Empresa de Engenharia Americana faz Teste Comparativo entre MicroStation e AutoCAD
A Pickering Firm é uma firma de consultoria de Engenharia e Arquitetura sediada em Memphis com mais de 150 empregados envolvidos em uma variedade de projetos e serviços de Engenharia, Construção, Arquitetura e Transporte. Fundada em 1946 por O.L. Pickering, que estabeleceu uma filosofia profissional de realizar serviços e trabalhos de qualidade, hoje a lista de clientes inclui muitos projetos e firmas lucrativas em todo o território americano.
A Divisão de Transportes da Pickering utiliza com sucesso o MicroStation e o GEOPAK em seus projetos principais e tem descoberto os muitos benefícios que tem mais que retornado o valor do investimento para a companhia.
A Divisão de Transporte está atualmente trabalhando no projeto da Rodovia 385, em Memphis, no estado do Tennesse. Este projeto irá adicionar um contorno ao redor de Memphis, aliviando os crescentes problemas de tráfego na cidade. O projeto está orçado em aproximadamente U$ 50 milhões e está previsto para ser concluído em 2003. O MicroStation e o GEOPAK tem sido utilizados desde o início do projeto, tendo aumentado a produtividade para o time de projetistas.
O software GEOPAK oferece um grupo de produtos focados em todo tipo de necessidade que a engenharia civil e de transporte pode vir a ter, incluindo projetos de estradas e pontes, de pesquisas, sítios e drenagens. Na Divisão de Transporte da Pickering, os membros da equipe utilizam extensivamente o GEOPAK Road.
O Engenheiro de Projetos Allison Shaw comenta os benefícios que o GEOPAK tem trazido à equipe de engenheiros: “A rodovia é um projeto bastante complexo. Na zona sul haverá um cruzamento de três vias e dois cruzamentos urbanos simples. O GEOPAK é bem equipado para este alinhamento complicado e tem na verdade nos poupado muito tempo na etapa de projeto”.
FRUSTRADOS COM AS LIMITAÇÕES
A Divisão de Transportes da Pickering começou a utilizar o GEOPAK há dois anos atrás depois de um extenso período de avaliação. Até então, os engenheiros utilizavam o AutoCAD, com o software de engenharia civil Softdesk, e estavam encontrando limitações que acabavam por se tornar extremamente frustrantes. Gary Scruggs, Engenheiro Chefe de Transportes e um dos diretores da companhia, descreve os problemas dos engenheiros.
“O AutoCAD apenas não conseguia fazer o que precisávamos. Nós não éramos muito produtivos com ele. Quando você está projetando rodovias que necessitam de muretas de retenção e qualquer outras soluções não convencionais, nós descobrimos que a combinação AutoCAD/Softdesk não nos serviria. Como resultado, acabávamos fazendo boa parte dos serviços manualmente, o que ia contra nosso objetivo de aumentar nossa produtividade”.
Ao saberem da GEOPAK, os engenheiros prepararam PCs de configurações idênticas, um rodando o AutoCAD/Softdesk, o outro o MicroStation/GEOPAK, e realizaram alguns testes simples, porém exigentes. O objetivo dos engenheiros era verificar quais dos programas poderia criar um Modelo Digital de Terreno e gerar curvas de nível específicas do modelo de terreno mais rapidamente.
“Ambas as estações de trabalho começaram a funcionar ao mesmo tempo”, disse Shaw. “Não havia comparação no que dizia respeito à velocidade. A estação de trabalho com o MicroStation abriu o desenho de 2 megabytes, traduziu as curvas de nível existentes em um arquivo de dados, criou um modelo digital de terreno e criou e carregou as novas curvas de nível antes mesmo que o AutoCAD/Softdesk tivessem sequer terminado a inicialização”.
Dando seguimento ao sucesso deste teste, os engenheiros determinaram que apenas ao abrir um arquivo no GEOPAK havia uma economia de cerca de 4 minutos de espera. Shaw diz “Isto pode não soar muito, mas se você abre um desenho numa média de 10 vezes por dia, isto economizaria 40 minutos por dia. Com 100 usuários, isto significa 67 horas por dia”.
Utilizando o GEOPAK no projeto da rodovia 385 imediatamente aumentou a produtividade. O mapa aéreo, que provê a base para todo o trabalho de desenho e cálculos, tem um tamanho de 12 megabytes. De acordo com Shaw eles sentiram que não estariam habilitados para copiar adequadamente um arquivo deste tamanho sem os recursos do MicroStation. Além destes simples recursos aumentarem a produtividade, os engenheiros também descobriram que as ferramentas do GEOPAK para projeto de estrada economizavam também bastante tempo.
Scruggs comenta, “Nós temos visto algumas grandes melhoras no que diz respeito ao tempo necessário para completar as fases do projeto. Allison criou algumas inclinações para o projeto, o que nos teria normalmente consumido semanas, Allison gastou apenas um dia com o MicroStation e o GEOPAK”.
ELIMINANDO MOLDES
O Engenheiro Shaw acrescenta que o GEOPAK elimina o uso de moldes (templates) para criar seções típicas, uma técnica comum em outros softwares de engenharia civil. Um molde teria de ser criado para cada parte da estrada onde a seção foi modificada e isto se torna impossível quando se trata de cruzamentos e rampas de entrada e saída. De qualquer modo, o GEOPAK permite ao usuário criar um “modelo” da área pavimentada, como rampas ou pistas, marcando os declives por todo o caminho. Daí os dados ao redor da pavimentação são marcados utilizando arquivos de critério (criteria files) onde o projetista pode definir sarjetas e outros elementos. Estes “arquivos de critério” são totalmente definidos pelo usuário, permitindo total flexibilidade para criar de acordo com o que o projeto precisa. O GEOPAK então cria seções automaticamente seguindo acuradamente as definições e modelos feitos pelo engenheiro. De acordo com Scruggs e Shaw, o tempo economizado nesta etapa do projeto de estrada é “dramático e imensurável”.
