Cristãos com medo de versão da Bíblia de Crumb!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
First Knight
Contato:

Mensagem por First Knight »

Imagem

Tudo o que Robert Crumb faz aborda o sexo de alguma forma. Boa parte dos seus trabalhos não falam sobre transar em si, mas em algum grau sobre sexualidade e gêneros. Isso me faz achar sua versão da Bíblia algo, no mínimo, interessante, mas é claro que nem todos pensam assim...

Mike Judge, do Instituto Cristão, influente organização religiosa, viu a intenção de Crumb com preocupação. Ele teme que o artista transforme o livro sagrado em "excitação", no sentido sexual da palavra:

Se você está vai publicar sua própria versão da Bíblia, deve fazer isso com muita de sensibilidade. A Bíblia é um texto muito importante para muitas pessoas e deve ser tratada com o respeito que merece... A fé é uma parte importante da vida das pessoas, e deve ser tratada com muito cuidado.

Basicamente, Judge acusa Crumb de ter usado as cenas de sexo - sim, existe fornicação na bíblia, implícita ou não - de forma que ele considera gratuita. Aparentemente, em sua entrevista para jornal britânico Telegraph, a preocupação dele com morte, destruição e derramamento de sangue não ocorreu.

Imagem

Não vou ficar em cima do muro: acho que Crumb tem o direito de lançar o livro, mas entendo que alguns cristãos se sintam ofendidos. É como aquela história da sua mãe: você sabe o que ela fazia com seu pai, mas não vai curtir que alguém fale a respeito ou, pior, desenhe, certo?

Aliás, para apimentar a discussão: Crumb não acredita que a bíblia seja realmente a palavra de Deus. E aí? Ele tem o direito de brincar com algo que não acredita?

Sim, tem.

Não vivemos mais em uma sociedade que vive sob dogmas religiosos, ao menos não oficialmente. Boa parte dos países - inclusive os que criticam Crumb - é formada por estados laicos. Na democracia, poder dizer o que você pensa, ainda que incomode (ou principalmente por isso), é essencial.

A blasfêmia de Crumb pode ofender cristãos, grupo do qual faço parte, mas não justifica que ele não possa se expressar. Aliás, como cristão, não vejo ofensa em uma obra de ficção que é uma simples visão de um artista. Pessoalmente, a visão de Joel Schumacher em Batman & Robin me soa muito mais ofensiva.

Outra organização cristã, a Sociedade da Bíblia, não viu problemas. Pelo contrário, a porta-voz chega a elogiar o engajamento de Crumb em fazer a adaptação e lembra: "pode surpreender as pessoas, mas a Bíblia contém nudez, sexo e violência. Isso acontece porque são histórias de pessoas reais". A ficção de Crumb pode tornar a Bíblia mais próxima de um público que dificilmente a leria. Nenhum pastor conseguiria o mesmo.

Fonte: Melhores do Mundo

Bugman já trabalhou na Arquidiocese
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Apo
Gênero: Feminino

Re: Cristãos com medo de versão da Bíblia de Crumb!

Mensagem por Apo »

Eu acho que sempre tem alguém pronto pra se sentir ofendido por alguma coisa, especialmente os que não conseguem sair da fase egoísta infantil do " o que é meu é melhor, o que eu acho é que vale, o que eu penso é que está certo, o que eu acredito jamais pode ser refutado, se alguém discordar eu mando eliminar, quem manda aqui sou eu - e protegido por um ser superior que me mandou castigar quem ousar ser irônico comigo ou com ele".

Danem-se! Dois trabalhos: ofender e ir e queixar pro...quem mesmo? :emoticon26:
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Outra organização cristã, a Sociedade da Bíblia, não viu problemas. Pelo contrário, a porta-voz chega a elogiar o engajamento de Crumb em fazer a adaptação e lembra: "pode surpreender as pessoas, mas a Bíblia contém nudez, sexo e violência. Isso acontece porque são histórias de pessoas reais". A ficção de Crumb pode tornar a Bíblia mais próxima de um público que dificilmente a leria. Nenhum pastor conseguiria o mesmo.

A do outro é que é ficção, claro! E pode servir para chamar infiéis para ler a história real da Bíblia que conta fatos verídicos ( aqui não se trata de interpretação tsctsc).

Isto sim dá vontade bater na cara! Desfaçatez e cara de pau! Vá ***********!
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez a versão do Crumb choque os paspalhos que preferem fingir que seu "Livro Bom" só contém a frase "Deus é amor" escrita de várias formas.

Ou que realmente não sabiam que havia dessas coisas na Bíblia, como já constatei em debates com crentes.
Um deles me disse: "Você está deturpando a Palavra de Deus!" (embora eu tivesse apenas copiado e colado os versículos).

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

A Bíblia lida com causa-conseqüência:

Is 24:5 Também a terra está contaminada debaixo dos seus habitantes porque transgrediram as leis, mudaram a ordenança e romperam a aliança sempiterna.

Isso não é posto nessas "Bíblias" e o aviso milenar para não destruir o planeta e a si mesmos...

http://guiaecologico.files.wordpress.co ... _praia.jpg

Por que não colocam essa figura?

http://www.blogbrasil.com.br/mar-de-lix ... -do-mundo/

E essa?
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

A "contaminação" de que a Bíblia fala não é ecológica e sim a não observância de preceitos religiosos.
Um deus que afoga todos os seres vivos do planeta ou destrói cidades inteiras em ataques de raiva não é um padrão de moral ou de preocupação ecológica.

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Li o livro.
Fez-me apenas afirmar a genialidade de Crumb. Aclamado ilustrador da contracultura americana dos anos 60.
Em momento algum há conotação sexual no livro. Nem ofensa a quem quer que seja.
É o livro do Gênesis ilustrado.

Alguns trechos prefácio da obra, escrito pelo próprio autor:

"Eu Robet Crumb, ilustrador deste livro, no melhor de minha habilidade, reproduzi fielmente cada palavra do texto original que tirei de várias fontes, incluindo a bíblia do Rei James, mas sobretudo da recente tradução de Robert Alter (The five books of Moses, 2004)..."

"...Eu no entanto não acredito que a biblia é a palavra de Deus. Acredito que é a palavra dos homens..."

"...Estudioso contemporâneos dizem que os sacerdotes inseriram palavras e adulteraram as já antigas histórias para fortalecerem seus propósitos políticos..."

"...Se minha interpretação visual e literal do livro do Gênesis ofender ou ultrajar alguns leitores, o que parece inevitável, dada a reverência de tantas pessoas por ele, tudo o que posso dizer em minha defesa é que abordei isto como um trabalho de pura ilustração, sem intenção de ridicularizar ou fazer piadas vizuais..."

Tirei como conclusão, que se alguem se sentiu ofendido ou ultrajado em qualquer momento, é por que o livro em si é ultrajante. E em nada Crumb ou ajudou a sê-lo.

O livro é excelente vale cada centavo dos R$50,00 que paguei por ele.

Apesar de antigos, vale a pena também conhecer Fritz the Cat e Mr. Natural, ambos do autor.

Quem tiver interesse:

http://www.lojaconrad.com.br/lojas/CONR ... to=RQ16339
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Do mesmo autor:

Deveriam ser paródias, segundo o autor, mas os racistas/anti-semitas aprovaram, estão hospedadas num site racista/anti-semita. Lei de Poe.
Imagem

Trancado