Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:Sabe de uma coisa que Eu não entendo? Se o Linux tá sempre dando problemas de compatibilidade, é bem complicado para o usuário comum ( Fico imagininando meu pai aprendendo a mexer com o computador com o Linux embarcado, vai desistir no primeiro bug ), por que Você e o Fernando ( citando apenas os mais conhecidos ) ainda insistem com esse Sistema Operacional ?

É algum carma que Vocês estão pagando ou é uma missão redentora em favor de nós, os pobres mortais clientes fiéis do titio Bill Gates? :emoticon22:

1. Eu não tenho problemas com o Linux que eu não possa resolver, a não ser a falta de alguns programas, como o AutoCAD. Se eu fosse autônomo, usaria o VariCAD para Linux que, inclusive, é mais barato. Na firma, atualmente quase não uso e, se preciso, mudo de máquina.

2. O Linux ainda é mais seguro quanto a vírus e worms. E vai continuar seguro enquanto a maioria dos trapalhões continuar com o Windows. Pensando bem, talvez seja melhor assim.

3. Servidor com Windows é coisa de profissional de TI tapado, em firma rica. É um absurdo comprar um Windows Server caríssimo, que exige despesas constantes com licenças extras a cada aumento de usuários, se a gente pode fazer a mesma coisa ou até melhor com o Linux, inclusive num computador mais fraco.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:
Johnny escreveu:
Benetton escreveu:Apenas para aqueles que quiserem ver o Programa Trend Makers, no qual Wharrisson Lacerda entrevista Fábio Filho, Diretor de Negócios para a América Latina da Canonics, empresa com sede em Londres, a qual oferece suporte aos programas Linux.

Quem vê o cara falando, acredita mesmo que o Ubuntu é a oitava maravilha do mundo :

http://olhardigital.uol.com.br/trend_ma ... UX+POPULAR

Bem, sinceramente eu prefiro o Ubuntu ao Fedora. E prefiro o Mandriva ao Ubuntu. Mas se eu não pudesse de jeito nenhum ter um SO MS em minha máquina, ficaria com Mandriva e Ubuntu, cada um com suas qualificações.

O Fedora foi literalmene CAGADO! Imagine um Windows ME e que você não saiba operar. É o Fedora. O Kurumin estava indo tão bem. Mas o Mukiranamotto percebeu que fazer coisas de gratis não enche a barriga.

E assim caminha o mundo do software livre.... :emoticon12:

Sabe de uma coisa que Eu não entendo? Se o Linux tá sempre dando problemas de compatibilidade, é bem complicado para o usuário comum ( Fico imagininando meu pai aprendendo a mexer com o computador com o Linux embarcado, vai desistir no primeiro bug ), por que Você e o Fernando ( citando apenas os mais conhecidos ) ainda insistem com esse Sistema Operacional ?

É algum carma que Vocês estão pagando ou é uma missão redentora em favor de nós, os pobres mortais clientes fiéis do titio Bill Gates? :emoticon22:

Eu me mantenho atualizado em Linux por causa de dois motivos:

Conhecimento: É sempre bom saber de novas tecnologias e ferramentas, principalmente levando em conta que Linux é ideal para sistemas embracados e redes. E falando em ferramentas, tem distros Linux em que você dá nó em pingo dágua, como já demonstrou o Fernando aqui em vários tópicos. Mas tem que querer aprender a usar. Por exemplo, eu uso um CD bootável do Symantec Ghost para cópia de segurança da partição do meu Windows, com todos os programas e configurações. PAra mim é util, rápido, fácil e sem mistérios. O Linux também tem um monte de ferramentas para isso, mas tem uma que é nativa que se chama diskdruid. Com ele você copia a partição, disco, master boot record e se duvidar, até a bios :emoticon33: Mas não é simples e intuitivo de se usar e tem que ser tudo na linha de comando.

