Filhos trazem felicidade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Filhos trazem felicidade?

Mensagem por Lúcifer »

Acauan escreveu:
Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:
Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Ser pai é uma vocação.
Quem não a tem, nem tente.

Quase todos imaginam ter tal vocação...
Antes de serem pais, claro! :emoticon1:

Vocação não é sinônimo de competência, mas geralmente quando se tem vocação para um ofício também se tem mais dedicação e paciência para desenvolver as habilidades requeridas para exercê-lo.

Acho que compreendo perfeitamente, pois tal raciocínio soa análogo ao magistério. Por exemplo: Quero ser um professor cada vez melhor e meu desejo não possui relação alguma com aumento de salário. Dessa forma estou sempre pensando onde estou errando, o quê preciso fazer para melhorar, etc e tal...
Acabo gradativamente desenvolvendo habilidades que vão me tornando cada vez mais competente...
E não vejo como isso seria possível sem vocação...
Entendi corretamento o que você quis dizer?!

Entendeu perfeitamente, além do que a vocação torna prazeirosa a experiência do desenvolvimento na atividadade para a qual se é vocacionado.
Entre dois professores de mesma capacidade intelectual e igualmente dedicados - um vocacionado e outro não - os dois certamente se desenvolverão, geralmente o vocacionado se desenvolve mais rápido, pois concentrar-se em algo que lhe é agradável é mais fácil do que em algo que não o é...

Sim, a parte da vocação influi muito, mas não é necessário ser apenas em UMA área especifica. Isso também vai de pessoa pra pessoa se ela pode ou não se destacar em algum ambiente.

Por exemplo, eu. Em Dezoito anos de serviço publico (sendo dez meses na Educação) e o resto na Saúde, sempre exerci deveres diversos, um não tendo nada a ver com o outro, mas a minha vocação foi sempre dar o melhor de mim e fazer o melhor, mesmo que eu tenha que ficar passando uma temporada de adaptação. Então, a vocação também é a superação para enfrentar e se destacar em determinadas dificuldades profissionais.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Edson Jr escreveu:
Luis Dantas escreveu:De certa forma. No duro, seria ousar tornar mais educacional o ambiente familiar, e mais ciente da realidade social dos alunos o ambiente escolar. Não faz sentido continuar com essa esquizofrenia artificial que temos hoje com a radical mudança de expectativas entre os dois ambientes.

Uma das razões do fracasso escolar é o de justamente ficar se preocupando demais com a realidade social dos alunos, tomando para si uma responsabilidade que cabe aos pais (ou famíla).

Eu poderia concordar, se você me convencesse de que é aceitável correr o risco dos pais/família falharem nessa função de estruturação básica da pessoa.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Palavras finais de Brás Cubas em "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis:
Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da miséria humana.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Luis Dantas escreveu:Eu poderia concordar, se você me convencesse de que é aceitável correr o risco dos pais/família falharem nessa função de estruturação básica da pessoa.

Quando a Escola toma para si um problema que é familiar ou quando o Estado presenteia os pais para que façam aquilo que é sua obrigação, a família acaba se enfraquecendo e se acomodando com todo esse paternalismo.

É função escolar transmitir a bagagem científica e cultural da humanidade, para que o indivíduo possa elevar suas potencialidades.

E só...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Palavras finais de Brás Cubas em "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis:
Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da miséria humana.

Grande Machado de Assis. Bons tempos que não pude viver!!!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Edson Jr escreveu:É função escolar transmitir a bagagem científica e cultural da humanidade, para que o indivíduo possa elevar suas potencialidades.

E só...

Além de ensinar a criança a viver em sociedade - o que às vezes é um processo doloroso.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Lúcifer escreveu:Sim, a parte da vocação influi muito, mas não é necessário ser apenas em UMA área especifica. Isso também vai de pessoa pra pessoa se ela pode ou não se destacar em algum ambiente.

Por exemplo, eu. Em Dezoito anos de serviço publico (sendo dez meses na Educação) e o resto na Saúde, sempre exerci deveres diversos, um não tendo nada a ver com o outro, mas a minha vocação foi sempre dar o melhor de mim e fazer o melhor, mesmo que eu tenha que ficar passando uma temporada de adaptação. Então, a vocação também é a superação para enfrentar e se destacar em determinadas dificuldades profissionais.

Dar o melhor de si, com honestidade e competência...independente do que se encontra pela frente!!! É claro que é preciso vocação. Como diria Acauan: "É coisa de guerreiro!"

A questão da vocação em apenas uma área específica estaria, para mim, mais relacionado aos critérios de excelência. Tipo: é mais fácil alcançar excelência para tocar violão se você toca apenas violão. Se você toca vários instrumentos ao mesmo tempo, pode até ser razoável em todos, mas dificilmente alcançará excelência em algunm deles.

