O que se ensina nos cursos de Teologia?
- Apo
- Gênero: Feminino
O que se ensina nos cursos de Teologia?
Estava eu pesquisando os currículos do curso de Teologia e fiquei pasma com a formação oferecida aos alunos.
Mas como é que alguém que cursa Teologia pode querer discutir sobre o mundo real e toda a sua complexidade, ou exercer algum cargo que não seja dentro daquela lavagem cerebral encimesmada?
Acho uma piada quando algum estudante de Teologia chega cheio de razão para debater o que alunos de Ensino Médio, por exemplo, dominam com natural fluência. Imagino que após ingresso na universidade, tais acadêmicos simplesmente sofram algum tipo de lobotomia.
Olhem o caso da PUC-RS:
GRADUAÇÃO
http://www.pucrs.br/fateo/
MESTRADO ( Avaliação do CAPES:3, de 1 a 7 )
______________________________________________________________________________________
INICIACAO A PESQUISA
Visando introduzir na atividade científica, o curso oferece um aprofundamento do método teológico a ser exercitado na pesquisa para a dissertação. Após tratar alguns aspectos característicos da Pós-Graduação em Teologia, aprofundam-se os procedimentos de pesquisa e redação para a dissertação: coleta de dados, biblioteca, leitura, linguagem, redação e normas técnicas. Como exercício prático discutir-se-ão, em forma de seminário, alguns textos sobre teologia e, depois, os projetos de dissertação.
QUESTOES ATUAIS DE CRISTOLOGIA I
A interpretação de Jesus no movimento contemporâneo; Origem e desenvolvimento da Cristologia Neo-Testamentária; Itinerário dogmático sobre o mistério de Cristo; Cristologia como apelo existencial; A Cristologia na perspectiva da Cosmologia; Cristologia como História; Questões de Cristologia Latino-Americana.
QUESTOES ATUAIS DE ECLESIOLOGIA I
Os grandes temas da Eclesiologia. A história da Eclesiologia. A relação entre Igreja e mundo. A recepção. Concílio Ecumênico Vaticano II: sua história e sua recepção e interpretação. O Sínodo de 1985 A teologia do Vaticano II e suas conseqüências na emergência da Teologia da Libertação. Linhas fundamentais da eclesiologia da Lumen Gentium e da Gaudium et Spes. Duas eclesiologias em tempo pós-conciliar: a de comunhão e de Povo de Deus.
QUESTOES ATUAIS SOBRE DEUS DA REVELACAO
A redescoberta do patrimônio latino e oriental sobre a Trindade, do Deus revelado por Jesus e a presença do Espírito nos tempos modernos. O Deus único e transcendente no Antigo testamento; O Deus da aliança; A revelação do mistério trinitário; As heresias antitrinitárias; Os primeiros concílios; O dogma trinitário no magistério da igreja; As questões sobre Deus nos últimos séculos.
QUESTOES DE ANTROPOLOGIA TEOLOGICA
Diferentes antropologias; Aspectos históricos; Fundamentos da Antropologia teológica; Concepções antropológicas em conflito; Criação e/ou evolução?; Anjos e demônios; Discussão em torno do pecado original; Reencarnação ou ressurreição?; Esperança para além da morte.
TEOLOGIA LATINO-AMERICANA
Contexto histórico da teologia na América Latina. O concílio Vaticano II e seus desdobramentos na América Latina. O contexto social e eclesial da Teologia da Libertação na segunda metade do século XX. Os princípios metodológicos da Teologia da Libertação. As etapas da Teologia da Libertação. Pluralismo, globalização, complexidade e novas possibilidades de Teologias de Libertação
QUESTOES ATUAIS DE CRISTOLOGIA II
Estudo de temas atuais em vista de uma Cristologia a partir da caridade, considerando os de-safios do mundo atual: sociedade, economia e ciência. Explicitação da Cristologia como intel-lectus amoris do seguimento de Jesus no Espírito Santo. Introdução à questão do Jesus histó-rico o estado da pesquisa (Historical Jesus Review). Ensaio de uma Cristologia hermenêutica. Debate do tema da consciência de Jesus e de sua fé. O sentido da morte. Consideração das questões atuais de Filosofia e do pluralismo cultural e religioso, sua presença nas Cristologias locais e contextuais. Repercussão para o diálogo inter-religioso e a unicidade mediadora de Je-sus. A memória do sofrimento memória passionis. Introdução a uma Cristologia na tradição do Rio Grande do Sul. Aplicação da Cristologia e aos estudos de paz.
QUESTOES ATUAIS DE TEOLOGIA MORAL
Origens e relevância da Bioética. A ética cristã e sua relação com a ciência e a técnica. Ques-tões atuais em torno da vida: aborto, eutanásia, distanásia, pena de morte. As biotecnologias. As drogas. A questão ecológica.
Vejam as demais disciplinas do Mestrado:
http://www3.pucrs.br/portal/page/portal ... isciplinas
