suicidio
- Luis Dantas
- Contato:
Re: suicidio
Chego a me perguntar se você realmente não percebe que generalizou, Sal.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Luis Dantas escreveu:Chego a me perguntar se você realmente não percebe que generalizou, Sal.
Onde ?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
Luis Dantas escreveu:Vocês talvez já tenham ouvido falar do livro do Rabino Kushner, Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas (Resumo; Sinopse), no qual Kushner descreve sua história pessoal com a doença do filho, uma moléstia particularmente cruel e prolongada chamada Progéria.
Sim, a Progéria é uma doença tocante. Há ainda outras piores.
No caso, não me parece que se tenha cogitado de Eutanásia ou de Suicídio. Mas ainda assim, eu fico imaginando como me sentiria se tivesse acontecido comigo ou com alguém próximo.
Sim, sempre penso se acontecesse comigo ou com qualquer outra pessoa que não tenha condições financeiras ou estrutura emocional, familiar ou ainda tenha outros filhos doentes ou saudáveis que precisam dela e ela só pode mostrar dor e sofrimento a eles. Coloco-me no lugar de quem tenta, tenta e a medicina ainda não tem solução. Ou de quem vive isolado, como aquelas pessoas que não podem ser expostas a luz do dia, vivendo só à noite e sem saber o que é a vida normal.
Como estas pessoas suportam anos e décadas de feridas e coceiras, reações à medicações fortes que podem debolitar outras partes do corpo?
Como posso julgá-las?
Como posso julgar um prisioneiro inocente? Uma pessoa como a filha do austríaco maluco?
Como posso chamar de covarde alguém cego, surdo e mudo e paralítico?
Muito bonito só pensar nestas imagens durante os minutos da novela da Globo, ou no corpo e mente do outro.
Não pensamos porque seria insuportável pensar só nisto o tempo todo.
Pode ser muito heróico e válido enfrentar uma situação dessas estoicamente e aprender a ter serenidade e coragem diante das circunstâncias. Mas daí a condenar, minimizar ou ridicularizar quem simplesmente não dá conta vai uma GRANDE distância.
Exato. Vai da capacidade e razão de cada um. Algumas situações não fazem sentido algum e não servem para nada. Uma prisão perpétua de alguém inocente ou condenação de forma estúpida a ser perpretada por um Estado incompetente é algo a que alguém deva suportar heroicamente? Para quê? Com que finalidade? Se é que em momentos extremos haja alguma finalidade....
Se fosse comigo e alguém me dissesse que é covardia querer que tanto sofrimento sem perspectiva tenha um fim, eu diria onde colocar essa opinião. Querer que eu acredite, sem qualquer evidência, que "pode melhorar" ou que "há um motivo" não é muito melhor, talvez seja até pior. Até mesmo pensar assim sem querer conhecer a situação ou me dizer diretamente me parece, no mínimo, bastante desrespeitoso.
Quando, por exemplo, alguém está deprimido e sem tratamento eficaz, naqueles momentos desesperadores, as pessoas cometem a estupidez benevolente de dizer coisas como:
- Mas que pe isto? A vida é linda! Tome um belo banho, coloque uma roupa e vamos passear, tomar um sorvete, fazer umas comprar e tudo ficará ótimo!
Oras, mas isto é o que fomos condicionados a fazer para acabar de vez com a chatice do outro, tendo reações e queixas que não estamos a fim de lidar e que parecem eternas e dispensáveis a nós.
Mas a pessoa não está a fim de ficar naquele estado. Ela daria tudo para sair...se pudesse, se houvesse estado de espírito ( digamos assim) para que esta energia ( endorfinas, dopaminas e adrenalina) funcionassem a contento. Mas não há como. Logo, a pessoa não pode agir como o outro quer.
A vida é uma dádiva? Sim, com certeza é. Mas dádivas nem sempre dão certo. Devemos valorizar o que é saudável, e aceitar que parte da existência é querer resolver (eventualmente via extermínio, se não houver alternativas) o que é patológico.
Nem sei se é dádiva. Viemos parar aqui como poderíamos não ter vindo. O fato de se ter consciência de nossa Biologia é o que nós leva a criar mitos sobre a vida ser bela, necessária e trunfo a ser reivindicado até que o fim apareça assim como o início apareceu.
Apo tem razão. Nos deixamos levar excessivamente por vários tabus, da homofobia à aversão à Eutanásia.
A raça cria tabus por medo de se deixar levar por seus medos e instabilidades. A lei é se manter vivo porque não podemos perder o controle. Logo, ninguém se atreva a sair do barco.

- Apo
salgueiro escreveu:Apo escreveu:salgueiro escreveu:Apo escreveu:salgueiro escreveu:Apo escreveu:salgueiro escreveu:Só por apontar alternativas ? Por perceber que construção é melhor que destruição ? Por ter visto dar certo ?