Acho que é isso...vamos dialogar! :emoticon1:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:É função escolar transmitir a bagagem científica e cultural da humanidade, para que o indivíduo possa elevar suas potencialidades.

E só...

Além de ensinar a criança a viver em sociedade - o que às vezes é um processo doloroso.

Pelo que vejo, Fernando, se a família não fizer esse trabalho, a Escola não poderá fazer muita coisa. Educação, nesse sentido de viver em sociedade, vem de casa. A Escola até que oferece uma certa lapidada nesse sentido, mas possui um peso muito menor se comparado com a família.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Edson Jr escreveu:
Luis Dantas escreveu:Eu poderia concordar, se você me convencesse de que é aceitável correr o risco dos pais/família falharem nessa função de estruturação básica da pessoa.

Quando a Escola toma para si um problema que é familiar ou quando o Estado presenteia os pais para que façam aquilo que é sua obrigação, a família acaba se enfraquecendo e se acomodando com todo esse paternalismo.

Sempre vejo as pessoas fazendo essas elocubrações, "se o estado fizer assim, então as pessoas fariam assado". Mas acho que nenhuma delas diria "se o estado fizer assim, então eu faria assado".
Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Res Cogitans escreveu:
Fenrir escreveu:Tenho dois filhos homens. Um de 7 anos e outro com 1 ano e 3/4.
Posso dizer que, apesar da canseira que eles dão as vezes, que trazem felicidade!

Fim de semana passada estava ajudando o de 7 a andar sem as rodinhas extras na sua "bike da hotwheels".
Esta quase lá.
O mais novo esta naquela fase hipercinética em que tudo chama a atençao e convida a exploração, demandando
compania constante para evitar acidentes... crianças nesta idade, são como bem disse Piaget, pequenos cientistas. Pena que perdemos muto disso depois de adultos!

Mas, como todo pai que pensa no futuro, fico as vezes imaginando como vai ser a vida deles daqui a umas decadas.
As vezes me sinto culpado por ter pouco tempo a disposição ou por não ensina-los mais coisas (filo-sofo que sou...).

Demócrito achava que não valia a pena ter filhos porque estes lhe tomavam tempo precioso e sua educação não era garantia de coisa alguma. Mas Demócrito era um excêntrico, como todos os gênios o foram, uns mais outros menos.

Você escalaria o Monte Everest? Escalar o Monte Everest envolve uma série de restrições de conforto, frio absurdo, esforço exaustivo e outras cositas mais que você esquece totalmente quando está no topo do Monte e pode apreciar a vista e sentir-se orgulhoso do que conseguiu, mesmo que eventualmente seu dedão do pé esteja congelado.

Quem se sentiu em média mais prazer/emoções positivas escalando o Everest ou curtindo praias caribenhas? O que as pesquisas revelam é basicamente isso: que o trabalho e as restrições impostas na criação dos filhos ou anulam ou não superam os momentos prazeirosos que se têm com os filhos. Inclusive várias mães (numa pesquisa com 900 mulheres) relataram que preferem assistir TV a cuidar dos filhos, a atividade de cuidar dos filhos só perde para atividades domésticas relacionadas a manuntenção da casa.

O mesmo argumento que as pessoas usam para não ter MAIS um filho eu uso para não ter NENHUM: dinheiro, tempo e atenção são recursos finitos e eu prefiro gastá-los comigo e com minha parceira.

Não lembro se foi o próprio psicólogo ou um apresentador, mas vi uma analogia que achei interessante. A felicidade trazida pelos filhos é meio como a luz da geladeira; não representa um aumento substancial de iluminação geral, mas está lá sempre que "olhamos".
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:Além de ensinar a criança a viver em sociedade - o que às vezes é um processo doloroso.

Pelo que vejo, Fernando, se a família não fizer esse trabalho, a Escola não poderá fazer muita coisa. Educação, nesse sentido de viver em sociedade, vem de casa. A Escola até que oferece uma certa lapidada nesse sentido, mas possui um peso muito menor se comparado com a família.

O fato de ir à escola e conviver diariamente com outras crianças já é um aprendizado, independente do que os professores façam.
E é um aprendizado diferente do que ela tem em casa, onde, apesar dos problemas, o ambiente não é hostil como o da escola e ela se sente amada e protegida.
Um exemplo é aquela crônica do Veríssimo que eu postei: quando a criança começa a ir ao parquinho, ela aprende uma lição dolorosa: o que é dos outros é dos outros e os outros podem não permitir que ela pegue.
E ela deixa de ser a pessoa mais importante do mundo, a queridinha dos pais, e se torna apenas mais uma no meio de muitas, que não vão aceitá-la incondicionalmente.