______________________________________________________________________________________
GRAÇAS A DEUS QUE A PUC NÃO TEM DOUTORADO EM TEOLOGIA.
SABE-SE LÁ O QUE NÃO IAM INVENTAR.
Mas como é que alguém que cursa Teologia pode querer discutir sobre o mundo real e toda a sua complexidade, ou exercer algum cargo que não seja dentro daquela lavagem cerebral encimesmada?
Acho uma piada quando algum estudante de Teologia chega cheio de razão para debater o que alunos de Ensino Médio, por exemplo, dominam com natural fluência. Imagino que após ingresso na universidade, tais acadêmicos simplesmente sofram algum tipo de lobotomia.
Olhem o caso da PUC-RS:
GRADUAÇÃO
http://www.pucrs.br/fateo/
MESTRADO ( Avaliação do CAPES:3, de 1 a 7 )
INICIACAO A PESQUISA
Visando introduzir na atividade científica, o curso oferece um aprofundamento do método teológico a ser exercitado na pesquisa para a dissertação. Após tratar alguns aspectos característicos da Pós-Graduação em Teologia, aprofundam-se os procedimentos de pesquisa e redação para a dissertação: coleta de dados, biblioteca, leitura, linguagem, redação e normas técnicas. Como exercício prático discutir-se-ão, em forma de seminário, alguns textos sobre teologia e, depois, os projetos de dissertação.
QUESTOES ATUAIS DE CRISTOLOGIA I
A interpretação de Jesus no movimento contemporâneo; Origem e desenvolvimento da Cristologia Neo-Testamentária; Itinerário dogmático sobre o mistério de Cristo; Cristologia como apelo existencial; A Cristologia na perspectiva da Cosmologia; Cristologia como História; Questões de Cristologia Latino-Americana.
QUESTOES ATUAIS DE ECLESIOLOGIA I
Os grandes temas da Eclesiologia. A história da Eclesiologia. A relação entre Igreja e mundo. A recepção. Concílio Ecumênico Vaticano II: sua história e sua recepção e interpretação. O Sínodo de 1985 A teologia do Vaticano II e suas conseqüências na emergência da Teologia da Libertação. Linhas fundamentais da eclesiologia da Lumen Gentium e da Gaudium et Spes. Duas eclesiologias em tempo pós-conciliar: a de comunhão e de Povo de Deus.
QUESTOES ATUAIS SOBRE DEUS DA REVELACAO
A redescoberta do patrimônio latino e oriental sobre a Trindade, do Deus revelado por Jesus e a presença do Espírito nos tempos modernos. O Deus único e transcendente no Antigo testamento; O Deus da aliança; A revelação do mistério trinitário; As heresias antitrinitárias; Os primeiros concílios; O dogma trinitário no magistério da igreja; As questões sobre Deus nos últimos séculos.
QUESTOES DE ANTROPOLOGIA TEOLOGICA
Diferentes antropologias; Aspectos históricos; Fundamentos da Antropologia teológica; Concepções antropológicas em conflito; Criação e/ou evolução?; Anjos e demônios; Discussão em torno do pecado original; Reencarnação ou ressurreição?; Esperança para além da morte.
TEOLOGIA LATINO-AMERICANA
Contexto histórico da teologia na América Latina. O concílio Vaticano II e seus desdobramentos na América Latina. O contexto social e eclesial da Teologia da Libertação na segunda metade do século XX. Os princípios metodológicos da Teologia da Libertação. As etapas da Teologia da Libertação. Pluralismo, globalização, complexidade e novas possibilidades de Teologias de Libertação
QUESTOES ATUAIS DE CRISTOLOGIA II
Estudo de temas atuais em vista de uma Cristologia a partir da caridade, considerando os de-safios do mundo atual: sociedade, economia e ciência. Explicitação da Cristologia como intel-lectus amoris do seguimento de Jesus no Espírito Santo. Introdução à questão do Jesus histó-rico o estado da pesquisa (Historical Jesus Review). Ensaio de uma Cristologia hermenêutica. Debate do tema da consciência de Jesus e de sua fé. O sentido da morte. Consideração das questões atuais de Filosofia e do pluralismo cultural e religioso, sua presença nas Cristologias locais e contextuais. Repercussão para o diálogo inter-religioso e a unicidade mediadora de Je-sus. A memória do sofrimento memória passionis. Introdução a uma Cristologia na tradição do Rio Grande do Sul. Aplicação da Cristologia e aos estudos de paz.
QUESTOES ATUAIS DE TEOLOGIA MORAL
Origens e relevância da Bioética. A ética cristã e sua relação com a ciência e a técnica. Ques-tões atuais em torno da vida: aborto, eutanásia, distanásia, pena de morte. As biotecnologias. As drogas. A questão ecológica.
Vejam as demais disciplinas do Mestrado:
http://www3.pucrs.br/portal/page/portal ... isciplinas
GRAÇAS A DEUS QUE A PUC NÃO TEM DOUTORADO EM TEOLOGIA.
SABE-SE LÁ O QUE NÃO IAM INVENTAR.

