O que é o Espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dick

Re: O que é o Espiritismo

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:Ou seja, não adianta apelar para fadas, duendes, sacis, e tentar assemelha-los aos fenômenos não explicáveis, pois os primeiros não são falseáveis, já o ultimo é, pois uma teoria só pode ser considerada científica se for falseável. Qualquer fato supostamente científico DEVE ser falseável. Se resistir a todos as premissas contrárias, ele começa a ser revestido de alguma confiabilidade e merece mais estudos. Mesmo assim, a ciência não o atesta como verdadeiro. Por isso, sempre que cito a Ciência Médica ( As famosas EQMs ou NDEs ) ou outro experimento parametrizado por métodos científicos relacionados a fenômenos psíquicos, sempre digo que são E-V-I-D-E-N-C-I-A-S, e não provas.

Em Ciência não existem PROVAS e sim EVIDÊNCIAS. Todos os enunciados científicos e conceitos estão abertos à reavaliação conforme novos dados são adquiridos e novas tecnologias emergem. Uma “prova”, então, só existe no reino da matemática e da lógica. Acho que você deve saber disso.

Pois bem, eu concordo. E trazer Popper para a questão facilita tudo, realmente. Já citei isto bastante por aqui, no passado. E isto é mais perigoso ainda para a DE, uma vez que a torna totalmente passível de ser efetivamente refutada, se é que os tais experimentos podem ser repetidos.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Dick

Mensagem por Dick »

Isto é muito importante, preciso repetir:

CADÊ OS VÁRIOS ESTUDOS REALIZADOS E COM RESULTADOS SEMELHANTES? E O MAIS SUPER-ULTRA-MEGA-IMPORTANTE DE TUDO: QUAL PERIÓDICO ESPECIALIZADO COM CORPO EDITORIAL CIENTÍFICO DEU AVAL AO ESTUDO?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Let me escreveu:
Botanico escreveu:De tantas vezes repetidas, essa refutação cética já perdeu a graça. Falamos de uma coisa, mas os céticos vêm com outras JAMAIS VISTAS OU OBSERVADAS POR QUALQUER CIENTISTA DURANTE UM EXPERIMENTO.

Já perdeu a graça de tanto ser mencionada, e NUNCA ter sido contemplada seriamente pelo crente (seja de discos voadores, deus ou DE).

Botanico escreveu:Já no caso de Crookes e outros, eles FIZERAM EXPERIMENTOS várias vezes e muitos outros os refizeram e chegaram a resultados semelhantes. Mas para a CIÊNCIA, nada disso vale.

Botanico, aqui é que as coisas ficam um pouco chatas para você. Quer saber quem fez os experimentos com o desvio da luz pela gravidade? Eu (e você) consigo fácil fácil, artigos (até mesmo os originais) publicados em revistas com corpo editorial científico, como é o caso da Physical Review. E é isso que faz com que as consequências da Relatividade Geral sejam tidas, hoje, como LEIS científicas. É sua corroboração e consequente publicação dos resultados para a apreciação da comunidade fortemente inquiridora de cientistas mundo afora. Por isso se tornou lei. Por ter sobrevivido ao ataque feroz (benéfico e necessário) da comunidade. Pois então: CADÊ OS VÁRIOS ESTUDOS REALIZADOS E COM RESULTADOS SEMELHANTES?

E O MAIS SUPER-ULTRA-MEGA-IMPORTANTE DE TUDO: QUAL PERIÓDICO ESPECIALIZADO COM CORPO EDITORIAL CIENTÍFICO DEU AVAL AO ESTUDO?

Dizem que os céticos são muito inflexíveis, que não acreditam em nada. Ledo engano. Assim que eu ler o artigo solicitado acima, eu começo a rever rapidinho minhas colocações.

Quer uma publicação Científica que ateste que a consciência pode existir fora do corpo ? Ora, não seja por isso. Conhece a Revista Médica "The Lancet" ? Não ? Vou apresentá-la a Você :

REVISTA ELETRÔNICA "THE LANCET" SUBMETE A EQM À APRECIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL.

O Períodico "The Lancet" é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por Médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com

http://www.thelancet.com/journals/lance ... 9/abstract

Imagem

A natureza da relação Mente-Cérebro e a possibilidade da vida após a morte são algumas das mais profundas questões que estabelecem relação para situar o gênero humano no Universo.

O relatório de hoje [ dez/2001 ] do “Lancet”, por Pim van Lommel e colaboradores das Experiências próximas da morte ( EQM) em sobreviventes de ataques cardíacos propicia dados intrigantes que são de suma importância para essas questões. Neles está a segunda perspectiva que estuda esse modelo. A primeira sendo uma pequena escala feita em Southampton, por Parnia e colegas colaboradores. Ambos os grupos de Pesquisadores pensam que suas descobertas indicam uma necessidade de revisão radical das atuais proposições sobre as relações entre consciência e função cerebral.

Van Lommel, Médico Cardiologista, e colegas perguntam ( Grifo em vermelho no original acima ) :

Como poderia uma consciência vívida [ evidente ] fora de um corpo ser sentida [ percebida ] no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?”

