Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carlo
Gênero: Masculino

Re: Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica

Mensagem por carlo »

Fernando Silva escreveu:
Rodrisou escreveu:Agora estou retirando meu login da lista, pois como eu digo, não faz sentido pra mim participar de disputas de respostas de pátio de escola, quem "cutuca" e ataca e irrita o outro mais.

Tudo bem. Volte para a sua sala do Jardim de Infância.
Pelo visto, você se irrita com argumentos em contrário. Talvez esperasse aplausos delirantes e não refutações.
Rodrisou escreveu:Mas, como o assunto específico era a matéria, valeu pelo espaço para divulgar uma resposta para ela. Espero que, como pessoas que buscam se convencer que têm espírito crítico, possam também discutir a minha resposta entre si [ou se apegar unilateralmente e acriticamente a ela].

Tudo de bom pra vocês.

Sua resposta não apresenta evidências históricas e sim interpretações para o fato de que o massacre de todos os meninos até 2 anos, que deveria ter abalado a população de uma região inteira, só consta de um livro de mitologia e, mesmo assim, num único relato, ainda por cima inspirado em trecho do Antigo Testamento.

Tem tanto valor quanto a menção a zumbis saindo dos túmulos depois que Jesus morreu.

Fernando Silva, eu já ia perdendo esta! Estava desacostumado de ler refutações dos religiosos quando alguém posta teses destes pesquisadores como o Bidstrup, que nem atentei para o fato de que poderia aparecer alguém neste tópico, refutando a tese. O rapaz aí disse que irrita-se com as tais "cutucadas", acho que é uma das poucas afirmações dele que temos que considerar como genuinamente verdadeira.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Como é possível que 2 milhões de israelitas [*] tenham sobrevivido por 40 anos no deserto do Sinai, junto com seus animais e carregados com o tesouro dos egípcios [**]?

A região, até hoje, e mesmo com a tecnologia moderna, mal consegue sustentar uns 50 mil beduínos (no máximo; os números são imprecisos e variam de 5 a 50 mil), sendo que muitos deles vivem em cidades.

A arqueologia encontrou sinais de povos caçadores-coletores em vários lugares do Sinai, mas datam de antes e depois da época em que o Êxodo deveria ter ocorrido. Dessa época, só foram encontrados restos deixados pelos soldados egípcios, e mesmo assim ao longo de uma antiga estrada ao norte, não onde os judeus teriam estado.

Como é que grupos pequenos, com dezenas ou centenas de nômades, deixaram vestígios detectáveis e 2 milhões de israelitas, durante 40 anos, não?

Alguns crentes alegam que os israelitas viviam fugindo e nunca passavam muito tempo no mesmo lugar, mas, segundo o Deuteronômio, eles passaram quase todo esse tempo no oásis de Kadesh-barnea, na parte leste do Sinai. O versículo 2:14 especifica: 38 anos. Não há sinais de 38 anos de permanência de 2 milhões de pessoas.

------------

* Êxodo 12:37 fala em 600.000 homens, o que, com mulheres e crianças, daria 2 milhões. Números 1:46 entra em detalhes, por tribo, e chega a 603.550.
A maioria dos apologistas cristãos concorda com esse número, embora apele para milagres para explicar sua sobrevivência.

** Êxodo
12:32 Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
12:35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.
12:36 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egipcios.
12:38 Também subiu com eles uma grande mistura de gente; e, em rebanhos e manadas, uma grande quantidade de gado.

Mais sobre o assunto:

Esta é uma série de artigos sobre a historicidade do Deuteronômio.