O que você viu é o que acontece o tempo todo com todo mundo? E dá certo sempre?
Então por que estamos aqui discutindo esta bobagem?
E onde fiz esse tipo de assertiva ?
Você passou o debate todo ignorando outros casos e trazendo apenas os que você conhece ou os que são de resolução óbvia.
É uma assertiva por exclusão, sim.
E como vou falar do que não conheço ? Prá que ? Falar por falar ?
Como assim? Você não tem capacidade mínima para imaginar ou se colocar no lugar de seres humanos ( até de bichos) que possam estar no limite do sofrimento? As leis que regem a Biologia e seu ciclo não lhe dizem nada? Nunca viu cenas ou relatos de guerra, de acidentes horrendos, de holocaustos e de casos simples ( ?) como uma criança com 50 agulhas sendo enfiadas pelo corpo todo até o sistema urinário e digestivo dia após dia? Não consegue se colocar na pele de um torturado, de um escravizado, de um abusado ou de um doente sem cura? Nunca sentiu dor e se sentiu com medo de não acabar nunca? Nunca pensou em gente trancada num incêndio, ou num submarino à mercê do nada?
O espiritismo deixa as pessoas assim caridosas? Mas que beleza.
Então vamos ficar trocando situações limites onde alguns se matam e outros trazem à tona sua força e dão a volta por cima. Conclusão ? Tem alguma ? O que posso avaliar é o grau do instinto de sobrevivência, mais nada.
O tópico é sobre suicídio, em todas as suas facetas. Não tem conclusão.
Mas se você prefere não discutí-lo a fundo, é dizer: não acho este assunto produtivo.
Ao contrário de ficar rotulando os casos que você não está a fim de saber ou conhecer.

- salgueiro
Apo escreveu:O tópico é sobre suicídio, em todas as suas facetas. Não tem conclusão.
Mas se você prefere não discutí-lo a fundo, é dizer: não acho este assunto produtivo.
Ao contrário de ficar rotulando os casos que você não está a fim de saber ou conhecer.
O tópico começou com um caso específico, vc é que o ampliou e cabe a cada participante abordar da forma que quiser.
E não rotulei nada, não fiz qualquer tipo de julgamento moral, não generalizei.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Luis Dantas
- Contato:
salgueiro escreveu:Luis Dantas escreveu:Chego a me perguntar se você realmente não percebe que generalizou, Sal.
Onde ?
Se bem me lembro, começou aqui.
- salgueiro
Luis Dantas escreveu:salgueiro escreveu:Luis Dantas escreveu:Chego a me perguntar se você realmente não percebe que generalizou, Sal.
Onde ?
Se bem me lembro, começou aqui.
Por eu estar falando de um caso que presenciei ? E o que foi necessário para a solução ? Isso é generalização ? Até onde compreendo, é um caminho não uma generalização.
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Em branco texto da Apo e em azul, o meu texto.
Hermafroditas, por exemplo, sofrem eternamente com sua condição de desajustados à normalidade. Ninguém quer saber como eles se encaixam no restante da manada. Ele que se dane ou suma. Mas se matar não pode, seria fugir da raia...que é a sua condenação em vida.
Crianças som Sindromes dolorosas ou debilitantes tem que aguentar e sobreviver, não importa a que custo.
Pessoas que sofrem maus tratos ou são escravas também tem que suportar a tortura.
Problemas mentais que desnorteiam e colocam a vida da pessoa num patamar enlouquecedor também devem ser aceitos de bom grado, mesmo que toda a família sofra, que a vida vire um inferno mental e que o mundo excomungue o ser humano da sociedade já tão cheia de..."frescuras".
Toda dor dever ser suportada porque não suportar é covardia.
O pior é observar estes juris populares como se fosse uma arena de horrores de tempos sombrios.
Não sei mais o sentido de covardia.
Hermafroditas, por exemplo, sofrem eternamente com sua condição de desajustados à normalidade. Ninguém quer saber como eles se encaixam no restante da manada. Ele que se dane ou suma. Mas se matar não pode, seria fugir da raia...que é a sua condenação em vida.
E não são mesmo? Apo, tirando algumas exeções, acredito eu, pode-se procurar ajuda tanto psicológica quanto cirurgica. Ou então aceite-se do jeito que é. Se matar por causa disso, pra mim, é fuga.
Crianças som Sindromes dolorosas ou debilitantes tem que aguentar e sobreviver, não importa a que custo.
