclusões precipitadas que podem levar a outras, equivocadas.
Minha percepção é q isso é mais comum do que se fala. Eu me lembro de com cerca de 5, 6 anos o fazia e pensava em mulheres, mesmo sem saber direito o q fazia e não era exposto a nada q fizesse minha sexualidade ser precoce (talvez as mulheres que apareciam nos trapalhões...?). Vc não se esconde pq não vê nada de errado, não acha que isso constrange seus pais ou seja lá quem for. Amigas já me confessaram que ficavam se esfregando no banquinho na frente dos pais e visitas, para desespero destes que sem saber o que fazer só diziam "pare com isso, fulana!".
Tudo dentro da normalidade da auto-descoberta, cada um no seu tempo, etc e tal. O chamado "padrão" acho que nada mais é que uma média, a exemplos das fases do desenvolvimento cognitivo.
Apo escreveu:Finalmente, NADA no desenvolvimento sexual humano primário é motivo para adultos acharem que podem exercer sua sexualidade adulta ( normal ou doente ) com crianças.
Não consigo entender o por quê de tais ligações entre uma coisa e outra.
MESMO que uma menina tenha prazer aos 12 anos se masturbando, isto jamais é justificativa para achar que, em tese, ela apreciaria ter relações com o sexo oposto e muito menos com uma pessoa mais velha ou parente.
Sim, com certeza. Reafirmo o que disse no outro post. Mesmo que tal ato seja até prazeroso para a criança (o q não é o caso dos relatos de quem sofreu esta violência), a criança não tem a maturidade emocional (para não falar da biológica) para lidar com este tipo de... "relacionamento", o que vai invariavelmente coloca-la na posição de submissão em um jogo doentio de poder.
Há tempos atrás li que uma juíza absolveu um sujeito q tinha tido relações com uma garota de 12 anos. No caso, foi verificado que ela já era bem saidinha, não era mais virgem e mostrava desenvoltura no relacionamento (não no ato em si, o jornal não entrou em detalhes, obviamente). De qualquer forma, é um caso diferente do que se fala aqui.