Os patriarcas:
http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch1.html

O Êxodo:
http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch2.html

Josué:
http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch3.html

É bastante detalhada e investiga cada alegação dos religiosos.

wufei526
Gênero: Feminino

Mensagem por wufei526 »

Lixo

wufei526

Mensagem por wufei526 »

Lixo

wufei526

Mensagem por wufei526 »

Lixo

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Alguém pode apertar a tecla SAP por gentileza??
Obrigado!! :emoticon13: :emoticon13:
Imagem

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Simples: O cabra aê tá fazendo Inchente, apulumando um monti de iscrita istrangera de noticias aleatoras, repentes e declaração de impresas. Popularmente conhecida como FLOOD e parece indicar que não gostou do topicu.
:emoticon5:
Troll maldito.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Obrigado pelo resumo. :emoticon33: :emoticon33:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

O Éxodo Decifrado

Novas evidências científicas detectam a localização temporal do texto bíblico do Êxodo e as causas que teriam levado à saída do povo hebreu das terras egípcias. Este documentário assinala que o êxodo teria coincidido com a erupção do vulcão Santorini. Além disso, é possível que as pragas bíblicas tenham acontecido em conseqüência de um colapso no delta do Nilo, produto de um gigantesco cataclismo.

http://www.youtube.com/watch?v=HXClkTLZOPw

O programa original exibido pelo The history Channel tem uma hora de duração. Assisti com olhar cético e crítico e, mesmo não tendo todo o conhecimento que tem alguns aqui, não consegi identificar onde a matéria é tendendiosa. Mas confesso que precisaria saber se a tal estela não pode realmente se ter acesso no museu do Cairo. Fora isso, todos os eventos foram muito bem explicados.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

As únicas informações que li sobre, de trabalho que foi até depois reunido em livro que agora me escapa o nome, dizia que os hebreus nunca foram escravos dos egípcios, que na alegada época que isto ocorreu nem existia essa unidade política e que Moisés era um personagem mitológico apenas. Isto dito pelo departamento de arqueologia de Tel-Aviv.

Não posso julgar o History Channel por isso (nem tenho bases para tal), mas depois que o Discovery começou a passar "documentários" como "Assombração", tendo a ter menos respeito...
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mucuna escreveu:... mas depois que o Discovery começou a passar "documentários" como "Assombração", tendo a ter menos respeito...

Só por que vão contra suas idéias? Eu passei a ver muitas coisas com ceticismo ATÉ em minha doutrina e nela mesma (Kardec e espiritos) dizem para prestar atenção no tipo de lição que determinado grupo se prende.
Agora, levando em conta toda a matéria, com todos os fatos mesmo que baseados na tal estela, levando em conta as pesquisas feitas em torno dos artefatos e acontecimentos geológicos, acho pouco provável se tratar de algo mitico. Mas, passei a pensar sobe tudo e como poderia ter ocorrido, sobre a sarsa (que na matéria supõe ser colunas de lava ou mesmo uma árvore incandescente e que nesta região predominaria um vulcão gigantesco), sobre as pragas (a morte dos primogenitos poderia ser um bolsão de CO liberto de um lago próximo como ocorreu na Africa, matando centenas de pessoas que dormiam), sobre a praga do rio virar sangue, de rãs e morte dos peixes (devido ao excesso de ferro e enxofre liberado) e mais a censura do egito em se ter acesso à determinados locais com a equipe, com o receio de ser reinvidicado as terras pelo "povo santo", só mesmo querendo ser cego. Mas como disse, tem mais gente aqui com mais conhecimentos que eu para avaliar com isenção. Se for passar novamente eu aviso, mas não vi na programação ainda.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Programas como Assombração, Caça-Fantasmas, Casa do Espanto, Estórias Extraordinárias e outros que já passaram ou ainda vão ao ar são legais! Adoro estas coisas. Pena que meu marido odeia. :emoticon22:

Mas eu vejo sozinha, geralmente bem aconchegada num bom sofá e comendo alguma guloseima. :emoticon45:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Ah, no fim esqueci de colocar o que pensei.

Existiu este desastre com o vulcão e que gerou todos os eventos citados por moisés. Minha hipótese seria que Moisés e seu povo teriam sido libertos por causa dos eventos por causa do faraó não ter condições de manter escravos e o povo com tantas perdas (comida, agua, mortes...). Daí o Moises escreveu uma estória para dizer ao povo que isso aconteceu porque ele pediu ao deus dele. Faria mais sentido do que ignorar os fatos narrados pela equipe do The History Channel. Claro que a narrativa pressupõe apenas tal qual é narrado na biblia. Mas isso não invalida todo o resto.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Ah, no fim esqueci de colocar o que pensei.

