Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Márcio »

pessoa de fé escreveu:Cade o Márcio ? eu gosto dos comentários dele

Eu esvaziei minha mente, joguei fora os rótulos e conceitos, abandonei as nomenclaturas.
Perdí minha individualidade, afinal tudo aquilo que me define é justamente aquilo que me confunde, que me faz pensar.
Sem meus rótulos e conceitos, não consigo entender o que você diz, quanto mais comentar.

É sério!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Márcio escreveu:

Eu esvaziei minha mente, joguei fora os rótulos e conceitos, abandonei as nomenclaturas.
Perdí minha individualidade, afinal tudo aquilo que me define é justamente aquilo que me confunde, que me faz pensar.
Sem meus rótulos e conceitos, não consigo entender o que você diz, quanto mais comentar.

É sério!

Resumindo os pensamentos do mestre, em meio ao árduo treinamento:
"Seja uma árvore, pequeno gafanhoto."

Isso mesmo, você vira uma peça, instrumento, algo manipulável pelo que estar por vir. É como uma hipnose, lavagem cerebral, em que você reescreverá os seus conceitos. :emoticon13:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Márcio escreveu:

É sério!

Márcio, ele ( pessoa de fé ) jurou que tinha encontrado em ti um parceiro de "viagem". :emoticon22:

Só falta dizer que livre de rótulos, teria que entender o que ele "propõe".

Acho que com este teu post, vais dar um nó naquela cabeça. :emoticon1:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Vamos tentar começar tudo do zero, porque assim tá uma zona.
Sr.(a) Pessoa de Fé, por favor, qual o seu real objetivo aqui no forum?
Imagem

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Quando respondi esta pergunta feita outra vez aqui, algumas pessoas se ofenderam, me rotularam até mesmo como arrogante, mas a mente é tão rapita em jugar, e tão sem interesse em querer “entender” que não teve uma só alma que perguntou: “o que vc quis dizer com isso?”.

- Não tenho objetivo nenhum algum aqui, se tivesse já estaria“decepcionada” (foi o que respondi). Isso de forma alguma é desmerecer alguem, isso é repeito por todos. É o ego quem cria objetivos, é ele que se orgulha quando as coisas estão servindo a seus propositos e tb se decepciona quando não colhe o que queria. Existem inúmeras pessoas com objetivos “nobres”, mas por mais nobre que seja, se a mente criou um objetivo, só pode ter vindo de uma mente mediocre.

Mas para algumas mentes, que vivem presas a ilusões de objetivos e conquistas, não conseguem admitir que alguem esteja naquele lugar sem objetivo algum,...como um pássaro que pousa em uma janela e simplesmente canta, e depois......vai embora.

- E afirmei que percebo que: as pessoas se apegam a “ismos”, se rotulam, criam padrões de perguntas e respostas; se agarram as experiencias de outros e até delas mesmas; se orgulham de estarem cheias de conhecimentos inúteis; que as pessoas por exercitarem o intelecto estão ficando insensíveis; se agarram a convicções; não investigam; que estão “felizes” em suas vidas medíocres, não percebem o quanto estão condicionadas; deixaram de pensar; não querem descobrir porque temem; por que são tão agressivas, e etc.

Objetivo? Nenhum! Apenas cantando.....

Sobre “começar do zero”, sempre estou “começando” do zero, esta é a graça de não se ter objetivo.
Posso largar tudo que afirmei e passar a investigar do “zero”, sempre atenta, aberta, livre, em um constante “fluir”, pois é assim que é o “viver”, nunca estagnada, nunca convicta, e esta é a única forma de acompanhar o “milagre” do viver.

É claro que talvez o “investigar” o sentido que a emprego seja diferente. Por isso digo que se o que adquiriu não te fez se autoconhecer, neste caso foi perda de tempo.

Um crente, um catolico, um ateu, sejá lá qual for o “ismo” ou o rótulo que adotou, encontrará em mim uma questionadora,.... “questionadora”.... não “critica”.