Nesses casos de doença, não apenas em crianças, mas em adultos também, é tolerável e até aceitável, mesmo que seja doloroso para os familiares, que a pessoa termine com tudo. Mas será que precisa ser assim mesmo? Stephen Haukins (sei lá se acertei na escrita) praticamente é um inválido em sua cadeira de rodas e depende de ajuda constante para poder viver e, mesmo assim, ele é a mente mais prodigiosa atualmente no planete. Ele desistiu de viver por acaso?
Pessoas que sofrem maus tratos ou são escravas também tem que suportar a tortura.
Nossa...se fosse assim, a princesa Isabel e outros abolicionistas nem precisariam conceder anistia aos escravos, né? Que eu saiba, ainda existem muitos trabalhadores vivendo como escravos, tanto no norte quanto em qualquer capital brasileira e nenhuma dessas pessoas pensou em se matar ainda. Por que será?
E tortura, voce falou? Se é o caso, por que será que as pessoas que são sequestradas e recebem mau tratamento em seus cativeiros, não pensam logo em se matar pra acabar com sua agonia?
Problemas mentais que desnorteiam e colocam a vida da pessoa num patamar enlouquecedor também devem ser aceitos de bom grado, mesmo que toda a família sofra, que a vida vire um inferno mental e que o mundo excomungue o ser humano da sociedade já tão cheia de..."frescuras".
Pra isso, bastam que façam exames pré-natias pra saber se a criança terá problemas ou não. Algumas doenças já se conseguem ser diagnosticadas antes que se nasçam e detectadas, basta que o casal faça um aborto e não tenha essa dor de cabeça.
Toda dor dever ser suportada porque não suportar é covardia.
O pior é observar estes juris populares como se fosse uma arena de horrores de tempos sombrios.
Não sei mais o sentido de covardia.
Não, não deve ser tolerada. Quando se é caso de uma doença grave o qual voce citou alguns posts atrás, é até tolerável o suicidio, mas só se for o caso de doença. Quantas pessoas comuns que sofrem algum tipo de acidente e perdem, parcial ou total, movimentos de seus membros e conseguem dar a volta por cima? Isso não conta não? Recentemente passou uma reportagem no SBT o caso de uma mulher que não tinha nenhum tipo de mobilidade em seu corpo, ela vive em um hospital já faz anos, mas em vez de se entregar à dor e a depressão, ela se agarrou à vida e é um exemplo de otimismo, e as pessoas daquele hospital a tratam como se fosse uma parte de suas familias. Isso não conta?
Existem casos e casos, Apo. Querer morrer por causa de uma doença GRAVE E INCURAVEL, é justificável, mas querer se matar porque acha a vida sem graça ou não tem mais vontade de viver, isso, em alguns casos, é um caso psicológico; a pessoa está frustrada por não ter atingido alguma meta quer pretendia, ou é uma covarde mesmo, sinto muito.

Em condições normais de temperatura e pressão, eu sentiria uma profunda admiração por cada uma das participações da Apo neste tópico, mesmo que eu não concordasse, mesmo que minha opinião sobre o suicídio permanecesse desfavorável, pois uma coisa não exclui a outra. Eu sempre soube reconhecer o valor de meu oponente, em qualquer situação.
Porém...
Até que me provem o contrário, considero que o egoísmo é uma característica comum a todos, é uma condição natural do ser humano. Isso não é bom nem mau, não é certo nem errado. A existência humana é complexa demais para ser medida por uma moral rasa e mesquinha e, por trás de todas as máscaras coloridas e enfeitadas, somos seres indelevelmente marcados pela imperfeição. Quando dizemos que alguém é egoísta, significa que essa pessoa extrapolou o lugar-comum, tornando-se detectável na multidão de egos anônimos que somos. Ele se destaca, negativamente, mas se destaca. É por isso que sinto verdadeira admiração e respeito por quem consegue caminhar na direção oposta, desenvolvendo o altruísmo, a empatia e a tolerância com seus semelhantes.
Alguns pensamentos expressos pelos que defendem o direito ao suicídio (se é que podemos colocar desta forma) são dignos de nota. Manifestar minha opinião, como fiz uma ou duas vezes, não diminui meu respeito por muitas das idéias antagônicas que estas negras páginas terão o privilégio de eternizar. O problema, o grande problema, é perceber que tanta empatia só existe quando estamos intimamente interessados na causa.
Poucas vezes, em minha vida, conheci uma pessoa tão intolerante quanto a Apo, e taí uma coisa fácil de se provar. Posso encher centenas de páginas, apenas quotando suas declarações ofensivas, exageradamente críticas e intolerantes com todos os que não fazem parte do seu pequeno mundo. Os religiosos são o alvo principal, pela própria natureza do fórum, mas estão longe de ser o único alvo. O material é farto.
