Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
- O ENCOSTO
- Mensagens: 16434
- Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
- Localização: Ohio - Texas (USA)
- Contato:
Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Flagrante analogia
Comparação doutrinária entre as seitas: Testemunhas de Jeová e Adventistas do Sétimo Dia
Por João Flávio Martinez & Paulo Cristiano da Silva
Atualmente, a pessoa que lesse o livro “Radiografia do jeovismo”, do adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, e depois folheasse as edições da revista “A Sentinela” de 15/5/93 e 15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto, isso não se constitui surpresa porque se sabe que os adventistas do sétimo dia foram, em certo sentido, os pais espirituais das testemunhas de Jeová, já que estes saíram do movimento do advento o qual Russel se embebedou doutrinariamente.
Para muitas testemunhas de Jeová isso não passa de uma calúnia infundada, e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, amado leitor, qualquer semelhança não é mera coincidência nessa história!
Histórias de uma amizade
Charles T. Russel era grande admirador dos líderes adventistas e teve seu primeiro contato com este movimento em 1869, quando Jonas Wendell, pregador do Advento Cristão, realizava uma reunião em Allegheny, na Pensylvania. Mas não se tornou um “segundo adventista”, mesmo freqüentando por algum tempo essa igreja. Ele não negava sua dívida para com os adventistas, bem como para com outras denominações, e mencionou duas pessoas em especial: George Stetson e George Storrs, que lhe deram assistência espiritual.
Falando sobre o período de 1869 a 1872, ele disse:
“O estudo da Palavra de Deus com estes amados irmãos levou-me, passo a passo, até esperanças mais verdejantes e brilhantes para o mundo, embora não tenha sido senão em 1872 que eu obtive uma imagem clara do trabalho do nosso Senhor como o nosso preço de resgate, que descobri que a força e a fundação de toda a esperança de restituição reside nessa doutrina”.
Quem, pois, eram Stetson e Storrs, e de que forma contribuíram para o pensamento de Russell? A resposta à primeira parte dessa pergunta é que ambos tinham longos antecedentes no “segundo adventismo”. De fato, Stetson era ministro do Advento Cristão, enquanto Storrs tinha sido um dos principais fundadores da Life and Advent Union (União da Vida e do Advento). Esses dois movimentos estavam ligados a Guilherme Miller e possuíam pontos doutrinários polêmicos, como, por exemplo, o sono da alma, a negação da Santíssima Trindade, a negação do inferno, entre outros. Depois, Russel foi editor-assistente de um de seus dissidentes, N. H. Barbour, na revista “Arauto da Aurora”, em 1878. Mais tarde, Russel separou-se desses adventistas por discordarem em alguns pontos doutrinários, como, por exemplo, “a maneira como se daria a volta de Cristo”. Mas Russel conservou em sua teologia as idéias heréticas desses homens. Foram justamente essa teologia que os “estudantes da Bíblia”, conhecidos atualmente como testemunhas de Jeová, receberam como herança.[1] A seguir, a incrível semelhança entre esses dois grupos.
Dois lados da mesma moeda
Adventistas: Acreditam ser a única Igreja verdadeira chamada de “Igreja Remanescente” (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 30).
Testemunhas de Jeová: Acreditam ser a única religião verdadeira na terra (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.190).
Adventistas: Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista adventista, fev/84, p.37).
Testemunhas de Jeová: Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela, 01/06/1968).
Adventistas: Consideram as demais igrejas como parte da “Grande Babilônia do Apocalipse” (O Grande Conflito. CASA. 1988, p.383).
Testemunhas de Jeová: Consideram as demais igrejas como parte da “Babilônia, a grande” (A Sentinela - Perguntas dos Leitores. 15/8/75, p. 511-2).
Adventistas: Marcaram a volta de Cristo para 1843 e, depois, para 1844 (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB, p.9).
Testemunhas de Jeová: Marcaram várias vezes a volta de Cristo: 1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228).
Adventistas: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB - Primeiros Escritos págs.250/251).
Testemunhas de Jeová: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Despertai. STV. 22/03/1993, p.4).
Adventistas: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo Investigativo (O grande conflito. CPB. 24ª Ed., 1980, p.483).