E só se ofenderá (sem necessidade) aquele que não acordou pra beleza da “questionara”, do questionar que liberta, não este que te mantem convicto por não ter encontrado a resposta, ou...te-la encontrado.

Espero que tenha ficado claro agora e possamos continuar sem agressões e sem levar a discussao para o lado pessoal.

Apo

Mensagem por Apo »

Estamos discutindo política atualmente. Coisa que você vai gostar porque envolve muita fé cega.
Este seu tópico já deu o que tinha que dar. Vá noutro tópico, e falemos sobre economia mundial.

:emoticon45:
Imagem

pessoa de fé

Com certeza, e obrigada pelo convite, apenas quis responder, deixar tudo claro e que ótimo que não precisamos mais de ofensas e agressões
+

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM.

PREMISSAS.

1-Tudo que tem princípio de existência tem uma causa além de si,desde que o nada não existe e não pode causar,e não é possível existir antes da própria existência para causá-la.

2-Por amor à tese da eternidade a eternidade passada não pode ser definida como infinita,mas limitada,pois a introdução de um limite no passado implica em um princípio absoluto de existência.Logo a eternidade passada deve ser definida tanto infinita quanto ilimitada.

3-A partir da contabilidade do Tempo em dias como analogia temos que é totalmente impossível ter havido infinitos dias no passado pois então uma quantidade ilimitada de dias teria de preceder o dia de Hoje,o que tornaria o dia de Hoje eterna e infinitamente distante de ocorrer.Além disso a quantidade absoluta de dias percorridos é limitada pelo dia de Hoje,de onde se conclui que existe apenas uma série limitada de dias percorridos antes de Hoje.

CONCLUSÕES.

1-Todas as partes espaço-temporais do Universo tiveram princípio.Uma outra causa espaço-temporal não explicaria a existência das partes espaço-temporais pois também teria tido princípio.Logo a criação foi originada por uma Causa eterna e ilimitada, que transcende o Universo de Espaço-Tempo.

2-Esta Causa,por ser ilimitada, é a Única Causa Primeira, pois duas ou mais Causas se limitariam mutuamente no Tempo e no Espaço.

3-Esta Causa permaneceu imutável ao criar pois ela contém em Si o Universo de Espaço-Tempo,unificando assim todos os momentos finitos e consecutivos em apenas um momento inalterável.

4-Lembrando que a Causa Primeira é imutável,temos que se ela fosse impessoal e eterna coexistiria eternamente com seu efeito desde que o efeito viria automatica e imediatamente da sua Causa.Conclui-se então que a Causa Primeira é pessoal e que a criação foi necessariamente a opção livre de um ser auto-consciente.

5-Quer seja considerada o Universo como um Todo ou uma Causa Transcedente a Causa Primeira permanece pessoal, pois não é correto generalizar as características das partes aplicando-as ao Todo.O Todo pode ser pessoal mesmo que suas partículas fundamentais sejam impessoais, assim como um piso de lajotas pode ser quadrado mesmo que seja constituído de lajotas redondas.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo

Mensagem por Apo »

Encosto dando corda. :emoticon12:

Mas tudo bem, ela não vai entender nada disto mesmo, vai tontear e fugir.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:É o ego quem cria objetivos, é ele que se orgulha quando as coisas estão servindo a seus propositos e tb se decepciona quando não colhe o que queria. Existem inúmeras pessoas com objetivos “nobres”, mas por mais nobre que seja, se a mente criou um objetivo, só pode ter vindo de uma mente mediocre.

É a sua opinião.
pessoa de fé escreveu:Mas para algumas mentes, que vivem presas a ilusões de objetivos e conquistas, não conseguem admitir que alguem esteja naquele lugar sem objetivo algum,...como um pássaro que pousa em uma janela e simplesmente canta, e depois......vai embora.