Existiu este desastre com o vulcão e que gerou todos os eventos citados por moisés. Minha hipótese seria que Moisés e seu povo teriam sido libertos por causa dos eventos por causa do faraó não ter condições de manter escravos e o povo com tantas perdas (comida, agua, mortes...). Daí o Moises escreveu uma estória para dizer ao povo que isso aconteceu porque ele pediu ao deus dele. Faria mais sentido do que ignorar os fatos narrados pela equipe do The History Channel. Claro que a narrativa pressupõe apenas tal qual é narrado na biblia. Mas isso não invalida todo o resto.

Primo, tu viu o programa esta semana ( ou findi ...)? Bem legal né?
Imagem

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

O que chama a atenção é a definição do Criador- Aquele que É.
é muito próximo do princípio antrópico e é muito para uma nação de pastores.
A cultura para a formação do Livro deve ter vindo de algum lugar...
E o Egito foi o top de linha na época...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Fernando Silva
Administrador
Contato:

docdeoz escreveu:O que chama a atenção é a definição do Criador- Aquele que É.
é muito próximo do princípio antrópico e é muito para uma nação de pastores.
A cultura para a formação do Livro deve ter vindo de algum lugar...
E o Egito foi o top de linha na época...

Portanto?

http://expressoriente.blogspot.com/2005 ... e-sou.html
«Eu sou Aquele que sou» (Ehyeh asher ehyeh) (Ex 3:14). Que queria ele dizer? Decerto que não queria dizer que era auto-subsistente, como afirmarão mais tarde certos filósofos. Os hebreus não possuíam essa dimensão metafísica neste período e até a adquirirem haviam de passar-se perto de dois mil anos. Deus parece que quis dizer qualquer coisa mais directa. Ehyeh asher ehyeh é uma frase idiomática hebraica que expressa a intenção de se ser propositadamente vago. Quando a Bíblia usa frases como «foram aonde foram», quer dizer: «Não faço a menor ideia aonde foram». Portanto, quando Moisés lhe pergunta quem ele é, Deus responde de facto: «Não tens nada com isso!» ou «Mete-te na tua vida!».

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

SIm. E tenho pensado em várias alternativas à ação direta de Deus neste sentido. Acho improvável Deus ter "feito" acontecer. Mais provável Moisés ter quisto que houvesse acontecido.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:

SIm. E tenho pensado em várias alternativas à ação direta de Deus neste sentido. Acho improvável Deus ter "feito" acontecer. Mais provável Moisés ter quisto que houvesse acontecido.

Tudo o que acontece numa atmosfera como a da Terra ou no Universo ( ainda mais sob o limitados conhecimentos centíficos da antiguidade) podem ser atribuídos à muita coisa, mas geralmente é atribuído a algo metafísico porque o ser humano lida com sua fantasia se não tiver entendimento lógico.
Fazem isto e sempre farão. Mesmo com toda a Ciência à disposição, a fantasia e o simbólico são muito mais atraentes e servem muito mais à manipuladores de mentes. É um prato cheio.

As imagens fantasiosas e reproduzidas por pintores sobre o Mar Vermelho se abrindo são muito engraçadas , porque mesmo que o ser humano saiba que águas não se abrem daquele jeito ( como duas enormes fatias represadas ), jamais cogitam que seja maré alta e maré baixa ( e olha que este fenômeno todo mundo conhece). Preferem que seja milagre e bem absurdo.
Imagem

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Johnny escreveu:
Mucuna escreveu:... mas depois que o Discovery começou a passar "documentários" como "Assombração", tendo a ter menos respeito...

Só por que vão contra suas idéias?

Basicamente, sim, vc pode colocar desta maneira. Eu vejo como historinhas que vc, com 11, 12 anos, contaria viajando para os amigos a noite, enquanto os pais dormem. A voz do narrador dá até o clima, aquele tom de filme de terror antigo, meio zona além da imaginação, um pouco de tales from the crypt.