Repetindo o que você disse :

E O MAIS SUPER-ULTRA-MEGA-IMPORTANTE DE TUDO: QUAL PERIÓDICO ESPECIALIZADO COM CORPO EDITORIAL CIENTÍFICO DEU AVAL AO ESTUDO?

Bom, sinto muito, mas acho que isso, e como você mesmo disse, "aqui é que as coisas ficam um pouco chatas para você..."

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:De tantas vezes repetidas, essa refutação cética já perdeu a graça. Falamos de uma coisa, mas os céticos vêm com outras JAMAIS VISTAS OU OBSERVADAS POR QUALQUER CIENTISTA DURANTE UM EXPERIMENTO.

Let me escreveu:Já perdeu a graça de tanto ser mencionada, e NUNCA ter sido contemplada seriamente pelo crente (seja de discos voadores, deus ou DE).

O problema é a FALTA DE PERTINÊNCIA. Unicórnios, fadas, duendes & Cia Bela são coisas lendárias, fruto de imaginação e NUNCA foram confirmados por qualquer estudo experimental. O mesmo já não acontece com o mediunismo. Logo apareceu no mercado, cientistas eminentes vieram a público, anunciando que iam investigar a coisa e demonstrar TODA A FARSA. E foram aclamados pela imprensa. Só que quando disseram NÃO TER ENCONTRADO farsa alguma e sim que viram fenômenos estranhos... Aí a mesma imprensa e o pessoal QUE NADA VIU, NEM NADA EXPERIMENTOU caiu de pau em cima.
As coisas se passaram assim e aí não vejo porque deveria contemplar SERIAMENTE a hipótese levantada. Ainda mais quando peço aos defensores da dita hipótese que me descrevam como foi o mecanismo da fraude. E aí NENHUM cético até hoje soube me dizer como a coisa foi feita. Vieram até com desculpas absurdas:
_ Já se passou tanto tempo que não se pode ter ideia do que foi feito...

É gozação, é?

Botanico escreveu:Já no caso de Crookes e outros, eles FIZERAM EXPERIMENTOS várias vezes e muitos outros os refizeram e chegaram a resultados semelhantes. Mas para a CIÊNCIA, nada disso vale.

Let me escreveu:Botanico, aqui é que as coisas ficam um pouco chatas para você. Quer saber quem fez os experimentos com o desvio da luz pela gravidade? Eu (e você) consigo fácil fácil, artigos (até mesmo os originais) publicados em revistas com corpo editorial científico, como é o caso da Physical Review. E é isso que faz com que as consequências da Relatividade Geral sejam tidas, hoje, como LEIS científicas. É sua corroboração e consequente publicação dos resultados para a apreciação da comunidade fortemente inquiridora de cientistas mundo afora. Por isso se tornou lei. Por ter sobrevivido ao ataque feroz (benéfico e necessário) da comunidade. Pois então: CADÊ OS VÁRIOS ESTUDOS REALIZADOS E COM RESULTADOS SEMELHANTES? E O MAIS SUPER-ULTRA-MEGA-IMPORTANTE DE TUDO: QUAL PERIÓDICO ESPECIALIZADO COM CORPO EDITORIAL CIENTÍFICO DEU AVAL AO ESTUDO?

Bem, os pesquisadores publicaram em livros e em periódicos de cunho metafísico as suas pesquisas... O problema é: os céticos por aqui e por lá reconhecem algum valor científico a esses periódicos e a seu corpo editorial? Suponho que não...

Assim fico restrito à refutação consistente das pesquisas feitas. Se uma refutação for muito bem embasada, fechando tudo a respeito e não deixando pontas soltas, então ficarei satisfeito com tal trabalho. Mas de tudo o que vi até agora NADA ME IMPRESSIONOU. Ou melhor, impressionou-me muito mal. Quais os argumentos dos céticos? Burrice dos cientistas com relação aos espertos ilusionistas. E aí vem o problema, os tais ilusionistas foram TÃO ESPERTOS e TÃO EXPERTOS que até hoje os céticos não conseguem reproduzir o que fizeram... Nem o Randi consegue. Ou então entra aí a suposta malandragem dos cientistas (estariam eles apaixonados pelos médiuns, por exemplo). Mas essa paixão nunca se verificou e os cientistas logo viram que NADA tinham a ganhar por confirmar a validade dos experimentos: os negativistas que nunca experimentavam nada eram tidos como os verdadeiros sábios...

Let me escreveu:Dizem que os céticos são muito inflexíveis, que não acreditam em nada. Ledo engano. Assim que eu ler o artigo solicitado acima, eu começo a rever rapidinho minhas colocações.

Ô meu, a minha maior decepção com os céticos foi ver COMO SÃO CRÉDULOS! Eles são céticos aos experimentos de Crookes, que não conseguem refutar, nem descobrir o mecanismo da fraude; mas são MUITO CRÉDULOS a qualquer revelação bombástica de fraude contra os médiuns e seus pesquisadores. Nenhum cético coloca em dúvida que Florence Cook (uma das médiuns pesquisadas por Crookes) enganou o cientista com truques bobos e infantis. Como sabem disso? Porque o jornalista Jules Bois veio à público, três anos após a morte da médium, com a revelação de que foi amante dela e nos seus tórridos encontros ela confessou-lhe toda a fraude, revelando os truques bobos e infantis. E Bois ainda diz que testou os truques revelados e confirmou sua plena viabilidade destes. Só que ele não diz QUAIS foram esses truques e NENHUM CÉTICO jamais ousou perguntar.