Testemunhas de Jeová: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914, culminando na doutrina da Parousia (Estudos das Escrituras. STV, vol. 3, p. 228).
Adventistas: A verdade e a salvação só se encontram no movimento adventista: “No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha tapando o muro e restaurando os lugares assolados...” (Testemunhos seletos. CPB, vol. 2, p. 356).
Testemunhas de Jeová: Dizem que pessoa precisa pertencer à organização de Jeová para receber a bênção da vida eterna (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.225).
Adventistas: Preservam alguns costumes judaicos como a alimentação dietética e a guarda do sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Preservam alguns costumes judaicos como o respeito pelo sangue (Raciocínios à base das Escrituras. STV, p.343-348).
Adventistas: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa guardar a lei mosaica, em especial os dez mandamentos, principalmente o sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa fazer o que a organização mandar (Ministério do reino. STV, 1984).
Adventistas: Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do Apocalipse (Reformation Study Course, Lessom 16, International Missionary Society, DAS, Reform Movement).
Testemunhas de Jeová: Possuem uma interpretação particular sobre os 144.000 mil do Apocalipse (Proclamadores do reino. STV, p.717).
Adventistas: Acreditam no sono da alma e na imortalidade condicional. Ou seja, a alma do homem não sobrevive após a morte, fica dormindo até o dia da vinda de Jesus (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 217).
Testemunhas de Jeová: Acreditam no aniquilacionismo. Isto é, a alma não sobrevive após a morte (Seja Deus verdadeiro. STV, p.72).
Adventistas: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (White Ellen G. O grande conflito. CPB, p.540,541).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p. 83/7).
Adventistas: Acreditam na extinção total dos ímpios (White Ellen G. O grande conflito. CPB).
Testemunhas de Jeová: Acreditam na extinção total dos ímpios (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.76-80).
Adventistas: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (White, Ellen G. Primeiros escritos. CPB, p.164).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.191).
Adventistas: Acham que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o dia santificado: o sábado (White, Ellen G. Mensagens escolhidas. CPB, p.63).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o nome de Deus, que seria Jeová (Conhecimentos que conduzem à vida eterna. STV, p. 25/7).
Adventistas: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Testemunhos seletos.Vol 2.1956, p.386).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.190).
Adventistas: Usam jargões como “verdade presente” para justificar suas novas revelações (A verdade pressente. Ano 1. Jan/2002. 1ªedição).
Testemunhas de Jeová: Usam jargões como “lampejos de luz” para justificar suas novas revelações (The Watchtower. 02/1881, p.188).
Esses são apenas alguns dos muitos pontos semelhantes entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová. Não estaria na hora de ponderarmos um pouco? Se os adventistas consideram as testemunhas-de-jeová uma seita por apresentarem distorções doutrinárias e sendo que muitas dessas distorções que elas apresentam em seu bojo doutrinário possuem ensinamentos semelhantes aos dos adventistas como os expostos acima, não seria o caso de a outra parte citada também ser, visto serem tão similares? Pense nisso!
--------------------------------------------------------------------------------
Notas
[1] O grupo formado em 20 de maio de 1863 conhecido como Igreja Adventista do Sétimo Dia, não obstante, não ter nada a ver juridicamente com o grupo de Stetson e Storrs, contudo, se assemelha ao deles em vários pontos doutrinários tais como: sono da alma, trindade, inferno, falsas profecias, exclusivismo, etc...
Muitos dos pioneiros da igreja Adventista do Sétimo Dia, eram orieundos de diversas igrejas que se filiaram ao movimento de Miller e sustentavam pontos de vistas plêmicos como os mencionados acima.
Seja como for, a semelhança doutrinária atual entre as Testemunhas de Jeová e os adventistas são gritantes!
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre os autores:
João Flávio Martinez, é pastor evangélico, co-fundador , e atual presidente do CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas). Formado em Teologia pela Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, apologista, pesquisador de seitas, graduando-se em história na Faculdade Dom Bosco, leciona heresiologia na Facudalde de teologia das Assembléias de Deus do Calvário (FATAC).