É extraordinário que alguém sinta tanto desprezo por quem apenas crê na existência de Deus, enquanto demonstra tanta compreensão e tolerância quando o assunto lhe interessa. A mente de um teísta é, no mínimo, muito por baixo, desequilibrada, perturbada por ilusões e necessidades tolas. E isso é o mínimo, lembrem-se. Mas NUNCA, JAMAIS julgue a mente de um suicida. Pelos motivos extremamente pessoais que ela já deixou quase explícito, o suicídio e o suicida contam com sua simpatia e compreensão. Algumas de suas declarações, pela lucidez e humanidade, me impressionaram mais do que eu poderia demonstrar neste breve relato, principalmente vindo de alguém que, costumeiramente, só enxerga o pior do ser humano.
Fantástico. Realmente, fantástico. Eu nunca vou deixar de ficar maravilhado com a mente humana. Quisera que ela pudesse ver o mesmo. Um cético, como eu, não alimenta tais ilusões. E antes que alguém pense que estou apenas defendendo os teístas, já que o assunto ME interessa, asseguro que só os utilizei como ilustração. Mesmo sem eles, temos os nordestinos, os negros, os favelados, os motoristas de ônibus, as lavadeiras, as mulheres de minissaia, tudo, enfim, que não faz parte do bom e confortável microcosmo em que ela vive.
Humilde e sinceramente, eu te peço desculpas, Apo, por fazer uma crítica como esta, mas beira o inverossímil ler suas declarações neste tópico contra TODOS os outros. Tudo, absolutamente tudo o que você aqui escreveu, com muita propriedade, poderia ser usado em defesa de todos os outros seres humanos deste planeta que você já criticou violentamente, na grande maioria das vezes apoiada em achismos.
Porém...
Até que me provem o contrário, considero que o egoísmo é uma característica comum a todos, é uma condição natural do ser humano. Isso não é bom nem mau, não é certo nem errado. A existência humana é complexa demais para ser medida por uma moral rasa e mesquinha e, por trás de todas as máscaras coloridas e enfeitadas, somos seres indelevelmente marcados pela imperfeição. Quando dizemos que alguém é egoísta, significa que essa pessoa extrapolou o lugar-comum, tornando-se detectável na multidão de egos anônimos que somos. Ele se destaca, negativamente, mas se destaca. É por isso que sinto verdadeira admiração e respeito por quem consegue caminhar na direção oposta, desenvolvendo o altruísmo, a empatia e a tolerância com seus semelhantes.
Alguns pensamentos expressos pelos que defendem o direito ao suicídio (se é que podemos colocar desta forma) são dignos de nota. Manifestar minha opinião, como fiz uma ou duas vezes, não diminui meu respeito por muitas das idéias antagônicas que estas negras páginas terão o privilégio de eternizar. O problema, o grande problema, é perceber que tanta empatia só existe quando estamos intimamente interessados na causa.
Poucas vezes, em minha vida, conheci uma pessoa tão intolerante quanto a Apo, e taí uma coisa fácil de se provar. Posso encher centenas de páginas, apenas quotando suas declarações ofensivas, exageradamente críticas e intolerantes com todos os que não fazem parte do seu pequeno mundo. Os religiosos são o alvo principal, pela própria natureza do fórum, mas estão longe de ser o único alvo. O material é farto.
É extraordinário que alguém sinta tanto desprezo por quem apenas crê na existência de Deus, enquanto demonstra tanta compreensão e tolerância quando o assunto lhe interessa. A mente de um teísta é, no mínimo, muito por baixo, desequilibrada, perturbada por ilusões e necessidades tolas. E isso é o mínimo, lembrem-se. Mas NUNCA, JAMAIS julgue a mente de um suicida. Pelos motivos extremamente pessoais que ela já deixou quase explícito, o suicídio e o suicida contam com sua simpatia e compreensão. Algumas de suas declarações, pela lucidez e humanidade, me impressionaram mais do que eu poderia demonstrar neste breve relato, principalmente vindo de alguém que, costumeiramente, só enxerga o pior do ser humano.
Fantástico. Realmente, fantástico. Eu nunca vou deixar de ficar maravilhado com a mente humana. Quisera que ela pudesse ver o mesmo. Um cético, como eu, não alimenta tais ilusões. E antes que alguém pense que estou apenas defendendo os teístas, já que o assunto ME interessa, asseguro que só os utilizei como ilustração. Mesmo sem eles, temos os nordestinos, os negros, os favelados, os motoristas de ônibus, as lavadeiras, as mulheres de minissaia, tudo, enfim, que não faz parte do bom e confortável microcosmo em que ela vive.