Faça o seguinte: veja se acha os livros de Carlos Imbassahy, O Espiritismo à Luz dos Fatos e À Margem do Espiritismo e veja se acha as referências colocadas nele. Também procure os livros de Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne. Talvez aí você possa ter uma ideia melhor da coisa antes de repetir o que o pessoal cético vive repetindo...

Dick

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:
Let me escreveu:

Já perdeu a graça de tanto ser mencionada, e NUNCA ter sido contemplada seriamente pelo crente (seja de discos voadores, deus ou DE).

Botanico, aqui é que as coisas ficam um pouco chatas para você. Quer saber quem fez os experimentos com o desvio da luz pela gravidade? Eu (e você) consigo fácil fácil, artigos (até mesmo os originais) publicados em revistas com corpo editorial científico, como é o caso da Physical Review. E é isso que faz com que as consequências da Relatividade Geral sejam tidas, hoje, como LEIS científicas. É sua corroboração e consequente publicação dos resultados para a apreciação da comunidade fortemente inquiridora de cientistas mundo afora. Por isso se tornou lei. Por ter sobrevivido ao ataque feroz (benéfico e necessário) da comunidade. Pois então: CADÊ OS VÁRIOS ESTUDOS REALIZADOS E COM RESULTADOS SEMELHANTES?

Dizem que os céticos são muito inflexíveis, que não acreditam em nada. Ledo engano. Assim que eu ler o artigo solicitado acima, eu começo a rever rapidinho minhas colocações.

Quer uma publicação Científica que ateste que a consciência pode existir fora do corpo ? Ora, não seja por isso. Conhece a Revista Médica "The Lancet" ? Não ? Vou apresentá-la a Você :

O Períodico "The Lancet" é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por Médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com

Imagem

A natureza da relação Mente-Cérebro e a possibilidade da vida após a morte são algumas das mais profundas questões que estabelecem relação para situar o gênero humano no Universo.

O relatório de hoje [ dez/2001 ] do “Lancet”, por Pim van Lommel e colaboradores das Experiências próximas da morte ( EQM) em sobreviventes de ataques cardíacos propicia dados intrigantes que são de suma importância para essas questões. Neles está a segunda perspectiva que estuda esse modelo. A primeira sendo uma pequena escala feita em Southampton, por Parnia e colegas colaboradores. Ambos os grupos de Pesquisadores pensam que suas descobertas indicam uma necessidade de revisão radical das atuais proposições sobre as relações entre consciência e função cerebral.

Van Lommel, Médico Cardiologista, e colegas perguntam ( Grifo em vermelho no original acima ) :

Como poderia uma consciência vívida [ evidente ] fora de um corpo ser sentida [ percebida ] no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?”

Bom, sinto muito, mas acho que isso, e como você mesmo disse, "aqui é que as coisas ficam um pouco chatas para você..."

Dear, dear...

"BUT THE TRUTH IS THAT NOBODY KNOWS WHEN THE NDEs REPORTED BY THESE PATIENTS ACTUALLY OCCURRED. WAS IT REALLY DURING THE PERIOD OF FLAT EEG OR MIGHT THEY HAVE OCCURRED AS THE PATIENTS RAPIDLY ENTERED OR GRADUALLY RECOVERED FROM THAT STATE??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????"

Cadê o aval?
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Let me escreveu:
Benetton escreveu:
Let me escreveu:

Imagem

Dear, dear...

"BUT THE TRUTH IS THAT NOBODY KNOWS WHEN THE NDEs REPORTED BY THESE PATIENTS ACTUALLY OCCURRED. WAS IT REALLY DURING THE PERIOD OF FLAT EEG OR MIGHT THEY HAVE OCCURRED AS THE PATIENTS RAPIDLY ENTERED OR GRADUALLY RECOVERED FROM THAT STATE??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????"

Cadê o aval?

O interessante é que existem dezenas de parágrafos que evidenciam a real possibilidade da ocorrência do fenômeno, mas você se apega em um único para tentar desmoralizar TODA a experimentação. O fato é que, independente do fenômeno ter ocorrido durante o período em que o EEG estava plano ou antes/após o mesmo estado, em nada desabona o fenômeno, bastando apenas levar em conta que Pam Reynolds relata eventos que só ocorreram com seu crânio aberto. Leia :

FATO QUE SURPREENDEU A CIÊNCIA MÉDICA E A COMUNIDADE ACADÊMICA

Transcrição do site :

http://www.near-death.com/experiences/evidence01.html

Imagem O Dr. Michael Sabom é um Cardiologista, cujo o Livro mais recente, “Luz e morte”, inclui uma análise médica e científica detalhada de uma experiência surpreendente próximo-da-morte, de uma mulher chamada Pam Reynolds. Ela se submeteu a uma operação rara para remover um aneurisma gigante da artéria basilar em seu cérebro, que ameaçava sua vida.

