O interior do RS, as cidades são todas muito parecidas, excetuando-se as cidades da serra, que são lindas ( no meu gosto particular mais pro europeu). Não consigo viver longe de água, mar. Adoro. E nosso litoral, como eu já disse aqui, é horroroso ( mas a areia é muito mais fina que a do Rio, por ex, que é grossa e suja).
Não tenho nada contra a beleza geográfica do Rio de Janeiro! Em hipótese alguma. E muito menos sou contra melhorar a cidade, que já foi muito agradável e está um lixo em vários sentidos.
O que eu acho estranho é não admitirem que a cidade ( que é linda por natureza) esteja destruída e abandonada, poluída e tomada pela bandidagem ( que desceu do morro e tomou as praias e o asfalto).
Quem ia ao Rio na década de 60 até 70 e volta agora fica perturbado de ver o que fizeram! Mas talvez os cariocas não possam ver ou reconhecer isto. Não me venham com a falácia "toda grande cidade tem problemas" que isto nada tem a ver com a destruição de uma cidade. Problemas devem ser evitados ou solucionados, não negados ou absorvidos como normalidade.
Engraçado que estes mesmos cariocas que negam os problemas, fazem festa e jogam fogos quando pinta uma grana preta pra melhorar o quê?
E quanto a beleza. Nada tem a ver com um ou outro ítem isolado. Os paulistas vêm com o papo do dinheiro, como coisa que é algum trunfo ter tanto dinheiro e não saber o que fazer com ele, porque alguns problemas em SP são de configuração e não tem solução. Fazer prédios com 50 andares, rodízio de carros e sumir com os relógios de qualidade de ar não é melhorar uma cidade e muito menos sinal de qualidade de vida.
Até porque barulho, asfalto e concreto não embelezam nada, muito menos são sinais de desenvolvimento.
Pode ser um jeito de gastar o dinheiro pelo dinheiro e só.
Não é por aí que se qualifica uma cidade como tendo qualidade de vidaa, muito contrário. Belos prédios, com segurança, mas com urbanizção organizada e espaços verdes, amplas avenidas e comércio e serviços de qualidade, podem ser ítens que compõe um todo.
SP é uma cidade que nada tem de belo, ao contrário do Rio. Quem ama SP, ama porque nasceu lá ou não tem outra referência, ou não tem como sair. Talvez esteja acomodado.
Dizer que se ama apenas porque é a nossa casa não faz sentido, Ou ninguém almejaria coisas melhores, mudar de casa, mudar de lugar, melhorar o panorama. É que quando não temos poder para isto, temos que nos conformar.
Eu não vou ao centro de Porto Algere, jamais morarria em laguns bairros e odeio as nossas carroças atravancando o trânsito.
Há milhões de lugares melhores no mundo para viver. Mas admito que são muito melhores do que aqui, até porque estamos dentro do mesmo Brasil. Ainda bem que algumas coisas não conseguem vingar aqui nos pampas. Faz frio e isto corta algumas possibilidades. O que é ótimo!