Humilde e sinceramente, eu te peço desculpas, Apo, por fazer uma crítica como esta, mas beira o inverossímil ler suas declarações neste tópico contra TODOS os outros. Tudo, absolutamente tudo o que você aqui escreveu, com muita propriedade, poderia ser usado em defesa de todos os outros seres humanos deste planeta que você já criticou violentamente, na grande maioria das vezes apoiada em achismos.
- Apo
Nem li direito, Ayya.
Mas não sou eu contra TODOS os outros, não. Se olhar direitinho verá que o Dantas, o Fernando e Anna concordam comigo. Espero não ter cometido injustiça de excluir mais alguém.
E se ler melhor ainda, verá que depois de muuuuito latim, alguns conseguiram se colocar na pele dos que sofrem. Eu não quero matar ninguém, longe disto. Mas jamais julgarei a dor de outros seres humanos e seus limites de suportar a dor ( cada qual com a sua) baseada em valores meus, de estranhos, de gente que nem sequer admite que coisas horrendas existam ( deve ser por defesa psíquica ), por moral cristã ( que diz que a dor é linda e digna de gente "forte") e muito aquele papo que sempre rola:
- Você não sabe como está aguentando tanto? Mas você é um guerreiro!
Puta que Pariu que as pessoas recebam títulos honoríficos na hora do desespero.
Quero saber se duas pessoas queimando num incêndio e que pensem em pular pela janela ainda se preocupem em trocar confetes sobre quem aguenta o fogo no corpo mais tempo!
Mas tem quem ache que a dor compensa. Acho que isto é insano, cruel, desumano, estúpido e um aprisionamento completo.
Liberdade para os que não aguentam!
Mas não sou eu contra TODOS os outros, não. Se olhar direitinho verá que o Dantas, o Fernando e Anna concordam comigo. Espero não ter cometido injustiça de excluir mais alguém.
E se ler melhor ainda, verá que depois de muuuuito latim, alguns conseguiram se colocar na pele dos que sofrem. Eu não quero matar ninguém, longe disto. Mas jamais julgarei a dor de outros seres humanos e seus limites de suportar a dor ( cada qual com a sua) baseada em valores meus, de estranhos, de gente que nem sequer admite que coisas horrendas existam ( deve ser por defesa psíquica ), por moral cristã ( que diz que a dor é linda e digna de gente "forte") e muito aquele papo que sempre rola:
- Você não sabe como está aguentando tanto? Mas você é um guerreiro!
Puta que Pariu que as pessoas recebam títulos honoríficos na hora do desespero.
Quero saber se duas pessoas queimando num incêndio e que pensem em pular pela janela ainda se preocupem em trocar confetes sobre quem aguenta o fogo no corpo mais tempo!
Mas tem quem ache que a dor compensa. Acho que isto é insano, cruel, desumano, estúpido e um aprisionamento completo.
Liberdade para os que não aguentam!

- Apo
Agora eu li.
Mas é porque chegou a conclusões a meu respeito que fogem do que vai dentro de mim.
Não critico teístas porque APENAS acreditam em deuses. Podem acreditar no seu coração no que quiserem ou no que os conforte. Desde que não percam, por causa da tentação à cair nas facilidades da fé cega ( de que tudo vai ficar bem SE deus quiser, SE eu for uma boa filha para ele, SE eu obedecer às suas vontades, SE eu seguir o que ele espera de mim, SE eu não pecar, SE eu não me desviar do caminho dele, SE eu o amar acima de tudo, SE...) o senso de humanidade genuíno que deveríamos ter, por nós mesmos, por nossa capacidade de ser algo útil para esta civilização em caímos sei lá por quê.
O que incomoda nesta divinização é tirar de si a responsabilidade, o medo, a insegurança e tudo aquilo com o que lidamos bem ou mal e enfiar um ser invisível no meio de tudo! Prá quê?
Até aqui, cada louco com sua mania.
Mas depois disto vem tudo o que envolve a história da humanidade e endeusamentos em geral. Não preciso listar, né? Todos sabemos do que se trata é tolerado em nome deles ( deuses).
Quando uma civilização coloca em todos os cantos um deus, um interventor, um mentor, um punidor, um observador, um relativista, um juiz, um "pai" e se guia por esta coisa, é sintoma de que não pode se sustentar sozinha. Isto é óbvio.
É por isto que atéistas se revoltam ao observar como esta "presença" aniquila gerações e gerações. Deuses são armas de um poder infinito, por definição! E as pessoas os seguem cegamente, embora a maioria seja hipócrita e não siga porcaria alguma. Mas o citam quando tudo dá certo ou errado.
Eu não entendo por quê.
Mas é porque chegou a conclusões a meu respeito que fogem do que vai dentro de mim.
