Blogs não são confiáveis? E os jornais são?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Meio Bit Tecnologia » Meio Bit » Blog
Luthiano Vasconcelos's picture
Enviado por Luthiano Vasconcelos em 12 Novembro, 2007 - 17:15

O jornal O Povo está realizando uma enquete com a seguinte pergunta "Você acha que os blogs são fontes de informações confiavéis?". Obviamente, o resultado parcial é desfavorável para a blogosfera: 76% dos respondentes acham que não! Não acho que o resultado seja injusto, pois eu também não confio em TODOS os blogs que leio. Contudo, acho que a enquete é tendenciosa, pois oferece ao respondente somente uma resposta binária: sim ou não! Posso parecer paranóico, mas acredito que houve uma certa malícia na elaboração da questão com o intuito de disseminar a dúvida entre os leitores do referido jornal quanto a qualidade das informações publicadas em blogs.

É óbvio que existe muito informação incorreta em blogs: algumas são colocadas por erro, outras são plantadas propositalmente para gerar tráfego! Porém, existem muitas informações corretas também, e o melhor, acompanhadas de opiniões. Os jornais também possuem opiniões, porém elas estão escondidas diluídas nas entrelinhas. A grande maioria dos jornais se diz isenta ou imparcial, porém isso não passa de um mito! Os jornais, geralmente, representam grupos políticos ou econômicos e seus respectivos interesses. Agora é minha vez de perguntar: você acha que os jornais são fontes de informações confiavéis? Se você inocentemente respondeu sim, fique atento! Há jornais e há jornais. Da mesma forma que não dá para confiar em tudo que se lê na blogosfera, também há muitas mentiras inverdades publicadas na mídia impressa. A diferença é que a informação na Internet é livre, portanto a verdade está a um hyperlink de distância, basta procurá-la.

Ontem participei do BlogCamp-CE, o primeiro evento regional de uma série de iniciativas da blogosfera para debater temas relacionados a blogs. Foi muito gratificante ver como a preocupação com a ética tem sido um tema recorrente nas discussões. As informações presentes nos blogs são preparadas por pessoas (como nos jornais), portanto podem conter erros. Cabe ao leitor estar preparado para separar o joio do trigo. Felizmente, na blogosfera há bem mais trigo que joio! Não concorda? Então participe dessa pesquisa manipuladora.

P.S.: ATENÇÃO! Não confie nessa informação pois ela está publicada em um blog. Porém, use-a para desenvolver sua opinião consciente sobre o tema.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re: Blogs não são confiáveis? E os jornais são?

Mensagem por Johnny »

Ibope indica jornais Globo e jornalistas Globo mais confiáveis Globo

Ana Paula Padrão e Patrícia Poeta figuram entre as melhores colocadas

Uma pesquisa do Ibope Inteligência Globo, encomendada pela revista Seleções GloboReader's Digest, mediu o grau de confiança em instituições Globo e personalidades Globo. Nela, Ana Paula Padrão aparece como a jornalista mais confiável do País, com 85% das indicações. Marília Gabriela Globo, da GNT, e a gaúcha Patrícia Poeta Globo, da TV Globo Globo, empataram com 76%, entre as apresentadoras Globo.

A pesquisa Globomostra que, para os Globo brasileiros, o jornal Globo continua sendo o meio de comunicação mais confiável, com 60%, um aumento de cinco pontos em relação a 2008, mais que a Igreja Globo (57%), as multinacionais Globo (53%) e o governo Globo (22%). A TV registrou um crescimento de oito pontos percentuais este ano, com 45% dos respondentes Globo.

Entre as profissões Globo, os jornalistas Globo são classificados como confiáveis por 51% dos entrevistados. Estão bem atrás dos bombeiros (97%), dos pilotos de aviação (83%) e dos farmacêuticos (65%). Os políticos ocupam o último lugar na lista, com 2%. A pesquisa foi divulgada pelo jornal Valor Econômico e também avaliou artistas, cantores, executivos, publicitários e esportistas, entre outros.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Jornais são empresas organizadas, com uma hierarquia, uma política que orienta o seu rumo (como toda empresa) e toda uma estrutura para a obtenção de informação, que é o que ela vende. Blogs são sites pessoais que qualquer um cria pra publicar o que quiser, desde opiniões políticas até diários de sua vida pessoal. Comparar qual das duas fontes deveria ser a mais confiável não tem cabimento. Jornais dependem da sua credibilidade como empresas que precisam vender produtos de boa qualidade ou serão trocadas pela concorrência.

Isso pode parecer uma visão meio romantizada da coisa, nem eu acho que a mídia em geral seja um agente da verdade tentando abrir os olhos da população na melhor das intenções, mas essa tática dos petistas em criar uma espécie de "guerra de guerrilha virtual" pra tentar desmoralizar os grandes meios de comunicação com o objetivo de abafar os escândalos do governo Lula que está acontecendo atualmente é de dar dó. Do povo no meio do fogo publicitário cruzado, é claro.

Mas tem uma fonte de informações que eu realmente não confio em nem uma vírgula, e não considero uma generalização apressada: aquela que publica material financiada com o meu dinheiro sem a minha permissão.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Jornais são empresas organizadas, com uma hierarquia, uma política que orienta o seu rumo (como toda empresa) e toda uma estrutura para a obtenção de informação, que é o que ela vende. Blogs são sites pessoais que qualquer um cria pra publicar o que quiser, desde opiniões políticas até diários de sua vida pessoal. Comparar qual das duas fontes deveria ser a mais confiável não tem cabimento. Jornais dependem da sua credibilidade como empresas que precisam vender produtos de boa qualidade ou serão trocadas pela concorrência.

Isso pode parecer uma visão meio romantizada da coisa, nem eu acho que a mídia em geral seja um agente da verdade tentando abrir os olhos da população na melhor das intenções, mas essa tática dos petistas em criar uma espécie de "guerra de guerrilha virtual" pra tentar desmoralizar os grandes meios de comunicação com o objetivo de abafar os escândalos do governo Lula que está acontecendo atualmente é de dar dó. Do povo no meio do fogo publicitário cruzado, é claro.

Mas tem uma fonte de informações que eu realmente não confio em nem uma vírgula, e não considero uma generalização apressada: aquela que publica material financiada com o meu dinheiro sem a minha permissão.

É por aí, Dark. O pior de tudo é o governo publicar "verdades" a nosso respeito, sem o nosso endosso ou participação e com o nosso dinheiro. O resto é mercado. Em Estados de direito é assim que deve ser. Mas agora até isto está sob a mira deste governo revolucionário e totalmente comprometido com o crime.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bem, a não ser que as organizações Globo tenham mudado seu sistema de "jornalismo investigativo" nos últimos 15 segundos, todas as matérias são elaboradas da seguinte forma:

Equipe policial: Ligam para determinadas delegacias em busca de algo que possa ser interessante. Depois verificam se existe algum correlato em jornais impressos locais.

Equipe de esportes: Estes possuem carta branca para irem e virem para onde quiserem. Este é o filão das empresas de jornalismo. Pode-se até afirmar que, se todo o jornalismo acabasse e ficasse somente o esportivo (esporte = futebol unica e exclusivamente diga-se de passagem) a empresa sobreveveria sem problemas.

Equipe de noticias diversas: Procuram noticias em jornais locais e da região. Caso os locais não possuam noticia de interesse comum da empresa, busca-se nos outros.

Quem lê jornal em papel já está careca de saber que a notícia que aparece no jornal é a mesma que aparece na TV. Salvo as entrelinhas que depende da politica de cada um.

Imagem

Trancado