Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Fernando, tem como você testar o dd do seu Ubuntu? É que tentei aqui pelo liveCD e não aparece nada, só um prompt com um "enter" vazio (tipo CR sem comando no modo dos...) Man tambném não tem...

Use "dd --help"

Ok, vou tentar. Mesmo assim, não era para quando eu digitasse dd [enter] ele "avisar" alguma coisa? Ou o dd é assim mesmo?

Acho que é assim mesmo. Interface porca. No mínimo, na falta de parâmetros, deveria aparecer a listagem do "help", como nos demais comandos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Acho que é assim mesmo. Interface porca. No mínimo, na falta de parâmetros, deveria aparecer a listagem do "help", como nos demais comandos.

Ou no mínimo ago do tipo "bad arguments or no parameters"

Coisa engraçada. Já é o terceiro HD em menos de um mês que é interpretado como BAD pelo SMART, todos da SAMSUNG e relativos à mother board Gigabyte. O primeiro foi aquele de 10G que eu comentei que dava problemas com o Fedora. Depois foi este problema do HD com o XP e que está funcionando com o Ubuntu (e que agora me lembrei que ativei na BIOS o SMART antes de mandar instalar o Ubuntu nesta ultima vez) e agora fiquei sabendo que o PC do amigo meu que havia queimado a MB por causa da fonte (esta eu não contei porque não se tratava de Linux e é o cara que me emprestou a placa de som para testes....) e que foi assim:
Queimou a MB dele. Ele comprou outra semi nova. Daí me levou o HD dele para testar na minha máquina. Ele havia dito que não conseguia instalar o XP no HD (olha só, a mesma coisa que futuramente aconteceria com o PC do amigo com Ubuntu...). Na minha máquina, formatou e instalou o XP (eu havia habiitado o SMART por causa do Fedora estar acusando problemas no HD, lembra? ...)
Chegou na casa dele não funcionou, travava. Ele levou a MD de volta para o cara e depois de muito fusuê "concluiram que era o HD".
Pedi para ele verificar so na MB dele o SMART está habilitado. Se não estiver e, analisando estes três fatos conjuntamente, estou quase querendo admitir que ou o SMART está apresentando inconsistência ou a BIOS da Gigabyte pode estar apresentando alguma anomalia.
Já li muita gente dizendo que o SMART é absoluto e não apresenta falha MAS, também fiquei sabendo de falha grave nos Hds da SEAGATE que vieram com bug nos firmware dos HD EXATAMENTE relativos ao SMART. E também vi casos com HD da SAMSUNG. Levando em consideração ainda que a SEAGATE não fabrica chip de firmware e arrisco dizer que seja uma ou duas empresas no máximo que fabriquem estes (China?) estou mesmo quase certo de que o SMART não seja tão à prova de falhas assim.

O que vocês acham ?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Acho que é assim mesmo. Interface porca. No mínimo, na falta de parâmetros, deveria aparecer a listagem do "help", como nos demais comandos.

É deu certo o dd --help. Mas aqui no Ubuntu o man dd funciona. Isto está ficando perigoso para os Linux ou seja, esta incompatibilidade de padrões. Já estão dizendo que o Fedora é uma versão Alfa do RedHat e cheia de bugs. O pior é que estou quase concordando. O Mandriva está dando umas travadas brabas no KDE (estava, instalei o Ubuntu por cima...)

EDITADO: "Depois vou instalar o Mandriva em paralelo para brincar um pouco..." Acho que não vou não...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Já li muita gente dizendo que o SMART é absoluto e não apresenta falha MAS, também fiquei sabendo de falha grave nos Hds da SEAGATE que vieram com bug nos firmware dos HD EXATAMENTE relativos ao SMART.

Uma certa quantidade de HDs da Seagate veio com defeito. Um colega meu está aos poucos recuperando os dados que jogou nele. Aos poucos porque ele só funciona por um tempo: assim que esquenta, emperra.

Por outro lado, se o HD for SATA, há algumas MB que só enxergam IDE. Eu tinha uma que permitia upgrade da BIOS, mas ela "reverteu" depois de um tempo. Engraçado que funcionava com o Linux, mas não com o Windows. Para o Windows, o HD simplesmente não estava lá.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu: Engraçado que funcionava com o Linux, mas não com o Windows. Para o Windows, o HD simplesmente não estava lá.

Li sobre isso também...

Bem, fiz as pazes com o Urubu e quero mantê-lo como "primário". Testes mesmo só com os "outros".