Tendência-1: Empresas migram diariamente para LInux: Extra, Carrefour e muitas lojas de conveniência usam pois precisam apenas de um sistema automatizado de caixa, de rede, de controle de cadastro e clientes, contas e de comércio em geral. Linux sai muito mais barato de lavada. Aplicativos de escritório HOJE não é mais justificável ter um MS Office com o Openoffice 3.X. Claro que o MS Office está umpouco à frente porque tem mais experiência com as necessidades do usuário final. Mas isso apenas para cerca de 5% dos usuários que usam até 30% de toda a funcionalidade do MS Office, isto se levar em conta o Access. Fora isso, não é justificável o custo com licenças para redigir cartinhas, criar apresentações e fazer plainlhas bem elaboradas.

Tendência-2: Como muitas empresas estão reduzindo custos de seu parque de TI, quem sabe quando a empresa em que trabalho irá adotar alguma coisa open source? Então, estarei menos despreparado e isso pode até ser um diferencial num futuro próximo. Exxistem áreas de engenharia em que o Linux não bota o pé pois empresas como SolidWorks, Autodesk, Protel, Adobe, Corel. Tem paliativos? Até tem mas deixam a desejar. E os bons são pagos e não são open source. Rodar em modo virtual? Daí recaímos nas licenças novamente. Mas como já disse, este nicho em que o Linux não bota o pé corresponde a menos de 5% do grupo de usuários ativos. Se HOJE (novamente) a MS bloqueasse seu SO para que nenhum rodasse no modo pirata, Linux seria o novo SO mundial. Mas ela não quer isso, não interessa à ela que o Benetton, o Johnny e o escambau usem MS pirata pois é propaganda gratuita para ela. Quantas vezes você já não ouviu falar de pessoas que comprarar computador com Linux e mandou instalar Windows pirata? E agora o bixo vai pegar pois a Microsoft já avisou que vai fazer uma campanha agressiva com o W7, tanto que a Vivo já está usando o dito cujo. Tem gente que acha o Windows caro. Usuários MAC acham Linux e Windows um monte de bosta dentro de uma lata de lixo vomitada interessante comparação entre Ubuntu e Leopard aqui e olha só o preço de um MAC: R$12 mil (o SO custa 400 reais contra 400 a 800 da MS).

Então-se...
Linux: Ou você é um usuario comum e quando der pau manda para um técnico (onde achar o problema é seu) ou você vira fanático xiita e passa a manjar tudo, lendo, participando de foruns, etc.

Windows: Para quem quer usar o PC e não ter que se preocupar com nada (só com invasão, virus, backup, coisas que sempre foram problemas no mundo de TI)

MAC: Acho que só O Encosto deve gostar desta merda...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:3. Servidor com Windows é coisa de profissional de TI tapado, em firma rica. É um absurdo comprar um Windows Server caríssimo, que exige despesas constantes com licenças extras a cada aumento de usuários, se a gente pode fazer a mesma coisa ou até melhor com o Linux, inclusive num computador mais fraco.

Mas Fernandão, um profissional de TI tapado custa muito pouco perto de um técnico gabaritado em Unix. A licença da MS sai de graça. :emoticon22:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:2. O Linux ainda é mais seguro quanto a vírus e worms. E vai continuar seguro enquanto a maioria dos trapalhões continuar com o Windows. Pensando bem, talvez seja melhor assim.

O Linux é e sempre será seguro. A não ser que um usuário com poderes de super usuário faça merda. Daí não tem quem dê jeito nisso, só Jesus.

Mas a MS está repensando seus SOs. A cada investida ela atinge um nível. Agora, se ela quisesse mesmo, baixaria seus preços e não ia ter quem quisesse pirata. Mas como americano adora gastar fortunas com MAC e MS e ainda por cima esperar de madrugada debaixo da neve, acho que a MS não vai baixar não.

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Sabe de uma coisa que Eu não entendo? Se o Linux tá sempre dando problemas de compatibilidade, é bem complicado para o usuário comum ( Fico imagininando meu pai aprendendo a mexer com o computador com o Linux embarcado, vai desistir no primeiro bug ), por que Você e o Fernando ( citando apenas os mais conhecidos ) ainda insistem com esse Sistema Operacional ?

1. Eu não tenho problemas com o Linux que eu não possa resolver, a não ser a falta de alguns programas, como o AutoCAD. Se eu fosse autônomo, usaria o VariCAD para Linux que, inclusive, é mais barato. Na firma, atualmente quase não uso e, se preciso, mudo de máquina.