É autor de diversos artigos em periódicos seculares e evangélicos dentre os quais na revista Defesa da Fé onde atua como consultor teológico.
Paulo Cristiano da Silva é presbítero da Igreja Assembléia de Deus e há mais de dez anos pesquisador de seitas;palestrante co-fundador e vice-presidente do CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas). É membro da comissão revisora do curso teológico do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em São José do Rio Preto(IBADERP). Já desenvolveu pesquisas e escreveu artigos e livros sobre temas relacionados à fé cristã em diversos periódicos evangélicos e seculares. Dentre os muitos publicados na revista Defesa da Fé. Leciona Heresiologia, e Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Assembléia de Deus do Calvário (FATAC).
É autor do livro "Desmascarando a Idolatria", ainda sem data prevista para lançamento.
--------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta matéria? Leve até sua igreja os palestrantes do CACP. Para mais informações acesse o link "Palestras", na página principal ou ligue para nós (17) 225-8002.
Adquire também nossas apostilas. Para maiores informações, acesse o link "Apostilas" na página principal ou ligue para nós.
Faça a assinatura da melhor revista apologética da América Latina, revista "Defesa da Fé". Quer saber mais? então ligue.
http://www.cacp.org.br/adv-tjadv.htm
Comparação doutrinária entre as seitas: Testemunhas de Jeová e Adventistas do Sétimo Dia
Por João Flávio Martinez & Paulo Cristiano da Silva
Atualmente, a pessoa que lesse o livro “Radiografia do jeovismo”, do adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, e depois folheasse as edições da revista “A Sentinela” de 15/5/93 e 15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto, isso não se constitui surpresa porque se sabe que os adventistas do sétimo dia foram, em certo sentido, os pais espirituais das testemunhas de Jeová, já que estes saíram do movimento do advento o qual Russel se embebedou doutrinariamente.
Para muitas testemunhas de Jeová isso não passa de uma calúnia infundada, e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, amado leitor, qualquer semelhança não é mera coincidência nessa história!
Histórias de uma amizade
Charles T. Russel era grande admirador dos líderes adventistas e teve seu primeiro contato com este movimento em 1869, quando Jonas Wendell, pregador do Advento Cristão, realizava uma reunião em Allegheny, na Pensylvania. Mas não se tornou um “segundo adventista”, mesmo freqüentando por algum tempo essa igreja. Ele não negava sua dívida para com os adventistas, bem como para com outras denominações, e mencionou duas pessoas em especial: George Stetson e George Storrs, que lhe deram assistência espiritual.
Falando sobre o período de 1869 a 1872, ele disse:
“O estudo da Palavra de Deus com estes amados irmãos levou-me, passo a passo, até esperanças mais verdejantes e brilhantes para o mundo, embora não tenha sido senão em 1872 que eu obtive uma imagem clara do trabalho do nosso Senhor como o nosso preço de resgate, que descobri que a força e a fundação de toda a esperança de restituição reside nessa doutrina”.
Quem, pois, eram Stetson e Storrs, e de que forma contribuíram para o pensamento de Russell? A resposta à primeira parte dessa pergunta é que ambos tinham longos antecedentes no “segundo adventismo”. De fato, Stetson era ministro do Advento Cristão, enquanto Storrs tinha sido um dos principais fundadores da Life and Advent Union (União da Vida e do Advento). Esses dois movimentos estavam ligados a Guilherme Miller e possuíam pontos doutrinários polêmicos, como, por exemplo, o sono da alma, a negação da Santíssima Trindade, a negação do inferno, entre outros. Depois, Russel foi editor-assistente de um de seus dissidentes, N. H. Barbour, na revista “Arauto da Aurora”, em 1878. Mais tarde, Russel separou-se desses adventistas por discordarem em alguns pontos doutrinários, como, por exemplo, “a maneira como se daria a volta de Cristo”. Mas Russel conservou em sua teologia as idéias heréticas desses homens. Foram justamente essa teologia que os “estudantes da Bíblia”, conhecidos atualmente como testemunhas de Jeová, receberam como herança.[1] A seguir, a incrível semelhança entre esses dois grupos.
Dois lados da mesma moeda
Adventistas: Acreditam ser a única Igreja verdadeira chamada de “Igreja Remanescente” (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 30).