Eu tenho objetivos. Se você não tem, não critique quem tem.
pessoa de fé escreveu:- E afirmei que percebo que: as pessoas se apegam a “ismos”, se rotulam, criam padrões de perguntas e respostas; se agarram as experiencias de outros e até delas mesmas; se orgulham de estarem cheias de conhecimentos inúteis;

Defina "conhecimentos inúteis".
pessoa de fé escreveu: que as pessoas por exercitarem o intelecto estão ficando insensíveis; se agarram a convicções; não investigam; que estão “felizes” em suas vidas medíocres, não percebem o quanto estão condicionadas; deixaram de pensar; não querem descobrir porque temem; por que são tão agressivas, e etc.

Com isto, você já definiu objetivos. Está sendo contraditório.
pessoa de fé escreveu:Sobre “começar do zero”, sempre estou “começando” do zero, esta é a graça de não se ter objetivo.
Posso largar tudo que afirmei e passar a investigar do “zero”, sempre atenta, aberta, livre, em um constante “fluir”, pois é assim que é o “viver”, nunca estagnada, nunca convicta, e esta é a única forma de acompanhar o “milagre” do viver.

Cada um com seus objetivos. O seu é não evoluir mentalmente.
pessoa de fé escreveu:É claro que talvez o “investigar” o sentido que a emprego seja diferente. Por isso digo que se o que adquiriu não te fez se autoconhecer, neste caso foi perda de tempo.

Tentar se autoconhecer é um objetivo.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Olá Pessoa de Fé,

Sinta-se a vontade para continuar o assunto caso deseje.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon12:

A Sal é engraçada com a postura caridosa dela ( não leva a mal, sal, é brincadeira ). Mas que é engraçado, é.

O pessoa não tem assunto. Bate numas teclas sempre no mesmo tópico, sem objetivo algum, quase como se fosse um autômato. A falta de objetividade dele é notória.

Mas, sejamos caridosos com os irmãos: Pessoa de Fé, pode continuar a deitar conversa. O tópico promete umas 156 páginas de nada.

Ainda continuo achando que o cara é discípulo do OSHO ou coisa que valha. Ou seja, está com a cabeça oca como o vento.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:O pessoa não tem assunto. Bate numas teclas sempre no mesmo tópico, sem objetivo algum, quase como se fosse um autômato. A falta de objetividade dele é notória.

Mas foi o que ele disse: "Ter objetivos é coisa de mentes medíocres".

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

É simples Apo, esse espaço é e sempre foi conhecido na internet por algo chamado liberdade de expressão.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:O pessoa não tem assunto. Bate numas teclas sempre no mesmo tópico, sem objetivo algum, quase como se fosse um autômato. A falta de objetividade dele é notória.

Mas foi o que ele disse: "Ter objetivos é coisa de mentes medíocres".

Pois pra mim isto é papo de doido. Ponto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:É simples Apo, esse espaço é e sempre foi conhecido na internet por algo chamado liberdade de expressão.

Ah, sal...pára com isto...O cara é pra lá de Marrakesh. Vai dar corda prum doido destes? Só falta dizer que via pública também é lugar de livre expressão daqueles pastores malucos que ficam berrando e pregando. É, pode gritar. Mas que é ridículo é.

Mas no caso DO pessoa de fé, ele ainda entrou aqui com o tal ar professoral ( que ele nega, óbvio) e só enche morcilha com baboseiras.

Tomo a liberdade de expressão de dizer que ele não contribui com nada. É uma maníaco compulsivo que se acha o sabetudo e ateus são seres impossíveis.
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

O ENCOSTO escreveu:ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM.

3-A partir da contabilidade do Tempo em dias como analogia temos que é totalmente impossível ter havido infinitos dias no passado pois então uma quantidade ilimitada de dias teria de preceder o dia de Hoje, o que tornaria o dia de Hoje eterna e infinitamente distante de ocorrer. Além disso a quantidade absoluta de dias percorridos é limitada pelo dia de Hoje, de onde se conclui que existe apenas uma série limitada de dias percorridos antes de Hoje.

