"Não se pode confiar em Deus", diz Saramago!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: "Não se pode confiar em Deus", diz Saramago!!!

Mensagem por Apo »

Zato-one escreveu:Apo, no fim de uma prova de civil hoje, me lembrei do fato que aconteceu na sexta passada. Voltávamos da colação de grau da minha mãe em Artes, e decidimos ir a uma churrascaria. Passava pelo playground, quando vi um gatinho correr pra debaixo do carro estacionado, seguido de um grupo de crianças que gritavam para capturar e bater no gato com pedras e varas. Me detive por um instante próximo ao carro e fiz a cara de reprovação para a garotada, esperando algum incauto se abaixar para arremessar a pedra para que eu pudesse dar aquele sermão. Os garotos ficaram com medo de mim :emoticon12: e desistiram da perseguição, enquanto aguardava meus irmãos chegarem e verificava a integridade do gatinho debaixo do carro. Como não o alcançava e ele tava assustado com tudo próximo, deixei-o lá e entrei na churrascaria, mas fiquei vigiando as crianças do playground através do vidro entre uma garfada e outra, com receio. Só pude ver o gatinho de novo quando terminamos a picanha e a maioria da garotada já tinha ido, e duas meninas de fora desse grupinho o tinham mimado, e ele então as acompanhou no brinquedo, enquanto uma das meninas trazia um pedaço de comida para alimentá-lo. Aí sim pude sair com um alívio na consciência do lugar, pois sabe-se lá o que passava na mente dessa criançada sobre o destino de um pobre filhote de gato vadio com paus e pedras...
Daê associei o comportamento ao "atirei o pau no gato", enquanto que eu fiz a careta ao "boi da cara preta" :emoticon12:
Irônico, hein?

Viu só? É nossa "fantasia" infantil sendo usada para fins "malévolos".
Conhece aquela cantilena que fez parte da vida de muitos: "A velha e a Mosca"?
Adptando fica mais ou menos assim:

"Tava o gato no seu lugar
Vieram as crianças lhe fazer mal.
...
Tavam as crianças no seu lugar ( baixando o pau no gato)
Veio o Zato lhes fazer mal ( mas bem para o gato)
...
O zato nas crianças
As crianças no gato
E o gato a miar!"

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: "Não se pode confiar em Deus", diz Saramago!!!

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:Apo, os riscos que você aponta podem acontecer por exceção. Eu sempre digo que tudo é possível e agora não seria diferente. Talvez um dia apareça um franco atirador no alto de uma torre, ceifando vidas com um potente fuzil semi-automático (com ou sem hífen?), depois de ter descoberto que não foi entregue na porta de casa por uma cegonha. Na verdade, para horror desse jovem perturbado, o pai dele andou pegando a mãe.

Sou de uma geração de adultos normais, com ou sem religião, e todos nós vivemos essas fases. Não consigo imaginar nenhum estrago proveniente de uma “mentira” tão banal. Se é para ser precioso, tudo é mentira, desde o Papai Noel até o Happy Feet. Desconsidere o velho do saco, monstros no armário, bicho papão e inferno. Não é disso que estamos falando. Eu nunca assustei e nunca vou assustar minha filha, nem aprovo tal atitude. O medo, este com certeza, pode causar traumas, pode deixar marcas indissolúveis. Estamos falando de personagens, de companheiros da infância. E a julgar pela idade que as crianças começam a perceber a verdade, essa fase de inocência está cada dia mais curta. Não misture algo tão inofensivo com outras negligências, comumente detectáveis no processo de educação e formação do caráter dos futuros adultos.

Deixe de ser encrenqueira.

Eu só disse que não precisamos mentir sobre o que tem uma verdade equivalente e que omitimos para nos safar. É diferente de fantasia.

Isto me lembra bem um caso.
Uma amiguinha de minha filha era muito, muito mentirosa e as crianças se irritavam com ela na escola. Como éramos vizinhos de porta, minha filha se irritava mais, óbvio.
Exemplos:
1. A Pocahontas é uma índia. Todas as crianças sabiam disto.
Como a tal menina não viu o filme, disse numa conversa que a personagem era loira.
Quando desmentiram ela, ela se saiu com outra mentira cabeluda:
- Mas eu vi em Niterói...lá a Pocahontas era loira. :emoticon5:

2. Minha filha foi dormir na casa dela e esqueceu lá a camisetinha do pijama ( da Minnie).
Minha filha pediu de volta e ela disse que não tinha visto. Mas falei com a mãe e mãe viu e ficou de mandar.
Dias depois, a menina foi brincar no play-ground com a camiseta.
Eu e minha filha vimos e minha filha disse:
- Ana, o meu pijama que tu falou que não tinha visto...
- Não...não é teu...eu comprei na Disney... :emoticon5:

Conclusão: ela mentia e achava que todos acreditavam nas mentiras, mesmo pagando mico.
Depois disto, falei para a mãe dela ( que estava junto e viu a filha mentindo descaradamente) e a mãe da menina me respondeu:
- Criança não mente...fantasia. :emoticon5:

Esta mesma mãe, fumava e bebia durante as 2 gestações e amamentações. Quando questionada por um grupo de mães ( inclusive médicas) ela respondeu o seguinte:
- Meu médico me disse que A MINHA PLACENTA É IMPERMEÁVEL...

Ou seja, esta é a receita de como criar filhos mentirosos.
Imagem

Trancado