E se o cristianismo nunca tivesse existido?
- Simão_Bacamarte
- Contato:
E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.
Uma possibilidade seria que com a ausência do Cristianismo nós teriamos evoluido tecnologicamente mais rápido, pois não haveria a Idade das Trevas para atrapalhar, isso é fato, sendo que mesmo em regimes comunistas (em que não há concorrência) e mesmo sobre repressão, há avanços cientificos.
Porém e como estaria humanidade? Ela teria sobrevivido até os dias atuais... ou o que os maiores cientistas/filósofos prevêm já teria se tornado realidade... a destruição da humanidade pela própria humanidade?
Uma possibilidade seria que com a ausência do Cristianismo nós teriamos evoluido tecnologicamente mais rápido, pois não haveria a Idade das Trevas para atrapalhar, isso é fato, sendo que mesmo em regimes comunistas (em que não há concorrência) e mesmo sobre repressão, há avanços cientificos.
Porém e como estaria humanidade? Ela teria sobrevivido até os dias atuais... ou o que os maiores cientistas/filósofos prevêm já teria se tornado realidade... a destruição da humanidade pela própria humanidade?
Re.: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Essa é uma visão beeeeeeeeeeeeeeeem parcial.
- Poindexter
Talvez aparecesse um outro cristianismo, só que com outro nome.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
Re: Re.: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Poindexter escreveu:Talvez aparecesse um outro cristianismo, só que com outro nome.
É bem raro concordarmos em algum tópico, não acha?
- Poindexter
Samael escreveu:Poindexter escreveu:Talvez aparecesse um outro cristianismo, só que com outro nome.
É bem raro concordarmos em algum tópico, não acha?
Sim.

¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
A questão central é que esse era um período histórico anterior ao que Nietszche alcunhou como a "morte de Deus", ou seja, ainda eram precisos ideais transcedentais para explicar o acontecimento de quase tudo na natureza.
Sua mãe morreu? Foi Deus. Sua casa caiu? Foi Deus.
Ou seja, a religião enquanto instituição acabava sendo necessária para a população, não sendo sem motivo que mesmo culturas que nunca se encontraram erigiram religiões institucionalizadas e com ritos específicos.
Sendo assim, só há um raciocínio possível: poderia ser qualquer outra crença, mas haveria alguma. E, qualquer religião, a partir dos seus postulados morais, acabaria impedindo o desenvolvimento humano em alguma área de conhecimento.
Sua mãe morreu? Foi Deus. Sua casa caiu? Foi Deus.
Ou seja, a religião enquanto instituição acabava sendo necessária para a população, não sendo sem motivo que mesmo culturas que nunca se encontraram erigiram religiões institucionalizadas e com ritos específicos.
Sendo assim, só há um raciocínio possível: poderia ser qualquer outra crença, mas haveria alguma. E, qualquer religião, a partir dos seus postulados morais, acabaria impedindo o desenvolvimento humano em alguma área de conhecimento.
Se o cristianismo não tivesse existido contaríamos a passagem do tempo de forma diferente.
Talvez AC/DC: Antes de César/Depois de César.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- Simão_Bacamarte
- Contato:
Samael, discordo com a sua visão, na Roma e na Grécia havia um grande aumento de conhecimento, que só foi parado pelas guerras, e depois pelo mal do cristianismo, se o mesmo não existissem aquelas sociedades teriam evoluido e ido além da china.Em falar nela, esta e o Japão nunca sentiram o cristianismo e sua ciência evoluiu bastante sem a existência do Mal do Cristianismo.
Não quero aqui dizer, que sem o cristianismo não haveria religião, mas que nós estariamos anos-luz á frente isto é sem dúvida.
Não quero aqui dizer, que sem o cristianismo não haveria religião, mas que nós estariamos anos-luz á frente isto é sem dúvida.
- Res Cogitans
Eu não teria que aturar a programação de Natal da tv.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Tranca-Ruas escreveu:Se o cristianismo não tivesse existido contaríamos a passagem do tempo de forma diferente.
Até o século 4, a contagem de tempo se baseava no ano da fundação de Roma (ab urbe condita).
Só então o papa encarregou o monge Dionisius Exiguus de determinar o ano zero cristão (que foi arbitrado, devido à divergência entre os evangelhos).
- Poindexter
Res Cogitans escreveu:Eu não teria que aturar a programação de Natal da tv.
Eu não aturo. Mantenho-a desligada quase todo o tempo, e, nos parcos momentos em que ligo, é só para ver coisas não ligadas ao Natal. Detalhe: canais exclusivos de cabo, lógico, para não assistir propaganda de Natal. Aliás, canais exclusivos de cabo o ano todo, à exceção da rede Record só para assistir O Aprendiz.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Num episódio da Star Trek clássica, a Enterprise encontrou um planeta semelhante à Terra, mas onde a civilização romana ainda existia.
Eles ainda tinham seus deuses, combates mortais na arena etc., só que transmitidos pela TV.
Em um livro de Pol Anderson, Aníbal derrotou Cipião e Roma nunca chegou a ser um império.
Sem sua proteção, uma certa tribo palestina foi dizimada pelos vizinhos e foi a cultura celta que se espalhou.
Eles ainda tinham seus deuses, combates mortais na arena etc., só que transmitidos pela TV.
Em um livro de Pol Anderson, Aníbal derrotou Cipião e Roma nunca chegou a ser um império.
Sem sua proteção, uma certa tribo palestina foi dizimada pelos vizinhos e foi a cultura celta que se espalhou.
Simão_Bacamarte escreveu:Samael, discordo com a sua visão, na Roma e na Grécia havia um grande aumento de conhecimento, que só foi parado pelas guerras, e depois pelo mal do cristianismo, se o mesmo não existissem aquelas sociedades teriam evoluido e ido além da china.Em falar nela, esta e o Japão nunca sentiram o cristianismo e sua ciência evoluiu bastante sem a existência do Mal do Cristianismo.
Assim como sob outras culturas houveram outros bloqueios. E Roma não exatamente "parou pelo mal do cristianismo" até porque o cristianismo romano é bem diferente do cristianismo original.
O cristianismo foi uma forma de universalizar Roma à plebe. E a própria cultura cristã foi essencial ao desenvolvimento de várias áreas do pensar, principalmente no que diz respeito aos questionamentos acerca da essência e da imanência.
Nossa cultura e nossa moral, essencialmente européias e, com isso, com grande influência das doutrinas cristãs, foram sob vários aspectos condicionados pelo mesmo. De certo que teríamos outras formas de desenvolvimento sem a cultura cristã, mas duvido muito que "superior" à que tivemos. No máximo, com empecilhos morais menos rígidos, como foi o caso do Oriente.
O mundo seria um lugar 33,33% melhor. Para ser perfeito precisariam desaparecer o Islamismo e o Judaísmo também.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
DarkWings escreveu:O mundo seria um lugar 33,33% melhor. Para ser perfeito precisariam desaparecer o Islamismo e o Judaísmo também.