O tamanho e a posição do aneurisma, entretanto, impossibilitaram sua remoção segura usando as técnicas neurocirúrgicas padrões. Foi consultado um outro Médico que abrisse caminho a um procedimento cirúrgico audaz, conhecido como “apreensão hipotérmica cardíaca”. Isso permitiu que o aneurisma de Pam Reynolds fosse eliminado com uma possibilidade de sucesso razoável. Esta operação, nomeada de "paralisação" pelos doutores que a executaram, exigia que a temperatura de corpo de Pam estivesse abaixo de 60 graus, seu batimento cardíaco e respiração pararam, suas ondas de cérebro se mantiveram aplainadas, e o sangue foi drenado de sua cabeça. Em termos atuais, foi posta à “morte” aparente.

Após ter removido o aneurisma, a paciente foi restaurada à vida. Durante o tempo que Pam estava em paralisação temporária, experimentou uma NDE ou EQM ( Experiência Quase-Morte ). Suas observações verídicas, notavelmente detalhadas, enquanto se encontrava “out-of-body” durante sua cirurgia, foram verificadas mais tarde e constatadas exatas. Este caso é considerado um dos exemplos os mais fortes da evidência veridica na pesquisa de NDE por causa da habilidade de Pam ao descrever os instrumentos e os procedimentos cirúrgicos originais usados e sua habilidade ao descrever em detalhe estes eventos quando estava clínicamente “morta” e com o cérebro inoperante.

Imagem Uma espécie de escova de dentes elétrica ou “socket wrench case” – “ Chave inglesa de encaixe ”, vista na mão do Cirurgião. Esta foi a ferramenta que Pam viu enquanto estava fora de seu corpo.

Quando todos os sinais vitais do Pam foram paralizados, o Doutor manipulando uma serra cirúrgica, começou a cortar completamente o crânio de Pam. Quando este procedimento estava em execução, Pam relatou que se sentiu "estalar" fora de seu corpo e pairar acima da mesa de operação.

Então, ela prestou atenção aos doutores trabalhando em seu corpo sem vida, por algum tempo. De sua posição out-of-body, observou o doutor verificando seu crânio através de uma espécie de escova de dentes elétrica. Pam ouviu e relatou mais tarde o que as enfermeiras tinham dito e exatamente o que estava acontecendo durante a operação na sala de cirurgia. Neste período, cada monitor ligado ao corpo do Pam não registrou "nenhum sinal de vida" qualquer.

Em algum momento, a “consciência” de Pam flutuou para fora do quarto, e viajou em um túnel que tinha uma luz em sua extremidade, onde seus parentes e amigos falecidos estavam esperando incluíndo sua avó a longo tempo falecida. A NDE de Pam terminou quando seu tio falecido lhe conduziu para trás de seu corpo para que ela o retomasse. Pam comparou o sentimento de reentrada em seu corpo inerte como "mergulhar em uma piscina gelada”.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Editado.

Autor Desconhecido.

Dick

Mensagem por Dick »

Botanico escreveu:O problema é: os céticos por aqui e por lá reconhecem algum valor científico a esses periódicos e a seu corpo editorial? Suponho que não...

Supõe certo.

Botanico escreveu:Se uma refutação for muito bem embasada, fechando tudo a respeito e não deixando pontas soltas, então ficarei satisfeito com tal trabalho.

Permanentemente salvo. Assim como as religiões. Fique tranquilo, dificilmente a ciência irá refutar "não deixando pontas soltas", pois estas são inúmeras. "A cada elo, exigimos mais dois - um à esquerda, outro à direita".

Botanico escreveu:"os cientistas logo viram que NADA tinham a ganhar por confirmar a validade dos experimentos: os negativistas que nunca experimentavam nada eram tidos como os verdadeiros sábios...

Nada tinham a ganhar? O maior prêmio para o cientista é entender, tanto quanto possível, o universo. Esta seria uma oportunidade fantástica de corroborar um fenômeno fantástico.

Botanico escreveu:Faça o seguinte: veja se acha os livros de Carlos Imbassahy, O Espiritismo à Luz dos Fatos e À Margem do Espiritismo e veja se acha as referências colocadas nele. Também procure os livros de Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne. Talvez aí você possa ter uma ideia melhor da coisa antes de repetir o que o pessoal cético vive repetindo...

Lerei com maior prazer os estudos que corroboram a arca de noé (não existem), desde que não sejam feitos por pesquisadores de rabo preso com a bíblia. O mesmo vale para a DE. Reitero: lerei com maior prazer um artigo em revista com corpo editorial científico dando aval a fantasmas. Gente, entendam: não é porque é "científico", simplesmente, e sim porque este apanágio implica um rígido sistema de avaliação por literalmente milhares de pesquisadores mundo afora. Se a conclusão é coerente e fidedigna, então não importa se os cientistas não gostam da idéia. Eles vão ter que "engolir", como foi o caso com a proposta dos Buracos Negros, inicialmente afastada mesmo por Einstein, ou pela tese de doutorado de de Broglie (é o nome: "de Broglie"), com a ousada proposta de generalização do comportamento ondulatório em matéria. Mas não adianta, o efeito estava lá, gostassem ou não os cientistas (e não gostaram). Resultado? Ondas de matéria são, hoje, feijão com arroz em qualquer laboratório moderno de física. O mesmo infelizmente (digo infelizmente porque a proposta é até agradável - quem não quer "continuar por aí" depois da morte?) não ocorre com a DE.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Dick