- Apo
Re: O que se ensina nos cursos de Teologia?
Acabo de descobrir que há Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Olhem os currículos dos docentes da PUC:

Olhem os currículos dos docentes da PUC:
Prof. Me. Antony Kotholy - Mestre em Antropologia Teológica pela Faculdade Teológica Teresiana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Bruno Odélio Birck - Doutor em Filosofia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Me. Cláudio Vicente Immig - Mestre em Teologia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Eduardo da Silva Santos - Doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, Espanha.
Prof. Dr. Eduardo Pretto Moesch - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Érico João Hammes - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Geraldo Luiz Borges Hackmann - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Irineu José Rabuske - Doutor em Teologia Bíblica pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Prof. Me. João Manuel Prates Piccoli - Mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália.
Prof. Me. José Hermeto Mohr - Mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teológica Teresiana, Roma, Itália.
Prof. Me. Leandro Miguel Chiarello - Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália.
Prof. Dr. Leomar Antônio Brustolin - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma, Itália.
Prof. Dr. Luiz Carlos Susin - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Manoel Augusto Santos dos Santos - Doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, Espanha.
Prof. Me. Márcio Antônio Andrade da Silva - Mestre em Teologia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Pedro Alberto Kunrath - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Me. Rafael Santamaria Santamaria - Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade de Salamanca, Espanha.
Prof. Dr. Ramiro Mincato - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma, Itália.
Prof. Dr. Romano Dellazari - Doutor em Teologia Bíblica pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Profa. Dra. Thereza Rosa Benedetto - Doutora em Direito Canônico da Igreja Católica pela Pontifícia Universidade Católica Argentina, Buenos Aires, Argentina.
Prof. Dr. Urbano Zilles - Doutor em Teologia pela Universidade de Münster, Alemanha.
Prof. Dr. Vital Corbellini - Doutor em Teologia Patrística pela Pontifícia Universidade Lateranense (Instituto Patrístico Augustinianum), Roma, Itália.
Professores do Departamento de Cultura Religiosa
Prof. Me. Antony Kotholy - Mestre em Antropologia Teológica pela Faculdade Teológica Teresiana, Roma, Itália.
Prof. Me. Blásio Guido Jacobi - Mestre em Teologia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Bruno Odélio Birck - Doutor em Filosofia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Édison Hüttner - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Eduardo da Silva Santos - Doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, Espanha.
Prof. Dr. Érico João Hammes - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Irineu José Rabuske - Doutor em Teologia Bíblica pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Prof. Me. João Manuel Prates Piccoli - Mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália.
Prof. Dr. José Romaldo Klering - Doutor em Educação pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Me. Leandro Miguel Chiarello - Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália.
Prof. Dr. Luiz Carlos Susin - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Pedro Alberto Kunrath - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Me. Rafael Santamaria Santamaria - Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade de Salamanca, Espanha.
Prof. Dr. Ramiro Mincato - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma, Itália.
Prof. Dr. Romano Dellazari - Doutor em Teologia Bíblica pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Profa. Dra. Thereza Rosa Benedetto - Doutora em Direito Canônico da Igreja Católica pela Pontifícia Universidade Católica Argentina, Buenos Aires, Argentina.
Prof. Dr. Wilmar Luiz Barth - Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália.
Professores dos Cursos de Extensão em Teologia para Leigos
Prof. Dr. Geraldo Luiz Borges Hackmann - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Prof. Dr. Leomar Antônio Brustolin - Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma, Itália.
Prof. Me. Márcio Antônio Andrade da Silva - Mestre em Teologia pela PUCRS, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Vital Corbellini - Doutor em Teologia Patrística pela Pontifícia Universidade Lateranense (Instituto Patrístico Augustinianum), Roma, Itália.
Prof. Dr. Wilmar Luiz Barth - Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália.