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

estou numa jornada infeliz de achar um linux para pendrive...

ja achei varias versoes mas sempre tem algo q n gosto... :emoticon5:

tenho prerencia pela interface xfce e q nao passem de 500mb "instalado" no pendrive (se possivel)

se alguem tiver sugestões :emoticon16:

levando em consideraçao q o pendrive eh de 2gb...

em ultimo caso to pensando em comprar um de 4gb logo e por xubuntu :emoticon33:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:estou numa jornada infeliz de achar um linux para pendrive...

me too

Reid escreveu:ja achei varias versoes mas sempre tem algo q n gosto... :emoticon5:

ainda não tive tempo de colocar...

Reid escreveu:tenho prerencia pela interface xfce e q nao passem de 500mb "instalado" no pendrive (se possivel)

Baixei um para testar mas não lembro o nome pois está no trabalho. Depois eu posto aqui...

Reid escreveu:se alguem tiver sugestões :emoticon16:

Acho que nem o Fernandão testou isso ainda...

Reid escreveu:levando em consideraçao q o pendrive eh de 2gb...

Vai ter que ser pequeno mesmo...

Reid escreveu:em ultimo caso to pensando em comprar um de 4gb logo e por xubuntu :emoticon33:

Então compra um já com Linux. Daí não precisa esquentar a cuca.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:

Não testei, mas tenho um artigo sobre o assunto:
http://www.guiadohardware.net/dicas/ubu ... drive.html

E há outros.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:

Não testei, mas tenho um artigo sobre o assunto:
http://www.guiadohardware.net/dicas/ubu ... drive.html

E há outros.

Aqui no próprio Ubuntu tem um assistente de USB inicializável. Ainda não testei...

Imagem

Johnny

Fernando, me acuda...

Mensagem por Johnny »

Fernando. O Mandriva está show, testei e retestei em casa, testei o virtualbox e mais uma caralhada de coisas e concluí que era o melhor a se instalar na casa daquele colega meu.
E fiz (cagada...). Na instalação perguntou se era para usar a instalação existente, todo o disco ou particionamento manual. Como estava com pressa, achei (putz) que era para usar a partição atual e ele mostraria a ferramenta de partição para redimensionar, etc e tal e, bem, acabou como o Ubuntu. Mas não tinha nada de importante lá.
Continuando...deixei lá baixando as atualizações mas de cara já vi um probleminha. Não reconhece automaticamente a Lexmark x2690 dele e no CD da mesma não vieram os drivers (coisa que nas "Z" vinham :emoticon21: )
Daí procurei alguma coisa e me deparei com esta...

....COISA!!!

Se for isso mesmo eu TOFU (vou ver se acho outra coisa)

Passo a passo.
Baixe do site internacional da Lexmark o driver e desconpacte
unzip -x lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb.sh.zip

Descompacte novamente na pasta lexmark (ou o nome que quiser dar)
sh lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb.sh --target lexmark

abra o arquivo run.lua e vá para linha 1029
kwrite lexmark/config/run.lua &

altera esta linha de:
cpu_speed = tonumber( shell_execute("grep -i 'cpu MHz' /proc/cpuinfo | head
-n1 | awk -F: '{ print $2 }'")[1] ) -- in MHz

para:
cpu_speed = tonumber( shell_execute("grep -i 'cpu MHz' /proc/cpuinfo | head
-n1 | awk -F: '{ print $2 }' | sed 's/ *//g' ")[1] ) -- in MHz

salve o arquivo e rode o startupinstaller.sh como root
sudo lexmark/startupinstaller.sh

depois disso se continuar dando erro, anote o número da linha e tente comentar a linha com erro, usando "--".
No meu caso comentei as linhas:

-- print('cpu speed = ' .. cpu_speed .. ' MHz')
e
--if processsor_speed < 500 or ram_size < 134217728 then
-- print('processsor_speed < 500 or ram_size < 128MB')
-- return false
--end

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Fernando, me acuda...

Johnny escreveu:Continuando...deixei lá baixando as atualizações mas de cara já vi um probleminha. Não reconhece automaticamente a Lexmark x2690 dele e no CD da mesma não vieram os drivers (coisa que nas "Z" vinham :emoticon21: )

....COISA!!!

Significa que os fabricantes de hardware continuam se lixando para os usuários de Linux (exceto, é claro, os de equipamentos de servidor, como placas de rede, senão estavam roubados).
Para o Zé Ruela que comprou o PC na loja da esquina, driver de Windows já está bom...