Isso é muito interessante. Merece atenção.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Ayyavazhi escreveu:
O ENCOSTO escreveu:ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM.

3-A partir da contabilidade do Tempo em dias como analogia temos que é totalmente impossível ter havido infinitos dias no passado pois então uma quantidade ilimitada de dias teria de preceder o dia de Hoje, o que tornaria o dia de Hoje eterna e infinitamente distante de ocorrer. Além disso a quantidade absoluta de dias percorridos é limitada pelo dia de Hoje, de onde se conclui que existe apenas uma série limitada de dias percorridos antes de Hoje.

Isso é muito interessante. Merece atenção.

Esse tempo contado em dias se refere ao movimento do planeta que teve um início e não tem existência infinita. Logo...
E o tempo se refere ao movimento em sí, geralmente da matéria, e parece que surgiu com o universo. O que havia antes do universo?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

pessoa de fé

Oi Fernando ! Que bom que vamos trocar idéias

Fernando Silva escreveu: É a sua opinião.

Neste caso, quem cria objetivos, para vc?
Quem é esse que está sempre tentando se tornar respeitável, mais importante, sobreviver seja nesta vida ou numa suposta? Vc certamente já reparou nos desejos que a maioria tem, sendo assim a maioria não é a media? Se todos os desejos sendo diferentes ou não partem do mesmo “que deseja”, este não se iguala a maioria, independente dos objetivos? são diferentes o seus da maioria?
Mediocridade é estar na media, não estou dando um significado ofensivo, significa apenas “estar na media”.

Fernando Silva escreveu: Eu tenho objetivos. Se você não tem, não critique quem tem

Não estou criticando, se quer ter um ou vários objetivos tudo bem é problema seu, e talvez seja igual a de muitos e estes muitos talvez entraram ou entrarão em conflitos com vc para conseguirem realizar os deles e....

Fernando Silva escreveu: Defina "conhecimentos inúteis".

Exemplos?: principalmente aqueles que decorou informações para se sentir importante. Um amiga minha começou aprender tudo sobre vinhos, e olha que ela nem gosta de vinho...rs. Mas isso a deixa com um ar “de...” numa conversa...rs.

Informações onde sejam irrelevantes em suas vidas, onde apesar de todo o conhecimento acumulado, ela não sabe nada sobre ela mesma, então só gera conflitos e não sabe como lhe dar com a vida. Uma vez ela estava muito mais muito mesmo desanimada com a vida, conflitos terríveis com o seu marido e família, eu simplesmente perguntei: há alguma coisa que vc aprendeu sobre vinhos que pode lhe ajudar nos conflitos que surge na sua vida? Ela ficou quieta.

É claro que este conhecimento a ajudaria de repente numa profissão, mas acumular simplesmente para se engrandecer é inútil, mesmo que ache que não, e a vida lhe prova em um dado momento.

"Definir conhecimentos inúteis ?" é o que sugeriu, agora responda pra vc mesmo, pois as vezes é meio complicado perceber a inutilidade do conhecimento, hoje como nunca, é até admirado e estimulado o acumulo de conhecimentos. Há pessoas que sabem tudo sobre átomos e tudo o mais, mas não sabem viver, não sabem amar, não são sensíveis a beleza da existência, não há muitas vezes como estes conhecimentos lhe trazerem paz.

Há pessoas que podem fazer palestras sobre a violência, seus conhecimentos geraram ideias para acabar com a violência, mas ela mesma continuam sendo violentas, e o que é pior: não tem conhecimento disso.

Há pessoas que “decoraram” ou estudam os livros “sagrados”, mas são “vazias”, feias por dentro.

Não percebem o quanto estão condicionadas; deixaram de pensar; não querem descobrir porque temem; por que são tão agressivas, e etc.

pessoa de fé

Fernando Silva escreveu:
Com isto, você já definiu objetivos. Está sendo contraditório.