Não critico teístas porque APENAS acreditam em deuses. Podem acreditar no seu coração no que quiserem ou no que os conforte. Desde que não percam, por causa da tentação à cair nas facilidades da fé cega ( de que tudo vai ficar bem SE deus quiser, SE eu for uma boa filha para ele, SE eu obedecer às suas vontades, SE eu seguir o que ele espera de mim, SE eu não pecar, SE eu não me desviar do caminho dele, SE eu o amar acima de tudo, SE...) o senso de humanidade genuíno que deveríamos ter, por nós mesmos, por nossa capacidade de ser algo útil para esta civilização em caímos sei lá por quê.
O que incomoda nesta divinização é tirar de si a responsabilidade, o medo, a insegurança e tudo aquilo com o que lidamos bem ou mal e enfiar um ser invisível no meio de tudo! Prá quê?
Até aqui, cada louco com sua mania.
Mas depois disto vem tudo o que envolve a história da humanidade e endeusamentos em geral. Não preciso listar, né? Todos sabemos do que se trata é tolerado em nome deles ( deuses).
Quando uma civilização coloca em todos os cantos um deus, um interventor, um mentor, um punidor, um observador, um relativista, um juiz, um "pai" e se guia por esta coisa, é sintoma de que não pode se sustentar sozinha. Isto é óbvio.
É por isto que atéistas se revoltam ao observar como esta "presença" aniquila gerações e gerações. Deuses são armas de um poder infinito, por definição! E as pessoas os seguem cegamente, embora a maioria seja hipócrita e não siga porcaria alguma. Mas o citam quando tudo dá certo ou errado.
Eu não entendo por quê.
Editado pela última vez por Apo em 18 Dez 2009, 11:42, em um total de 1 vez.

eh muito mais facil dizer "deus qr assim" do q dizer "nao posso fazer nda para mudar isso" 

Certo, tudo agora se transformou em uma discussão religiosa. Eu estava exatamente defendendo os teístas porque, assim como preciso desesperadamente acreditar que existe um Deus, ou minha vida não fará sentido, preciso também defender os religiosos como eu. Ateus se protegem, religiosos se protegem, é assim que o mundo funciona. Além da Apo e do Reid, alguém mais gostaria de contribuir para essa interessante questão religiosa? Quem sabe minha mente entorpecida pela fé não se cure com alguma insistência?
Apo escreveu:
Sobre suicídas, Apo também escreveu:
Posso brincar com os quotes até amanhã e jamais precisaria utilizar uma única palavra minha. Você mesma se contesta. Mas se você não entendeu onde quero chegar, não vejo sentido em continuar com isso. Minha intenção não é e nunca será a agressão gratuita.
Podem acreditar no seu coração no que quiserem ou no que os conforte. Desde que não percam, por causa da tentação à cair nas facilidades da fé cega ( de que tudo vai ficar bem SE deus quiser, SE eu for uma boa filha para ele, SE eu obedecer às suas vontades, SE eu seguir o que ele espera de mim, SE eu não pecar, SE eu não me desviar do caminho dele, SE eu o amar acima de tudo, SE...) o senso de humanidade genuíno que deveríamos ter, por nós mesmos, por nossa capacidade de ser algo útil para esta civilização em caímos sei lá por quê.
Sobre suicídas, Apo também escreveu:
Como posso julgá-las?
Posso brincar com os quotes até amanhã e jamais precisaria utilizar uma única palavra minha. Você mesma se contesta. Mas se você não entendeu onde quero chegar, não vejo sentido em continuar com isso. Minha intenção não é e nunca será a agressão gratuita.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Ayyavazhi escreveu:Certo, tudo agora se transformou em uma discussão religiosa. Eu estava exatamente defendendo os teístas porque, assim como preciso desesperadamente acreditar que existe um Deus, ou minha vida não fará sentido, preciso também defender os religiosos como eu. Ateus se protegem, religiosos se protegem, é assim que o mundo funciona. Além da Apo e do Reid, alguém mais gostaria de contribuir para essa interessante questão religiosa? Quem sabe minha mente entorpecida pela fé não se cure com alguma insistência?
Entendo que uma pessoa atribua a algum deus a existência do universo. O problema é quando essa pessoa define o que esse deus é, o quer e o que faz.
Quando esse deus vira um tirano que nos vigia o tempo todo e nos castiga por qualquer besteira.
Ou quando essa pessoa acredita em que esse deus vai prover, vai ajudar, vai fazer justiça e que ela pode sentar e esperar que ele aja.
Ou, pior ainda, quando ela acha que pode fazer o que esse deus mandou que ela fizesse, passando por cima das leis e do direito dos outros.