Testemunhas de Jeová: Acreditam ser a única religião verdadeira na terra (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.190).
Adventistas: Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista adventista, fev/84, p.37).
Testemunhas de Jeová: Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela, 01/06/1968).
Adventistas: Consideram as demais igrejas como parte da “Grande Babilônia do Apocalipse” (O Grande Conflito. CASA. 1988, p.383).
Testemunhas de Jeová: Consideram as demais igrejas como parte da “Babilônia, a grande” (A Sentinela - Perguntas dos Leitores. 15/8/75, p. 511-2).
Adventistas: Marcaram a volta de Cristo para 1843 e, depois, para 1844 (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB, p.9).
Testemunhas de Jeová: Marcaram várias vezes a volta de Cristo: 1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228).
Adventistas: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB - Primeiros Escritos págs.250/251).
Testemunhas de Jeová: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Despertai. STV. 22/03/1993, p.4).
Adventistas: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo Investigativo (O grande conflito. CPB. 24ª Ed., 1980, p.483).
Testemunhas de Jeová: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914, culminando na doutrina da Parousia (Estudos das Escrituras. STV, vol. 3, p. 228).
Adventistas: A verdade e a salvação só se encontram no movimento adventista: “No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha tapando o muro e restaurando os lugares assolados...” (Testemunhos seletos. CPB, vol. 2, p. 356).
Testemunhas de Jeová: Dizem que pessoa precisa pertencer à organização de Jeová para receber a bênção da vida eterna (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.225).
Adventistas: Preservam alguns costumes judaicos como a alimentação dietética e a guarda do sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Preservam alguns costumes judaicos como o respeito pelo sangue (Raciocínios à base das Escrituras. STV, p.343-348).
Adventistas: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa guardar a lei mosaica, em especial os dez mandamentos, principalmente o sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa fazer o que a organização mandar (Ministério do reino. STV, 1984).
Adventistas: Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do Apocalipse (Reformation Study Course, Lessom 16, International Missionary Society, DAS, Reform Movement).
Testemunhas de Jeová: Possuem uma interpretação particular sobre os 144.000 mil do Apocalipse (Proclamadores do reino. STV, p.717).
Adventistas: Acreditam no sono da alma e na imortalidade condicional. Ou seja, a alma do homem não sobrevive após a morte, fica dormindo até o dia da vinda de Jesus (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 217).
Testemunhas de Jeová: Acreditam no aniquilacionismo. Isto é, a alma não sobrevive após a morte (Seja Deus verdadeiro. STV, p.72).
Adventistas: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (White Ellen G. O grande conflito. CPB, p.540,541).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p. 83/7).
Adventistas: Acreditam na extinção total dos ímpios (White Ellen G. O grande conflito. CPB).
Testemunhas de Jeová: Acreditam na extinção total dos ímpios (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.76-80).
Adventistas: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (White, Ellen G. Primeiros escritos. CPB, p.164).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.191).
Adventistas: Acham que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o dia santificado: o sábado (White, Ellen G. Mensagens escolhidas. CPB, p.63).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o nome de Deus, que seria Jeová (Conhecimentos que conduzem à vida eterna. STV, p. 25/7).
Adventistas: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Testemunhos seletos.Vol 2.1956, p.386).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.190).
Adventistas: Usam jargões como “verdade presente” para justificar suas novas revelações (A verdade pressente. Ano 1. Jan/2002. 1ªedição).
Testemunhas de Jeová: Usam jargões como “lampejos de luz” para justificar suas novas revelações (The Watchtower. 02/1881, p.188).
Esses são apenas alguns dos muitos pontos semelhantes entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová. Não estaria na hora de ponderarmos um pouco? Se os adventistas consideram as testemunhas-de-jeová uma seita por apresentarem distorções doutrinárias e sendo que muitas dessas distorções que elas apresentam em seu bojo doutrinário possuem ensinamentos semelhantes aos dos adventistas como os expostos acima, não seria o caso de a outra parte citada também ser, visto serem tão similares? Pense nisso!