Johnny

Re: Fernando, me acuda...

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Continuando...deixei lá baixando as atualizações mas de cara já vi um probleminha. Não reconhece automaticamente a Lexmark x2690 dele e no CD da mesma não vieram os drivers (coisa que nas "Z" vinham :emoticon21: )

....COISA!!!

Significa que os fabricantes de hardware continuam se lixando para os usuários de Linux (exceto, é claro, os de equipamentos de servidor, como placas de rede, senão estavam roubados).
Para o Zé Ruela que comprou o PC na loja da esquina, driver de Windows já está bom...

Pelo jeito a MS vai continuar a dominar o mercado por um loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooongo período. Ainda mais se for confirmado que o W7 será tão bom assim. Uns torcem o nariz, outros aprovam.

Mas voltando Fernando: O Driver pelo que entendi existe no site da LexMark. Só não entendi por que toda esta complicação para instalar. Não está em RPM? Hoje vou ver mais alguma coisa lá. De qualquer forma já estou com um XP VDI (virtualbox) engatilhado. Na pior das hipófises...apelo mesmo.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Well....depois de muito procurar e nada de encontrar...fui instalar o XP. Instalou. Cheguei em casa e...meu colega: Travou tudo aqui, melhor voltar o Urubutu.
Tá, deixei um CD aí, desligue o PC com o CD no drive e siga as instruções.

Meia hora depois....
Tá aparecendo uma tela preta e nada do Urubutu carregar.

Hum...embrulhe sua máquia e leve na assistencia técnica. Dar pau com TRÊS SOs diferentes não é nada normal.
Abraços...

Agora é esperar.

Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Um detalhe, interessante mencionar. Um truque que eu geralmente faço é colocar um CD de knoppix ou kurumin numa máquina para aproveitar depois os arquivos de configuração em outra distribuição que for ficar instalada (e que por algum motivo não tenha conseguido se auto-configurar idealmente em algum aspecto), mas uma vez com um laptop isso não deu certo para o xorg.conf. Colocando o do knoppix no ubuntu, resultava numa tela "preta" (na verdade uns "[d]efeitos especiais" de LCD).
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

zumbi filosófico escreveu:Um detalhe, interessante mencionar. Um truque que eu geralmente faço é colocar um CD de knoppix ou kurumin numa máquina para aproveitar depois os arquivos de configuração em outra distribuição que for ficar instalada (e que por algum motivo não tenha conseguido se auto-configurar idealmente em algum aspecto), mas uma vez com um laptop isso não deu certo para o xorg.conf. Colocando o do knoppix no ubuntu, resultava numa tela "preta" (na verdade uns "[d]efeitos especiais" de LCD).

CAra, tenho aqui o Ubuntu 9.04 e o Mandriva. Não tem comparação. O Mandriva está bem maduro e até agora não tive problemas com ele. Já o Ubuntu, bem, até consegui "instalar" o Broffice mas daquele jeito insano, não aparece no menu e não tem atalho automático para aplicativos de planilha, doc, etc. E ainda por cima o desgraçado do Ubuntu não permite alterar os ícones dos atalhos colocados.
Quem quiser comprar um PC com Linux, tem que comprar um técnico junto, e dos bons.
Como já me conheço, vou deixar isso para um dia que eu estiver com paciência, antes que eu faça como sempre....detone...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

zumbi filosófico escreveu:Um detalhe, interessante mencionar. Um truque que eu geralmente faço é colocar um CD de knoppix ou kurumin numa máquina para aproveitar depois os arquivos de configuração em outra distribuição que for ficar instalada (e que por algum motivo não tenha conseguido se auto-configurar idealmente em algum aspecto), mas uma vez com um laptop isso não deu certo para o xorg.conf. Colocando o do knoppix no ubuntu, resultava numa tela "preta" (na verdade uns "[d]efeitos especiais" de LCD).

Os monitores LCD às vezes não funcionam se a resolução estiver errada, mesmo no Windows.
A solução é usar provisoriamente um monitor CRT para ajustá-la e depois voltar ao LCD.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:

Os monitores LCD às vezes não funcionam se a resolução estiver errada, mesmo no Windows.
A solução é usar provisoriamente um monitor CRT para ajustá-la e depois voltar ao LCD.

Quero ver fazer isso daqui a 3 anos, quando todos os TRCs estiverem no ferro velho...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Em breve: Windows 7 - O inicio... :emoticon12:

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:A solução é usar provisoriamente um monitor CRT para ajustá-la e depois voltar ao LCD.