Mensagem por Dick »

Benetton, juro-te que acho isso bem interessante. Só que as experiências de quase-morte são isso: QUASE-MORTE. Será que não conseguimos concordar que o cérebro tem uma complexidade absurda, e que nosso conhecimento a respeito do funcionamento da mente tem muito ainda para trilhar? Porque confiamos (vocês) tanto em testemunhos deste tipo? O paciente estava lá, não estava? Porque sua descrição é tida como algo fantástico, e não como efeito natural de um cérebro cujo comportamento temos muito a conhecer e que pode gerar todo o tipo de misturas interpretativas, como é o caso do sonho, que mistura diversos elementos de realidade, fantasia, memória estática, e assim por diante? Como eu disse antes: não nego categoricamente (às vezes nego sim :emoticon19: ) a possibilidade destes eventos denotarem o que vocês querem que denotem. Mas falta aquele pequeno ponto para lidarmos mais seriamente com a questão: evidências menos anedóticas como, por exemplo, a paciente relatar coisas que SE SABE não estarem em contato como ela, de nenhuma forma, e, muito importante, devidamente conduzida, avaliada e compartilhada por mais cientistas com compromisso acadêmico sério.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Dick

Mensagem por Dick »

A ciência progride com seus erros, reformulando suas teorias, e aceitando o que não se aceitava, se isto é inevitável. Se for descoberto que a luz não é uma constante em um dado meio e que a relatividade einsteniana deve ser reformulada, maravilha (nem tanto, pois não será nada fácil estabelecer um chão firme, novamente). Mas é a atitude fortemente perscrutadora da ciência que vai permitir isso. Será que os crentes (em deus ou DE) estão preparados para isto? Digo, para realmente abandonar sua doutrina? Veja como o cientista faz isso rápido: Eistein não aceitou uma das previsões de sua própria teoria, e não me refiro ao Buraco Negro: refiro-me à expansão do espaço. Mas veio Hubble, e mostrou empiricamente que isto ocorria. Resultado, Einstein classificou sua recusa anterior como o maior erro de sua vida, aderindo imediantamente aos resultados de Hubble (e previstos pela relatividade!). De que forma isto poderia se dar com o espírita?
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Let me escreveu:Benetton, juro-te que acho isso bem interessante. Só que as experiências de quase-morte são isso: QUASE-MORTE. Será que não conseguimos concordar que o cérebro tem uma complexidade absurda, e que nosso conhecimento a respeito do funcionamento da mente tem muito ainda para trilhar? Porque confiamos (vocês) tanto em testemunhos deste tipo? O paciente estava lá, não estava? Porque sua descrição é tida como algo fantástico, e não como efeito natural de um cérebro cujo comportamento temos muito a conhecer e que pode gerar todo o tipo de misturas interpretativas, como é o caso do sonho, que mistura diversos elementos de realidade, fantasia, memória estática, e assim por diante? Como eu disse antes: não nego categoricamente (às vezes nego sim :emoticon19: ) a possibilidade destes eventos denotarem o que vocês querem que denotem. Mas falta aquele pequeno ponto para lidarmos mais seriamente com a questão: evidências menos anedóticas como, por exemplo, a paciente relatar coisas que SE SABE não estarem em contato como ela, de nenhuma forma, e, muito importante, devidamente conduzida, avaliada e compartilhada por mais cientistas com compromisso acadêmico sério.

Let, não foi uma simples alucinação que a paciente teve. Pelo que você dever ter lido, ela descreveu os instrumentos e suas manipulações E ATÉ OS DIÁLOGOS QUE AS ENFERMEIRAS TIVERAM, no momento em que o EEg estava plano. E isso foi devidamente comprovado pelo corpo médico e auxiliares. Um médico como O Dr. Michael Sabom não arriscaria seu prestígio a troco de nada. Muitos medicos não fariam isso. No entanto tenho exemplo de vários outros que atestam fenômenos parecidos.

Autor Desconhecido.

Dick

Mensagem por Dick »

Jack Torrance escreveu:Let me: viewtopic.php?f=1&t=20090

:emoticon7:

Pois é, comentei algo sobre no tópico "Curse medicina a distância". De fato, eu poderia ter colocado lá no seu tópico. :emoticon19:
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Dick

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:
Let me escreveu:Benetton, juro-te que acho isso bem interessante. Só que as experiências de quase-morte são isso: QUASE-MORTE. Será que não conseguimos concordar que o cérebro tem uma complexidade absurda, e que nosso conhecimento a respeito do funcionamento da mente tem muito ainda para trilhar? Porque confiamos (vocês) tanto em testemunhos deste tipo? O paciente estava lá, não estava? Porque sua descrição é tida como algo fantástico, e não como efeito natural de um cérebro cujo comportamento temos muito a conhecer e que pode gerar todo o tipo de misturas interpretativas, como é o caso do sonho, que mistura diversos elementos de realidade, fantasia, memória estática, e assim por diante? Como eu disse antes: não nego categoricamente (às vezes nego sim :emoticon19: ) a possibilidade destes eventos denotarem o que vocês querem que denotem. Mas falta aquele pequeno ponto para lidarmos mais seriamente com a questão: evidências menos anedóticas como, por exemplo, a paciente relatar coisas que SE SABE não estarem em contato como ela, de nenhuma forma, e, muito importante, devidamente conduzida, avaliada e compartilhada por mais cientistas com compromisso acadêmico sério.