- Apo
Prof. Dr. Irineu José Rabuske - Doutor em Teologia Bíblica pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil
Ainda tá vivo o FDP que me expulsou da sala na aula de Religião!!!

A PUC-RS tem uma cadeira obrigatória de religião para todos os cursos né Apo?
Onde eu estudo, temos uma cadeira obrigatória de comunismo.

"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237
- Apo
Darkside escreveu:A PUC-RS tem uma cadeira obrigatória de religião para todos os cursos né Apo?
Sim, sempre teve. No básico. Depois, eles largam do pé.

Apo escreveu:Darkside escreveu:A PUC-RS tem uma cadeira obrigatória de religião para todos os cursos né Apo?
Sim, sempre teve. No básico. Depois, eles largam do pé.
Felizmente.
Apo escreveu:Darkside escreveu:Onde eu estudo, temos uma cadeira obrigatória de comunismo.
Pêsames. Espero que passe ( com trocadilho ).
Já passei, e espero que aquela professora também passe em breve (com trocadilho).
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
- Apo

Mas veja pelo lado positivo. Eu pagava pra ouvir aquela churumela.
Comunismo atualmente nem precisa pagar pra aprender. Basta ser cidadão latrino-americano.
No meu tempo, de governo militar, podia-se ver claramente o cabo de força entre o poder e os reaça vermelhos. Agora, eles estão juntos e amaziados. O lixo é gratuito e liberado.

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
- Apo
docdeoz escreveu:http://www.est.edu.br/
Índice CAPES 7.
É porque esta faculdade ensina mais do mesmo? Prefiro o índice 3, então.

- Apo
Falando sério...o que uma graduação ou pós em Teologia pode ter de tão diferenciado para outra, que possa variar entre 3 e 7 no índice CAPES? 
A começar que um dos quesitos avaliados pelo CAPES nem encontram validade no perfil de cursos de Teologia, como o seguinte:
http://www.capes.gov.br/avaliacao/avali ... -graduacao

A começar que um dos quesitos avaliados pelo CAPES nem encontram validade no perfil de cursos de Teologia, como o seguinte:
...
◦impulsionar a evolução de todo o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG, e de cada programa em particular, antepondo-lhes metas e desafios que expressam os avanços da ciência e tecnologia na atualidade e o aumento da competência nacional nesse campo;
http://www.capes.gov.br/avaliacao/avali ... -graduacao