Luis Dantas
Contato:

Fernando Silva escreveu:O fato de ir à escola e conviver diariamente com outras crianças já é um aprendizado, independente do que os professores façam.
E é um aprendizado diferente do que ela tem em casa, onde, apesar dos problemas, o ambiente não é hostil como o da escola e ela se sente amada e protegida.
Um exemplo é aquela crônica do Veríssimo que eu postei: quando a criança começa a ir ao parquinho, ela aprende uma lição dolorosa: o que é dos outros é dos outros e os outros podem não permitir que ela pegue.
E ela deixa de ser a pessoa mais importante do mundo, a queridinha dos pais, e se torna apenas mais uma no meio de muitas, que não vão aceitá-la incondicionalmente.

Suas respostas tem sido tão boas que nem postei mais neste tópico, Fernando.

Mas agora, tenho de ressaltar uma coisa: nem sempre a criança se sente amada, protegida e incondicionalmente aceita em casa com os pais. Tomara que eu tenha simplesmente encontrado casos muito complicados, mas o que tenho visto é que essa já é uma conquista, infelizmente, bem rara.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Nem família, nem escola, nem tutor algum é perfeito o suficiente se formos colocar numa lista o que cada um pensa sobre as necessidades de uma criança.

Pode ser que o conjunto de instituições seja equilibrado, pode ser que seja uma catástrofe. Pode ser que a sociedade seja o caos e o ser humano será um desajustado em sua essência e natureza. Porque "felicidade" é quase imensurável.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Apo escreveu:Nem família, nem escola, nem tutor algum é perfeito o suficiente se formos colocar numa lista o que cada um pensa sobre as necessidades de uma criança.

Pode ser que o conjunto de instituições seja equilibrado, pode ser que seja uma catástrofe. Pode ser que a sociedade seja o caos e o ser humano será um desajustado em sua essência e natureza. Porque "felicidade" é quase imensurável.

Certo. E como já vimos em vários casos ao longo da história, o isolamento cultural não ajuda em nada. Por isso acho tão evidente que é preciso "comunizar" a educação das crianças e jovens.

Apo

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:
Apo escreveu:Nem família, nem escola, nem tutor algum é perfeito o suficiente se formos colocar numa lista o que cada um pensa sobre as necessidades de uma criança.

Certo. E como já vimos em vários casos ao longo da história, o isolamento cultural não ajuda em nada. Por isso acho tão evidente que é preciso "comunizar" a educação das crianças e jovens.

Estive meio ausente e perdi o trem aqui no tópico.
Mas volto à dúvida sobre o que seria bom ou ruim ou ainda desnecessário no tocante a uma coletivização forçada. Acho que os seres humanos são diferentes e cada um tem necessidades e formas de pensar sobre ser criado ou andar com uns ou outros grupos. Especialmente numa sociedade com tanta variedade cultural e filosofias discrepantes.
Para mim, que sou mãe, até deixar uma criança pequena pegar carona com outra mãe aparentemente equilibrada, pode ser um risco a ser ponderado. Comunizações não assim tão românticas, conforme eu já coloquei em algum ponto do tópico.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Apo escreveu:Mas volto à dúvida sobre o que seria bom ou ruim ou ainda desnecessário no tocante a uma coletivização forçada.

Se for forçada, não vale a pena. Tem de ser incentivada e voluntária.

O que não podemos é nos fechar na ilusão de que os diversos grupos podem seguir seu caminho sem em algum momento prestar contas uns aos outros... e quanto mais essa prestação de contas for adiada, mais traumática se tornará.

Acho que os seres humanos são diferentes e cada um tem necessidades e formas de pensar sobre ser criado ou andar com uns ou outros grupos. Especialmente numa sociedade com tanta variedade cultural e filosofias discrepantes.
Para mim, que sou mãe, até deixar uma criança pequena pegar carona com outra mãe aparentemente equilibrada, pode ser um risco a ser ponderado. Comunizações não assim tão românticas, conforme eu já coloquei em algum ponto do tópico.

Pois é, essa é nossa divergência de premissas. Se a minha visão fosse romântica, eu sequer veria necessidade de tocar no assunto.

marta

Mensagem por marta »

Luis Dantas escreveu:Paternidade é uma das coisas que mais urgentemente precisam ser revistas nas nossas propostas sociais. Ter um filho e criá-lo são atos ao alcance de praticamente todos de uma forma ou outra, mas também são atos que tem consequências essencialmente eternas.

Em algum momento será preciso admitir que não se pode mais simplesmente ir no automático e continuar tendo filhos e criando-os sem saber bem como ou por que.