Let, não foi uma simples alucinação que a paciente teve. Pelo que você dever ter lido, ela descreveu os instrumentos e suas manipulações E ATÉ OS DIÁLOGOS QUE AS ENFERMEIRAS TIVERAM, no momento em que o EEg estava plano. E isso foi devidamente comprovado pelo corpo médico e auxiliares. Um médico como O Dr. Michael Sabom não arriscaria seu prestígio a troco de nada. Muitos medicos não fariam isso. No entanto tenho exemplo de vários outros que atestam fenômenos parecidos.

Percebo. Mas o lícito é dizer que, do jeito que está, e se (e se, mesmo) a percepção da paciente de fato ocorreu, então temos uma evidência de quê? De que talvez tenhamos que rever a eficácia absoluta de um EEg, de que talvez o cérebro engendre atividades neurais que não podem ser (por enquanto) mensuradas. Sei o quanto isto parece reacionário, afinal fizeram o mesmo com Galileu, quando quis usar o telescópio como prova das luas de Júpiter, o que não foi aceito pelos seus pares à época. Comentaram sobre a imprecisão do aparelho, mas convenhamos: uma coisa é ótica elementar e, outra, atividade cerebral. Mas como meu próprio exempo atesta, realmente não posso descartar sua interpretação. Mas posso, e vou, recusá-la até maiores corroborações e publicações. E, como o ônus da prova é destes pesquisadores, então fico contente em saber que, de fato, querem mostrar a existência destes fenômenos. Que continuem o trabalho, e se empenhem em serem ouvidos.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Dick

Mensagem por Dick »

Importante dizer: afinal, é a atitude reacionária ferrenha que torna possível o crescimento fantástico de nosso conhecimento natural (sobre a natureza), ao permitir que somente as teorias intrinsecamente poderosas sobrevivam.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Dick

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:Olá Mr.Hammond !

Sim, o que foi exposto só demonstra evidências. Nada de provas, admito. Mas tudo no começo é meio nebuloso. Sei que existem falhas nessas experiências. Falhas de qualidade, falhas de controle que pudessem evitar a possibilidade de fraude. Tanto que o Welligton Zangari já havia criticado, com conhecimento de causa, essas experiências em outro tópico lá do velho Fórum.

Talvez se o Prof. Gary Schwartz tivesse se cercado de mais parâmetros de controle e obtido meios que assegurassem a veracidade dos resultados, suas Experiências não tivessem recebido tantas críticas. Mas talvez também tivesse obtido os mesmos resultados e aí o respaldo da comunidade Acadêmica seria maior.

Talvez Ele repita os ensaios com os cuidados devidos e recomendados. Talvez ele possa reeditar sua Obra "After Life Experiments". Aí então saberemos da idoneidade do seu Trabalho e da credibilidade dos seus métodos.

Volto a repetir : Nada é divulgado perfeito e acabado. No início, há sempre falhas a corrigir. Entendo isso como normal no desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas.

Sóbrias colocações. Isto basta para cada um manter sua fé. Você, com a fé de que estes experimentos evidenciam a existência de espíritos, e eu com a fé de que somente muito mais experimentação e apreciação dos pares pode decidir o caso. Cientificamente, sua única desvantagem é a posição de pagador do ônus da prova. O que pode ser uma vantagem, afinal o mérito propalado pela história científica também é de quem afirma (e mostra que está certo), e dificilmente de quem refuta. Embora não compactue com o espiritismo, as intenções de alguns de seus pesquisadores me parecem muito mais sinceras e compromissadas com uma efetiva validação científica de seus resultados do que a maioria absoluta dos religiosos. Mas terão que limpar muito mais seus experimentos de componentes espúrios e fatores incontroláveis e/ou sinistros para, no mínimo, constituir um programa de pesquisa que desperte a atenção da comunidade científica.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

A comprovação da continuidade da vida no pós-morte (per si) não valida o Espiritismo. :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Dick

Mensagem por Dick »

Pois é... mais essa. Acredito que até o Benetton aceite isto, se bem que seria uma evidência forte ao seu favor.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Seria uma evidência forte para a existência de um espiritualismo. O Espiritismo é um dos ramos do Espiritualismo.

Um espírita é um espiritualista mas um espiritualista não é necessariamente um espírita.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:"os cientistas logo viram que NADA tinham a ganhar por confirmar a validade dos experimentos: os negativistas que nunca experimentavam nada eram tidos como os verdadeiros sábios...

Let me escreveu:Nada tinham a ganhar? O maior prêmio para o cientista é entender, tanto quanto possível, o universo. Esta seria uma oportunidade fantástica de corroborar um fenômeno fantástico.