--------------------------------------------------------------------------------
Notas
[1] O grupo formado em 20 de maio de 1863 conhecido como Igreja Adventista do Sétimo Dia, não obstante, não ter nada a ver juridicamente com o grupo de Stetson e Storrs, contudo, se assemelha ao deles em vários pontos doutrinários tais como: sono da alma, trindade, inferno, falsas profecias, exclusivismo, etc...
Muitos dos pioneiros da igreja Adventista do Sétimo Dia, eram orieundos de diversas igrejas que se filiaram ao movimento de Miller e sustentavam pontos de vistas plêmicos como os mencionados acima.
Seja como for, a semelhança doutrinária atual entre as Testemunhas de Jeová e os adventistas são gritantes!
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre os autores:
João Flávio Martinez, é pastor evangélico, co-fundador , e atual presidente do CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas). Formado em Teologia pela Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, apologista, pesquisador de seitas, graduando-se em história na Faculdade Dom Bosco, leciona heresiologia na Facudalde de teologia das Assembléias de Deus do Calvário (FATAC).
É autor de diversos artigos em periódicos seculares e evangélicos dentre os quais na revista Defesa da Fé onde atua como consultor teológico.
Paulo Cristiano da Silva é presbítero da Igreja Assembléia de Deus e há mais de dez anos pesquisador de seitas;palestrante co-fundador e vice-presidente do CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas). É membro da comissão revisora do curso teológico do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em São José do Rio Preto(IBADERP). Já desenvolveu pesquisas e escreveu artigos e livros sobre temas relacionados à fé cristã em diversos periódicos evangélicos e seculares. Dentre os muitos publicados na revista Defesa da Fé. Leciona Heresiologia, e Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Assembléia de Deus do Calvário (FATAC).
É autor do livro "Desmascarando a Idolatria", ainda sem data prevista para lançamento.
--------------------------------------------------------------------------------
Gostou desta matéria? Leve até sua igreja os palestrantes do CACP. Para mais informações acesse o link "Palestras", na página principal ou ligue para nós (17) 225-8002.
Adquire também nossas apostilas. Para maiores informações, acesse o link "Apostilas" na página principal ou ligue para nós.
Faça a assinatura da melhor revista apologética da América Latina, revista "Defesa da Fé". Quer saber mais? então ligue.
http://www.cacp.org.br/adv-tjadv.htm
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- Aurelio Moraes
- Mensagens: 19637
- Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
- Localização: São José dos Campos, S.P
- Contato:
Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Tão estúpidos quanto os maometanos e os espiritóides.
Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Os Adventistas do Sétimo Dia querem se alinhar às igrejas protestantes históricas, mas são desprezados por estas que os consideram uma seita fronteiriça entre o cristianismo e a heresia.
Em ambientes ateus ou céticos é comum Adventistas falarem como se representassem a linhagem mais autêntica do cristianismo, mas em ambientes cristãos multi-denominacionais geralmente são os últimos que falam e os primeiros que apanham.
Uma outras semelhança, embora parcial, entre TJ's e Adventistas é o dogma da Trindade, que os TJ's rejeitam e algumas facções adventistas também, por considerá-la uma doutrina católica-romana, o que, para aqueles exóticos, é sinônimo de coisa do diabo.
Em ambientes ateus ou céticos é comum Adventistas falarem como se representassem a linhagem mais autêntica do cristianismo, mas em ambientes cristãos multi-denominacionais geralmente são os últimos que falam e os primeiros que apanham.
Uma outras semelhança, embora parcial, entre TJ's e Adventistas é o dogma da Trindade, que os TJ's rejeitam e algumas facções adventistas também, por considerá-la uma doutrina católica-romana, o que, para aqueles exóticos, é sinônimo de coisa do diabo.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Pois.
Eu sempre identifiquei tal interseção entre tais doutrinas e bem conhecia as origens.
Um detalhe interessante, para os que porventura não o saibam:
Os Tj's já foram trinitários e os Adventistas já foram unitarianos.
É! As coisas mudam...
Eu sempre identifiquei tal interseção entre tais doutrinas e bem conhecia as origens.
Um detalhe interessante, para os que porventura não o saibam:
Os Tj's já foram trinitários e os Adventistas já foram unitarianos.