Sempre coerente. Que bom te reencontrar por aqui, Dantas.
Eu penso como vc. Não se pode ir no automático mesmo. Acabo de ver no Fantástico (e já havia lido a mesma matéria na Veja) sobre a macaquice das mães de meninas, reproduzindo pequenas "suris". Que absurdo. Sempre inaginei que, para ter filhos, os pais precisariam passar poe um curso específico com nível universitário. Crianças são seres humanos e os adultos do futuro. Ao criarmos mal um filho, estamos jogando um problema para a sociedade futura. Ninguém pensa nisso quando coloca um filho no mundo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

Oi, Marta!!! :emoticon19:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:
Apo escreveu:Mas volto à dúvida sobre o que seria bom ou ruim ou ainda desnecessário no tocante a uma coletivização forçada.

Se for forçada, não vale a pena. Tem de ser incentivada e voluntária.

Pois é. Só posso incentivar e ter vontade ( assim como a criança e o adolescente) se isto for interessante de acordo com os valores do que a criança, através de um julgamento que é totalmente individual. Não há consenso sobre isto. Tem quem gosta de se misturar com todo tipo de grupo, tem quem acha isto absolutamente contraproducente. Logo, para uns pode ser visto como positivo, para outros negativo e para outros, ainda, irrelevante.

O que não podemos é nos fechar na ilusão de que os diversos grupos podem seguir seu caminho sem em algum momento prestar contas uns aos outros... e quanto mais essa prestação de contas for adiada, mais traumática se tornará.

Não vejo no que eu deva me adiantar a enfiar minha filha entre marginais ou gente retrógrada, por exemplo. Isto seria meter os pés pelas mãos. E uma grande irresponsabilidade minha. Por que eu a incentivaria a tal coisa, se há meio de contornar esta "coletivização"? Não faz sentido para mim.

Acho que os seres humanos são diferentes e cada um tem necessidades e formas de pensar sobre ser criado ou andar com uns ou outros grupos. Especialmente numa sociedade com tanta variedade cultural e filosofias discrepantes.

Pois é, essa é nossa divergência de premissas. Se a minha visão fosse romântica, eu sequer veria necessidade de tocar no assunto.

A nossa divergência deve estar na palavra "romântico", então. Para mim, uma situação de risco nunca é desejável se eu não precisar dela antes de qualquer outra solução. Ou seja, se posso andar numa corda firme, por que andarei numa corda bamba? Só para testar meus limites e "acertar contas" com a morte?
Não entendo.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Oi, Marta!!! :emoticon19:

Oi queridíssima! Que saudades!! Como vai?!
Estive enclausurada por causa de trabalho desde o final de outubro. Agora que consegui terminar. Juntou festas de final de ano com revista condominio e revista Destaque com os destaques do ano e, praticamente, eu quem faço todas as matérias. É um trabalho P.D.P., mas agora estou mais tranquila.
Bom te encontrar
bjs
marta

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:

Estive enclausurada por causa de trabalho desde o final de outubro. Agora que consegui terminar. Juntou festas de final de ano com revista condominio e revista Destaque com os destaques do ano e, praticamente, eu quem faço todas as matérias. É um trabalho P.D.P., mas agora estou mais tranquila.
Bom te encontrar
bjs

Nossa, tava bombando, então!
Bom, chega mais e Feliz 2010!
Qual a sacanagem do momento? Tá no outro tópico?
Vou lá!
Bjs!
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fala Martita!!
Como é que tá? (aliás, voce já respondeu).
É ótimo ver voce por aqui de novo.
Beijão. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:

Bom te encontrar
bjs

Nossa, tava bombando, então!
Bom, chega mais e Feliz 2010!
Qual a sacanagem do momento? Tá no outro tópico?
Vou lá!
Bjs!

Bem, Bombando não é bem o termo. Estava me acabando de tanto trabalhar. Foram dezenas de festas para cobrir, papais noeis descendo em tudo quanto era lugar, enfim. Depois veio os destaques do ano. São 45 empresários que recebem o prêmio e eu faço a entrevista e matéria de 90% deles. É trabalho pra bedel, mas a revista já está nas bancas e agora é só alegria.
marta

marta

Mensagem por marta »

Lúcifer escreveu:Fala Martita!!
Como é que tá? (aliás, voce já respondeu).
É ótimo ver voce por aqui de novo.
Beijão. :emoticon16: :emoticon16:

Ótimo te rever tb Lu. Como vai vc? Feliz ano novo pra vc.

Ah! Pra Apo também. Acho que esqueci de colocar lá no dela. Aliás, feliz 2010 para todos os amigos do RV.
marta

marta

Mensagem por marta »

Com relação a ter filhos, com 35 anos pensei muito e decidi não tê-los e nem sabê-los. Sabem de uma coisa?! Jamais me arrependi.
Sei que se todos pensassem e agissem como eu, o mundo dos humanos acabaria, mas para ter filhos é preciso vocação e muita responsabilidade. É uma vida de renúncias e preocupações e eu não topei arcar com isso. Não tenho a menor vocação.
marta

Trancado