Só que isso não pode ser uma conquista pessoal do cientista: para se fazer ciência, ele precisa compartirlhar seus resultados e divulgá-los. E aí porca torce o rabo:
Quando Crookes anunciou os resultados de suas pesquisas preliminares, ele convidou os seus colegas a irem ver a coisa por si mesmos. ELES RECUSARAM. Não quiseram ver, mas depois Carpenter veio a falar que Crookes sofria de alucinação e Ramsay dizia que ele estava muito míope... E foram aclamados e são aclamados até hoje pela comunidade cética. Crookes só conseguiu publicar o que fez porque era editor do Quartely J. Science. Que periódico científico, com ou sem corpo editorial faria isso?

Botanico escreveu:Faça o seguinte: veja se acha os livros de Carlos Imbassahy, O Espiritismo à Luz dos Fatos e À Margem do Espiritismo e veja se acha as referências colocadas nele. Também procure os livros de Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne. Talvez aí você possa ter uma ideia melhor da coisa antes de repetir o que o pessoal cético vive repetindo...

Let me escreveu:Lerei com maior prazer os estudos que corroboram a arca de noé (não existem), desde que não sejam feitos por pesquisadores de rabo preso com a bíblia. O mesmo vale para a DE. Reitero: lerei com maior prazer um artigo em revista com corpo editorial científico dando aval a fantasmas. Gente, entendam: não é porque é "científico", simplesmente, e sim porque este apanágio implica um rígido sistema de avaliação por literalmente milhares de pesquisadores mundo afora.

Pobre coitado! Está confundindo o ideal com o real... Ô meu! Muito trabalho fajuto passou por corpo editorial e foi aceito... Em geral era porque concordava com as ideias já aceitas ou trazia uma coisa tão bacana que os editores queriam que seu periódico fosse o primeiro a anunciar a maravilha...

Eu e mais três colegas mandamos um trabalho que fizemos sobre ação alelopática em plântulas. No exame feito pelo periódico escolhido, ao lado de correções pertinentes, foi feita uma sugestão estranha: deveriam ser retirados os dados e fotos da parte anatômica. Ao ver isso, um dos meus colegas sacou o motivo: aquilo era uma inovação na abordagem, que tem sido feita apenas observando-se aspectos externos. Nenhum trabalho nessa linha alelopática fizera antes uma análise dos efeitos nas células diretamente. Sacou a malícia? Provavelmente o editor viu aí um pulo do gato que ele queria para si. Faria ele um trabalho parecido, com essa parte anatômica e ele ficaria com o crédito de ter lançado a ideia.
Só que não caímos nessa.

Let me escreveu:Se a conclusão é coerente e fidedigna, então não importa se os cientistas não gostam da idéia. Eles vão ter que "engolir", como foi o caso com a proposta dos Buracos Negros, inicialmente afastada mesmo por Einstein, ou pela tese de doutorado de de Broglie (é o nome: "de Broglie"), com a ousada proposta de generalização do comportamento ondulatório em matéria. Mas não adianta, o efeito estava lá, gostassem ou não os cientistas (e não gostaram). Resultado? Ondas de matéria são, hoje, feijão com arroz em qualquer laboratório moderno de física. O mesmo infelizmente (digo infelizmente porque a proposta é até agradável - quem não quer "continuar por aí" depois da morte?) não ocorre com a DE.

Ô meu...
Creio que as conclusões dos trabalhos de Crookes foram coerentes e fidedignas, tanto que nenhum cético até agora as refutou no mérito e sim desviando para sugestões malucas, nas quais só os céticos acreditam, ou mentindo descaradamente. Não tem nenhum corpo editorial cético que possa pegar os trabalhos dele e fazer a refutação por erros metodológicos, etc e tal, como o fariam com um trabalho científico qualquer?
Sabe, mais de 200 cientistas fizeram pesquisas mediúnicas, chegando a resultados e conclusões parecidas. Desconheço algo em Ciência não aplicada que tenha sido tão investigado assim. No entanto, se por fé não podem ser aceitos, por que vamos nos desentender por isso?

Apo

Mensagem por Apo »

Por que será que eu leio, releio, tento acreditar...mas continuo não acreditando em experiência pós morte? Morreu tá morrido. Se voltar e contar alguma coisa é porque não morreu de verdade. A leitura de EEG plano pode ser ainda limitada quanto à algumas funções que não conseguimos mensurar ou captar pelos instrumentos que dispomos. Ainda pode acontecer de o aparelho estar funcionando mal, o que é observado várias vezes por qualquer profissional que trabalha numa UTI, por exemplo. E pode ter sido fraudado também, não duvidem.

Nada disto comprova "experiência" ou "vida" ( leia-se consciência retornável) "pós-morte".
Agora, experiência de "quase-morte" é exatamente o quê? Quase-morte pode ser algum instante de desligamento parcial das funções cerebrais, mas não a morte cerebral total. Logo, não é morte.

Interessante que a maioria das pessoas que já desmaiou ou teve parada cardiorrespiratória relata que "apagou", não lembra de coisa alguma, esteve, por momentos no escuro, inconsciente.
Ora, eu não funciono bem assim.
Tive uma parada cardiorrespiratória de 20 segundos, período durante o qual é como se eu tivesse morrido.
Quando sou anestesiada ( bloqueio geral) , também não recordo de nada.

Mas houve um desmaio ( me disseram que foi só um desmaio, mas até hoje não sei de fato o que aconteceu), tive uma experiência intensamente real que incluía as pessoas ali presentes, só que o script era bem outro e assustador.
Quando acordei estava ainda sob efeito da outra realidade, e foi difícil acreditar que uma das duas realidades não era verdadeira. Relatei a experiência a um médium e ele me disse que, provavelmente, eu estive mesmo a observar alguma coisa que acontecia numa realidade que não podemos ver encarnados. Talvez o que se passava entre aqueles espíritos e o meu espírito e que não é o que aparenta ser. Mas a coisa realmente ode ter acontecido numa dimensão paralela ( numa forma de descrever não necessariamente espírita, mas espiritualizada).
Ou seja, o cérebro pode "forjar" experiências em alguns casos extremos que podem ser tido como padrão e que na verdade, são apenas exceções dentro do estado de vida.
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Botanico escreveu:Creio que as conclusões dos trabalhos de Crookes foram coerentes e fidedignas, tanto que nenhum cético até agora as refutou no mérito e sim desviando para sugestões malucas, nas quais só os céticos acreditam, ou mentindo descaradamente. Não tem nenhum corpo editorial cético que possa pegar os trabalhos dele e fazer a refutação por erros metodológicos, etc e tal, como o fariam com um trabalho científico qualquer?
Sabe, mais de 200 cientistas fizeram pesquisas mediúnicas, chegando a resultados e conclusões parecidas. Desconheço algo em Ciência não aplicada que tenha sido tão investigado assim. No entanto, se por fé não podem ser aceitos, por que vamos nos desentender por isso?

Porque o trabalho de Crookes é tão reverenciado pelos espíritas? Não houve nada melhor depois disto? Se foi tão bom, porque não é refeito em quantidade tal que fique impossível à comunidade científica ignorar seus resultados? Não podem. Entre fraudes, resultados espúrios e sinistros metodológicos vários, o que sobra? Sua vontade. Mas, como já disse, espero que mantenham as pesquisas, para fazer juz ao ônus da prova.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Let me escreveu:
Benetton escreveu:

Percebo. Mas o lícito é dizer que, do jeito que está, e se (e se, mesmo) a percepção da paciente de fato ocorreu, então temos uma evidência de quê? De que talvez tenhamos que rever a eficácia absoluta de um EEg, de que talvez o cérebro engendre atividades neurais que não podem ser (por enquanto) mensuradas...

Os estudos de Parnia, Van Lommel e Michael Sabom fornecem base empírica suficiente para presumirmos que algumas NDEs ocorrem nos momentos em que o cérebro está inoperante em sua maquinaria neural tradicionalmente aceita como geradora da consciência e da experiência subjetiva. Não disse que o cérebro está completamente inoperante, mas qualquer que seja o resquício de funcionamento, seria digno de prêmio Nobel se alguém demonstrar que tal resquício gera consciência, já que ele não manteria a comunicação sináptica entre neurônios.

Uma produção subjetiva de um paciente nesse estado sob análise, não se dá nos momentos em que o EEG está reto (ausência de atividade do córtex cerebral) e o tronco do cérebro inativo. Portanto, descartada está a filtragem da realidade subjacente.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

salgueiro escreveu:A comprovação da continuidade da vida no pós-morte (per si) não valida o Espiritismo. :emoticon4:

A revista "the Lancet", os Médicos Sam Parnia, do Hospital Geral de Southampton, no sul da Inglaterra, o Dr. Peter Fenwick, consultor de Neuropsiquiatria da Universidade de Oxford, Pim van Lommel, Dr. Michael Sabom, Cardiologista, etc, não estão preocupados com o Espiritismo ou com o que Kardec disse ou deixou de dizer.

Esses estudos só demonstrariam que a consciência pode existir fora do corpo.

Nem Fenwick nem os outros cientistas envolvidos nesse tipo de pesquisa postulam a vida após a morte propriamente dita. Eles falam apenas de "consciência" após a morte. Mesmo assim, as implicações são enormes. Se as experiências próximas da morte e fora do corpo não vêm do cérebro ( segundo esses Médicos ), então, em que se baseia a consciência ?

O que a Ciência chama de "Consciência", pode ser vista como sobrevivência do que as religiões chamam de Espírito, ou alma ou seja lá o que queiram chamar. Daí a correlação.

Palavras de Peter Fenwick :

"Existem duas maneiras de se ver o universo, o modelo aceito atualmente diz que tudo é matéria. Em outras palavras, tudo o que a ciência considera real possui uma forma física que pode ser percebida por nossos sentidos. Mas este modelo, que os filósofos chamam de materialismo radical, não pode explicar a existência da consciência, que não possui uma essência física. Então, como faremos para explicá-la ? Um pequeno fato inexplicado acontece, e então surge a consciência. No entanto, outra teoria propõe que a constituição básica do universo seja não a matéria, mas a própria consciência."

Editado pela última vez por Benetton em 05 Nov 2009, 09:58, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Eu sei Benetton mas faço questão de frisar esse ponto para não forjar uma falsa indução ao Espiritismo.

Trancado