docdeoz escreveu:http://www.est.edu.br/
Índice CAPES 7.
Cursos de teologia e musicoterapia. Deviam fechar essa "universidade" e abrir um asilo ou uma creche no lugar, o espaço seria bem melhor aproveitado.
E de boa, só um adventista muito fanático pra trocar a tradição da PUC ou da Unisinos por essa coisa aí.
Extensão
Clique no curso desejado e saiba mais:
Comunicação Eficaz
Direitos Humanos na contemporaneidade
Gestão de Comunidades Cristãs
Autismo grave em teoria e prática – a proposta da Pandorga
Curso de Confessionalidade Luterana - 3ª Edição (inscrições abertas)
Curso de extensão em EaD: Introdução às Ciências das Religiões
Cursos de Verão - Disciplinas de Especialização - Lato Sensu
Cursos de Verão
Planejando e Conduzindo Cursos Online - 4ª Edição (curso a distância)
Curso de visitação: Visitação a pessoas idosas - curso a distância (em andamento)
Curso de Extensão para Professores de Ensino Religioso - EaD - (Segunda Edição - curso oferecido)
Curso de Bíblia: Jesus de Nazaré 7° Edição - a distância (inscrições abertas)
Curso de visitação: Visitação a membros afastados - a distância (curso oferecido)
Curso de visitação: A importância da visitação 9° Edição (a distância - inscrições abertas)
Saber Mais e Viver Melhor - Disciplinas do Bacharelado em Teologia - 2008/01 (em andamento)
Musicalização Infantil
Curso de Extensão para Professores de Ensino Religioso - EaD (Curso oferecido)

Até a Ulbra falida é melhor. Acho que até o LaSalle.
- Apo
Darkside escreveu:docdeoz escreveu:http://www.est.edu.br/
Índice CAPES 7.
Cursos de teologia e musicoterapia. Deviam fechar essa "universidade" e abrir um asilo ou uma creche no lugar, o espaço seria bem melhor aproveitado.
E de boa, só um adventista muito fanático pra trocar a tradição da PUC ou da Unisinos por essa coisa aí.
Universidade onde? Pra ser universidade não tem que produzir pesquisa e ciência?
Não sei como uma droga destas consegue se encaixar nos critérios do CAPES. Deve rolar lobby ou uma grana.

- Apo
Curso de visitação: Visitação a pessoas idosas - curso a distância (em andamento)
Curso de Bíblia: Jesus de Nazaré 7° Edição - a distância (inscrições abertas)
Curso de visitação: Visitação a membros afastados - a distância (curso oferecido)
Curso de visitação: A importância da visitação 9° Edição (a distância - inscrições abertas)
PQP!!!

Apo escreveu:Darkside escreveu:docdeoz escreveu:http://www.est.edu.br/
Índice CAPES 7.
Universidade onde? Pra ser universidade não tem que produzir pesquisa e ciência?
Não sei como uma droga destas consegue se encaixar nos critérios do CAPES. Deve rolar lobby ou uma grana.
Não sei. Só sei que até um curso de teologia no SENAI seria melhor.
Aliás, em instituições de ensino superior, a igreja católica dá um laço fenomenal nas protestantes.
- carlo
- Gênero: Masculino
Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!
- Apo
Darkside escreveu:Aliás, em instituições de ensino superior, a igreja católica dá um laço fenomenal nas protestantes.
Porém, as escolas alemãs deixaram de lado evangelizações, pautando-se na excelência e postura crítica através do ensino que passa ao largo de credos.
Já em coleginhos do tipo do Sinodal, o diretor é capaz de declarações esdrúxulas como estas:
Estudar dói, e dói mais ainda nestes tempos em que há diversos atrativos e concorrências.

- Apo
carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Sim , porque só quem tem permissão para deslizar sobre as águas e voar sem asas pelos céus é Gezuis.

