Mandriva 2009 / 2010 sem zoom com o mouse

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Mandriva 2009 / 2010 sem zoom com o mouse

Mensagem por Johnny »

Estava batendo a cabeça atras de uma solução para isso e encontrei.
Problema: No Mandriva 2009 não tinha santo que fizesse a rodinha do mouse mais a teccla CTRL (CTRL+Scroll) funcionar como zoom em documentos.
Encontrei no site da própria mandriva uma solução: Remover o pacote imwheel. Fiz isso mas não funcionou. Na verdade, eles não dizem para reiniciar o computador depois e não deu certo porque o programa fica residente na memória.
Hoje estava com uma paciência de Jó e resolvi dar uma de nerd-linuxer e não parar até encontrar uma solução.
Cai aqui: https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi
Bastou matar o processo que o zoom passou a funcionar. Mas daí o Fernando me pergunta: Mas você não tinha removido o pacote? Tinha, mas como não reiniciei e aparentemente não tinha funcionado, voltei a instalar.

BUT, For me it's working now

Tags
Mouse Wheel no mandriva 9 não funciona o zoom
Zoom com a rodinha do mouse no mandriva 9
Zoom com o mouse wheel mandriva 9
Mouse wheel don't works zoomming
Mouse wheel: [CTRL]+[wheel] don't works on mandriva 2009 or mandriva 2010

Pessoal, é o seguinte: Tente na janela de terminal como su o comando killall imwheel

fica assim:

su [enter]
passwd: *******
killall imwheel

Abra um programa que você usaria o zoom com a rodinha e teste. Se funcionar, vá ao gerenciador de aplicativos, procure o pacote imwheel e marque para remover o pacote. Reinicie o computador e pronto.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Mandriva 2009 / 2010 sem zoom com o mouse

Mensagem por Fernando Silva »

A dica ficará registrada para possível uso futuro, mas não pretendo usar o Mandriva por um problema particular:

Eu tenho tendinite de tanto digitar, portanto prefiro o teclado sem cedilha (faço o cedilha com [' + c] no teclado US International com deadkeys).
Acontece que alguma comissão internacional decidiu que todo mundo que usa cedilha já tinha teclado com cedilha, portanto agora [apóstrofe + c] dá um "c" com acento agudo, que é usado não sei por quais línguas.

Isto acontece no Mandriva e no Mint, pelo menos, e ainda não tive tempo de encontrar uma solução, daí fico com o Ubuntu / Kubuntu, que ainda mantém a configuração antiga.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:A dica ficará registrada para possível uso futuro, mas não pretendo usar o Mandriva por um problema particular:

Eu tenho tendinite de tanto digitar, portanto prefiro o teclado sem cedilha (faço o cedilha com [' + c] no teclado US International com deadkeys).
Acontece que alguma comissão internacional decidiu que todo mundo que usa cedilha já tinha teclado com cedilha, portanto agora [apóstrofe + c] dá um "c" com acento agudo, que é usado não sei por quais línguas.

Isto acontece no Mandriva e no Mint, pelo menos, e ainda não tive tempo de encontrar uma solução, daí fico com o Ubuntu / Kubuntu, que ainda mantém a configuração antiga.

Cara...essa pra mim é nova. Estou com XP agora. Depois dou uma olhada. Mas por que vocÊ tem que usar o US?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Mas por que vocÊ tem que usar o US?

No teclado sem cedilha, o "Enter" e o "Shift" são maiores para a esquerda e daí eu não preciso esticar tanto o dedo para alcançá-los. Esse tipo de esforço pouco natural piora a tendinite.

Na mão esquerda, cujos dedos praticamente só se movem para cima e para baixo, eu não tenho problema.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Mas por que vocÊ tem que usar o US?

No teclado sem cedilha, o "Enter" e o "Shift" são maiores para a esquerda e daí eu não preciso esticar tanto o dedo para alcançá-los. Esse tipo de esforço pouco natural piora a tendinite.

Na mão esquerda, cujos dedos praticamente só se movem para cima e para baixo, eu não tenho problema.

Olha, sei que nem vale a pena instalar o Mandriva pois ja deve ter definido o seu Linux. Mas testei aqui e está normal, tanto com a tecla (aqui ó ç) quanto com acento '+C (aqui ó ç)

Não estava conseguindo ver arquivs FLV. Por sugestão, instalei o VLC. Acho que ele instala alguns codecs que não vem por padrão no Mandriva. Agora tá beleza.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Olha, sei que nem vale a pena instalar o Mandriva pois ja deve ter definido o seu Linux. Mas testei aqui e está normal, tanto com a tecla (aqui ó ç) quanto com acento '+C (aqui ó ç)

Só testei do Live CD. Pode ser que alguma coisa mude depois de instalar, mas encontrei comentários sobre o assunto na Internet, portanto sei que o problema existe. E deve haver uma configuração para resolver, já que o Ubuntu funciona.

Mas realmente não faz sentido ficar pulando de uma distribuição para outra depois que a gente já conseguiu uma que nos agrade. Eu só baixo algumas para experimentar no Live CD.
Johnny escreveu:Não estava conseguindo ver arquivs FLV. Por sugestão, instalei o VLC. Acho que ele instala alguns codecs que não vem por padrão no Mandriva. Agora tá beleza.

Normalmente quase nada de multimídia funciona sem antes instalar os codecs. Apenas umas poucas distribuições já vêm com tudo no CD.

Trancado