Fernando Silva escreveu:Ayyavazhi escreveu:Certo, tudo agora se transformou em uma discussão religiosa. Eu estava exatamente defendendo os teístas porque, assim como preciso desesperadamente acreditar que existe um Deus, ou minha vida não fará sentido, preciso também defender os religiosos como eu. Ateus se protegem, religiosos se protegem, é assim que o mundo funciona. Além da Apo e do Reid, alguém mais gostaria de contribuir para essa interessante questão religiosa? Quem sabe minha mente entorpecida pela fé não se cure com alguma insistência?
Entendo que uma pessoa atribua a algum deus a existência do universo. O problema é quando essa pessoa define o que esse deus é, o quer e o que faz.
Quando esse deus vira um tirano que nos vigia o tempo todo e nos castiga por qualquer besteira.
Ou quando essa pessoa acredita em que esse deus vai prover, vai ajudar, vai fazer justiça e que ela pode sentar e esperar que ele aja.
Ou, pior ainda, quando ela acha que pode fazer o que esse deus mandou que ela fizesse, passando por cima das leis e do direito dos outros.
Você entendeu que eu fiz uma ironia, ou não? Fiquei na dúvida...
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Ayyavazhi escreveu:Você entendeu que eu fiz uma ironia, ou não? Fiquei na dúvida...
Sim, mas estou apenas dizendo o que penso sobre quem acredita em deuses.
Fernando Silva escreveu:Ayyavazhi escreveu:Você entendeu que eu fiz uma ironia, ou não? Fiquei na dúvida...
Sim, mas estou apenas dizendo o que penso sobre quem acredita em deuses.
Ah, ok.
A respeito do que você pensa “sobre quem acredita em deuses”, eu sempre disse que concordo em grande parte com os argumentos ateus. Minha condição de teísta não me impede de perceber a coerência dos argumentos antagônicos. Mas reconhecer a coerência de alguns ateus não implica que todos os argumentos ateístas sejam bons ou minimamente aproveitáveis. Existe lixo em ambos os lados e, quando apontamos isso, sempre parece que estamos desferindo um ataque mortal às fileiras inimigas. Esse tipo de comportamento – nós e eles – é algo com o qual não concordo e me excluo totalmente de tal perfil.
- Luis Dantas
- Contato:
Ayya, é uma pena que você seja tão preconceituoso quanto à Apo.
- Apo
Ayyavazhi escreveu:Apo escreveu:Podem acreditar no seu coração no que quiserem ou no que os conforte. Desde que não percam, por causa da tentação à cair nas facilidades da fé cega ( de que tudo vai ficar bem SE deus quiser, SE eu for uma boa filha para ele, SE eu obedecer às suas vontades, SE eu seguir o que ele espera de mim, SE eu não pecar, SE eu não me desviar do caminho dele, SE eu o amar acima de tudo, SE...) o senso de humanidade genuíno que deveríamos ter, por nós mesmos, por nossa capacidade de ser algo útil para esta civilização em que caímos sei lá por quê.
Sobre suicídas, Apo também escreveu:Como posso julgá-las?
Não, a discussão não é religiosa, você que a entende assim, a lê assim. A minha discussão está além de religiosidade, a discussão é filosófica, intelectual e pode até ser emocional. Religião ou não religião, pra mim é coisa que não me interessa em especial ( a não ser pelo fato de que a fé e a insituicionalização são perigosos como arma de manobra), falo disto como de política, de engenharia, de medicina, de economia, de comportamento humano, de baratas ou do sorvete de chocolate com calda quente.
E eu não me contesto. Você é que pega frases isoladas do contexto e as coloca literalmente para que façam o sentido que você quer, dentro da imagem que criou a meu respeito.
Não defendo o respeito à qualquer tipo de decisão, sem lei, sem norma, sem respeito à liberdade de pensamento ( pensamento, não postura julgadora, inquisição, constrangimento, impedimento através da rotulação moral).
Defendo o respeito a decidir que sexo se quer exercer, que filosofia se quer seguir, que valores se pode construir, que deciões tomar em momento humanamente extremos. Uma coisa é respeitar os limites de alguém que não suporta mais a vida e acaba com ela porque sente ou constata que não tem outra saída. Outra é, defender que a vida vale a pena, defender que o mundo é lindo, etc MAS colocar tudo o que existe e valores morais, diferenças culturais, diversidade e até a guerra em função/para/por/em nome de um ser imaginário ou então...tudo fica perdido, pervertido, imoral.
Ainda por cima criar uma personalidade e poderes para este ser, que norteia toda a vontade e justifica todo os atos. Afirmar que ele existe ( eles, pois os deuses são variados) e que por isto devemos respeitar isto ou aquilo. Seguir dogmas e afirmar que existe 1 verdade que move tudo, que gere tudo, que define quem morre e quem vive, quem merece ou não merece.
Eu sou contra justamente este aprisionamento em torno desta "verdade".