É! As coisas mudam...
"Noite escura agora é manhã..."
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Os TJ's herdaram seus princípios doutrinários principalmente do Arianismo,uma corrente teológica dos primeiros séculos da era Cristâ que foi considerada herética e antiortodoxa por delegar Cristo à cateogria de semidivindade,despersonalizar o Espírito e diluir a base da crença na Trindade.
Em minha opiniâo os TJ's se enquadram mais na cosmovisâo denominada monoteísmo monárquico,um pensamento que na prática equivaleria à um politeísmo hierárquico.Os adeptos da seita descaradamente afirmam ser monoteístas mas aceitam que anjos e outras criaturas poderosas(Jesus entre outros) sâo corretamente reconhecidas como deuses,e que Jeová é o único Deus Todo Poderoso,quando a Bíblia repetidamente assevera a existência de um único Deus,que é Todo Poderoso mas singular.
Em minha opiniâo os TJ's se enquadram mais na cosmovisâo denominada monoteísmo monárquico,um pensamento que na prática equivaleria à um politeísmo hierárquico.Os adeptos da seita descaradamente afirmam ser monoteístas mas aceitam que anjos e outras criaturas poderosas(Jesus entre outros) sâo corretamente reconhecidas como deuses,e que Jeová é o único Deus Todo Poderoso,quando a Bíblia repetidamente assevera a existência de um único Deus,que é Todo Poderoso mas singular.
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Faz um certo sentido, Pensa
Observe a tradução feita por eles do NT. Onde lia-se "no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus", eles trocaram por "o verbo era um deus".
Bastante curioso. E eles sempre se enrolam pra explicar este trecho...
Observe a tradução feita por eles do NT. Onde lia-se "no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus", eles trocaram por "o verbo era um deus".
Bastante curioso. E eles sempre se enrolam pra explicar este trecho...

"Noite escura agora é manhã..."
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Re: Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Alter-ego escreveu:Faz um certo sentido, Pensa
Observe a tradução feita por eles do NT. Onde lia-se "no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus", eles trocaram por "o verbo era um deus".
Bastante curioso. E eles sempre se enrolam pra explicar este trecho...
Pois é..Eles sempre se enrolam ou entâo fazem um malabarismo exegético e linguístico inútil para tentar evitar a conclusâo de que Jesus é um deus politeísta assim como Jeová.
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
Re: Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
o pensador escreveu:Pois é..Eles sempre se enrolam ou entâo fazem um malabarismo exegético e linguístico inútil para tentar evitar a conclusâo de que Jesus é um deus politeísta assim como Jeová.
- Olha quem fala.....



Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Fernando Silva
- Administrador
- Mensagens: 20080
- Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
- Gênero: Masculino
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
o pensador escreveu:Os TJ's herdaram seus princípios doutrinários principalmente do Arianismo,uma corrente teológica dos primeiros séculos da era Cristâ que foi considerada herética e antiortodoxa por delegar Cristo à cateogria de semidivindade,despersonalizar o Espírito e diluir a base da crença na Trindade.
Arius foi exilado mas depois reabilitado.
Dois dos bispos que votaram a favor de Arius também foram exilados e os escritos de Arius foram destruídos. Constantino decretou que qualquer um que fosse apanhado com documentos arianistas estaria sujeito à pena de morte. O credo de Nicéia declara:
“Creio em Um só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em Um só Senhor, Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todas as coisas. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por quem todas as coisas foram feitas ...”
Mesmo com a adoção do Credo de Nicéia, os problemas continuaram e, em poucos anos, a facção arianista começou a recuperar o controle. Tornaram-se tão poderosos que Constantino os reabilitou e denunciou o grupo de Atanásio. Arius e os bispos que o apoiavam voltaram do exílio. Agora, Atanásio é que foi banido. Quando Constantino morreu (depois de ser batizado por um bispo arianista), seu filho restaurou a filosofia arianista e seus bispos e condenou o grupo de Atanásio.