Existem ainda outros ganhos de produtividade com o uso do GEOPAK, não apenas o desaparecimento de partes de trabalho manual de todo o projeto. “O montante do tempo gasto para criar linhas inclinadas é por volta de um terço do tempo que gastaria utilizando outros meios, sem falar que é totalmente automatizado, sem cálculos manuais. Isto elimina os erros humanos e aumenta a produtividade”.
Scruggs também coloca que a precisão inerente ao MicroStation foi uma boa adição à equipe. “A precisão significa, à longo prazo, muito mais produtividade para nós”, ele diz, “Se nós fazemos algo manualmente, nós sempre temos que consertar alguma coisa, por causa da falta de precisão. Se você procura ser exato desde o começo, tem uma chance bem maior de conseguir o projeto certo no final. Isto é muito importante quando nós estamos em uma concorrência”.
Uma pequena dificuldade em trocar para o MicroStation e GEOPAK experimentada pela equipe de engenheiros foi o tempo de aprendizado gasto para fazer a transição do AutoCAD/Softdesk para o MicroStation. Alguns dos engenheiros se beneficiaram do treinamento nos escritórios da GEOPAK, na Flórida. Outros, por sua vez, apenas receberam treinamento no próprio escritório, o que não reduziu o tempo de aprendizado dramaticamente. De qualquer maneira, os membros da equipe acreditam que o investimento inicial em aprender como utilizar um novo software é uma situação normal no trabalho que ajuda à alcançar ganhos de produtividade rapidamente.
A Pickering é um assinante do Bentley SELECT e se beneficia do suporte técnico por telefone e atualizações grátis do programa. A companhia é servida pela Bentley Integrator ModernTech SI de Knoxville, Tennesse, e acredita que sua equipe de engenheiros tem sido bem assessorados pela empresa. Em troca, a ModernTech SI é agraciada com as conquistas e progressos conseguidos através dos investimentos da The Pickering Firm em implementações em larga escala do MicroStation GEOPAK.
A Divisão de Transporte da Pickering tem na verdade completado por volta de 4.000 horas gastas no projeto da Rodovia Estadual 385 e espera gastar outras 10.000 até o projeto ficar pronto.
Bob Bailey, Vice Presidente de Transporte na Pickering, comenta, “O GEOPAK tem sido um verdadeiro benefício para nosso departamento de transporte. Ele tem nos permitido automatizar mais nosso processo de criação do que o software anterior permitia. Nós estamos hábeis para produzir mais em menos tempo com o mesmo número de pessoas”. Bailey é o chefe dos projetos de transportes da Pickering e está liderando a conversão dos outros departamentos fora do grupo de transportes para o MicroStation e o GEOPAK.
(Artigo originalmente publicado na edição de outubro de 1999 da revista MicroStation Manager)
Microstation ou Autocad? Empresa compara produtividade
Microstation ou Autocad? Empresa compara produtividade
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- Fernando Silva
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Re: Microstation ou Autocad? Empresa compara produtividade
Para quem se viciou em AutoCAD, mudar é um saco.
Nada está onde deveria, nada é feito do jeito que a gente se acostumou.
A fonte é suspeita.
Nada está onde deveria, nada é feito do jeito que a gente se acostumou.
(Artigo originalmente publicado na edição de outubro de 1999 da revista MicroStation Manager)
A fonte é suspeita.
Re: Microstation ou Autocad? Empresa compara produtividade
Fernando Silva escreveu:Para quem se viciou em AutoCAD, mudar é um saco.
Nada está onde deveria, nada é feito do jeito que a gente se acostumou.(Artigo originalmente publicado na edição de outubro de 1999 da revista MicroStation Manager)
A fonte é suspeita.
Se é suspeita eu não sei. Só sei que o que tenho lido sobre o uStatio é que ele fica muito mais leve para desenhos de geo ou seja, desenhos muito grandes. Já comentei com você que não me entendia com o uStation. Penei pra caramba e ainda tem coisas (muitas) que desconheço afinal, não sou um cadista e sabe como é, o que voce não usa, atrofia-se. Mas sei agora mais do que quem me ensinou, pelo menos no avançado.
O que me deixa intrigado é, como pode um software como o uStation ser tão leve e pequeno (menos de 200M se tirar os programas essenciais que ele pede como NEtframework e etc).
O Autocad virou um monstro de pesado (1 DVD mais as especificações de máquina). Daqui a pouco vai concorrer com a microsoft em coisas pesadas.
Se precisar, estou excrevendo um tutor para desenhar em uStation sem frescuras (já falei, sei).
Quem sabe eu escreva um livro, já que todos os livros que encontrei não dão passo a passo de desenho com o dito cujo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


Re: Microstation ou Autocad? Empresa compara produtividade
Comparativos entre sistemas CAD/CAM
http://www3.fsa.br/LocalUser/Luciana/No ... or/CAD.doc
Na verdade não vi uma real comparação e sim uma introdução do que cada um faz. Além do que é subjetivo comparar o AutoCad Lite com o Microstation XM, se bem que mesmo o Acad Lite já dá para se ter uma idéia do hardware necessário em comparação com o MicroStation.
http://www3.fsa.br/LocalUser/Luciana/No ... or/CAD.doc
Na verdade não vi uma real comparação e sim uma introdução do que cada um faz. Além do que é subjetivo comparar o AutoCad Lite com o Microstation XM, se bem que mesmo o Acad Lite já dá para se ter uma idéia do hardware necessário em comparação com o MicroStation.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