A analogia entre direito sobre a própria vida não deve remeter à publicidade ( = tornar público, expor).
Seria válida se o suicida quisesse convencer outros, ou fazer uma auto-execução pública de seu fim, um templo suicida, um livro sobre por quê as pessoas têm que se suicidar, uma ordem expressa de algum ser que manda que as pessoas ajam de tal forma ou se matem. Isto seria como montar uma religião, e já fizeram isto algumas vezes.
As pessoas que citam deuses para nortear seus atos costumam fazer disto uma bandeira pública, uma instituição que quer que todos sejam um exército de fiéis seguidores ou...é um traidor da fé, da verdade e dos bons valores, um perdido.
O direito a acabar intimamente com o sofrimento é muito diferente de se matar em nome de deuses.
Assim como não se acaba com a vida do outro em nome de deuses. Da mesma forma que não se poupa um monstro que está no atacando, usando nosso direito à legítima defesa. Mas não posso matar em nome de deuses, como o mundo costuma fazer ilegitimamente, a meu ver.
Se não compreende a diferença entre estas coisas, também acho que a discussão não é profícua mesmo.

- Apo
Luis Dantas escreveu:Ayya, é uma pena que você seja tão preconceituoso quanto à Apo.
Não sei porque ele mistura religião quando dou minha opinião sobre assuntos humanos e nada a ver com religião ou deuses...Depois diz que a discussão que começo sempre tem um fundo relgioso. Eles que enfiam deus e religião em tudo e eu que é sou a preconceituosa.
Eu estava debatendo vida e morte, liberdade e respeito de coisas que nada tem a ver com instituições.
Eu estava falando do ser humano em momentos extremos.
O que isto tem a ver com deuses, fé e religião? Para mim, NADA.

- Luis Dantas
- Contato:
Apo escreveu:Eu estava debatendo vida e morte, liberdade e respeito de coisas que nada tem a ver com instituições.
Ter até tem, mas ele está fazendo algum tipo de suposição implícita e indevida.
Suspeito que seja a de que direitos de viver e de morrer são assunto exclusivo da religião, e por isso você os trataria de forma zombeteira "para atacar a religião".
É absurdo, mas é a única coisa que consigo imaginar para explicar o que ele disse.
- Apo
Luis Dantas escreveu:Apo escreveu:Eu estava debatendo vida e morte, liberdade e respeito de coisas que nada tem a ver com instituições.
Ter até tem, mas ele está fazendo algum tipo de suposição implícita e indevida.
Tem a ver se colocarmos o assunto sob um prisma existencial metafísico. O que não é, nem de longe, a minha intenção ou preocupação.
Acho que a nefer queria saber simplesmente se alguém aqui já pensou nisto. Talvez compartilhar, desabafar... Depois disto, começaram a extrapolar para a crucificação de todo traidor do barco da vida: covardes e preguiçosos que desistem vergonhosamente.
Eu constestei esta posição filosófica e entrou religião no meio, quando deus nem foi convidado para o assunto.
O Ayya sempre junta minhas posições não-religiosas com os princípios teístas dele, e me imputa esta pecha de implicância quando nem estou tratando de deuses ou fé. Mas é default de quem se norteia desta forma. Eles precisam nos colocar num contexto que eles entendem como único. O que é um absurdo que só pode terminar em desvirtuação do assunto principal.
Suspeito que seja a de que direitos de viver e de morrer são assunto exclusivo da religião, e por isso você os trataria de forma zombeteira "para atacar a religião".
É absurdo, mas é a única coisa que consigo imaginar para explicar o que ele disse.
Exatamente. Eles jogam as pedras e enfiam o ateísmo no meio como gerador da discordância de opiniões.
Como se não bastasse, a conclusão deles é que os ateus é que provocam tudo.
Não me afeta, a menos que cruzem na vida real o meu caminho.

- salgueiro
É interessante. Já reli várias vezes o que o Avatar escreveu procurando o que estaria escrito para essas conclusões que vcs (Apo e Luís) estão colocando e continuo não achando. E olha que daqui, detrás da minha tela, ele é absolutamente claro.
Comunicação é muito mais complicado do que parece a primeira vista mesmo usando a mesma língua.
Comunicação é muito mais complicado do que parece a primeira vista mesmo usando a mesma língua.
- Apo
salgueiro escreveu:É interessante. Já reli várias vezes o que o Avatar escreveu procurando o que estaria escrito para essas conclusões que vcs (Apo e Luís) estão colocando e continuo não achando. E olha que daqui, detrás da minha tela, ele é absolutamente claro.
Não esqueça que comunicação é uma mão de duas vias com variadas interferências no caminho. Uma delas é a crença. Talvez a mais insidiosa de todas. Lê-se apenas aquilo no que se acredita.