Nos anos seguintes, a disputa política continuou, até que os arianistas abusaram de seu poder e foram derrubados. A controvérsia político/religiosa causou violência e morte generalizadas. Em 381 AD, o imperador Teodósio (um trinitarista) convocou um concílio em Constantinopla. Apenas os bispos trinitaristas foram convidados a participar. 150 bispos compareceram e votaram uma alteração no Credo de Nicéia para incluir o Espírito Santo como parte da divindade. A doutrina da Trindade era agora oficial para a Igreja e também para o Estado. Os bispos dissidentes foram expulsos da Igreja e excomungados.
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Re: Re.: Testemunhas de Jeová e ADVENTISTAS DO SETIMO DIA
Abmael escreveu:o pensador escreveu:Pois é..Eles sempre se enrolam ou entâo fazem um malabarismo exegético e linguístico inútil para tentar evitar a conclusâo de que Jesus é um deus politeísta assim como Jeová.
- Olha quem fala.....![]()
![]()
![]()
Abraços,
Pô abmael,logo que eu que sou sempre claro,objetivo e direto ao ponto

-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Fernando Silva escreveu:o pensador escreveu:Os TJ's herdaram seus princípios doutrinários principalmente do Arianismo,uma corrente teológica dos primeiros séculos da era Cristâ que foi considerada herética e antiortodoxa por delegar Cristo à cateogria de semidivindade,despersonalizar o Espírito e diluir a base da crença na Trindade.
Arius foi exilado mas depois reabilitado.Dois dos bispos que votaram a favor de Arius também foram exilados e os escritos de Arius foram destruídos. Constantino decretou que qualquer um que fosse apanhado com documentos arianistas estaria sujeito à pena de morte. O credo de Nicéia declara:
“Creio em Um só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em Um só Senhor, Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todas as coisas. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por quem todas as coisas foram feitas ...”
Mesmo com a adoção do Credo de Nicéia, os problemas continuaram e, em poucos anos, a facção arianista começou a recuperar o controle. Tornaram-se tão poderosos que Constantino os reabilitou e denunciou o grupo de Atanásio. Arius e os bispos que o apoiavam voltaram do exílio. Agora, Atanásio é que foi banido. Quando Constantino morreu (depois de ser batizado por um bispo arianista), seu filho restaurou a filosofia arianista e seus bispos e condenou o grupo de Atanásio.
Nos anos seguintes, a disputa política continuou, até que os arianistas abusaram de seu poder e foram derrubados. A controvérsia político/religiosa causou violência e morte generalizadas. Em 381 AD, o imperador Teodósio (um trinitarista) convocou um concílio em Constantinopla. Apenas os bispos trinitaristas foram convidados a participar. 150 bispos compareceram e votaram uma alteração no Credo de Nicéia para incluir o Espírito Santo como parte da divindade. A doutrina da Trindade era agora oficial para a Igreja e também para o Estado. Os bispos dissidentes foram expulsos da Igreja e excomungados.
Estas teorias antitrinitárias sâo derrubadas pelo testemunho dos primeiros Pais da Igreja Cristâ.Todos eles,sem nenhuma excessâo,eram trinitaritarianos e todos eles viveram nos dois primeiros séculos da era cristâ,antes do Concílio de Nicéia.
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
o pensador escreveu:Estas teorias antitrinitárias sâo derrubadas pelo testemunho dos primeiros Pais da Igreja Cristâ.Todos eles,sem nenhuma excessâo,eram trinitaritarianos e todos eles viveram nos dois primeiros séculos da era cristâ,antes do Concílio de Nicéia.Abmael escreveu:
- Mais um sofisma típico do pensador, isto não é verdade nem aqui nem na cochinchina.....
- Ao invés de ficar perdendo tempo escrevendo textos idiotas, vamos terminar esta discussão aqui, me prove o q vc afirma aí acima!!!!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
Abmael escreveu:o pensador escreveu:Estas teorias antitrinitárias sâo derrubadas pelo testemunho dos primeiros Pais da Igreja Cristâ.Todos eles,sem nenhuma excessâo,eram trinitaritarianos e todos eles viveram nos dois primeiros séculos da era cristâ,antes do Concílio de Nicéia.Abmael escreveu:
- Mais um sofisma típico do pensador, isto não é verdade nem aqui nem na cochinchina.....