Veja, VOCÊ e outros poucos não têm problemas com o Linux. MAS a grande maioria das pessoas teria, pois NINGUÉM é obrigado a entender aquilo que compra. Todos compram equipamentos e serviços para usar e usufruir dos seus benefícios, e não para ficarem consertando probleminhas que só enchem o saco!

Seria o mesmo que, o indivíduo comprasse um aparelho de DVD e tivesse que entender o seu mecanismo de funcionamento. Se desse um problema, ele mesmo deveria abrir o gabinete e consertar tudo, só para não chamar o técnico ou levar para a autorizada. E isso vale para qualquer aparelho ou serviço que a pessoa adquira.

Essa filosofia vale para pessoas que trabalham na TI ou são seus admiradores. Nem todos têm tempo para isso pois trabalham em coisas mais interessantes e menos estressantes.

Fernando Silva escreveu:2. O Linux ainda é mais seguro quanto a vírus e worms. E vai continuar seguro enquanto a maioria dos trapalhões continuar com o Windows. Pensando bem, talvez seja melhor assim.

O windows só deixa de ser seguro se o usuário não mantê-lo atualizado e sem um bom Anti-viris, FireWall e antiSpy protegendo-o.

Aí sim, sem esses acessórios, o usuário do Windows seria um trapalhão.

Tenho windows doméstico desde 2001 e NUNCA, eu disse NUNCA tive o meu micro invadido por nenhum idiota. Com o Windows, já naveguei por mares nunca dantes navegados e perigosos e nunca peguei vírus. Mas é claro, o S.O e os sistemas de proteção estavam em dia, atualizados.

Das poucas vezes que peguei virus, foi quando usava o saudoso Napster para cambiar MP3. Mas aí, nem se Eu usasse o Linux ( nem sei se ele já existia ) não daria para escapar, pois esse tipo de conexão abre portas e o vírus faz a festa.

E o Johnny já vislumbra esse prisma :

Johnny escreveu:
Então-se...
Linux: Ou você é um usuario comum e quando der pau manda para um técnico (onde achar o problema é seu) ou você vira fanático xiita e passa a manjar tudo, lendo, participando de foruns, etc.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Windows 7: Uma mistura de Mac OS, Mandriva mas com muita melhora.

Depois de ficar receoso por muito tempo e depois de muitos elogios de técnicos, amadores e testadores sobre o Novo SO da M$, resolvi ser um colaborador e instalar o bicho.

Instalei pelo próprio XP. Sem delongas, sem demoras. Vai direto ao ponto. Se não encontrou algum driver, te dá o link do g=fabricante e instruções de como proceder. E isso é apenas um release candidate.

Se for instalar alguma coisa, já avisa "você precisa de privilégios de administrador para isso" mais a usual mensagem de que o programa pode ser prejudicial ao seu computador, etc.

Segurança: sei lá.

Velocidade: Com minha máquina não parruda (dual core, 1G ram, sata 80, video on board) está uns 30% mais rápida.

Visual: UAU. Você pode alterar os tamanhos dos icones, ao dar ALT+Tab são mostradas janelas dos programas abertos e nãosó os ícones.

E mais uma caralhada de coisas que ainda não sei pois estou instalando os programs aos poucos. Nã vejo a hora de sair o FPC oficial (FInal Pirate Candidate)

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:E o Johnny já vislumbra esse prisma :
Johnny escreveu:
Então-se...

Certo Bene. Mas tem um detalhezinho que você não disse como resolver: O custo. Um OEM sai barato para o comprador mas uma versão próprietária, a que você instala em qual máquina você quiser como por exemplo uma com 3 licenças para usar numa casa com 3 máquinas, sairá em torno de U$ 300 (U$200 o upgrade) ou seja, com o dolar HOJE a 1,8 temos R$540,00, o que fica um pouco fora da tal "inclusão digital"...MAS, os computadores de baixo custo vêm com OEM e acaba compensando. Se ainda não tivéssemos o Broffice, talvez a solução geram seria mesmo o uso de Linux massivamente. Mas pelo que tenho notado por aí (isso dá nos nervos do Fernando) ainda vai demorar para o Linux ser preferível, enquanto existirem sistemas de drivers fechados e programas de qualidade pagos.