Sim parece né?! Mas este é o problema de se usar palavras, e principalmente estar apegado a elas.
Podemos de repente “querer” descobrir por que tememos, mas sem objetivo? Digo, não para acabar com ele, ou se apegar a ele ou outra coisa, mas simplesmente estar atento e perceber por que ele esta presente?

Há uma “energia” que impulsiona, flui, nos deixa vivos e atentos para aprender, descobrir, mas ela não tem ligações alguma com objetivos. Esta “energia”, surge quando estamos “atentos” diferente de querer, ter objetivos, propósitos. Muitos males teriam sidos evitados se simplesmente ao invés de criarem objetivos apenas houvessemos ficados “ATENTOS”. Usei a palavra “querem” simplesmente por ser muito dificultoso expor isso e encontrar uma palavra mais eficiente, agora não sei se consegui fazer com que a palavra “energia impulsionadora” faça com que fique mais claro. Mas que fique claro que o que é descrito não é “O QUE É”.

Não “querer” nada, é o mesmo que morrer, é o morrer do ego, mas se apenas “eliminar o querer” ficará sem vida, uma mente morta, assim como muitoS supostos “religiosos”, budistas, eremitas ou sei lá o quê (apesar que muitos o seu "não-querer" é ainda um "querer"...rs). Mas se compreender de fato o “querer” isso deixará de existir e uma “ENERGIA” o impulsionará por ela mesma, sem interferência do ego.
Isso não é uma teoria para mim.

Fernando Silva escreveu: Cada um com seus objetivos. O seu é não evoluir mentalmente.

E o que é evoluir mentalmente pra vc? É acumular conhecimentos, decorar, falar sobre as experiencias dos outros? O que é evoluir mentalmente pra vc? Diga....

Fernando Silva escreveu: Tentar se autoconhecer é um objetivo.

É o que a maioria da humanidade está tentando fazer?

Como eu disse: É possível alguem “tentar” se conhecer mas sem objetivo? No meu caso, hoje, eu não tento mais me conhecer, o que há é apenas: “se conhecendo”. Isso é o que acontece quando alguém está ATENTO, o conhecimento de si mesmo vai surgindo “sem desejar”.

Enquanto estiver “dormindo” e “querendo” o conhecimento de si mesmo só ira mostrar “sonhos sobre si mesmo”, mas ao estar acordado o conhecimento de si mesmo surge com uma qualidade diferente.

pessoa de fé

Fernando Silva escreveu: O pessoa não tem assunto. Bate numas teclas sempre no mesmo tópico, sem objetivo algum, quase como se fosse um autômato. A falta de objetividade dele é notória.

Eu só tenho que rir desses comentários acima.

Se vocês preferem brincar de paintball quando os crentes aparecem ao invés de conversar comigo eu compreendo. Afinal de contas é mais divertido não é ?

Mesmo assim foi um prazer falar com você.

Apo, sei bem o quanto detesta esse tópico, nao precisa aparecer aqui se nao quiser, pode ficar lá na política mesmo !"

Apo

Mensagem por Apo »

Não é porque eu deteste, não. É porque é um tópico longo demais, sem propósito verdadeiro e já se mostrou irrelevante. Isto porque são páginas e páginas de discurso vazio tentando responder a uma pergunta sem sentido e que não corresponde à verdade.

Aliás, convidei o Pessoa de Fé para debater outros assuntos em outros tópicos ( inclusive nos científicos ou religiosos), mas ele não aparece. Prefere vir aqui no seu cantinho insosso e alimentá-lo com alfacinhas pingadas. Por que tanto apreço por um tópico-zumbi ein?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Enquanto estiver “dormindo” e “querendo” o conhecimento de si mesmo só ira mostrar “sonhos sobre si mesmo”, mas ao estar acordado o conhecimento de si mesmo surge com uma qualidade diferente.

Imagem
Imagem

pessoa de fé

achei que preferia falar dos aviões que o lula vai comprar

Apo

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:achei que preferia falar dos aviões que o lula vai comprar

Depende. Este assunto está em standby. Até que surjam novos fatos.
Imagem

Trancado