Let me escreveu:Botanico escreveu:Se tudo o que Crookes fez foi porcaria experimental, deveria ser muito fácil para os céticos refutá-lo, mas por que até hoje nunca vi um só argumento sustentável?
Pelo mesmo motivo que poucos cientistas tentaram refutar a tese de Bernard, de que a Terra é oca. A propósito, também é muito difícil, se não impossível, refutar a existência de cogumelos inteligentes que nos observam de uma dimensão paralela. DE, Terra oca, cogumelos inteligentes. Para a ciência séria institucionalizada dá tudo na mesma. Sinto que isso magoe muitos adeptos da DE, mas crescer é saber lidar com frustrações.
E
Let me escreveu:Deise Garcia escreveu:Não tendo sido comprovado uma farsa também não pode ser repelido.
Falácia. Repelimos a todo momento muitas coisas que não podem ser comprovadas uma farsa, como unicórnios rosa, duendes, etc. Isto faz parte do materialismo científico e filosófico, e o grau de sucesso é estupendo.
Let me,
Já havíamos debatido esse tipo de argumentação em outro tópico, quando você disse algo parecido, ou seja :
Benetton escreveu:Let me think for a while escreveu: Benetton escreveu:O que solicitei foi apenas uma refutação aos trabalhos de Drouot. É tão difícil assim?
Sim, tange ao impossível! Assim como refutar que a pele do unicórnio que orbita um planeta na constelação Alfa Centauri não é rosa. E o bule de Russel continua a voar...
Ah, quer dizer que refutar é realmente impossível? Mas as experiências dele são falseáveis, por que a dificuldade? Ah, mas a hipótese da pele do unicórnio que orbita um planeta na constelação Alfa Centauri não é rosa, não é falseável, logo o paralelo que você tentou traçar simplesmente não se aplica.
Ou seja, não adianta apelar para fadas, duendes, sacis, e tentar assemelhá-los aos fenômenos não explicáveis, pois os primeiros não são falseáveis, já o ultimo é, pois uma teoria só pode ser considerada científica se for falseável. Qualquer fato supostamente científico DEVE ser falseável. Se resistir a todos as premissas contrárias, ele começa a ser revestido de alguma confiabilidade e merece mais estudos.
Mesmo assim, a ciência não o atesta como verdadeiro. Por isso, sempre que cito a Ciência Médica ( As famosas EQMs ou NDEs ) ou outro experimento parametrizado por métodos científicos relacionados a fenômenos psíquicos, sempre digo que são
E-V-I-D-E-N-C-I-A-S, e não provas.
Em Ciência não existem
PROVAS e sim
EVIDÊNCIAS. Todos os enunciados científicos e conceitos estão abertos à reavaliação conforme novos dados são adquiridos e novas tecnologias emergem. Uma “prova”, então, só existe no reino da matemática e da lógica. Acho que você deve saber disso.