Só tu mesmo, Dark!
Fernando Silva escreveu:Pug escreveu:Isso é olhar só para o umbigo.
China é cristã?
India...Japão
e os exemplos sucederiam-se
Tipico, civilização é o ocidente o resto é paisagem...
Para o bem ou para o mal, a civilização européia impôs-se ao mundo por séculos, inclusive pela força das armas.
E ainda o faz, por outras vias.
Tens razão o Ocidente é um entrave.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Não sejamos tão simplistas.
Primeiramente é interessante lembrar que o cristianismo não abarca apenas o catolicismo, mas também o protestantismo, e este com sua dialética é diretamente responsável pelo lançamento dos pilares do capitalismo, que, por sua vez, está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico do mundo moderno.
E, mesmo no caso do catolicismo, com vários retrocessos na técnica e com determinadas práticas repressoras do saber, também deu sua parcela de contribuição, com a preservação de [algumas] obras oriundas da Idade Antiga, pela organização de determinados ramos do saber e pelo surgimento das universidades.
Ninguém consegue ser ruim o tempo todo...
Primeiramente é interessante lembrar que o cristianismo não abarca apenas o catolicismo, mas também o protestantismo, e este com sua dialética é diretamente responsável pelo lançamento dos pilares do capitalismo, que, por sua vez, está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico do mundo moderno.
E, mesmo no caso do catolicismo, com vários retrocessos na técnica e com determinadas práticas repressoras do saber, também deu sua parcela de contribuição, com a preservação de [algumas] obras oriundas da Idade Antiga, pela organização de determinados ramos do saber e pelo surgimento das universidades.

"Noite escura agora é manhã..."
Alter-ego escreveu:Não sejamos tão simplistas.
Isso é óbvio.
E ficar imaginando como seria SE nunca passará de um mero exercicio académico inconsequente.
Mas como o pessoal quer é largar o fogo, dizemos sim o mundo seria melhor sem as religiões, desse modo ficam felizes

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

-
Re: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Simão_Bacamarte escreveu:Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.
Um sistema religioso nâo impede necessariamente o avanço científico,isso é muito reducionista.Os muçulmanos,por exemplo,foram responsáveis por grandes investigaçôies e descobertas no campo da Astronomia e Matemática.Há ainda outros exemplos dignos de nota;gregos,egípcios,maias,etc.Até mesmo uma facçâo do Cristianismo durante a Idade Média.
-
-
Fernando Silva escreveu:Num episódio da Star Trek clássica, a Enterprise encontrou um planeta semelhante à Terra, mas onde a civilização romana ainda existia.
Interessante. Mas acho que a cultura escandinava, por ser mais expansionista e belicista, acabaria vingando. A América se chamaria Vinland e teria sido colonizada anos antes.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
Tranca-Ruas escreveu:Se o cristianismo não tivesse existido contaríamos a passagem do tempo de forma diferente.
Sendo o cristianismo uma das maiores indústrias da ignorância e da pobreza eu contaria AM/DM: Antes da miséria e depois da miséria

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
- Lúcifer
- Contato:
Era possível de que o judaísmo, fugindo da perseguição de Roma, se espalhasse pelo mundo. Talvez uma das grandes religiões do mundo fosse essa, junto com o budismo e o islamismo.