- carlo
Apo escreveu:carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Sim , porque só quem tem permissão para deslizar sobre as águas e voar sem asas pelos céus é Gezuis.
Pois é! mas pelo sim e pelo não, não espalhe isto em público, não compensa angariar antipatias nesta área ( O credo, a fé), vc não será perdoada! Dou-te um exemplo próprio, fiquei uns tempos sumido aqui do REV, tive um acidente gravíssimo, sou um politraumatizado, fiquei internado uns 4 meses, fiz umas 30 cirurgias. No meu ante-braço e braço esquerdo usei um aparelho chamado Elisarov,( aparelho intra-medular, para reconstituição óssea,) nome de um russo que o criou nos anos 50, só começou a ser usado no Brasil, no final dos anos 70. Quando o médico que me acompanhava, veio com o famoso "graças a Deus", eu falei: Doutor, se o Elisarov ficasse de igreja em igreja rezando, o senhor estaria hoje amputando o meu braço! Prá quê? O olhar do cara em cima de mim foi assustador! O atendimento só foi o mesmo porque o plano de saúde Bradesco é que melhor os remuneram. E olhe que eu fui operado pelo SUS, por um professor Peruano da UFMG. Vc ter antagonismos políticos ou no Gre-nal, acabará sendo perdoada, quiçá ignorada, mas nesta área é fria! Portanto desabafe-se aqui no REV!!!!!

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!
- Apo
carlo escreveu:Apo escreveu:carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Pois é! mas pelo sim e pelo não, não espalhe isto em público, não compensa angariar antipatias nesta área ( O credo, a fé), vc não será perdoada! Dou-te um exemplo próprio, fiquei uns tempos sumido aqui do REV, tive um acidente gravíssimo, sou um politraumatizado, fiquei internado uns 4 meses, fiz umas 30 cirurgias. No meu ante-braço e braço esquerdo usei um aparelho chamado Elisarov,( aparelho intra-medular, para reconstituição óssea,) nome de um russo que o criou nos anos 50, só começou a ser usado no Brasil, no final dos anos 70. Quando o médico que me acompanhava, veio com o famoso "graças a Deus", eu falei: Doutor, se o Elisarov ficasse de igreja em igreja rezando, o senhor estaria hoje amputando o meu braço! Prá quê? O olhar do cara em cima de mim foi assustador! O atendimento só foi o mesmo porque o plano de saúde Bradesco é que melhor os remuneram. E olhe que eu fui operado pelo SUS, por um professor Peruano da UFMG. Vc ter antagonismos políticos ou no Gre-nal, acabará sendo perdoada, quiçá ignorada, mas nesta área é fria! Portanto desabafe-se aqui no REV!!!!!
Passei por algo semelhante.
Fomos embarcar nossa filha para estudar na Inglaterra e lá estavam outros pais também, que eu não conhecia.
Ocorre que as crianças ficaram mais de 1 hora e meia dentro do avião parado na pista e ninguém nos dava informações sobre o que estava ocorrendo. O mais estranho era a movimentação em torno do avião, com técnicos e alguns fotógrafos. Além de uma porta de bagageiro que não fechava.
Ficamos todos duplamente preocupados, pois além de nos perguntar se o problema seria com a aeronave, ainda tinham que pegar a conexão no Rio.
Pelo celular, minha filha dizia que dentro do avião as pessoas perguntavam o porquê do atraso e a tripulação nada respondia.
Sem informação alguma, finalmente o avião decolou. Alguns pais estavam meio chorosos e então, uma das mães soltou a máxima, olhando para mim:
- Bom agora a gente entrega pra Deus, não é mesmo? Se ele quiser, tudo vai ficar bem...(sorrisinho de ovelha ).
Ao que respondi:
- Se formos entregar para ele, é melhor não confiar muito.
- ...
Imagine as caras me olhando...

quais aplicaçoes praticas dessas faculdades? 

- Apo
Reid escreveu:quais aplicaçoes praticas dessas faculdades?
Ah Teólogos acham muitas aplicações. A própria prática religiosa.
Agora pergunte a eles pra que serve praticar o re-ligare.

- Zato-one
carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Gregor Mendel é o pai da genética. Mas n sei se era teólogo, mas era padre, se n me engano.

"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Zato-one escreveu:carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Gregor Mendel é o pai da genética. Mas n sei se era teólogo, mas era padre, se n me engano.
Sim, mas ... em que o fato de ser teólogo ou padre contribuiu para suas pesquisas?
O padre Landell de Moura, no Brasil, fez transmissões de rádio de um ponto a outro da cidade de S.Paulo antes de Marconi. O populacho pensou que era bruxaria e quebrou o laboratório dele. O bispo mandou que ele parasse com besteiras e se ocupasse das missas. Suas pesquisas foram vendidas para a Marinha americana.