Fernando Silva escreveu:Posso até entender que os espíritas afirmem que acreditam em espíritos devido a evidências e experiências pessoais e que, portanto, levem a sério as revelações supostamente recebidas do além, ainda que eles não tenham como demonstrar nada de forma consistente e repetitiva.
É como o Kardec disse: essas experiências não são repetíveis; precisam ser colhidas de passagem. A um visitante casual, a fala de um médium pode não dizer coisa alguma, mas para um frequentador assíduo, a gesticulação, a forma de se expressar, os trejeitos, etc são as provas de que ele precisava.
Fernando Silva escreveu:O que eu tenho dificuldade em entender é que digam que "adotei o espiritismo porque foi a melhor explicação que encontrei para o universo". E se eu inventar uma outra, ainda melhor? O espiritismo cai por terra?
Certamente! Foi isso mesmo que Kardec disse aos clérigos cristãos: _ Se querem que abandonemos o Espiritismo para seguir-vos, dê-nos mais e melhor do que ele. Curem as feridas da alma de forma melhor e eficiente. Pergunte ao Dantas qual das religiões respeitáveis faz isso.
Fernando Silva escreveu:A ciência também adota teorias que melhor expliquem os fatos observados e que permitam se fazer previsões que se confirmem. De que forma isto se aplica ao espiritismo? Que previsões já se confirmaram? Como o espiritismo pode ser falseado?
É uma incoerência do pessoal cético/ateu querer que a religião seja entendida como uma ciência e funcione como tal. Não se podem pedir provas científicas a postulados religiosos. Esses estão em outra esfera de conhecimento.
O problema é que esse pessoal cético/ateu entende que fora na Ciência não existe verdade e aí, para efeitos práticos de pensamento racional e tolerante, apenas trocam o hábito pelo jaleco... É como disse aquele filósofo alemão que morreu lelé: _ De tanto perseguir o Dragão, você se torna o Dragão...