Quero ver fazer isso daqui a 3 anos, quando todos os TRCs estiverem no ferro velho...

As empresas de Hollywood que produzem desenhos animados estocaram CRTs. Elas acham que os monitores LCD distorcem as cores.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:A solução é usar provisoriamente um monitor CRT para ajustá-la e depois voltar ao LCD.

As empresas de Hollywood que produzem desenhos animados estocaram CRTs. Elas acham que os monitores LCD distorcem as cores.

Acham? Será que eles conhecem os da Sony? Aliás, alguém daqui já viu os LCD-HD da Sony? Putaquelamerda, que definição...e que cores. Bem, Hollywood então vai ficar fazendo filmes para TRC, fazer o que...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:As empresas de Hollywood que produzem desenhos animados estocaram CRTs. Elas acham que os monitores LCD distorcem as cores.

Acham? Será que eles conhecem os da Sony? Aliás, alguém daqui já viu os LCD-HD da Sony? Putaquelamerda, que definição...e que cores. Bem, Hollywood então vai ficar fazendo filmes para TRC, fazer o que...

Não basta as cores serem maravilhosas e chamativas: elas têm que ser fiéis.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:As empresas de Hollywood que produzem desenhos animados estocaram CRTs. Elas acham que os monitores LCD distorcem as cores.

Não basta as cores serem maravilhosas e chamativas: elas têm que ser fiéis.

Fiéis baseado em quê? Em instrumentos ou no olho humano? Além do mais, em qual temperatura de cor se define uma cor "fiel"

Sem falar que, tirando o cinema, os televisores em pouco tempo serão todos LCD.

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apenas para aqueles que quiserem ver o Programa Trend Makers, no qual Wharrisson Lacerda entrevista Fábio Filho, Diretor de Negócios para a América Latina da Canonics, empresa com sede em Londres, a qual oferece suporte aos programas Linux.

Quem vê o cara falando, acredita mesmo que o Ubuntu é a oitava maravilha do mundo :

http://olhardigital.uol.com.br/trend_ma ... UX+POPULAR

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:Apenas para aqueles que quiserem ver o Programa Trend Makers, no qual Wharrisson Lacerda entrevista Fábio Filho, Diretor de Negócios para a América Latina da Canonics, empresa com sede em Londres, a qual oferece suporte aos programas Linux.

Quem vê o cara falando, acredita mesmo que o Ubuntu é a oitava maravilha do mundo :

Bem, sinceramente eu prefiro o Ubuntu ao Fedora. E prefiro o Mandriva ao Ubuntu. Mas se eu não pudesse de jeito nenhum ter um SO MS em minha máquina, ficaria com Mandriva e Ubuntu, cada um com suas qualificações.

O Fedora foi literalmene CAGADO! Imagine um Windows ME e que você não saiba operar. É o Fedora. O Kurumin estava indo tão bem. Mas o Mukiranamotto percebeu que fazer coisas de gratis não enche a barriga.

E assim caminha o mundo do software livre.... :emoticon12:

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Johnny escreveu:
Benetton escreveu:Apenas para aqueles que quiserem ver o Programa Trend Makers, no qual Wharrisson Lacerda entrevista Fábio Filho, Diretor de Negócios para a América Latina da Canonics, empresa com sede em Londres, a qual oferece suporte aos programas Linux.

Bem, sinceramente eu prefiro o Ubuntu ao Fedora. E prefiro o Mandriva ao Ubuntu. Mas se eu não pudesse de jeito nenhum ter um SO MS em minha máquina, ficaria com Mandriva e Ubuntu, cada um com suas qualificações.

O Fedora foi literalmene CAGADO! Imagine um Windows ME e que você não saiba operar. É o Fedora. O Kurumin estava indo tão bem. Mas o Mukiranamotto percebeu que fazer coisas de gratis não enche a barriga.

E assim caminha o mundo do software livre.... :emoticon12:

Sabe de uma coisa que Eu não entendo? Se o Linux tá sempre dando problemas de compatibilidade, é bem complicado para o usuário comum ( Fico imagininando meu pai aprendendo a mexer com o computador com o Linux embarcado, vai desistir no primeiro bug ), por que Você e o Fernando ( citando apenas os mais conhecidos ) ainda insistem com esse Sistema Operacional ?

É algum carma que Vocês estão pagando ou é uma missão redentora em favor de nós, os pobres mortais clientes fiéis do titio Bill Gates? :emoticon22:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Trancado