Mr.Hammond escreveu:Mas com certeza o que ele viu ele não atribuiu à espíritos ou coisas do gênero.
Ele não, mas a família que passou pelo problema sim. Só para constar.
Mr.Hammond escreveu:Ele mesmo menciona que pode ser talvez um fenômeno psi ou um truque.
Truque não. Ele disse: “Não consigo explicar o que vi por meio de fraude, por processos físicos conhecidos ou por alucinação”.
Mr.Hammond escreveu: Mas cientificamente não se pode atribuir um fenômeno desses à espíritos por exemplo. Isso sim seria REDUCIONISMO.
De fato. Mas nada contra sugerir hipóteses.
Mr.Hammond escreveu:Se Zangari aprioristicamente atribuisse também o fenômeno à algo psi ou qualquer outra coisa, não estaria agindo cientificamente.
Nestes casos, o mais honesto e correto a se dizer é que não sabemos por enquanto o que causou tal fenômeno.
"Ainda que eu seja testemunha ocular do movimentos anômalos de uma tampa de bule (além de outros objetos) sem contato aparente em uma assim chamada "casa mal-assombrada", e ainda que eu seja também testemunha direta de sonhos alegadamente precognitivos riquíssimos em detalhes, [b]não considero tais experiências como evidências aceitas cientificamente. Estas são importantes no sentido de inspirarem estudos experimentais nos quais tenho pessoalmente estado envolvido nas últimas décadas. Não sofro de paranormofilia. Não me apresento como cético. Sou um cientista. Interesso-me pelo estudo de certas alegações que convencionamos denominar de "aparentemente extra-sensório-motoras". As estudo aplicando o método científico, submetendo hipóteses à experimentação e controlando variáveis."[/b]
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2190/
É, essa coisa que ele tem em não considerar qualquer evidência vinda de estudos de casos é um 'problema'... muitos discordam, como já dito.
Um abraço,
Vitor