Johnny escreveu:Agora, levando em conta toda a matéria, com todos os fatos mesmo que baseados na tal estela, levando em conta as pesquisas feitas em torno dos artefatos e acontecimentos geológicos, acho pouco provável se tratar de algo mitico. Mas, passei a pensar sobe tudo e como poderia ter ocorrido, sobre a sarsa (que na matéria supõe ser colunas de lava ou mesmo uma árvore incandescente e que nesta região predominaria um vulcão gigantesco), sobre as pragas (a morte dos primogenitos poderia ser um bolsão de CO liberto de um lago próximo como ocorreu na Africa, matando centenas de pessoas que dormiam), sobre a praga do rio virar sangue, de rãs e morte dos peixes (devido ao excesso de ferro e enxofre liberado) e mais a censura do egito em se ter acesso à determinados locais com a equipe, com o receio de ser reinvidicado as terras pelo "povo santo", só mesmo querendo ser cego. Mas como disse, tem mais gente aqui com mais conhecimentos que eu para avaliar com isenção. Se for passar novamente eu aviso, mas não vi na programação ainda.

Ah, não vou me atrever a defender esse ou aquele ponto de vista da arqueologia. Quanto ao Finkelstein, sabia que tinha alguns tópicos com as pesquisas já mencionadas:

http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=16456&p=337378&hilit=israel+finkelstein&sid=9b6bf6bc935ecee8e4402831f7f38033#p337378
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=14948&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=israel+finkelstein

O nome do livro é "The Bible Unearthed", que traduziram como "A Bíblia não tinha razão" (provavelmente só para fazer polêmica e vender mais aqui).

Ao que me pareceu, as abordagens dele fizeram "sucesso" no meio pois, além dele ser um arqueólogo renomado, ele levantou os dados e remontou a partir disso a visão sem querer colocar o velho testamento como um guia a ser seguido, onde as descobertas deveriam se encaixar. Parece que isso era um comportamento mais "tradicional" nas pesquisas arqueológicas da região, por motivos que nem precisam ser explicados.

Deve ter algo que confronte as duas visões, mas pelo que pude entender, baseado no que vc falou do documentário, este tenta explicar as pragas mostrando que aconteceram fenômenos na região que poderiam ter dado margem a epopéia criada pelos hebreus, enquanto uma pesquisa do depto. de arqueologia da universidade de Tel-Aviv disse, dentre outras conclusões, que nem lá os hebreus estiveram, até pq não existiam como tais ainda.

Poderia ser que os povos da região, quando começaram a criar uma unidade política formando algo que seria o judaísmo moderno, adquiriram mitos de outros povos, que podem ter sido inspirados em eventos como estes. Mas isso é só eu dando um chute.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mucuna escreveu:Poderia ser que os povos da região, quando começaram a criar uma unidade política formando algo que seria o judaísmo moderno, adquiriram mitos de outros povos, que podem ter sido inspirados em eventos como estes. Mas isso é só eu dando um chute.

Os judeus passaram a maior parte de sua existência espremidos entre povos mais antigos e mais poderosos, com uma cultura mais forte.
E, durante boa parte do tempo, dominados por esses povos e até como seus escravos.
Seria espantoso se não tivessem herdado, além da língua, a cultura e os deuses.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:E, durante boa parte do tempo, dominados por esses povos e até como seus escravos.

Disso acho que nem os crentes negam.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:E, durante boa parte do tempo, dominados por esses povos e até como seus escravos.

Negam, sim. Já vi mais de um crente afirmar que a cultura dos hebreus é a mais antiga, que as outras derivam da deles e que o profeta Enoch escreveu o livro dele antes do dilúvio (ou seja, antes da invenção da escrita pelos sumérios...).

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:

Negam, sim. Já vi mais de um crente afirmar que a cultura dos hebreus é a mais antiga, que as outras derivam da deles e que o profeta Enoch escreveu o livro dele antes do dilúvio (ou seja, antes da invenção da escrita pelos sumérios...).

Já teve um crente babão assim por aqui. Afirmando com todas as letras que os antigos hebreus não herdaram nada de ninguem. Ou algo parecido com isso. :emoticon33: :emoticon33:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:

Ah tá, entendi o que você quis dizer. O problema é que existem os crentes que estudam história e os que estudam o que sua seita lhes permite. Estava falando da primeira leva.

Imagem

Trancado