Empresário, pastor e funcionários públicos são indiciados em Ilhota
ILHOTA - Em 30 dias o Ministério Público de Rio Negrinho irá decidir se denuncia ou não as nove pessoas indiciadas no caso do desvio de donativos da catástrofe de novembro em Ilhota e Blumenau. Entre os indiciados estão cinco funcionários públicos: três da prefeitura de Ilhota e dois da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR). Além dos servidores, o delegado Procópio da Silveira Neto indiciou quatro pessoas de Rio Negrinho: o empresário Ismael Evelson Ratzkob, 37 anos, dois parentes de Ratzkob e um pastor evangélico.
À exceção do empresário, que em maio havia sido preso temporariamente por receptação e formação de quadrilha, o delegado preferiu preservar o nome dos demais indiciados. Segundo Neto, com o próprio caminhão Ratzkob buscava peças de roupas, calçados e colchões em Blumenau e Ilhota e os vendia por R$ 1 em brechós abertos pelo Estado. O inquérito policial aponta que Ratzkob teria o esquema facilitado pelos cinco funcionários públicos. Neto afirma que conseguiu levantar provas de que um dos servidores recebeu vantagens em troca da doação:
– Não consegui identificar o que ele ganhava porque nas interceptações telefônicas que fizemos eles falavam por código.
De acordo com o delegado, em Ilhota os donativos eram desviados de um galpão no Centro. Ratzkob apresentava um documento assinado pelo pastor pedindo donativos para os carentes. Em Blumenau, as doações teriam sido obtidas em um centro de distribuição administrado pela SDR.
Em Ilhota, a sindicância interna aberta para apurar o envolvimento de funcionários públicos no desvio de donativos puniu dois servidores. Eles foram afastados por 30 dias do trabalho, entre os meses de julho e agosto. O trio que coordenou a sindicância concluiu que, apesar de não ter agido de má fé, os servidores foram negligentes.
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impres ... 01523,1342 5
Cuidado quando fizer doações para vítimas de tragédias
Cuidado quando fizer doações para vítimas de tragédias
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Cuidado quando fizer doações para vítimas de tragédias
Não consigo fazer caridade e nem doações, nem em tragédias e nem sem tragédias. O que faço é doar objetos que não me servem mais: roupas, eletrodomésticos, brinquedos...Se houver uma tragédia, farei o que puder de forma prática.
A natureza humana, infelizmente, é predadora. Eu também sou. Só que tenho valores e me pauto pela lei.
A natureza humana, infelizmente, é predadora. Eu também sou. Só que tenho valores e me pauto pela lei.

Apo escreveu:Não consigo fazer caridade e nem doações, nem em tragédias e nem sem tragédias. O que faço é doar objetos que não me servem mais: roupas, eletrodomésticos, brinquedos...Se houver uma tragédia, farei o que puder de forma prática.
Não entendi. Se você doa o que não lhe serve mais, está doando. A questão aqui é que pessoas que precisam mais do que você oderão usar. Mas no meio disso entram os intermediários para obterem lucro em beneficio próprio.
Vou dar um exemplo do centro que eu frequentava. Faziam mutirões de arrecadação de roupas e objetos usados. Depois era feito uma triagem. Roupas de qualidade e em estado de novas (como casacos de couro, camisas de seda, etc), iam para o brechó do bairro e vendidos por preços simbólicos ou vendidos para particulares, e o dinheiro convertido em cestas básicas. Roupas sem valor iam para distribuição.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Johnny escreveu:Apo escreveu:Não consigo fazer caridade e nem doações, nem em tragédias e nem sem tragédias. O que faço é doar objetos que não me servem mais: roupas, eletrodomésticos, brinquedos...Se houver uma tragédia, farei o que puder de forma prática.
Não entendi. Se você doa o que não lhe serve mais, está doando. A questão aqui é que pessoas que precisam mais do que você oderão usar. Mas no meio disso entram os intermediários para obterem lucro em beneficio próprio.
É disto que estou falando. Eu faço doações não porque alguém vem choramingar na mídia, batem na porta, ligam pra minha casa ou fazem campanha em massa. Desconfio destes exemplos humanitários.
Quando não quero uma geladeira, procuro dar a quem conheço e sei o que fazer. Se fizer lucro às minhas custas, não dou mais nada.
Vou dar um exemplo do centro que eu frequentava. Faziam mutirões de arrecadação de roupas e objetos usados. Depois era feito uma triagem. Roupas de qualidade e em estado de novas (como casacos de couro, camisas de seda, etc), iam para o brechó do bairro e vendidos por preços simbólicos ou vendidos para particulares, e o dinheiro convertido em cestas básicas. Roupas sem valor iam para distribuição.
Isto é um exemplo. Normalmente sempre tem atravessador e o tópico é sobre isto. Tragédias são prato cheio pra vigaristas. É disto que estou falando e fala a notícia.

- zumbi filosófico
- Gênero: Masculino
Quase-OT: inventaram em algum lugar do planeta uma lista que é uma espécie de "classificados de doações", e chegou até a alguns lugares do Brasil:
http://www.freecycle.org/group/BR/Brazil/
http://www.freecycle.org/group/BR/Brazil/