- Ao invés de ficar perdendo tempo escrevendo textos idiotas, vamos terminar esta discussão aqui, me prove o q vc afirma aí acima!!!!![]()
Abraços,
UP
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Abmael escreveu:o pensador escreveu:Estas teorias antitrinitárias sâo derrubadas pelo testemunho dos primeiros Pais da Igreja Cristâ.Todos eles,sem nenhuma excessâo,eram trinitaritarianos e todos eles viveram nos dois primeiros séculos da era cristâ,antes do Concílio de Nicéia.Abmael escreveu:
- Mais um sofisma típico do pensador, isto não é verdade nem aqui nem na cochinchina.....
- Ao invés de ficar perdendo tempo escrevendo textos idiotas, vamos terminar esta discussão aqui, me prove o q vc afirma aí acima!!!!![]()
Abraços,
Abmael,
Tertuliano,Justino Mártir,etc foram todos conhecidos e denominados como primeiros Pais da Igreja Cristâ,pois foram os primeiros apologistas cristâos extrabíblicos a defenderem as doutrinas ortodoxas transmitidas diretamente por alguns dos discípulos originais e posteriores.Eles proclamaram a verdade das doutrinas cristâs oficiais diversas vezes,com a intençâo de frear qualquer iniciativa herética.viverem todos entre os dois primeiros séculos de nossa era.
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
o pensador escreveu:Tertuliano,Justino Mártir,etc foram todos conhecidos e denominados como primeiros Pais da Igreja Cristâ,pois foram os primeiros apologistas cristâos extrabíblicos a defenderem as doutrinas ortodoxas transmitidas diretamente por alguns dos discípulos originais e posteriores.
- Isto é tradicionalismo catôlico, eles foram declarados assim mais tarde pela igreja oficial.
o pensador escreveu:Eles proclamaram a verdade das doutrinas cristâs oficiais diversas vezes,com a intençâo de frear qualquer iniciativa herética.viverem todos entre os dois primeiros séculos de nossa era.
- Conversa fiada prá crente dormir, as doutrinas oficiais surgiram na base de muita porrada, muita guerra e muita morte, agora PROVE q esses caras ensinaram a trindade.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
-
- Mensagens: 5581
- Registrado em: 25 Out 2005, 23:05
Abmael escreveu:o pensador escreveu:Tertuliano,Justino Mártir,etc foram todos conhecidos e denominados como primeiros Pais da Igreja Cristâ,pois foram os primeiros apologistas cristâos extrabíblicos a defenderem as doutrinas ortodoxas transmitidas diretamente por alguns dos discípulos originais e posteriores.
- Isto é tradicionalismo catôlico, eles foram declarados assim mais tarde pela igreja oficial.o pensador escreveu:Eles proclamaram a verdade das doutrinas cristâs oficiais diversas vezes,com a intençâo de frear qualquer iniciativa herética.viverem todos entre os dois primeiros séculos de nossa era.
- Conversa fiada prá crente dormir, as doutrinas oficiais surgiram na base de muita porrada, muita guerra e muita morte, agora PROVE q esses caras ensinaram a trindade.
Abraços,
_Herança dos patriarcas originais da Igreja.
_A oficializaçâo das doutrinas cristâs como religiâo padrâo do Império Romano é que foi um processo lento que acarretou em guerras e mortes,e nâo a elaboraçâo da doutrina trinitária,que já existia nos escritos destes homens séculos antes destes fatos históricos.
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
o pensador escreveu:_Herança dos patriarcas originais da Igreja.
- Prove!!!!
o pensador escreveu:_A oficializaçâo das doutrinas cristâs como religiâo padrâo do Império Romano é que foi um processo lento que acarretou em guerras e mortes,
- Foi só uma canetada do imperador constantino, mole, mole, coisa de criança....
o pensador escreveu:e nâo a elaboraçâo da doutrina trinitária,que já existia nos escritos destes homens séculos antes destes fatos históricos.
- Cara, tú tá muito por fora, estuda mais um pouco os primeiros concílios, a doutrina trinitariana saiu na marra e se firmou na base da porrada.
- Não sabe nada do assunto e fica blefando...

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker