zumbi filosófico escreveu:Apo,
Como seria uma notícia verdadeiramente boa, que falasse de pobres e nordestinos?
Notícia boa seria uma notícia realista...doa a quem doer. Ou seria uma que satisfizesse os hipócritas, os inocentes, os politicamente corretos, os pobres mesmo, o governo, a opinião pública que gosta de boas notícias ( mesmo que sejam meias-verdades)?
Pra mim, não ligo pra notícia. Notícia não me diz nada. Eu me atento aos fatos, dados sérios, como evolui a história de um grupo, de um povo, de uma região.
Notícia se cria, se monta, se manipula. Só posso julgar uma notícia sob o crivo acadêmico e profissional jornalístico, que estudei um pouco na faculdade e trabalhei no meio durante um tempo. O conteúdo não muda os fatos.
Hoje mesmo assisti uma notícia sobre crianças e mulheres tidas como desaparecidas no Norte e Nordeste, porque são levadas por italianos ( e no caso colocado, com a intermediação de um padre!). Os pais levam dias pra se dar conta que as filhas não voltam mais pra casa, daí pensam no que pode ter acontecido, depois procuram entre os conhecidos, depois procuram a polícia...ou nem procuram nada. Sumiu e quem, sabe, um dia...volta. É esta a realidade. Dizem que as filhas já tinham largado os estudos e passavam noites e dias na rua sem dar notícias porque queriam, não que fosse vontade dos pais. Choram agora na frente das câmeras ( com a mão na frente, porque quase não sái uma lágrima!), tirando o corpo fora, sob a justificativa de quem nem tiveram tempo de se despedir! Que a criança foi levada por casais que se apresentavam como amigos do padre, que prometiam cuidar bem das meninas, mandar fotos, mandar DINHEIRO para ajudar a família. Mas que, infelizmente, nunca cumpriram o prometido buábuá. Puta que pariu! Mas que merda é esta de mentalidade? Imagino-me agindo e pensando assim como mãe? JAMAIS! Esta gente ( pobres enganados, abandonados pelos filhos de 9. 10. 12 anos) mereccia cadeia!
Mas a notícia mostra como se fossem víttimas, que merecem que seu sofrimento seja respeitado, afinal, como punir pais e mães que foram enganados? Péssima notícia, a meu ver. Primeiro porque faz parecer que os casais e o padre são maus ( e são mesmo) e que as crianças acreditaram nas promessas ( que não foram cumpridas, infelizmente!

), que os pais estão sem uma resposta por todos estes anos.
E na verdade, eles apenas imaginam que as filhas foram levadas durante o evento em que estes casais e o padre estiveram aliciando menores naquelas redondezas. A maioria, na verdade, pode estar ali num puteiro próximo. Este é o fato. A cabeça desta gente é o fato. A pobreza e a ignorância de quem acredita que foi apenas vítima é o fato. A negligência paterna é o fato. Mas isto ninguém diz, porque não seria uma "boa notícia".
Posso admitir que vivo na mesma realidade desta turma? Que sou uma mãe igual a elas? Que minha filha iria atrás duma conversa destas? Óbvio que não! Quero distância deste tipo de lugar e de ambiente!
Se é a pobreza o argumento, vou dizer que miserável não deveria botar filho no mundo. Mas isto é feio dizer.
Se é a ignorância ( por aceitar que o padre e gente estranha entrem na sua casa pra conversar com a sua filha), vou dizer que esta gente tá vendo o padre como amigo e os estrangeiros como gente bacana que prometeu mandar fotos do filho no exterior e GRANA( uma oportunidade única, que eles jamais teria como dar aos filhos). Portanto, além de ignorantes e pobres, são mercenários e criminosos cúmplcices do tráfico internacional. Mas colocar isto numa notícia é feio.
E se votam em governos que prometem, dão migalhas e benefícios imorais ( porque apenas eleitoreiros imediatistas) e depois emitem dados que são noticiados como se tivesse tudo melhorando, são cumparsas de toda a situação. Mas esta notícia é ruim de dar.