Podem espernear, chorar, mas este nicho (engenharia e etc...) ainda não. Por falar em drivers...meu colega levou o PC para instalar a impressora no Ubuntu e a assistência técnica não dá suporte...tem que pagar à parte cerca de 70 reais. Well, pergunte se não vou tentar empurrar o W7 na máquina dele hoje... :emoticon5:

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Mas pelo que tenho notado por aí (isso dá nos nervos do Fernando) ainda vai demorar para o Linux ser preferível, enquanto existirem sistemas de drivers fechados e programas de qualidade pagos.

Ou seja, enquanto instalarem distribuições de bosta apenas para ganhar o bônus do governo, em vez de uma decente, com todos os drivers e CD de reinstalação.
Os que já vi usando o Linux sem reclamar tinham versões do Mandriva ou do Insigne (Itautec).

Suponho que o povão vai continuar usando Windows, pirata ou não, e pegando vírus que roubam suas senhas.
Em geral, configuram apenas um usuário com poderes de administrador e toda a família usa.
Um dia, descobrem que roubaram o dinheiro da conta bancária porque a máquina está cheia de vírus devido à falta de cuidado do usuário ou de seus filhos.
Já reformatei e reinstalei alguns computadores de colegas de trabalho que caíram nessa. E aproveitei para criar usuários sem privilégios para os filhos e botei senha em tudo.

Acho que o Linux vai comer pelas beiradas e um dia só haverá Windows nos computadores pessoais.
Todo o resto, ou seja, servidores e computadores de empresas terá passado quase todo para Linux.
Isto já vem acontecendo no Brasil, tanto no Estado quanto na iniciativa privada.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Ou seja, enquanto instalarem distribuições de bosta apenas para ganhar o bônus do governo, em vez de uma decente, com todos os drivers e CD de reinstalação.

Perfeito...

Fernando Silva escreveu:Os que já vi usando o Linux sem reclamar tinham versões do Mandriva ou do Insigne (Itautec).

Perfeito(2)

Fernando Silva escreveu:Suponho que o povão vai continuar usando Windows, pirata ou não, e pegando vírus que roubam suas senhas.

Sim, mas nem tanto por ser mais fácil e sim pelas compatibilidade, base de cursos, etc. Mas isso Fernando ATÉ passarem a usar Linux nas empresas e começar a coçar os dedos para querer aprender a fazer caquinha (sem sucesso, claro)

Fernando Silva escreveu:Em geral, configuram apenas um usuário com poderes de administrador e toda a família usa.

Em casa é assim, MAS, bem...eu sou eu...

Fernando Silva escreveu:Um dia, descobrem que roubaram o dinheiro da conta bancária porque a máquina está cheia de vírus devido à falta de cuidado do usuário ou de seus filhos.

Os mesmos que não tem cuidados no que os filhos asistem na TV, na internet...

Fernando Silva escreveu:Já reformatei e reinstalei alguns computadores de colegas de trabalho que caíram nessa. E aproveitei para criar usuários sem privilégios para os filhos e botei senha em tudo.

Eu aprendi muita coisa com Linux assim. Reformatando e reinstalando e só depois pesquisando. E com o Windows a mesma coisa. Até que me ensinaram o ghost. Se eu pegar um virus agora, daqui 10 minutos estou com o sistema funcionando limpinho e sem virus nenhum. Mas isso sou eu e quem conhece além do basico de informatica.

Fernando Silva escreveu:Acho que o Linux vai comer pelas beiradas e um dia só haverá Windows nos computadores pessoais.

Certo...

Fernando Silva escreveu:Todo o resto, ou seja, servidores e computadores de empresas terá passado quase todo para Linux.
Isto já vem acontecendo no Brasil, tanto no Estado quanto na iniciativa privada.

Certo...(2)

Então Benetton, está vendo que o Fernandão parece intransigente, mas no fundo ele não é tanto assim... :emoticon16:

Imagem

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis »

Vocês estão sabendo que o Google tem intenção de lançar um SO compatível com o Windows e grátis?

Será o golpe de misericórdia na MS?

Pedro Reis

Na verdade parece que o GOs será baseado no Ubuntu.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pedro Reis escreveu:Na verdade parece que o GOs será baseado no Ubuntu.

E desde quando um Linux é "compatível" com Windows? :emoticon5:

Além do que a Google não é a estrategista da tal Cloud Computing?

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bem, é aquela história.

O Chrome OS é baseado no Ubuntu que é baseado no Debian que é baseado no GNU SO como está bem explícito no site da GNU SO:

The GNU Project was launched in 1984 to develop a complete Unix-like operating system which is free software: the GNU system.

GNU's kernel isn't finished, so GNU is used with the kernel Linux. The combination of GNU and Linux is the GNU/Linux operating system, now used by millions.

Sometimes this combination is incorrectly called Linux. There are many variants or “distributions” of GNU/Linux.

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Todo o resto, ou seja, servidores e computadores de empresas terá passado quase todo para Linux.

Certo...(2)

Então Benetton, está vendo que o Fernandão parece intransigente, mas no fundo ele não é tanto assim... :emoticon16:

Certo.
Talvez um dia todas as máquinas passem a usar Linux, talvez ... nossos bisnetos verão isso!

Mas até lá Eu e mais de 90% dos usuários do mundo ainda vamos contribuir para aumentar a fortuna do tio Bill. Ah, Eu nem durmo por causa disso. Aquele bilionário malvado, filho do demo!

Apenas para citar um exemplo, veja o que aconteceu com o RCA, quando se aventurou a usar o Linux :

viewtopic.php?f=1&t=16302&p=335347&hilit=linux#p335347

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Pedro Reis

Johnny escreveu:
Pedro Reis escreveu:Na verdade parece que o GOs será baseado no Ubuntu.

E desde quando um Linux é "compatível" com Windows? :emoticon5:

Além do que a Google não é a estrategista da tal Cloud Computing?

Não é compatível.

Na verdade me passaram a informação errada de que o Google estaria planejando lançar um SO
compatível com o Windows. A IBM já tentou isso em idas eras e em tempos jurássicos existiu o DR-DOS.
O DOS da Digital Research.

Mas pesquisando em seguida descobri que na verdade o sistema do Google é baseado na distro do
Ubuntu, e é um sistema que eles utilizam internamente na empresa. Por isso retifiquei a informação
no "post" seguinte.

Agora, sobre "Cloud Computing", talvez seja justamente essa a intenção empresa ao lançar este SO.
Provavelmente o sistema tentará induzir o usuário a utilizar aplicativos e serviços on-line da Google.

O Linus Torvalds possui os direitos sobre o kernell Linux, que é distribuído na forma de software livre sob
a GPL 2. Mas esta é a contribuição do Torvalds ( e das centenas de programadores que o auxiliaram pela
usenet ) para o que chamamos de Linux. De fato o que chamamos de Linux é um projeto GNU fundamentado
no kernell Linux.

De qualquer forma eu acho que vai ser uma boa, uma empresa do peso e da penetração que tem o Google
incentivando seus usuários a adotarem Linux. Quanto maior o número de usuários melhor, embora talvez
isso possa ter alguns reflexos sobre o nível de segurança do sistema.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:Talvez um dia todas as máquinas passem a usar Linux, talvez ... nossos bisnetos verão isso!

Mas até lá Eu e mais de 90% dos usuários do mundo ainda vamos contribuir para aumentar a fortuna do tio Bill. Ah, Eu nem durmo por causa disso. Aquele bilionário malvado, filho do demo!

Apenas para citar um exemplo, veja o que aconteceu com o RCA, quando se aventurou a usar o Linux :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1& ... ux#p335347

Olha Benetton. A esta realidade não está tão longe, ou ao menos não estaria. O que "dá problemas de compatibilidade" no Linux não é O LINUX e sim quem não produz pensando em Linux. O Fernandão deveria saber que, numa sociedade capitalista, o que importa é o Lucro. Oras, alguma empresa está aí se seu produto será usado em OUTRO produto que não é legalizado (pirata)? Não e quem disser que se preocupa com isso é um mentiroso crônico. Mas vamos voltar aos fatos:

Para usuários comuns:
Um Linux fácil e intuitivo, que não precise entender de montar e desmontar isso e aquilo. O mais próximo que cheguei disso foram o Mandriva e Ubuntu (e o falecido Kurumim). Ou seja, isso já tem. Em algum lugar no RV tem um link de um cara que tem um Linux que "funciona" como Windows (drive C, arquivos de programas, etc...)

Compatibilidade de Hardware: Se você comprar um micro, praticamente todo o hardware será. O que pode dar problema de incompatibilidade seriam outros como WebCam, WebModem, etc. Nunca vi HP não ter drivers para ela e olha que estou falando de Linux antigos. Olha que engraçado. Meu modem ADSL da Oi veio como Bridge. Se vocÊ compra e diz que é para Linux, eles mandam como Router... :emoticon12:

Falta de programas: Para usuário comum, não existe. Mas tem alguns que, para algumas distros (Ubuntu por exemplo) é mais trabalhoso instalar. Exemplo: Orbit Downloader. No instalador de pacotes do Mandriva você procura por Orbit e acha, no Ubuntu não.

Nos dois ultimos parágrafos, se a lei fosse cumprida (e eu ganhasse na Megasena acumulado dois anos) não teríamos tantos Windows pirata e as empresas seriam OBRIGADAS por força de mercado a produzir programas e hardware para Linux, assim como é para MAC.

Se eu nunca mais fosse usar qualquer programa de engenharia, não teria justificativa para ter um PC com Windows pirata. E se for para ter um Windows pirata rodando em virtual machine só para stes programas (piratas obviamente afinal, quem é louco de comprar um AutoCad Lt (só 2D) por R$ 3000,00 só para estudar...) , então rodo instalado que é mais vantagem e isso, qualquer linuxer concorda. Fora isso concordo com o Fernando em tudo. Só usa software pirata quem quer.

Agora, se você está numa empresa em que não usam software pirata e ainda usam um SO diferente do da MS (como eu tive oportunidade numa clicheria que só tinham MAC com OS X ) daí meu filho, vai ter que correr atrás do preju.

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Como é que tem tanto assunto pra um pinguim só ein?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pedro Reis escreveu:De qualquer forma eu acho que vai ser uma boa, uma empresa do peso e da penetração que tem o Googlen incentivando seus usuários a adotarem Linux. Quanto maior o número de usuários melhor, embora talvez isso possa ter alguns reflexos sobre o nível de segurança do sistema.

Bingo! Uma Google que consegue fazer um Sketchup virar coqueluche realmente pode muito. Vai depender da estratégia que ela vai usar mas principalmente, se ela "ver" o que o usuário precisa. E falta de parceiros para ela acho que não faltará.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:O Fernandão deveria saber que, numa sociedade capitalista, o que importa é o Lucro.

A Google ficou rica sem cobrar nada de seus usuários. Encontrou uma forma de ganhar dinheiro fornecendo serviços de graça.

E seria impossível ter lucro se os servidores dela usassem Windows.

Aliás, ela não tem servidores em salinhas de prédios, tem "fazendas de servidores". Terrenos enormes cobertos de containers cheios de servidores, normalmente em lugares onde há energia elétrica garantida e baixa temperatura (para facilitar a refrigeração). Tudo rodando Linux e programas de código aberto.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:O Fernandão deveria saber que, numa sociedade capitalista, o que importa é o Lucro.

A Google ficou rica sem cobrar nada de seus usuários. Encontrou uma forma de ganhar dinheiro fornecendo serviços de graça.

E seria impossível ter lucro se os servidores dela usassem Windows.

Aliás, ela não tem servidores em salinhas de prédios, tem "fazendas de servidores". Terrenos enormes cobertos de containers cheios de servidores, normalmente em lugares onde há energia elétrica garantida e baixa temperatura (para facilitar a refrigeração). Tudo rodando Linux e programas de código aberto.

Sim, Fernando. Mas todo este parque tem um custo gigantesco e indiretamente, quem paga é o usuário. Ou eles fazem mágica? Quanto ao SO que está em questão, acho que seria um pouco diferente, já que as pessoas teriam que "gostar" do mesmo e isso fica vai à um foco totalmente diferente do que você expos.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Mas pelo que tenho notado por aí (isso dá nos nervos do Fernando) ainda vai demorar para o Linux ser preferível, enquanto existirem sistemas de drivers fechados e programas de qualidade pagos.

Ou seja, enquanto instalarem distribuições de bosta apenas para ganhar o bônus do governo, em vez de uma decente, com todos os drivers e CD de reinstalação.
Os que já vi usando o Linux sem reclamar tinham versões do Mandriva ou do Insigne (Itautec).

Outra coisa Fernando. Segundo a comunidade Linux, não existe distribuição ruim Linux. Ruim é o cara que não sabe mexer (SIC)...

Quanto às empresas que vendem micro com qualquer Linux que não seja de empresa especializada (Mandriva, SuSe, RedHat, etc) veja bem. A lei exige que o PC seja vendido com um SO (até 2002 tinha que ser um SO OEM e na época, a Linux Co Não tinha então...)
Ora, a lei exige que eu forneça com SO. A MS dá suporte à OEM (até pelo menos quando comprei meu Itautec...) Não sei se a Mandriva dá suporte gratuito à quem venda micros com seu SO.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Ora, a lei exige que eu forneça com SO. A MS dá suporte à OEM (até pelo menos quando comprei meu Itautec...) Não sei se a Mandriva dá suporte gratuito à quem venda micros com seu SO.

Que eu saiba, pela lei quem tem que dar suporte é o fabricante do micro.
Já tive problemas uma vez porque o fabricante (já faliu...) empurrava para a MS e a MS, quando descobria que era OEM, empurrava para o fabricante.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Sim, Fernando. Mas todo este parque tem um custo gigantesco e indiretamente, quem paga é o usuário. Ou eles fazem mágica?

Quem paga são os anunciantes. No fim das contas, pode ser que eles empurrem alguma coisa para os preços dos produtos que anunciam, mas é indireto.
Johnny escreveu:Quanto ao SO que está em questão, acho que seria um pouco diferente, já que as pessoas teriam que "gostar" do mesmo e isso fica vai à um foco totalmente diferente do que você expos.

O que eu quis dizer aqui é que a questão não é mais "Linux é ruim, Linux é coisa de geek".
A discussão já mudou para se Linux é ou não uma boa opção para o usuário comum.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:O que eu quis dizer aqui é que a questão não é mais "Linux é ruim, Linux é coisa de geek".
A discussão já mudou para se Linux é ou não uma boa opção para o usuário comum.

SIm. Eu e você sabemos que Linux É uma boa opção. Agora, quem precisa entender disso e do gosto do usuário comum é quem monta a distribuição. E neste ponto esta empresa tem que considerar seriamente a curva de aprendizado e auto suporte, além claro do suporte em si. Se não fizer isso, será um SO para geeks mesmo. MAS...como já disse várias vezes, a Mandriva já pescou isso (aliás, acho que a Mandrake foi minha melhor experiência com Linux pois foi a unica distro que pelo menos imprimia (em B&W) em minha Lexmark 3200. Já escaner paralelo (TCE)...bem, o resto já conhece...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando e à quem puder ajudar: Estou testando o W7 cujo sistema de contas de usuário e grupos é igual ao XP/Vista. Entre criar uma conta aqui e excluir outra ali, acabei por excluir a conta de Administrador...explico:

No XP temos uma conta Administrador que é inalterável ou seja, mesmo quando se cria a primeira conta na instalação do mesmo com poderes administrativos, você não pode alterar (que eu me lembre) a Admin. Pois bem, no Vista eu não sei, mas no W7 esta conta não existe ou seja, quando você instala o SO, a primeira conta é Admin. Teoricamente, esta conta não poderia ser auto-excluível mas, mudei umas coisas aqui e eoutra ali e acabei excluindo da seguite forma:
A conta inicial era lcquerido (Admin...) Depois mudei o nome do usuário para Administrador para ficar mais fácil "ver". Depois criei mais duas contas secundárias sem poderes administrativos. Pois bem. O problema começa quando faço login como usuário Administrador e excluo o usuário lcquerido. Ao fazer logof, não aparece mais a opção de logar como Administrador (user) ou lcquerido(user), só os outros em poderes administrativos.

Sabe de algum procedimento usando Llinux para eu resolver isso. Sei que tem um arquivo chamado SAM mas não quero arriscar sem uma opinião de alguém.

Imagem

Trancado